29 abril 2024
2 minutos
Paris é uma das cidades mais filmadas no mundo, onde cada esquina parece ter sido imortalizada.
29 abril 2024
2 minutos
Você saberia identificar onde as cenas desses filmes foram filmadas? Vem comigo!
A cervejaria Julien em Paris! Situada no coração da rua do Faubourg Saint-Denis, onde eu adoro percorrer a fervilhante profusão de lojas de alimentos e cheiros de comidas exóticas. Quando eu entro na cervejaria Julien, sinto que este é um lugar cheio dessas pequenas histórias que fazem com que o ambiente seja ainda mais saboroso.A verdadeira Edith Piaf se sentava aqui com seus amigos à mesa 24 (não muito longe do salão de boxe Marcel Cerdan, seu amante, desaparecido num acidente de avião).
No hotel Avaray, uma bela mansão no coração do 7º arrondissement. O filme abre as portas de um desses lugares misteriosos de Paris que sempre me intrigou. Quando eu passo em frente dessa fachada imponente, não resisto e fantasio sobre o que se encontra lá dentro e o que pode ter passado ao longo dos séculos ...O hotel Avaray em Paris abriga a Embaixada dos Países Baixos desde 1920. Para que conste, o valor total pago para a filmagem foi doado para a Cidade Universitária Internacional de Paris. Quando a generosidade ultrapassa a ficção ...
No restaurante Lapérouse (6º arrondissement). É neste lugar histórico às margens do rio Sena, que Serge Gainsbourg encontrava Jane Birkin. Como Edith Piaf, Gainsbourg é para mim um dos personagens inseparáveis de Paris.O restaurante Lapérouse é um daqueles lugares de 1001 histórias e isto, na minha opinião, faz todo seu encanto. Localizado em uma mansão do século XVIII, ele rapidamente se torna um lugar imperdível para toda Paris literária e política, pela sua excelente cozinha e pela privacidade oferecida, perfeito para encontros amorosos.
Se trata do Café des Deux moulins, localizado na charmosa rua Lepic. Acho que esta é uma parada indispensável para qualquer pessoa subindo Montmartre pela primeira vez.O que eu gosto em Amélie, é que o filme retrata um Montmartre que nem todo mundo conhece: o Café des Deux Moulins representa perfeitamente um desses lugares bastante discretos, porém charmosos, da colina.
Quando eu paro para tomar um café, tenho impressão que a Amélie pode aparecer em qualquer momento. O lugar se manteve fiel ao que podemos ver no filme, mesmo se os “crèmes brûlées”, baguetes e pães da Amélie tenham florescido no menu da lanchonete e dos bares ao redor ...
No Tour d'Argent! Este restaurante situado no 6º andar do cais da Tournelle personifica para mim a outra face da capital, a de uma Paris romântica e gastronómica. Ratatouille foi em grande parte inspirado por esse lugar, seus carrinhos de queijo e sua vista panorâmica que cortaria o fôlego até de um parisiense acostumado!
La Tour d'Argent é um lugar imperdível, frequentado durante vários séculos por grandes personalidades do mundo inteiro. Aqui foi inventada a famosa receita do "Pato à laTour d'Argent", por Frederic Delaire em 1890. A partir dessa data, ele decidiu numerar os patos. O milionésimo pato foi servido em 2003, e note que entre todos esses patos, o No. 185397 foi servido para a rainha da Inglaterra em 1947!
Descubra os melhores teatros do Brasil para visitar e vivenciar a arte em nosso país
Se jogue no Carnaval multicultural do Brasil!
A jornada histórica das cidades oferece um acervo cultural admirável