21 fevereiro 2025
8 minutos
Conhecer a história do tênis não é apenas para os praticantes do esporte. Afinal, essa modalidade é repleta de ídolos e campeonatos que ficaram marcados na memória dos fãs ao redor do mundo. Isso sem falar nas curiosidades quanto à sua origem e com relação às regras do jogo. Você sabe, por exemplo, quando o tênis chegou ao Brasil? Ou quais são os maiores vencedores da história do tênis? Fique tranquilo! Neste texto, vamos esclarecer tudo para você. Acompanhe até o final e boa leitura!
21 fevereiro 2025
8 minutos
Existem diferentes maneiras de contar a história do tênis, com relatos que vêm de períodos variados da humanidade. Mesmo assim, os mais antigos começam no século V, presentes tanto no Egito quanto nos países europeus.
Naquele momento, o esporte praticado era o tênis de campo, uma modalidade bem diferente daquela que conhecemos agora: não havia raquetes e as bolas eram rebatidas com as mãos. Entretanto, no século VII, o esporte continuava a ser jogado com as mãos, mas o formato já era mais similar ao atual.
Chamado pelos franceses de “jeu de paume”, conhecido como “jogo de palma”, os monges disputavam em ambientes fechados, que foram os primeiros registros do surgimento do tênis de quadra. Assim, o objetivo dos jogadores era arremessar a bola contra a parede e rebatê-la, de forma parecida com aquilo que conhecemos como “squash”.
Tratando-se do tênis, não é possível encontrar um inventor conhecido, já que essa modalidade é muito antiga e não possui registros oficiais de criação. Mesmo assim, um dos nomes associados à criação do tênis é Walter Wingfield, um inglês que chamava o esporte de "sphairistike” e é conhecido por ter escrito as regras oficiais desse esporte no ano de 1873.
Para popularizar o esporte, Wingfield vendia suas regras de forma manuscrita, em um kit com as raquetes, a rede e as bolas. Sabia que as regras criadas pelo inglês receberam pouquíssimas alterações ao longo dos anos? Devido ao seu sucesso, elas são aplicadas até hoje nas quadras.
No século XVI, a história do tênis chegou à nobreza europeia e seus novos adeptos deram início à construção de novos espaços para a prática do esporte. Por fim, suas quadras eram caracterizadas por um espaço retangular e de dimensões mais alargadas, com marcações no chão. Dessa forma, o tênis de quadra foi consolidado como um esporte. Neste período, outra novidade foi a chegada das raquetes como substituição das luvas que eram usadas anteriormente para proteger as mãos. A partir daquele momento, o objetivo estabelecido para o jogo seria atingir a quadra do oponente sem que ele conseguisse revidar. Além disso, a rede também já era parte do jogo, sendo necessário ultrapassá-la a cada lance jogado.
A prática do tênis de quadra em duelos individuais ou em duplas era comum e, nelas, jogadores de sexos diferentes podiam jogar entre si. A partir do século XIX, em 1873, as regras do tênis foram realmente escritas. Poucos anos depois, em 1877, o clássico Torneio de Wimbledon foi realizado pela primeira vez. A partir dali, a padronização se tornou um imperativo para que atletas do mundo todo pudessem competir.
Nos Estados Unidos, em 1881, foi fundada a United States Lawn Tennis Association, uma organização dedicada ao tênis de campo responsável por padronizar as regras e difundir competições pelo país. Essa movimentação foi o que viabilizou a realização do U.S. Open masculino, em 1881, e feminino, em 1887. Posteriormente, o campeonato se tornou um dos mais importantes pelo mundo direcionado a este esporte. Em 1924, a recém-criada federação internacional adicionou o tie-break às regras já existentes, que eram basicamente as mesmas desde 1873.
Ainda no século XIX, a história do tênis chegou ao Brasil junto à colonização. Assim, ingleses e franceses trouxeram a tradição do esporte para a colônia portuguesa e espalharam a prática do esporte pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Com a consolidação do esporte nesses dois grandes centros, as regras do tênis se espalharam por todo o país.
Atualmente, segundo dados da Confederação Brasileira de Tênis, o país já conta com mais de 2 milhões de praticantes do esporte, sendo 33 mil destes registrados na confederação como atletas profissionais.
Poucos anos depois de serem estabelecidas as regras do tênis, o esporte fazia a sua estreia nas Olimpíadas. Sua primeira aparição ocorreu em 1896, em Atenas, e marcou presença em todas as edições olímpicas até a edição de Paris, em 1924. Já em Amsterdã, em 1928, o esporte foi desconsiderado e ficou de fora das 15 edições seguintes, marcando presença somente como esporte demonstrativo, em 1968, no México, e em 1984, em Los Angeles. Seu retorno ocorreu em 1988, em Seul, devido ao sucesso obtido junto ao público nas edições anteriores.
O tênis pode ser disputado em três tipos de quadra:
Quadras de saibro: nela, o piso é feito de uma mistura de terra batida com pó de telha
Quadra rápida: possui um piso sintético que pode ser de cimento, carpete ou asfalto
Quadra de grama.
De acordo com as regras do tênis, o esporte também pode ser disputado em jogos individuais (tanto masculinos quanto femininos), ou em duplas (sejam elas femininas, masculinas ou mistas).
Seguindo suas regras atuais, o objetivo do tênis continua sendo fazer com que a bola toque a quadra do adversário, respeitando os limites das linhas de marcação depois de cruzar por cima da rede, sem ser rebatida. O tênis é um jogo de múltiplas contagens parciais, como pontos, games, sets e partidas. Nele, cada lance pode ser rebatido no ar ou após um “quique” da bola na quadra.
O primeiro movimento do jogo é o saque, que deve ser feito do fundo da quadra, enviando a bola para o outro lado da rede, na diagonal. É dessa forma que se dá início a uma partida, que atende à seguinte pontuação: 15 pontos, 30 pontos, 40 pontos e jogo. Quando os dois jogadores chegam aos 40 pontos, temos um 40-40 (deuce), e a vitória no jogo só acontece depois que um deles abrir duas jogadas vitoriosas (a primeira é chamada de vantagem e a segunda confirma o placar. Exceto no jogo de duplas, em que a vantagem não existe).
Caso um jogador esteja com a vantagem para fechar o jogo, mas perder a próxima jogada, o placar retorna ao 40-40, até que um deles confirme a vantagem é o ponto do placar. A duração da partida pode ser de 3 sets ou 5 sets (a última pontuação é restrita aos torneios de Grand Slam). Além disso, a vitória vem por placares como 2 sets a 0 ou 2 sets a 1 (pode ser 3x0, 3x1 ou 3x2 na versão de 5 sets).
Cada set só é considerado vencido quando o jogador ganha 6 partidas, desde que tenha 2 de vantagem sobre o adversário (6x0, 6x1, 6x2, 6x3 ou 6x4). Pode, também, vencer por 7x5, novamente com 2 partidas de vantagem. Tratando-se do empate em 6 a 6, o jogo é disputado como “tie-break”, uma partida especial e com regras específicas. No tie-break, a contagem de pontos é direta, de 1 a 7 e, para vencê-lo, o jogador precisa atingir 7 pontos, com 2 de diferença em relação ao seu adversário.
Como em outros esportes, os juízes existem para garantir que as regras do jogo sejam cumpridas. No tênis, cada um dos árbitros de linha é responsável por observar apenas uma linha da quadra. Assim, informam ao juiz central se as jogadas foram válidas ou se passaram dos limites da quadra. Tratando-se do juiz central, é ele que tem a palavra final sobre o que acontece em quadra, incluindo a suspensão do jogo por condições metereológicas adversas, punições por comportamento antidesportivo de alguma das equipes técnicas ou decisão sobre a validade das jogadas.
Como as regras do tênis foram criadas e aprimoradas em países de língua inglesa, muitos dos termos técnicos podem ser difíceis de entender. Por isso, aqui vai um rápido resumo do que cada uma das principais expressões quer dizer:
Tie-break: uma partida extra para desempatar o set
Game: unidades de divisão de um set. Seis games formam um set
Set: uma unidade de divisão do jogo. Uma partida pode ser formada por até 3 ou 5 sets
Ace: ponto de saque. É feito quando o jogador que está servindo põe a bola em campo para que seu adversário não seja capaz de tocá-la
Deuce (iguais): é o termo usado quando ambos os jogadores têm 40 pontos dentro de um game
Set point: o último ponto de cada set. Se o jogador que está em vantagem fizer o ponto, o set acaba
Match point: o último ponto do jogo. Caso o jogador em vantagem fizer o ponto, a partida acaba.
“Grand Slam” é o nome dado aos quatro maiores campeonatos de tênis, que são realizados anualmente em diferentes países. Vem conhecer um pouco sobre cada um deles!
Muitos são os tenistas que fizeram e ainda fazem história! Para representar todos eles, vamos falar sobre dois homens e duas mulheres cujos resultados explicam a fama que construíram:
Agora que você conhece a história do tênis, que tal viajar para assistir às principais competições desse esporte? Veja uma lista dos principais torneios pelo mundo, começando pelos quatro Grand Slams:
Australian Open - Melbourne
Roland Garros - Paris
Wimbledon - Londres
US Open - Nova Iorque
ATP Masters 1000 Monte Carlo
ATP Masters 1000 Roma
ATP Masters 1000 Cincinnati
ATP Masters 1000 Madrid
ATP Masters 1000 Xangai
ATP Masters 1000 Paris
ATP Masters 1000 Toronto
ATP 500 Rio de Janeiro
ATP 500 Roterdã
ATP 500 Acapulco
ATP 500 Dubai
ATP 500 Barcelona
ATP 500 Halle
ATP 500 Londres
ATP 500 Hamburgo
ATP 500 Washington
ATP 500 Pequim
ATP 500 Tóquio
ATP 500 Basileia
ATP 500 Viena.
Seja para praticar em um novo cenário ou para conferir de perto os campeonatos de tênis, as marcas da ALL – Accor Live Limitless têm um hotel para você descansar em meio às férias esportivas. São hospedagens em todos os cantos do mundo, com opções para todos os gostos e bolsos! Além disso, conta com todo o conforto necessário para descansar depois de uma longa partida ou de horas assistindo aos campeões jogarem.
Caso você queira começar a praticar por aqui mesmo, escolha a cidade para onde quer viajar, faça a busca no site e, ao aparecerem as opções de hotéis, clique no filtro de atividades, na opção “tênis”, à esquerda da tela. Pronto! Indicaremos todos os hotéis com quadras de tênis disponíveis para você! Acesse o nosso site e comece agora mesmo a planejar a sua viagem para torcer em um Grand Slam pelo mundo!
Você conhece as 46 modalidades das Olimpíadas de Tóquio 2021? Entre tantos esportes, certamente, há alguns que você não conhece, mas se divertiria acompanhando. Neste artigo, vamos apresentar todas as modalidades que vão valer medalha nos Jogos Olímpicos deste ano. Devido à pandemia do coronavírus, a competição vai ocorrer no verão de 2021, não em 2020, como estava previsto anteriormente.
Os esportes radicais urbanos são a prova de que não é somente em meio à natureza que se pode experimentar uma boa aventura. Para aqueles que gostam de adrenalina mas não querem sair da cidade, existem diversas modalidades urbanas! Assim como qualquer outra modalidade esportiva, os esportes radicais também trazem uma série de benefícios para quem os pratica: previnem a obesidade, evitam o estresse, melhoram a flexibilidade, equilíbrio e bem-estar. Além disso, possuem uma vantagem exclusiva: por testarem os limites do corpo e da gravidade, eles proporcionam um aumento na autoconfiança do praticante e, depois que o exercício acaba, deixam uma sensação incrível de relaxamento! Existem aqueles que buscam o prazer junto à natureza, como correr em volta de um parque. Mas, caso você goste de mais emoção em suas atividades físicas, com certeza deve experimentar os esportes radicais urbanos. Antes de seguir sua leitura e conhecer mais sobre esses esportes, esteja ciente de que o perigo deve ser mais uma questão psicológica do que real, porque isso estimula sua produção de adrenalina! É importante que os atletas se atentem às preocupações necessárias e utilizem equipamentos de produção para prevenir machucados. Agora, é hora de prosseguir sua leitura e conhecer nossas dicas e sugestões. Venha saber mais!
Equilíbrio, concentração e diversão: o slackline combina tudo isso em uma única atividade. Descubra a história, as vantagens e como começar a praticar esse esporte que conquistou o mundo!
O Parkour é um esporte que trabalha força, equilíbrio e resistência de forma divertida, além de ser uma oportunidade de sair da rotina e conhecer novos lugares. Venha com a Accor descobrir mais sobre o Parkour e veja onde praticar!
Um paraíso do esporte aquático bem no meio de São Paulo.
O que é e melhores lugares para praticar
Confira todos os detalhes do campeonato!
Tudo o que você precisa saber sobre o maior campeonato de futebol da América do Sul
Você conhece as 46 modalidades das Olimpíadas de Tóquio 2021? Entre tantos esportes, certamente, há alguns que você não conhece, mas se divertiria acompanhando. Neste artigo, vamos apresentar todas as modalidades que vão valer medalha nos Jogos Olímpicos deste ano. Devido à pandemia do coronavírus, a competição vai ocorrer no verão de 2021, não em 2020, como estava previsto anteriormente.
Os esportes radicais urbanos são a prova de que não é somente em meio à natureza que se pode experimentar uma boa aventura. Para aqueles que gostam de adrenalina mas não querem sair da cidade, existem diversas modalidades urbanas! Assim como qualquer outra modalidade esportiva, os esportes radicais também trazem uma série de benefícios para quem os pratica: previnem a obesidade, evitam o estresse, melhoram a flexibilidade, equilíbrio e bem-estar. Além disso, possuem uma vantagem exclusiva: por testarem os limites do corpo e da gravidade, eles proporcionam um aumento na autoconfiança do praticante e, depois que o exercício acaba, deixam uma sensação incrível de relaxamento! Existem aqueles que buscam o prazer junto à natureza, como correr em volta de um parque. Mas, caso você goste de mais emoção em suas atividades físicas, com certeza deve experimentar os esportes radicais urbanos. Antes de seguir sua leitura e conhecer mais sobre esses esportes, esteja ciente de que o perigo deve ser mais uma questão psicológica do que real, porque isso estimula sua produção de adrenalina! É importante que os atletas se atentem às preocupações necessárias e utilizem equipamentos de produção para prevenir machucados. Agora, é hora de prosseguir sua leitura e conhecer nossas dicas e sugestões. Venha saber mais!
Equilíbrio, concentração e diversão: o slackline combina tudo isso em uma única atividade. Descubra a história, as vantagens e como começar a praticar esse esporte que conquistou o mundo!
O Parkour é um esporte que trabalha força, equilíbrio e resistência de forma divertida, além de ser uma oportunidade de sair da rotina e conhecer novos lugares. Venha com a Accor descobrir mais sobre o Parkour e veja onde praticar!
Um paraíso do esporte aquático bem no meio de São Paulo.
O que é e melhores lugares para praticar
Confira todos os detalhes do campeonato!
Tudo o que você precisa saber sobre o maior campeonato de futebol da América do Sul
Você conhece as 46 modalidades das Olimpíadas de Tóquio 2021? Entre tantos esportes, certamente, há alguns que você não conhece, mas se divertiria acompanhando. Neste artigo, vamos apresentar todas as modalidades que vão valer medalha nos Jogos Olímpicos deste ano. Devido à pandemia do coronavírus, a competição vai ocorrer no verão de 2021, não em 2020, como estava previsto anteriormente.
Os esportes radicais urbanos são a prova de que não é somente em meio à natureza que se pode experimentar uma boa aventura. Para aqueles que gostam de adrenalina mas não querem sair da cidade, existem diversas modalidades urbanas! Assim como qualquer outra modalidade esportiva, os esportes radicais também trazem uma série de benefícios para quem os pratica: previnem a obesidade, evitam o estresse, melhoram a flexibilidade, equilíbrio e bem-estar. Além disso, possuem uma vantagem exclusiva: por testarem os limites do corpo e da gravidade, eles proporcionam um aumento na autoconfiança do praticante e, depois que o exercício acaba, deixam uma sensação incrível de relaxamento! Existem aqueles que buscam o prazer junto à natureza, como correr em volta de um parque. Mas, caso você goste de mais emoção em suas atividades físicas, com certeza deve experimentar os esportes radicais urbanos. Antes de seguir sua leitura e conhecer mais sobre esses esportes, esteja ciente de que o perigo deve ser mais uma questão psicológica do que real, porque isso estimula sua produção de adrenalina! É importante que os atletas se atentem às preocupações necessárias e utilizem equipamentos de produção para prevenir machucados. Agora, é hora de prosseguir sua leitura e conhecer nossas dicas e sugestões. Venha saber mais!
Equilíbrio, concentração e diversão: o slackline combina tudo isso em uma única atividade. Descubra a história, as vantagens e como começar a praticar esse esporte que conquistou o mundo!
O Parkour é um esporte que trabalha força, equilíbrio e resistência de forma divertida, além de ser uma oportunidade de sair da rotina e conhecer novos lugares. Venha com a Accor descobrir mais sobre o Parkour e veja onde praticar!
Um paraíso do esporte aquático bem no meio de São Paulo.
O que é e melhores lugares para praticar
Confira todos os detalhes do campeonato!
Tudo o que você precisa saber sobre o maior campeonato de futebol da América do Sul