Pássaros brasileiros: quais os principais e onde observar

passaros brasileiros, birdwatching brasil, birdwatching

Os pássaros brasileiros são encantadores e atraem cada vez mais observadores. A prática, chamada “birdwatching”, vem crescendo cada vez mais no Brasil, com um aumento significativo durante a pandemia. Seja em caminhadas na própria cidade ou em viagens para destinos de natureza, observar os pássaros é uma experiência bastante enriquecedora. Venha com a Accor descobrir mais e veja dicas de destinos!

O birdwatching é uma atividade que consiste basicamente em observar as aves em seu habitat natural, a olho nu ou com binóculos, muitas vezes registrando com fotos, mas sem interferir no ambiente. O aumento de interessados na prática aumentou 49% nos últimos dois anos, em relação ao período de 2018 e 2019. Os dados são do site WikiAves, uma plataforma interativa na qual os observadores de pássaros podem se cadastrar e que reúne informações sobre as espécies. Outro dado interessante é o aumento no número de mulheres aderindo ao birdwatching, que hoje passa dos 30% dos usuários da plataforma.

Qual o pássaro mais conhecido do Brasil?

A grande variedade de espécies de pássaros brasileiros faz com que nosso país seja excelente para a prática de birdwatching, o que agrada a cientistas, apreciadores e turistas. Alguns pássaros são mais conhecidos, pois estão mais presentes no dia a dia das pessoas, enquanto outros são pouco comuns. Entre os mais populares está o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-amarelo. Ele é considerado o pássaro mais conhecido do Brasil e, desde 2002, é oficialmente um símbolo do país, por ser uma espécie que faz parte da vida dos brasileiros no campo e na cidade. O título foi concedido pela Associação de Preservação da Vida Selvagem. Uma das características do sabiá que mais chama a atenção é o seu canto, que acontece principalmente no amanhecer e no fim da tarde. A aparência também é fácil de ser identificada, com coloração em tom de ferrugem na parte da barriga.

Qual o pássaro mais bonito do Brasil?

O grande número de espécies, com suas penas muito coloridas e seus estilos variados, também faz com que seja difícil definir o pássaro mais bonito do Brasil, já que há muitos que se destacam nesse quesito. Um dos que mais chama a atenção é o saíra-sete-cores, que tem plumagem em diferentes tons que vão do azul turquesa ao verde e têm um aspecto brilhante. Ele pode ser facilmente encontrado em qualquer área de Mata Atlântica, especialmente no litoral e quase sempre em bando.

Quais tipos de pássaros têm no Brasil?

O Brasil tem quase 2 mil espécies de pássaros registrados, segundo dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, e é um dos três países do mundo com maior diversidade, o que mostra a riqueza da nossa flora. Elas podem ser divididas em: 

  • Aves de rapina:carnívoras e importantes para a caça, como os falcões)

  • Psitacídeos: coloridos e que podem imitar a voz humana, como papagaios e araras),

  • Galináceos :como galinhas e pavões

  •  Pássaros propriamente ditos: que são de pequeno a médio porte

Algumas dessas espécies são endêmicas (encontradas apenas encontradas em determinada região). Outras estão ameaçadas de extinção. E há as que são mais comuns em lugares diversos.

Em áreas mais urbanas, o beija-flor é um dos pássaros brasileiros sempre presentes. Já nos campos, o João de Barro está entre os mais comuns e encanta pela perfeição de suas casinhas construídas sobre galhos de árvores.

Outros tipos de pássaros no Brasil muito conhecidos, além do sabiá, são a andorinha, o canário e o bem-te-vi. Há, ainda, as espécies de pássaros que são criados como animais de estimação. É o caso da calopsita, muito comum em residências.

Nomes de pássaros brasileiros: conheça os mais populares

  • Sabiá

  • Canário

  • Beija-flor

  • Bem-te-vi

  • João-de-barro

  • Papagaio

  • Rolinha

Beija-flor

Muito comum em jardins, tanto em cidades pequenas como grandes, o beija-flor é um dos pássaros brasileiros mais conhecidos. São pássaros velozes, de tamanho pequeno, que ficam parados no ar enquanto batem as asas. Para atrair os beija-flores, muita gente coloca em casa alguns bebedouros com água e açúcar. Mas é importante apenas apreciar, pois eles não se adaptam à vida em cativeiro.

Bem-te-vi

O canto inconfundível, como se estivesse pronunciando o nome bem-te-vi, é uma das principais características desse pássaro. Outra curiosidade é que seu topete fica destacado quando ele se sente em perigo. O bem-te-vi também é facilmente encontrado em diferentes lugares, do campo à cidade, pois se adapta bem aos ambientes.

Papagaio

Uma das aves preferidas para ter como animal de estimação, os papagaios encantam pela inteligência. Eles são capazes de repetir palavras e criar facilmente uma relação afetiva com seus donos. Além disso, têm vida longa, podendo chegar a uma média de 80 anos. Mas, para ter um em casa, é preciso ter uma autorização do Ibama.

Birdwatching: a arte de observar pássaros na natureza (passarinhada)

No Brasil, o birdwatching também é conhecido como passarinhada e é considerada uma atividade de ecoturismo, além de ser uma opção de lazer para pessoas de todas as idades. Algumas dicas para quem quer praticar:

  • Antes de visitar um local, pesquise sobre as espécies de aves que vivem por lá.

  • Use roupas confortáveis e adequadas para o ambiente, de preferência com tons neutros.

  • Mantenha o máximo possível de silêncio, para evitar que as aves se assustem.

  • Tenha cuidado também ao caminhar, mantendo a leveza nos passos.

  • Use aplicativos que reproduzem o som das aves como uma forma de atraí-las.

  • Respeite o ambiente e os pássaros, afinal, você está na casa deles.

  • Prefira praticar birdwatching no começo da manhã e no fim da tarde, quando as aves ficam mais ativas.

  • Faça um bom planejamento e tenha sempre muita paciência.

Benefícios do Birdwatching

  • É uma atividade fácil de ser praticada, já que as aves estão presentes em diferentes lugares.

  • Proporciona uma conexão maior com a natureza e uma relação melhor com o meio ambiente.

  • Exercita a paciência, a atenção, o silêncio, a contemplação e outros comportamentos.

  • Ajuda a melhorar a saúde mental, especialmente em casos de ansiedade e depressão.

  • Incentiva o turismo e movimenta o setor hoteleiro das regiões onde é praticado.

  • Fortalece o desenvolvimento local, aumentando a procura por serviços e produtos.

Pássaros brasileiros: Onde observar e praticar birdwatching no Brasil

Uma das vantagens do birdwatching é que a prática pode ser feita em diferentes locais cercados por natureza e com muito verde, seja uma praia, uma floresta, um sítio ou fazenda, um parque urbano ou mesmo no quintal ou jardim de casa. Veja onde observar os pássaros brasileiros:

Parque do Ibirapuera (SP)

O Ibirapuera é um verdadeiro oásis em meio à cidade de São Paulo. Um lugar ótimo para descansar, fazer caminhadas ou observar as mais de 100 espécies de pássaros que podem ser encontradas no local.

O parque inclusive realiza atividades voltadas especificamente para este fim, como caminhadas guiadas para observação de aves, proporcionando uma experiência diferente para os visitantes.

 

Para quem quer se hospedar perto do parque, há opções como o ibis São Paulo Ibirapuera, o Pullman São Paulo Ibirapuera e o Grand Mercure São Paulo Ibirapuera.

Pantanal (MS)

Um dos principais destinos brasileiros para quem busca uma conexão maior com a natureza, o Pantanal tem uma grande diversidade de fauna e flora e é está entre os melhores lugares para observar pássaros. O tuiuiú, ave símbolo da região, pode ser visto facilmente, assim como araras azuis, tucanos, seriemas e outros. A capital do Mato Grosso, Cuiabá, é uma boa cidade para ter como base em uma visita ao Pantanal, que fica a 114 km de distância. Para se hospedar, a dica é o ibis Cuiabá Shopping .

Floresta Amazônica (AM)

Fechando a lista de destinos onde praticar birdwatching no Brasil, nossa maior floresta não poderia faltar. A região tem mais de 1.300 espécies de aves, sendo vários pássaros raros e alguns deles entre os mais bonitos do mundo.

 

Além disso, a Floresta Amazônica é um lugar perfeito para os que gostam de natureza e de aventura, com passeios entre árvores gigantes, rios, cachoeiras, cavernas e um rico ecossistema.

 

Como a capital do estado é a principal porta de entrada e de saída para quem pretende fazer essa viagem, você pode escolher entre as opções de hotéis em Manaus para ter uma hospedagem com mais conforto.

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, é um local de vegetação exuberante, muitos rios, nascentes, trilhas e uma grande riqueza de flora e fauna.

Por ter uma ótima estrutura de visitação, é um dos lugares mais procurados por quem quer praticar a observação de pássaros no Brasil, com expedições fotográficas e projetos de incentivo à atividade.

EBMAR (ES)

A Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi é uma reserva natural que fica no município de Aracruz, litoral norte do estado do Espírito Santo. Além de ser um espaço dedicado a pesquisas, também é aberto à visitação do público.

Um lugar tranquilo e seguro, com trilhas e outras atividades para todas as idades, e uma grande diversidade de aves que podem ser observadas, especialmente as muitas espécies de beija-flores.

Uma boa opção de hotel perto do EBMAR é o ibis Aracruz. Mas, como a cidade está a apenas 84 km da capital, também é possível escolher entre os hotéis de Vitória.

Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão está entre as principais cidades turísticas de São Paulo e vem se tornando também um ótimo destino para quem quer praticar birdwatching. O melhor lugar para isso é o Horto Florestal.

De acordo com especialistas, o frio, a altitude e a vegetação locais favorecem a presença de pássaros que não são muito comuns em outras regiões, o que faz com que o seja considerado um paraíso para observadores de aves.

Uma dica para visitar Campos do Jordão gastando menos é se hospedar no ibis Taubaté ou no ibis Styles Taubaté, que ficam na cidade vizinha, a menos de 50 km de distância, e tem um ótimo custo-benefício.

Gonçalves (MG)

A região de Gonçalves, localizada quase na divisa com o estado de São Paulo, tem mais de 300 espécies de pássaros registradas, além de ser um destino com muitas trilhas e cachoeiras.

Dentro da cidade, que fica a 1.400 metros de altitude, o tucano-de-bico-verde é uma presença comum. Já nas áreas mais rurais a variedade aumenta, sendo possível ver as mais diversas aves.

Bonito (MS)

Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo e ótimo também para quem quer ver de perto alguns pássaros brasileiros. São mais de 400 espécies, entre muitas belezas naturais.

E para incentivar ainda mais o birdwatching, há alguns passeios guiados na região, com o objetivo de possibilitar que os visitantes pratiquem a observação das aves.

Antes de seguir sua viagem para a cidade, você pode se hospedar em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, que fica a 320 km e onde há opções como o Novotel Campo Grande, o ibis Campo Grande e o ibis budget Campo Grande.