Temporada de neve no Hemisferio Sul: como começar esquiar

Confira os roteiros, estações de esqui e dica de como começar para iniciantes!

temporada de neve no hemisferio sul como começar

Uma das melhores formas de aproveitar a temporada de neve no Hemisfério Sul é esquiando em paisagens deslumbrantes e cobertas de gelo.

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Nessa época, as estações de esqui mais famosas ganham um charme a mais. >Funcionam como um convite para quem quer viver aventuras incríveis e geladas. >Tem vontade de curtir a experiência de deslizar sobre a neve e apreciar cenários exuberantes como a Cordilheira dos Andes e outras cadeias de montanhas? >Preparamos este guia para te ajudar a dar os primeiros passos no esqui e conferir os melhores destinos para isso. >Separe o gorro, as luvas, as botas e os equipamentos esportivos e vamos nessa!

Temporada de neve no Hemisfério Sul: quando começa?

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Em geral, a temporada de neve no Hemisfério Sul começa no mês de junho e termina em setembro. >Mas, dependendo das condições climáticas, é possível ver neve inclusive em outubro . >Isso vale tanto para as estações de esqui da América do Sul como para aquelas localizadas na Austrália e Nova Zelândia.

Como aprender a esquiar nas pistas do Hemisfério Sul?

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">A temporada de neve no Hemisfério Sul está chegando, você está perto de comprar suas passagens aéreas e reservar o hotel. >Agora só falta aprender a esquiar, claro. >Tem pouca ou nenhuma familiaridade com esportes de neve? >Confira algumas dicas para começar a treinar em pistas de esqui com segurança:

1. Use roupas adequadas para se proteger do frio

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Por mais clichê que pareça, vale dizer que, na hora de esquiar, o frio é intenso. >Por isso, é importante usar as roupas certas para se proteger das baixas temperaturas das estações de esqui. >Para tanto, use roupas em três camadas: >Interna, para se manter quente e seco, como camiseta e calça térmica (segunda pele) >Do meio, para reter ainda mais o calor do corpo e evitar que o vento chegue a você, como um casaco fleece bem quentinho >Externa, para proteger o corpo da neve na hora de um tombo, como uma jaqueta impermeável e casacos próprios para esquiar. >Outros acessórios indispensáveis são luvas impermeáveis e quentinhas, específicas para a neve, e também gorro e meias.

2. Alugue os equipamentos corretos

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Para esquiar, você vai precisar de botas, capacete, pranchas e bastões de esqui. >Para se proteger ainda mais, é recomendado usar também óculos, joelheira e tornozeleira.

3. Faça aulas de esqui

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Antes de se aventurar na temporada de neve no Hemisfério Sul, é importante fazer algumas aulas para ganhar segurança e dar seus primeiros passos no esqui. >As aulas iniciais vão te ensinar a colocar o esqui no pé, a tirar, a usar os bastões, a frear e a fazer a cunha (manobra usada em curvas e ao reduzir a velocidade).

4. Aprenda a avaliar a dificuldade de cada pista

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Cada estação de esqui conta com sinalizações que indicam a dificuldade de cada pista. >Os sinais são os mesmos em praticamente todas as pistas de esqui do mundo. >Então, procure sempre aquela que tenha um círculo verde, o que indica que essa é uma pista para iniciantes.  >As pistas mais indicadas para quem está aprendendo a esquiar apresentam baixa inclinação, poucos obstáculos e, geralmente, estão localizadas mais perto da base. >Pistas com quadrado azul são intermediárias, enquanto que aquelas com losangos pretos são as consideradas difíceis.

5. Memorize o básico do esqui

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Assim como todos os esportes, o esqui também tem suas especificações e regras. >Conheça as principais delas: >Olhe sempre para a frente para evitar colisões com obstáculos ou pessoas >Para andar, mantenha os esquis paralelos e se empurre para a frente com a ajuda dos bastões >Para diminuir a velocidade ou parar, aponte os esquis juntos e empurre os calcanhares até que forme um “V” (cunha) >Crie bastante espaço para passar obstáculos, estendendo sempre a perna contrária à direção que você quer virar >Para não ter dificuldade para virar, mantenha seu peso no lugar certo, conservando os joelhos levemente flexionados e as mãos à frente, como se estivesse segurando uma bandeja >Lembre que quem tem preferência na pista é sempre a pessoa que está esquiando na sua frente, logo, é sua responsabilidade manter uma boa distância dela >Só pare em locais em que possa ser visto por quem vem acima de você para evitar acidentes.

6. Não tenha medo de cair

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">No esqui, uma coisa é tão certa quanto viver uma experiência incrível de praticar um esporte sobre a neve: cair. >Portanto, não tenha medo. >Todo mundo cai, até mesmo os esquiadores mais experientes.

7. Conte com a tranquilidade de um seguro-viagem

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Para se proteger no caso de imprevistos como colisões, nada melhor do que contar com um seguro-viagem. >Então, não se esqueça de escolher aquela uma opção que cubra atividades como esqui e snowboard.

Quais equipamentos de esqui você precisa ter para começar?

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Basicamente, o equipamento de esqui é formado pelos próprios esquis, bastões, botas e capacete. >As botas devem ser firmes, mas nem tanto a ponto de prejudicar a circulação. >As fixações, onde as botas são presas aos esquis, devem ser reguladas de acordo com o seu peso. >Em geral, o esqui do iniciante fica mais solto para que possa sair do pé mais facilmente no caso de um tombo.

Melhores pistas de esqui iniciantes no Hemisfério Sul

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Agora que você já sabe quando começa a temporada de neve no Hemisfério Sul, conhece as principais regras do esqui e equipamentos, basta escolher seu destino. >Veja a seguir as melhores pistas de esqui para iniciantes no Hemisfério Sul e escolha aquela que melhor combina com suas preferências turísticas.

1. Valle Nevado, Santiago (Chile)

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">O Valle Nevado é a maior estação de esqui do Hemisfério Sul e também uma das mais buscadas pelos brasileiros no inverno. >Com uma altura de 3.670 metros, fica em plena Cordilheira dos Andes e possui teleféricos de cadeira, de superfície e até uma gôndola. >A 60 km de Santiago , oferece mais de 40 pistas para esqui em diferentes níveis de dificuldade, além de bares e restaurantes para relaxar. >Para curtir ainda mais a experiência, você pode optar por um dos hotéis da Accor em Santiago . 

2. Farellones, Farellones (Chile)

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Pertinho do Valle Nevado, está uma estações de esqui mais antigas da América Latina:
Parques de Farellones. >Construída na década de 1930, ela tem mais de 3 mil metros de altitude, aulas de esqui e a maior parte das pistas recomendadas para iniciantes. >Fica localizada em uma cidade de mesmo nome, pequena e charmosa, entre as montanhas. >Para facilitar a hospedagem, a dica também é ficar em um hotel em Santiago - a cidade fica a apenas 55,1 km do parque.

3. Cerro Catedral, Bariloche (Argentina)

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Perfeita para iniciantes, a
Cerro Catedral é uma estação de esqui que fica a apenas 19 km de Bariloche. >Considerada a mais famosa da Argentina, é também a que oferece a maior estrutura com 53 pistas em meio à região da Patagônia. >No local, é possível fazer aulas de esqui e snowboard e ter acesso a atividades mais leves, como tubing (descida de boia na neve). >Que tal conhecer as estações de esqui de Bariloche e fazer uma viagem ao Chile? >A 338 km, você encontra o hotel ibis Puerto Montt.

4. Las Leñas, Mendoza (Argentina)

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Com a Cordilheira dos Andes como plano de fundo,
Las Leñas abrange diversas modalidades de esportes de neve, como descida de trenó e tirolesa. >Bastante badalada, possui 29 pistas, luz artificial para esqui noturno e ainda lojas, centro de eventos, spa e cassino. >Sua principal marca registrada são os prédios inclinados. >Uma das melhores formas de curtir a região onde está localizada, em Mendoza, é ficando no ibis Mendoza a 342 km.

5. Mount Baw Baw, Victoria (Austrália)

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Já na Austrália, a estação de esqui mais indicada para iniciantes fica dentro do parque
Mount Baw Baw . >A 120 km de Melbourne, tem mais de 35 hectares, sete lifts, 10 km de trilhas de esqui, restaurante e até passeios em trenós puxados por huskies. >A parte mais alta da montanha tem 1.567 metros de altura. >Uma opção inusitada para quem quer fugir das rotas tradicionais de esqui na Argentina e Chile e viajar para mais longe. >Para a hospedagem, nada melhor do que ficar na própria Melbourne, em um dos 30 confortáveis hotéis da Accor.

Conclusão

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Decidiu onde curtir a temporada de neve no Hemisfério Sul? >Esperamos que este texto tenha sido útil para inspirar sua viagem e fazer a sua aventura pelo esqui ainda mais segura. >E para tornar a experiência glacial ainda mais especial e inesquecível, conte com o conforto dos hotéis das marcas Accor. Sempre existe uma opção próxima de onde você estiver , seja na temporada de neve no Hemisfério Sul ou no Norte.