Halloween no Brasil: Conheça os melhores destinos para o Dia das Bruxas

Halloween, Halloween Brasil, Dia das Bruxas, Dia das Bruxas Brasil

O Halloween é uma das épocas mais divertidas para se comemorar no Brasil. Com diversas festas temáticas e programações voltadas para a data, o Dia das Bruxas é, certamente, uma celebração que vale a pena curtir colocando o pé na estrada. Confira os melhores destinos para curtir o Halloween no Brasil!

Quando é Halloween no Brasil?

O Halloween é comemorado tradicionalmente no mês de outubro, com as festividades se estendendo durante todo o período. Embora seja uma festa oriunda do exterior, os brasileiros abraçaram a data ostentando criatividade e bom-humor.

Que dia é Halloween no Brasil?

O Dia das Bruxas acontece efetivamente no dia 31 de outubro, na véspera do início do inverno nos Estados Unidos e toda América do NorteEuropa e Ásia, que começa oficialmente em 1º de novembro.

 

Porque dia 31 de outubro é considerado Dia das Bruxas?

A data do Halloween é 31 de outubro no Brasil e no mundo porque antigamente era o Dia de Todos os Santos, quando se celebrava o festival romano dos mortos. 

 

Mas, no século VIII, o papa Gregório III mudou a festividade para 1º de novembro, período do Samhain, festividade celta que celebrava o início do inverno.

 

A mudança da data foi uma tentativa do religioso de transformar a festa pagã em um evento cristão. Mas foram esses rituais pagãos das tribos pré-históricas que acabaram se popularizando.

Qual a origem do Halloween?

A origem da palavra Halloween é "All Hallows’ Eve" em inglês. O que significa literalmente Véspera do Dia de Todos os Santos, data especial no catolicismo, e que é no primeiro dia de novembro.

 

 Portanto o Dia das Bruxas (como ficou popularmente conhecido no Brasil) é tradicionalmente comemorado no último dia de outubro com alguns elementos típicos que acabam remetendo a algo mágico e místico.

 

As cores do Halloween (preto, roxo e cor de abóbora) são também da festividade pagã Samhaim. além de algumas outras tradições como fogueiras e caldeirões. Portanto a origem do Halloween é uma mistura entre paganismo e cristianismo.  

 

Origem do Halloween nos Estados Unidos

 

O Halloween, como é conhecido hoje, se espalhou pelos Estados Unidos a partir do século XIX, quando imigrantes irlandeses chegaram em massa ao país fugindo da "Grande Fome", período em que grande parte da Irlanda ficou na miséria por causa das diversas quebras de colheitas. Inicialmente, as festas tradicionais irlandesas se popularizaram no Reino Unido, se espalhando em seguida por todo o território americano.

 

As fogueiras, por exemplo, serviam para queima do joio que celebrava o fim da colheita no festival pagão de Samhain, para repelir bruxarias e a peste negra. Já na versão católica, elas apontavam o rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório.

Decoração de Halloween

As cores do Halloween são laranja, preto e roxo e a bebida é o ponche. Confira os itens típicos da decoração do Dia das Bruxas:

 

  • Abóboras Decorada

  • Caldeirões

  • Velas

  • Aranha

  • Bruxas

  • Fantasias

  • Fantasmas

  • Fogueiras

  • Gato preto

  • Máscaras

  • Morcego

  • Vassouras

 

Abóbora de Halloween e o seu significado

 

As abóboras decoradas tão presentes no Dia das Bruxas no Brasil e no mundo são símbolo de fertilidade e sabedoria. Cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da lenda de Jack O’ Lantern, um homem que bebia demais e que se encontrou com o diabo em um desses dias que exagerou na dose.

 

Para escapar do inferno, ele aprisionou o diabo até o dia em que morreu de verdade de tanto beber. Como sua entrada foi negada tanto no céu quanto no inferno, sua alma passou a perambular pelo mundo. Então, Jack começou a utilizar as abóboras iluminadas para fugir da escuridão e iluminar o caminho dele.

 

Caldeirão de Halloween

 

O caldeirão de Halloween representa um portal entre os vivos e os mortos. Reza a lenda que dentro dele as substâncias se transformam e dele devem ser atiradas moedas, bem como mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. No utensílio, o grão, a raiz e o sonho viram alimento, remédio e realidade, respectivamente.

 

Fantasia de Halloween

  • Bruxa

  • Capetinha

  • Caveira

  • Vampiro

  • Aranha ou outros animais 

  • Mortícia, da Família Adams

  • Mulher-Gato

  • Múmia

  • Fantasias de vilões ou de filmes e séries de terror em geral

     

Maquiagem de Halloween

  • Annabelle

  • Boneca macabra

  • Caveira mexicana

  • Esqueleto

  • Gato da Alice no País das Maravilhas

  • Jogos Mortais

  • Malévola

  • Marilyn Monroe zumbi

  • Noiva Cadáver

  • Palhaço macabro

  • Rainha da neve

  • Vampira

  • Zumbi de The Walking Dead

Por que o Halloween não é comemorado no Brasil?

Halloween marca o início do inverno no Hemisfério Norte, que acontece em 1º de novembro e o Dia das Bruxas ocorre em 31 de outubro. Por lá, a data é inclusive feriado. Mas, como no Brasil a estação começa no fim de junho, a comemoração não é celebrada oficialmente por aqui na época. Entretanto, isso não impede de ser festejada em nosso país em 31 de outubro como nos Estados Unidos.

 

Como celebram o Halloween no Brasil?

 

Embora não seja uma data oficial no calendário brasileiro, muitas festas à fantasia surgiram para marcar a celebração norte-americana. Aqui, costumeiramente, chamamos o evento de Dia das Bruxas.

 

Para aproveitar a data celebrando a cultura brasileira, em 2003 foi criada a Lei nº 2.762, que determina o 31 de outubro como o Dia do Saci, com o objetivo de exaltar e celebrar o folclore do Brasil.

 

Quer saber mais sobre folclore? Confira nosso artigo sobre Olímpia: capital do Folclore Brasileiro

Melhores destinos para o Halloween no Brasil

  • São Paulo

  • Rio de Janeiro

  • Florianópolis

  • Recife

São Paulo

São Paulo é um dos melhores destinos para aproveitar o Dia das Bruxas. Conhecida por suas baladas agitadas, as casas noturnas da cidade se preparam para oferecer o melhor a fim de celebrar a data, com direito até à performances teatrais.

 

O Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo, por sua vez, já é considerado amaldiçoado desde antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Afinal, seu nome significa algo próximo de “rio do diabo” em tupi.

 

 De acordo com a lenda em torno do lugar, diversos indígenas morreram nas águas do rio que tomavam o vale e outros, escravizados pelos nossos colonizadores, morreram ali tentando se libertar. 

 

Fora da capital de São Paulo, outras cidades carregam mistérios “sombrios” que podem atrair os turistas que gostam de cair de cabeça no tema. Em São Luiz do Paraitinga, no interior do estado, por exemplo, acontece a Festa do Saci, uma das maiores sátiras brasileiras ao Dia das Bruxas.

 

Melhores hotéis em SP para ficar no Halloween

 

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa é um dos destinos mais procurados no Dia das Bruxas. Afinal, é no Rio de Janeiro onde acontece a famosa Zombie Walk, evento em Copacabana que reúne milhares de pessoas que se fantasiam de zumbis e outros seres horripilantes.

 

Outro local para aproveitar o Halloween no estado do Rio de Janeiro de forma “assustadora” é o Centro Cultural do Castelinho do Flamengo, onde uma órfã de 10 anos, cansada de ser torturada pelo advogado da família, teria se atirado da torre e tirado a própria vida no final do século 19.

 

Já no Museu Histórico Nacional, cujo acervo reúne cerca de 300 mil peças, muitas histórias deixam quem visita o lugar assustado. A principal delas é sobre Tiradentes, que teve o corpo esquartejado na Casa do Trem após sua execução no Campo de Lampadosa, no final do século 18.

 

Melhores hotéis no Rio de Janeiro para ficar no Halloween

 

Florianópolis

Florianópolis é uma das cidades mais bonitas do país. Contudo, tanta  beleza esconde mistérios surpreendentes em Santa Catarina. A Ilha da Magia, por exemplo, é conhecida por um suposto feitiço usado por mulheres portuguesas que teriam ajudado a povoar a região na época da colonização.

 

Já o Parque da Luz, um dos grandes pontos turísticos de Floripa, até 1920, era um cemitério. Por conta da construção da Ponte Hercílio, ele foi removido do lugar, mas muitas pessoas que passam pelo lugar associam os acidentes frequentes que acontecem na avenida da região à vingança dos mortos que descansavam no local.

 

Melhores hotéis em Florianópolis para ficar no Halloween

 

Recife

Quem vê a beleza e a rica cultura de Recife não imagina o quanto a capital pernambucana é cercada de mistérios. À margem do Rio Beberibe, no porto da cidade, por exemplo, a coluna chamada de Cruz do Patrão, de seis metros de altura, foi erguida no século 19, mas ninguém sabe como ela foi construída.

 

Usada como baliza para os navios, antigamente, nas imediações da Cruz do Patrão, se enterravam escravos que chegavam da costa da África. Era também onde se executavam militares penalizados com a morte.

 

Mas no número 200 da Rua Nova, na Ilha de Santo Antônio, um casarão esconde um dos maiores segredos de Pernambuco. Reza a lenda que, no local, um pai emparedou a própria filha ao descobrir que ela teria engravidado do amante de sua mãe. Gemidos, passos, sensações estranhas e até mesmo vultos da mulher já teriam sido presenciados no lugar.

 

Melhores hotéis em Recife para ficar no Halloween

 

Melhores destinos para Halloween na América do Sul

  • Argentina: assim como no Brasil, os hermanos também são um povo bastante festivo. Mas, além das baladas agitadas, a Argentina tem diversas opções diferentes como a corrida noturna Halloween Run, na província de Rada Tilly, e o cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, que carrega lendas macabras, como a história da menina que morreu duas vezes e o coveiro que se matou para estrear a própria tumba.

  • Chile: as festas de Dia das Bruxas no Chile começaram a ser celebradas há cerca de uma década. Entre os festejos que se tornaram tradicionais em Santiago destaca-se a Catrina Halloween, um evento à fantasia ao ar livre. Mas se quiser se assustar, a dica é visitar a Estância San Gregorio, em Punta Arenas, conhecida por ser mal-assombrada, onde existem dois navios cargueiros do século 19 naufragados.

  • Uruguai: a terra do mate não fica só na bebida. O Dia das Bruxas no Uruguai também é bem animado em Punta del Este, principalmente na boate Ocean Club, conhecida por eventos animadíssimos. Mas, na capital Montevidéu, o castelinho em Rambla, que funciona atualmente como um centro cultural, foi moradia do alquimista Humberto Pittamiglio e, muito por causa de sua arquitetura, consideram o local mal-assombrado.

  • Paraguai: conhecido por ser um “centro de compras” para brasileiros que vêm da fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, o Paraguai é um ótimo lugar para adquirir fantasias de boa qualidade a preço baixo, principalmente em Ciudad del Este. Mas o país também tem suas “assombrações”. Em Potrero Ramirez, um dos primeiros trens a vapor da América do Sul, construído no século 19, que ligava Buenos Aires à capital Assunção, entre outras localidades, fechou em 1991 por ter ficado “mal-assombrada”. Reza a lenda que, a cada período de chuvas, os fantasmas aparecem.

  • Peru: o país é um dos melhores lugares da América do Sul para se comemorar o Halloween. O Peru oferece os Tours de Terror, onde são feitas visitas à Fortaleza Real Felipe, em Callao, um forte construído no século 18 para defender o porto dos piratas; e ao Cemitério Presbítero Maestro, em Barrios Altos, que possui 766 mausoléus e 92 monumentos históricos que guardam os restos mortais de pessoas importantes para a construção da nação. Além disso, no mesmo dia 31 de outubro, tanto na capital Lima quanto na bela Cusco, se celebra o “Criolloween”, para homenagear a canção criolla, ritmo típico da região, uma mistura de ritmos espanhóis, afros e indígenas.

Agora que você já conhece os melhores destinos de Halloween no Brasil e na América do Sul, a dica é fazer sua reserva nos hotéis da rede Accor para garantir o maior conforto aliado ao melhor preço.