Paris Saint-Germain Football Club: Escalação e jogos 2020

Quem é torcedor, simpatizante ou simplesmente admirador do bom futebol, tem interesse em saber e comentar sobre a escalação do Paris Saint-Germain Football Club. A cada ano que passa, o PSG monta um time mais competitivo. Em consequência disso, se tornou comum enxergar jovens desfilando pelas ruas brasileiras com uma camiseta da esquadra parisiense. Como é uma marca internacional, não é mais difícil encontrar alguém que saiba, do goleiro ao centroavante, a escalação do Paris Saint-Germain Football Club, no Brasil ou em qualquer país do mundo. O elenco do clube tem craques de várias nacionalidades, com grande valor de mercado e destaque nas seleções de seus países. Neste artigo, vamos falar sobre os grandes jogadores que estão na folha de pagamento do clube e aqueles que marcaram história até mesmo antes do PSG se tornar protagonista na Europa. Siga acompanhando!

Conheça um pouco da história do Paris Saint-Germain

Comparado com outros clubes tradicionais de futebol, o Paris Saint-Germain Football Club (PSG) tem uma história bem recente. Ele foi fundado em 1970, com a fusão entre o Paris Football Club, criado em 1969, e o Stade Saint-Germain, que nasceu em 1904. Por muito tempo, o PSG sequer era protagonista na Ligue 1, como é chamada a primeira divisão do campeonato francês. Sagrou-se campeão pela primeira vez na temporada de 1985-86 e, pela segunda, em 1993-94. Depois, só voltaria a vencer após ser comprado pelo fundo de investimentos Qatar Sports Investment (QSI), ligado ao governo do Catar. Foi campeão francês em 2012-13 e, de lá para cá, apenas o Monaco, na temporada de 2016-17, quebrou a hegemonia recente do novo gigante europeu. A tendência é que tropeços como este, porém, sejam cada vez mais raros. Afinal, entre as temporadas, o Paris Saint-Germain Football Club agrega à escalação jogadores que tiveram destaque nos rivais, reforçando-se enquanto enfraquece os adversários. Foi assim com um dos destaques do triunfo do Monaco, o jovem Kylian Mbappé, que marcara 26 gols na campanha do título para, depois, ser adquirido pelo PSG por 180 milhões de euros.

Relembre os jogadores mais memoráveis que passaram pelo PSG

Mesmo antes de ser um dos clubes mais ricos da Europa, o PSG já tinha grandes atletas da história do esporte. O maior deles talvez tenha sido Ronaldinho Gaúcho, que depois viria a ser considerado duas vezes o melhor jogador do mundo, atuando com a camisa do Barcelona. Outro jogador que recebeu a honraria e já integrou a escalação do Paris Saint-Germain Football Club é o liberiano George Weah, um dos maiores jogadores africanos de todos os tempos e atual presidente de seu país. Ídolo do PSG, Weah foi considerado o melhor jogador do mundo em 1995, pouco depois de ter sido o destaque na conquista do campeonato francês de 1993-94. Outro jogador africano histórico no clube foi o meio-campista nigeriano Jay-Jay Okocha.  Habilidoso e driblador, fez dupla com Ronaldinho no início dos anos 2000. Os torcedores do PSG tiveram a honra de ver jogar em seu time Youri Djorkaeff, por uma temporada, antes de ser contratado pela Internazionale e ser campeão do mundo com a França em 1998. Falando em campeões do mundo, os brasileiros Leonardo e Raí, que estiveram na conquista brasileira de 1994, são ídolos do Paris Saint-Germain - o primeiro, inclusive, trabalha como diretor no clube. Também campeão do mundo, mas em 2002, o brasileiro Vampeta é outro que jogou no PSG, mas com uma passagem bem apagada. Por fim, jogadores sul-americanos de renome, como os defensores Mauricio Pochettino, Diego Lugano e Juan Pablo Sorín, estão entre aqueles que vestiram a camiseta azul e vermelha.

Elenco completo do PSG em 2020

O elenco profissional principal do Paris Saint-Germain para a temporada de 2019-20 tem 29 jogadores, que são os seguintes: Goleiros: Keylor Navas, Sergio Rico, Marcin Bulka e Garissone Innocent Defensores: Thiago Silva, Presnel Kimpembe, Thilo Kehrer, Marquinhos, Thomas Meunier, Juan Bernat, Layvin Kurzawa, Abdou Diallo, Mitchel Bakker, Colin Dagba, Tanguy Kouassi e Loïc Mbe Soh Meio-campistas: Marco Verratti, Leandro Paredes, Ángel Di María, Pablo Sarabia, Ander Herrera, Julian Draxler, Idrissa Gueye e Adil Aouchiche Atacantes: Kylian Mbappé, Edinson Cavani, Neymar Jr, Eric-Maxim Choupo-Moting e Mauro Icardi.


Time que mais jogou como titular no PSG em 2020

Considerando os nomes com mais minutos jogados na Ligue 1, competição pela qual o clube mais jogou na temporada de 2019-20, chegamos aos 11 atletas que listamos na escalação do Paris Saint-Germain Football Club. Vale ressaltar que, como na maioria dos times da Europa, há bastante rodízio entre os jogadores, o que quer dizer que a escalação muda muito entre um jogo e outro. Além disso, o treinador alemão Thomas Tuchel gosta de experimentar variações táticas - como a escalação com três zagueiros contra o Borussia Dortmund na Champions League. Dito isso, a escalação mais comum no Paris Saint-Germain Football Club na temporada 2019-20 é a seguinte:


Keylor Navas

Goleiro costa-riquenho multicampeão pelo Real Madrid, Navas reforçou o PSG na atual temporada, substituindo Gianluigi Buffon, que está de volta à Juventus.  Por enquanto, é o segundo do clube parisiense com mais minutos em campo no campeonato francês.


Thomas Meunier

O lateral-direito Thomas Meunier foi um dos destaques da Bélgica na ótima campanha na Copa do Mundo de 2018, quando eliminou o Brasil.  Desde julho de 2016 no PSG, vem se consolidando aos poucos na titularidade.


Marquinhos

Pela qualidade no passe, o zagueiro brasileiro tem sido usado por Thomas Tuchel como meio-campista em algumas partidas.  Mas é na zaga onde joga mais.


Thiago Silva

O brasileiro defende o PSG desde 2012, sendo um líder no elenco e um dos principais símbolos da fase rica do clube.


Juan Bernat

O lateral espanhol foi contratado junto ao Bayern em agosto de 2018, e vem se transformando em uma válvula de escape importante pelo lado esquerdo.


Idrissa Gueye

Apesar de ser um dos nomes menos badalados na escalação do Paris Saint-Germain Football Club, o senegalês Idrissa Gueye é o terceiro na lista de minutagem na Ligue 1, ajudando a sustentar a marcação no meio-campo.


Marco Verratti

Outro jogador que está no PSG desde o começo da fase rica, o italiano Marco Verratti tem, por sua qualidade no passe, um papel fundamental na saída de jogo da equipe parisiense.


Ángel Di María

É o jogador que mais jogou pelo Paris Saint-Germain em 2019-20.  Um verdadeiro motorzinho, o argentino pode jogar tanto nas duas extremas quanto por dentro, formando uma trinca de volantes, mas se juntando aos homens de frente.


Neymar Jr

A compra do craque brasileiro junto ao Barcelona, em maio de 2013, é até hoje a mais cara da história do futebol. Essa magnitude se reflete no campo, onde Neymar é um dos grandes destaques do time.


Kylian Mbappé

Com apenas 21 anos, o francês já tem uma carreira meteórica.  Campeão do Mundo com a França e artilheiro do time, será difícil renovar seu contrato e mantê-lo na escalação do Paris Saint-Germain Football Club.


Mauro Icardi

Com as frequentes lesões do uruguaio Edinson Cavani, ídolo e maior artilheiro da história do clube, o argentino Mauro Icardi, emprestado pela Internazionale de Milão, tem tido uma boa sequência como titular.


Quais foram as últimas escalações do Paris Saint-Germain

Veja quais foram as últimas cinco partidas do Paris Saint-Germain Football Club e as respectivas escalações.

11 de março de 2020 - 2 x 0 contra Borussia Dortmund, Liga dos Campeões

Navas Kehrer Marquinhos Kimpembe Bernat Di María Paredes Gueye Neymar Sarabia Cavani.


4 de março de 2020 - 5 x 1 contra Lyon, Copa da França

Navas Kehrer Meunier Marquinhos Kurzawa Sarabia Gueye Paredes Mbappé Cavani Neymar.


29 de fevereiro de 2020 - 4 x 0 contra Dijon, Ligue 1

Navas Marquinhos Kouassi Kehrer Kimpembe Bernat Sarabia Gueye Di María Muinga Mbappé.


23 de fevereiro de 2020 - 4 x 3 contra Bordeaux, Ligue 1

Sergio Rico Kimpembe Marquinhos Thiago Silva Kehrer Bernat Di María Verratti Neymar Mbappé Cavani.


18 de fevereiro de 2020 - 1 x 2 contra Borussia Dortmund, Liga dos Campeões

Navas Marquinhos Thiago Silva Kimpembe Meunier Gueye Verratti Kurzawa Di María Mbappé Neymar.


Jogadores que mais atuaram pelo PSG em 2020

Na Ligue 1, a primeira divisão do campeonato francês de futebol, os jogadores que mais jogaram na temporada 2019-20 são os seguintes: Ángel Di María: 2.006 minutos jogados, 26 jogos em que atuou Keylor Navas: 1.890 minutos, 21 jogos Idrissa Gueye: 1.655 minutos, 20 jogos Thiago Silva: 1.576 minutos, 21 jogos Kylian Mbappé: 1.517 minutos, 20 jogos.
Pela Champions League, principal competição do futebol europeu, a lista é a seguinte: Marquinhos: 700 minutos, 8 jogos Presnel Kimpembe: 630 minutos, 7 jogos Juan Bernat: 615 minutos, 7 jogos Ángel Di María: 584 minutos, 7 jogos Kylian Mbappé: 447 minutos, 7 jogos.

Escalações do PSG com maiores destaques

Apesar do sucesso recente, o PSG tem times que ficaram marcados na história. Confira algumas das escalações de maior destaque do Paris Saint-Germain Football Club desde a sua fundação.


1986: PSG 3 x 1 Bastia (Ligue 1)

Este foi o time que o treinador Gérard Houllier botou em campo no ano em que o PSG conquistou seu primeiro título francês: Joёl Bats Michel Bibard Jean-Marc Pilorget Philippe Jeannol Thierry Bacconnier Fabrice Poullain Luis Fernandez Oumar Sène Safet Sušić Robert Jacques Dominique Rocheteau.


1994: PSG 1 x 0 Toulouse (Ligue 1)

Além de George Weah, o time que levantou o segundo caneco do campeonato francês tinha destaques brasileiros: Valdo, Raí e Ricardo Gomes, autor do gol único desta partida que confirmou o título.  A escalação completa é esta: Bernard Lama Patrick Colleter Ricardo Gomes Alain Roche Laurent Fournier Vincent Guérin Paul Le Guen Raí Valdo David Ginola George Weah.


1995: PSG 2 x 1 Barcelona (Champions League)

Curiosamente, a melhor campanha do PSG na história da Champions League não foi na recente fase rica do clube, mas sim com a geração de ouro dos anos 90. Na competição de 1994-95, o time acabou eliminado na semifinal para o Milan, campeão do ano anterior. Nas quartas de final, porém, eliminou o histórico Barcelona comandado por Johan Cruyff, vice em 1994 e campeão em 1992. Os catalães se transformariam nos maiores algozes dos parisienses em sua fase milionária.  O destaque do jogo foi o brasileiro Raí, autor de um dos gols.  A escalação completa do confronto que eliminou o Barça foi: Lama Cobos Colleter Kombouaré Le Guen Bravo Guérin Raí Valdo Ginola Weah.


1996: PSG 1 x 0 Rapid Wien (Taça dos Clubes Vencedores de Taças)

A UEFA Cup Winners Cup era uma competição na qual se enfrentavam os clubes vencedores das copas em seus países. Como o PSG fora campeão da Copa Francesa na temporada de 1994-95, qualificou-se para a competição, que venceu batendo o time austríaco com a seguinte escalação. Bernard Lama Alain Roche Paul Le Guen Bruno N'Gotty Laurent Fournier Daniel Bravo Vincent Guérin Patrick Colleter Raí Youri Djorkaeff Patrice Loko.


2013: PSG 1 x 1 Barcelona (Champions League)

Aqui, vale a pena trazer a escalação de uma eliminação.  Na primeira participação após os investimentos do Catar, o PSG (repleto de brasileiros e com o astro Ibrahimovic) reencontrou um badalado Barcelona, ainda no embalo das conquistas de 2009 e 2011. Grandes favoritos, os catalães só eliminaram o clube francês no saldo qualificado.  Na partida de volta, o Paris Saint-Germain Football Club teve a seguinte escalação: Sirigu Christophe Jallet Thiago Silva Alex Maxwell Thiago Motta Marco Verratti Lavezzi Pastore Lucas Ibrahimovic.

Maiores artilheiros da história do PSG

Confira a lista atualizada com os maiores goleadores da história do Paris Saint-Germain.

  1. Edinson Cavani: 200 gols Zlatan Ibrahimovic: 156 gols Pedro Pauleta: 109 gols Kylian Mbappé: 90 gols Ángel Di María: 80 gols Neymar: 69 gols Raí: 66 gols Guillaume Hoarau: 57 gols George Weah: 49 gols Nenê: 48 gols.

Quais são os jogadores mais caros do PSG

De acordo com o site Transfer Markt, os jogadores do atual elenco do Paris Saint-Germain com maior valor de mercado são:

  1. Mbappé: 180 milhões de euros Neymar: 128 milhões de euros Icardi: 60 milhões de euros Verratti: 60 milhões de euros Marquinhos: 52 milhões de euros Di Maria: 32 milhões de euros Sarabia: 28 milhões de euros Kehrer: 28 milhões de euros Abdou Diallo: 28 milhões de euros Kimpembe: 28 milhões de euros.

Calendário de jogos

Como assistir os jogos online?

O Campeonato Francês e a Copa da Liga Francesa são transmitidos pela DAZN , serviço de streaming que permite ao usuário assistir aos jogos no computador, celular, tablet ou televisão a partir de uma conexão com a internet. O Esporte Interativo , que detém os direitos de transmissão da Champions League no Brasil, também possui um serviço de streaming. Outra opção é assinar o Paris TV Premium.que dá direito a assistir a todos os jogos do clube na temporada.