4 julho 2024
6 minutos
Conheça a melhor gastronomia de SP!
4 julho 2024
6 minutos
Com uma culinária variada e cosmopolita, os melhores restaurantes de SP agradam aos mais diferentes paladares. Dos pratos tipicamente brasileiros, com preferência aos ingredientes locais, chegando à cozinha internacional, o menu paulista fala todas as línguas. E nada melhor para conhecer a cultura de um lugar do que provar sua gastronomia. Venha descobrir alguns restaurantes de SP para incluir no roteiro!
A gastronomia é um elemento muito importante da identidade de uma nação e até mesmo de uma cidade. Ela faz parte dos costumes e da tradição de um povo, ajudando a contar a sua história.
E os melhores restaurantes de São Paulo colaboram com esse resgate cultural, mostrando um pouquinho de cada país. São opções diversas com pratos internacionais, além de estabelecimentos temáticos que são uma opção diferente e divertida para o almoço, lanche ou jantar.
Há, ainda, uma grande variedade de restaurantes com a típica culinária brasileira, que sofreu influências africanas, de países colonizadores, como Portugal, e de países de onde vieram muitos imigrantes, como a Itália. Veja alguns dos melhores!
Taverna Medieval: Rua Gandavo, 456 – Vila Clementino.
Astronauta Café: Rua Rio Grande, 139 – Vila Mariana.
Fan Hour Games and Burgers: Rua Artur de Azevedo, 898 – Pinheiros.
The Circus Bar e Kitchen: Rua Itapeti, 319 – Tatuapé.
Jurassic Park Burguer Restaurante: Rua Professor Atílio Innocenti, 53 – Vila Nova Conceição.
Eat Ásia + Hello Kit: Rua Thomáz Gonzaga, 61 – Liberdade.
Magia e Bruxaria: Avenida Engenheiro Alberto de Zagottis, 853 – Jurubatuba.
Vassoura Quebrada: Rua Desembargador do Vale, 836 – Perdizes.
Casa dos Bruxos Hamburgueria: Rua Parapuã, 650 – Freguesia do Ó.
Griffinn Café & Afins: Rua Campo Grande, 417 – Vila Leopoldina.
Beco Hexagonal: Rua da Gaivota, 1112 – Moema.
Mas nem só de ótimas opções de gastronomia São Paulo é feita.
A capital paulista conta com diversas outras atrações que valem a visita, como as que destacamos a seguir:
Parque Ibirapuera: um dos parques mais visitados e fotografados da América Latina
Rua 25 de Março: um dos maiores shoppings a céu aberto do mundo
MASP: o museu é uma das referências culturais do país e conta com um acervo de mais de 10 mil obras
Pinacoteca: a arquitetura por si só é uma obra de arte, sem falar do acervo de mais de 9 mil peças
Beco do Batman: espaço para contemplar a arte de rua e curtir a boemia paulista
Estádios de futebol: Morumbi, Pacaembu, Allianz Parque e Arena do Corinthians são alguns dos estádios para se conferir
Pateo do Collegio: onde nasceu a cidade de São Paulo, em 1554
Catedral da Sé: parada obrigatória, não importa qual seja sua religião
Marco Zero: localizado na Praça da Sé, é o centro geográfico da capital.
O que não faltam são opções de bons restaurantes em São Paulo. Há estabelecimentos diversos, espalhados por todas as regiões, e com os mais variados tipos de comida, tanto da culinária brasileira como internacional, o que reflete bem a diversidade da cidade. style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt; E se existe paladar para todos os gostos em São Paulo, certamente há também opções para todos os bolsos. Confira algumas sugestões de onde comer!
O restaurante Djapa tem comida japonesa em sistema de rodízio. No cardápio, são mais de 40 pratos e 9 opções de sobremesa. Além da gastronomia e do espaço aconchegante, também é famoso pelo bom atendimento.
E fica em um bairro tranquilo, a poucos metros do Mercure São Paulo Moema. Outra opção de hospedagem na região é o ibis São Paulo Ibirapuera.
Endereço: Rua Gaivota, 168 – Moema.
Um ambiente moderno, com opções variadas de sushis, sashimis e outros pratos japoneses, além de itens da gastronomia italiana. O cardápio conta também com drinques diversos.
Se quiser conhecer o restaurante durante a sua viagem a São Paulo, experimente se hospedar no Grand Mercure SP Itaim Bibi, que fica na mesma região e perto também de outros pontos turísticos.
Endereço: Rua Pais de Araujo, 185 – Itaim Bibi.
Localizado no 28° andar de um prédio, é um restaurante giratório com vista panorâmica para a cidade. O ambiente sofisticado e intimista atrai muitos casais, especialmente os que querem um jantar para comemorar ocasiões especiais.
O Lassú é comandado pelo chef Henrique Schoendorfer e tem um cardápio com predominância da cozinha italiana, mas sempre valorizando os ingredientes do Brasil.
Rua Conselheiro Saraiva, 207 — Santana.
Inspirado na alta gastronomia contemporânea, o Tastelt fica no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, próximo ao Parque do Ibirapuera, e trabalha com ingredientes brasileiros e um toque da gastronomia francesa. O carro-chefe do cardápio é o “Le Cordeiro Paulistano”, mas há muitos outros pratos e petiscos clássicos, incluindo opções veganas e sem glúten.
Endereço: Rua Joinville, 515 – Ibirapuera.
Liderado pelo chef Pier Paolo Picchi, o restaurante Picchi foi aberto em 2014 e tem uma pegada mais contemporânea, misturada com as inspirações tradicionais. É considerado um dos melhores lugares para comer pratos italianos em São Paulo e conta com uma estrela Michelin.
Fica em uma área mais nobre, com bastante comércio e grande variedade de opções de hotéis, como o Novotel SP Jardins e o ibis budget São Paulo Jardins.
Endereço: Rua Oscar Freire, 533 – Jardins.
Com mais de 40 anos de tradição, é um dos restaurantes italianos mais famosos e mais procurados em São Paulo. Além dos ótimos pratos, também se destaca pela decoração, com máscaras venezianas, garrafas de vinho e outros itens que remetem à Itália.
O cardápio tem pratos tradicionalmente mexicanos, com nachos, tacos, burritos, quesadilla e outros, servidos em sistema de rodízio, tanto no almoço como no jantar.
Além da unidade Vila Olímpia, que é uma das mais conhecidas da cidade, o Mexicaníssimo está também em outros bairros de SP como Brooklin e Vila Madalena.
Endereço: Rua Ribeirão Claro, 192 – Vila Olímpia.
Com a proposta de mostrar as delícias regionais do país, o Tordesilhas conta com uma estrela Michelin e está sob o comando da talentosa chef Mara Salles desde sua inauguração, há mais de 30 anos. Fica bem perto do Mercure São Paulo Jardins e é uma escolha perfeita para quem quer conhecer um pouco mais da nossa história por meio da gastronomia.
Endereço: Alameda Tietê, 489 – Jardim Paulista.
O Cipó Restô fica dentro do hotel Grand Mercure São Paulo Vila Olímpia, que proporciona experiências sofisticadas para os visitantes. No cardápio, gastronomia contemporânea e brasileira, com um buffet temático e variado.
O espaço é amplo e bem estruturado, e tem um ambiente romântico que atrai muitos casais. É o local perfeito para um jantar a dois.
Endereço: Rua Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia.
O restaurante fica no hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia e é especialista em grelhados no forno Josper. Com uma atmosfera cosmopolita, conta com um cardápio variado, perfeito para quem gosta de experimentar novos sabores. Tem também um bar perfeito para momentos mais descontraídos, como um happy hour.
Endereço: Rua Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia.
O Sponta está localizado dentro do hotel ibis São Paulo Barra Funda, logo na entrada. Para quem gosta de pizzas, o local tem opções saborosas e com a massa bem leve e de aspecto caseiro, feita com fermentação natural.
É uma das melhores opções de lugares para comer bem em São Paulo sem gastar muito. E o cardápio tem pizzas salgadas de sabores diversos e também pizzas doces.
Endereço: Rua Eduardo Viana, 163 – Barra Funda.
Próximo do Mercure São Paulo Pinheiros, este restaurante português tem muitos pratos clássicos do país lusitano, sendo o bacalhau a estrela da maioria deles. Mas há opções diversas, com preços que cabem no bolso. E tem recebido muitos elogios tanto da crítica como do público.
Endereço: Rua Vupabussu, 79 – Pinheiros.
Fuego Celeste Parillada: Rua Joaquim Távora, 1068 – Vila Mariana.
Camarada Camarão: Avenida Paulista, 1230 – Bela Vista.
Coco Bambu JK: Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, 737 – Vila Nova Conceição.
Picanharia dos Amigos: Rua Relíquia, 33 – Casa Verde.
Dona Firmina Pizzaria: Alameda dos Anapurus, 1491 – Moema.
Taberna 474: Rua Maria Carolina, 474 – Jardim Paulistano.
Sapporo: Praça Nossa Senhora Aparecida, 114 – Moema.
Terraço Itália: Avenida Ipiranga, 344 – República.
Vicolo Nostro: Rua Jataituba, 29 – Itaim Bibi.
Ruella Bistrô: Rua João Cachoeira, 1507 – Vila Nova Conceição.
A Figueira Rubaiyat: Rua Haddock Lobo, 1738 – Jardim Paulista.
JAM: Rua Lopes Neto, 308 – Itaim.
Chef Rouge: Rua Bela Cintra, 2238 – Jardim Paulista.
D.O.M.: dos chefs Alex Atala e Giovane Carneiro, é um restaurante de cozinha autoral e um dos dois únicos restaurantes brasileiros que já receberam duas estrelas Michelin.
Ryo: é o outro restaurante de São Paulo a ter a distinção de duas estrelas Michelin, famoso por suas influências tradicionais, também com tendências contemporâneas e receitas autorais.
Maní: está no Guia Michelin desde 2015 e é liderado por Helena Rizzo, considerada a melhor chef do mundo pelo prêmio Veuve Clicquot também em 2015.
Evvai: comandado pelo chef Luiz Filipe Souza, também está presente no Guia Michelin e conquistou o prêmio de Melhor Prato do Ano de 2019 pela Veja Comer & Beber.
A Casa do Porco: o porco é o carro-chefe do menu do restaurante, que já entrou para a lista Latin America’s 50 Best Restaurants e Bib Gourmand, uma categoria do Guia Michelin.
Se a ideia for fazer um tour gastronômico pelos melhores restaurantes de SP, agora você já conhece os melhores para incluir no seu roteiro, seja em uma viagem a trabalho ou de lazer.
Confira os 8 restaurantes famosos em SP que selecionamos para você curtir!
Restaurantes de Curitiba e Morretes inovam no preparo
Conheça três lugares para saborear deliciosas lagostas
Conheça os sabores da Capital Catarinense
O Mercadão é ideal para frutas, carnes e iguarias exóticas
Que tal uma parada para saborear o típico prato curitibano?
Decoração impecável, comida deliciosa e bons momentos. Veja os restaurantes que oferecem isso e muito mais no Rio de Janeiro!
Conheça os restaurantes regionais mais bacanas da capital.