Onde beber em Belo Horizonte: 13 bares para viver a noite da cidade

Os muitos bares em BH fazem com que a cidade seja conhecida como a Capital dos Botecos. Belo Horizonte é famosa pela vida boêmia e os mineiros têm até um ditado, que você já deve ter ouvido: “Já que não temos mar, vamos para o bar, uai”.

 bares bh

Por que BH é a capital mundial dos botecos?

 

Belo Horizonte ganhou fama de capital mundial dos botecos porque bar, turismo e comida boa caminham juntos por aqui. Entre um passeio pela Igrejinha da Pampulha, a Praça da Liberdade e museus cheios de história, sempre tem um bar por perto. E como Minas é sinônimo de culinária irresistível, os petiscos viram atração principal no balcão. Ou seja, dá para montar um roteiro que mistura pontos turísticos, botecos e o agito noturno sem esforço!

 

Quantos bares e botecos existem em BH hoje? (dados atualizados)

 

O número de bares e botecos em Belo Horizonte é impressionante! Segundo informações da Receita Federal de 2023, a capital mineira tem 4.136 estabelecimento com CNAE principal de bar. Isso faz com que a média seja de 12,5 bares por quilômetro quadrado na cidade. Ou seja, opções não faltam!

 

Bairros boêmios de BH: Savassi, Lourdes, Santa Tereza e mais

 

Para quem visita Belo Horizonte na busca por um bom drink ou petiscos de boteco, opções não faltam e entre elas, alguns bairros se destacam!

 

Na Savassi, você encontra muita movimentação noturna e os famosos Redentor Bar, Laicos e Bar do Lopes. Já em Lourdes, você não pode deixar de passar no BarDo Folk e Tizé Bar e Butequim. Em Santa Tereza, a dica é visitar o pub Taberna Santê e o Bar e Museu Clube da Esquina, uma parada obrigatória para os fãs de MPB.

 

Além dos bairros mais badalados de BH, você também pode dar uma passadinha no Floresta para conhecer o bar O Quinteiro e o Florestal Bar e Restaurante. Já o bairro Funcionários, que está muito próximo a Savassi, conta com uma excelente alternativa para os amantes da cultura britânica, o The Bridge Pub. Por fim, o Oratório, na Santa Ifigênia, também merece a sua visita.

 

Em todas essas regiões, você encontra um hotel Accor para se acomodar com tranquilidade, conforto e localização privilegiada. 

Como escolher onde beber em BH (por bairro e tipo passeio)

 

Há bares em BH para todos os estilos, gostos e bolsos. E, para te ajudar na escolha, listamos alguns dos melhores. Confira!

 

1. Jângal: bares descolados com música ao vivo

 

É um bar de Belo Horizonte multipremiado e que tem uma proposta diferente: fazer com que os frequentadores se sintam no jardim de suas casas. Outro diferencial é o cardápio variado de pratos e petiscos bem elaborados. Também música ao vivo e drinkeria exclusiva. Endereço: Rua Outono, 523 – Cruzeiro.

 

2 - Café com Letras Savassi 

 

Com clima acolhedor e muito jazz, é uma ótima pedida para quem curte um bar com pegada mais intimista e música de qualidade. Tem, ainda, uma biblioteca aberta aos clientes com 4 mil livros. No Café com Letras você pode saborear bons pratos, acompanhados de uma boa bebida, enquanto lê um romance intrigante ou um poema inspirador. > Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi.

 

3. Nuuu Gatro Bar: Novotel BH Savassi

 

Mais uma alternativa incrível na lista de melhores bares em BH. Ele fica no Novotel BH Savassi e tem um ambiente sofisticado, além de drinks, cervejas artesanais, infusão de chás, vinhos mineiros e muito mais. Também é possível fazer suas refeições em todas as áreas do hotel, que conta com sauna, SPA, espaço kids, academia, business center e sala de eventos. Endereço: Avenida do Contorno, 6.583 – Savassi.

 

4. Caçapa’s Sul: botecos raiz e música ao vivo

 

Como o próprio nome sugere, é o bar perfeito para os amantes do bilhar. Não há lugar melhor para praticar o esporte que nesse boteco de BH. Com 14 mesas de sinuca à disposição, o local se tornou um tradicional ponto de encontro da juventude da região, que, além de dar as suas tacadas, se delicia com muito chope gelado e petiscos com tempero mineiro. > Endereço: Rua José Rodrigues Pereira, 640 – Buritis.

 

5. Dalva Botequim Musical

 

Dalva Botequim Musical, bem no centro de BH, tem um amplo espaço ao ar livre, que dá um charme ainda mais especial ao bar, que toca ritmos muito brasileiros, como samba e MPB. A cozinha é outro grande diferencial do estabelecimento, com cortes de carnes, pratos típicos como o inconfundível feijão tropeiro e também sobremesas. Endereço: Rua Ceará, 1.568 – Savassi.

 

6. Bar do Véio

 

Está entre os bares em BH onde é possível provar o autêntico tempero mineiro. O Bar do Véio tem pratos autorais de dar água na boca e já venceu diversos prêmios de melhor comida de boteco da cidade. Um dos carros-chefes do cardápio é o prato chamado Come Quieto, um cozido de cabeça de lombo regado com molho de abacaxi com ervas e acompanhado de creme de legumes e batatas. Endereço: Rua Itaguaí, 406 – Caiçaras.

 

7. Fundos da Floresta: bar alternativo e autoral

 

Um bar com clima enigmático, no charmoso bairro de Santa Tereza, ideal para quem gosta de ambientes cheios de fantasia, criaturas místicas e muito mistério. O Fundos da Floresta tem tudo isso e muito mais. Na decoração, fadas, elfos, bruxos e duendes dão o ar da graça. O cardápio e os drinques também têm essa pegada. Não deixe de experimentar o Doce Veneno, petisco de costelinha de porco agridoce com mandioca, ou o Feitiço da Lua, uma carne de lagarto recheada com linguiça e com batatas confit que é a especialidade da casa. Endereço: Rua Paraisópolis, 855A – Santa Tereza.

 

Melhor região para se hospedar se quiser vida noturna

 

A Savassi é uma das melhores regiões de Belo Horizonte para quem quer curtir a vida noturna: é um bairro cheio de bares e restaurantes, com tudo perto e fácil de fazer a pé.

 

Para economizar, o ibis budget BH Savassi é prático, com ótimo custo-benefício, ideal para quem passa o dia na rua e quer localização privilegiada. O ibis Belo Horizonte Savassi traz um clima mais moderno, com bar 24 horas, e economia e conforto na medida certa para descansar depois dos passeios. Para quem viaja com a família, o Mercure Belo Horizonte Savassi combina conforto com serviços de lazer, como piscina e sauna, além de um restaurante bem completo. Já o Novotel BH Savassi é a escolha mais completa para quem quer estrutura premium, com o moderdo Nuúu Restaurante, spa e comodidades que elevam a experiência.

 

Como se locomover entre os bairros boêmios

 

Circular entre os bairros boêmios de BH é relativamente fácil, já que muitos deles ficam próximos uns dos outros. Regiões como Savassi, Funcionários e Lourdes permitem deslocamentos a pé, principalmente durante o dia. Para trajetos um pouco mais longos, aplicativos de transporte são a opção mais prática e segura, com corridas rápidas entre bairros como Santa Tereza, Floresta e Savassi.

 

O transporte por táxi também funciona bem, assim como ônibus para quem conhece melhor os trajetos e horários. Se a ideia for aproveitar a vida noturna sem preocupação, o ideal é não dirigir e priorizar transporte por aplicativos.

 

Horários mais cheios  e dias de promoções

 

Em Belo Horizonte, assim como em outras capitais brasileiras, o happy hour é especialmente popular entre 17h e 20h, com muitos bares oferecendo preços mais acessíveis em bebidas e petiscos nesse horário para quem sai do trabalho ou turismo no fim de tarde. Os bares também ficam mais cheios a partir das 21h, sendo que sextas e sábados geralmente concentram o maior fluxo de pessoas. 

 

Em alguns locais tradicionais, há promoções em dias específicos, como noites com música ao vivo ou rodadas de chopp com preço especial. Por isso, vale consultar as redes sociais do seu bar escolhido para saber exatamente o melhor dia da semana para vistá-lo.

 

Venha descobrir quais são os melhores com a Accor!

Nossos artigos recentes