Parques em São Paulo: passeios imperdíveis na capital

parque são paulo, parque sp

Os museus, restaurantes e programas culturais são presença certa no roteiro de quem viaja à capital paulista. Mas os parques de São Paulo também valem uma visita. E, como estão espalhados por diferentes regiões, é fácil encontrar um deles próximo do seu hotel para recarregar as energias entre um passeio e outro.

Os parques são, também, ótimos espaços para passear com o cachorro, caminhar e praticar outras atividades físicas. E muitos contam com atrativos diferentes, que deixam os passeios ainda mais interessantes, tanto para crianças como para adultos. Listamos alguns dos mais conhecidos para incluir na sua viagem e fugir um pouco do agito da metrópole. Confira!

Parque Villa-Lobos

Localizado na região de Alto de Pinheiros, é um amplo espaço de lazer com:  Gramados extensos Quadras esportivas Ciclovia Parquinho Área pet  Alguns quiosques  style="margin-top:0pt; margin-bottom:12pt;">Lanchonetes Lá fica também um bosque com espécies da Mata Atlântica, um teatro, área para shows e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, com ambiente de estudos, livros para empréstimo e programação cultural. No espaço chamado “Ouvillas”, o diferencial é a trilha sonora, com músicas de Villa-Lobos sendo tocadas de forma contínua.  Ao todo o parque tem uma área de mais de 730 m² e recebe cerca de 5 mil pessoas todos os dias. Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.365 – Alto de Pinheiros. Funcionamento: todos os dias de 5h30 às 19h. Onde se hospedar perto do Parque Villa-Lobos O Mercure Sao Paulo Pinheiros é uma excelente opção de hospedagem para quem pretende ficar na região e ainda ficar perto do agito da Vila Madalena.

Parque da Juventude (Parque Dom Paulo Evaristo Arns)

Fica no local que abrigava o Complexo Penitenciário do Carandiru, que foi implodido e deu lugar a esse complexo cultural e recreativo. Hoje é um dos pontos mais frequentados da Zona Norte de SP. A grande área verde e os espaços para o lazer e a prática de esportes mudaram a paisagem da região, ressignificando um lugar que foi marcado por violência. Tem, ainda, área para shows e eventos, a Biblioteca de São Paulo, que realiza projetos de inclusão social, e alguns pontos que remetem à época do Carandiru. Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru. Funcionamento: todos os dias de 6h às 18h (aos domingos até às 22h).

Parque do Ibirapuera

Parque mais famoso e também o mais visitado, tem mais de 1,6 km² e recebe cerca de 15 milhões de pessoas por ano, seja para fazer piqueniques no gramado, caminhar aproveitando a paisagem, passear com o seu pet ou conferir a programação cultural. Com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, é um espaço completo de lazer, com: Pista de caminhada e corrida Quadras esportivas Parquinho infantil Aparelhos de ginástica  Muitas espécies de flora e fauna Planetário Museus Restaurantes Auditório Muitas pinturas e esculturas, com destaque para os murais dos artistas Eduardo Kobra e Os Gêmeos. Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana. Funcionamento: todos os dias de 6h às 18h  Onde se hospedar perto do Ibirapuera Para se hospedar perto do parque mais famoso da capital paulista,  a dica é fazer sua reserva no  ibis São Paulo Ibirapuera, que é uma ótima opção para quem busca um hotel econômico e confortável. Já o Grand Mercure São Paulo Ibirapuera é perfeito  para quem deseja um hotel com piscina, entre outras facilidades, muito bem localizado em SP.

Parque da Juventude

Fica no local que abrigava o Complexo Penitenciário do Carandiru, que foi implodido e deu lugar a esse complexo cultural e recreativo. Hoje é um dos pontos mais frequentados da Zona Norte de SP. A grande área verde e os espaços para o lazer e a prática de esportes mudaram a paisagem da região, ressignificando um lugar que foi marcado por violência. Tem, ainda, área para shows e eventos, a Biblioteca de São Paulo, que realiza projetos de inclusão social, e alguns pontos que remetem à época do Carandiru. Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru. Funcionamento: todos os dias de 6h às 18h (aos domingos até às 22h).

Onde se hospedar perto do Parque da Juventude

Quer ficar perto do Parque da Juventude? A dica é se hospedar no hotel  ibis Styles São Paulo Anhembi. Ele tem acesso fácil também aos principais centros de exposições da cidade e fica ao lado do metrô Portuguesa-Tietê e da Rodoviária do Tietê.

Parque da Água Branca (Parque Fernando Costa)

Um parque com uma grande diversidade de atividades para todas as idades, como: Aulas de dança  Atividades em grupo Parquinhos com carrossel e pula-pula Espaços de leitura  Brinquedoteca Salas para cursos nas áreas de moda, beleza e outros  Com mais de 130 mil m², conta com locais para a prática de esportes e muitas barracas de alimentos e tem uma feira de produtos orgânicos aos domingos. Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca. Funcionamento: todos os dias de 18h às 20h.

Parque Jardim da Luz

É o mais antigo parque de SP, criado no fim do século XVII, e revitalizado em 1999. São 82 mil m² de muito verde, com lagos, grutas com cascata, espelhos d'água, mirante e chafariz. Tem, também, espaços tradicionais em parques como:  Pista de caminhada e corrida Equipamentos de ginástica Brinquedos infantis Apresentações culturais Museu e alguns pássaros e animais Fica junto da Pinacoteca, que pode ser visitada em um mesmo passeio. E tem uma exposição permanente de esculturas pelo gramado. Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro. Funcionamento: de terça a domingo de 9h às 18h. Onde se hospedar perto do Parque Jardim da Luz em SP  Como está bem em frente à Estação da Luz, o acesso é fácil e rápido para quem está em hotéis próximos de qualquer estação de metrô, como  ibis budget São Paulo Paulista e o ibis São Paulo Paulista .

Parque Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos)

Em uma das regiões mais movimentadas de São Paulo, perto da Avenida Paulista, esse parque é um verdadeiro oásis, com muitas árvores, onde é possível até mesmo ouvir o canto dos pássaros. Conta também com pistas, academia ao ar livre, trilhas e brinquedos, em quase 50 mil m² de área verde. O Parque Trianon é sempre muito frequentado, chegando a receber cerca de 8 mil pessoas por dia nos fins de semana. E fica em frente ao MASP, o maior museu de arte do Brasil. Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César. Funcionamento: todos os dias de 6h às 18h.

Onde se hospedar perto do Parque Trianon em SP

Uma das melhores localizações para quem quer uma hospedagem próxima ao Trianon, na capital paulista, é ficar no bairro Jardins, onde estão hotéis como o Mercure São Paulo Jardins e o ibis budget São Paulo Jardins .

Parque do Povo (Parque Mário Pimenta Camargo)

Localizado na região do Itaim Bibi, em uma área de mais de 130 mil m², tem tudo o que um bom espaço verde pode oferecer, com espaços de descanso, lazer e diversão. Entre os diferenciais estão o jogo gigante de xadrez e os roteiros botânicos, nos quais estão distribuídas diferentes plantas das coleções do parque. Outro destaque é o jardim sensitivo, que tem forma de labirinto e ervas aromáticas que estimulam os sentidos como tato, olfato e visão. O Parque do Povo é integrado à ciclofaixa, que liga também ao Ibirapuera e ao Parque Villa-Lobos, sendo um bom passeio para quem gosta de pedalar. Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros. Funcionamento: todos os dias de 6h às 22h.

Onde se hospedar perto do Parque do Povo

Parque Alfredo Volppi

Aberto nos anos 1970 como Bosque do Morumbi, mais tarde recebeu o novo nome em homenagem ao pintor ítalo-brasileiro. São 140 mil m² de área, com pistas de caminhada e corrida, espaço infantil, e trilha em mata fechada, com alguns pontos de contemplação de onde é possível ver nascentes e lagos. Endereço: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi. Funcionamento: todos os dias de 6h às 18h.

Onde se hospedar perto do Parque Alfredo Volppi (Bosque do Morumbi)

Embora o parque fique em uma área remanescente de Mata Atlântica, a região é bem urbanizada e tem bastante movimento. Fica perto de restaurantes, comércio e hospedagens como o Novotel São Paulo Morumbi e o ibis budget São Paulo Morumbi .