Praça da Liberdade BH: saiba o que fazer

praça da liberdade bh, praça da liberdade belo horizonte

A Praça da Liberdade em Belo Horizonte é um dos principais pontos turísticos da cidade. Além das belezas da própria praça, que tem estilo inspirado nos jardins de Versailles, na França, e é um importante espaço de lazer, há uma série de atrativos culturais no seu entorno, além de muitos bares e restaurantes. Venha com a Accor descobrir o que fazer na região.

Onde fica a Praça da Liberdade em Belo Horizonte?

Tombada como Conjunto Monumental do Centro Cívico do Governo do Estado de Minas Gerais, a Praça da Liberdade é um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte e está localizada na região central da cidade. Ela fica entre os bairros da Savassi, Funcionários e Lourdes. Mais especificamente na convergência das avenidas Brasil, Bias Fortes, Cristóvão Colombo e João Pinheiro. Fica perto, também, de alguns atrativos turísticos no centro de BH, como o Mercado Central, o Palácio das Artes, o Parque Municipal e a Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena.

Como chegar à Praça da Liberdade (BH)

Para quem está no Centro de Belo Horizonte ou em bairros próximos, como Lourdes, Funcionários e Savassi, é fácil chegar à Praça da Liberdade a pé, seguindo por qualquer uma das principais ruas de acesso. De outras regiões da cidade, a melhor forma é ir de ônibus. Algumas linhas com rotas que passam perto da Praça da Liberdade são: 2104 (Nova Gameleira/BH Shopping) 4111 (Dom Cabral/Anchieta) 5106 (Bandeirantes/BH Shopping) 5107 MOVE (Estação Pampulha/Savassi) 8106 (Santa Cruz/BH Shopping – Via Belvedere) SC04B (Santa Casa/Rodoviária/Savassi)  Já para quem deseja ir de metrô, a estação mais próxima da Praça da Liberdade é a Carlos Prates (Linha 1), que fica a quase 3 km de distância - trajeto que pode ser feito a pé, em uma caminhada de aproximadamente 35 minutos, ou de ônibus.

O que tem ao redor da Praça da Liberdade?

Centro Cultural Banco do Brasil BH Memorial Minas Vale Palácio da Liberdade Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) Espaço do Conhecimento UFMG Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Edifício Niemeyer Casa Fiat de Cultura Centro de Arte Popular Cemig Museu Mineiro Museu da Mineralogia Cinema Belas Artes >Bares e restaurante

Praça da Liberdade: o que fazer no ponto turístico mineiro

A Praça da Liberdade é daqueles lugares que são indispensáveis em qualquer roteiro de quem viaja para Belo Horizonte. Veja dicas do que fazer por lá:

Relaxar na praça

A própria praça é, por si só, uma ótima opção de passeio turístico. Com muito verde, árvores floridas, jardins, coreto, fontes e um corredor de palmeiras imperiais, é o espaço ideal para descansar em um de seus muitos bancos, vendo a vida passar.

Fazer caminhadas

A Praça da Liberdade é, também, um local muito frequentado por quem gosta de praticar caminhadas ao ar livre e é muito comum encontrar pessoas com trajes esportivos aproveitando os belos espaços para se exercitarem.


Admirar as construções

 

 

Ao redor da praça estão algumas construções com estilos arquitetônicos variados, onde funcionavam as antigas secretarias do estado, e alguns prédios residenciais. Um dos grandes destaques é o Edifício Niemeyer, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que chama a atenção pelas suas formas curvas. Também na praça fica o Palácio da Liberdade, que por muitos anos foi sede do governo mineiro.

Visitar museus e centros culturais

Com a transferência dos órgãos governamentais para a Cidade Administrativa, em 2010, os prédios históricos da Praça da Liberdade passaram a abrigar museus, centros culturais e outros espaços voltados para a arte, todos eles com entradas gratuitas. Assim, a Praça da Liberdade passou a ser mais que um ponto turístico de Belo Horizonte e se transformou em um grande complexo cultural, o Circuito Liberdade. Dá para fazer um roteiro de um dia todo visitando cada um desses lugares.

Ir aos bares

Para quem também gosta de conhecer a vida noturna das cidades, a região da Praça da Liberdade é uma ótima escolha, pois conta com muitos bares e restaurantes, perfeitos para um happy hour ou para um jantar, fechando o dia depois de fazer muitos passeios.

Participar de festivais

Em algumas datas, a Praça é também palco de apresentações de música, teatro, festivais gastronômicos e eventos diversos para todas as idades.

Museus na Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Memorial Minas Vale

É um museu de experiência, dedicado à história, à cultura e às tradições de Minas Gerais, onde é possível conhecer a vida e a obra de artistas importantes do estado. Além do acervo, tem exposições temporárias, espetáculos de música e eventos culturais no geral. É um dos mais visitados do Circuito Liberdade. Endereço: Praça da Liberdade, 640, esquina com a Rua Gonçalves Dias. Funcionamento: de terça a sábado de 10h às 17h30 e domingos de 10h às 15h30.

Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau)

É um museu de ciência e tecnologia, com personagens históricos e fictícios que contam a história da mineração e da metalurgia de forma interativa. Tem exposição permanente e uma programação cultural com diversas atividades. Fica no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). Endereço: Praça da Liberdade, s/n, entre as ruas Gonçalves Dias e Bias Fortes. Funcionamento: de terça a domingo de 12h às 18h (quintas até as 22h)

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Além de espaços para exposições artísticas, conta com teatro, cinema, salas para oficinas e palestras e ambientes de lazer, sendo um dos maiores espaços culturais do país, com uma extensa programação cultural. Endereço: Praça da Liberdade, 450, entre as ruas Gonçalves Dias e Avenida Brasil. Funcionamento: de quarta a segunda, de 10h às 22h.

Centro de Arte Popular

Com um acervo de obras de arte feitas em barro, madeira e outros materiais e espaço para exposições temporárias, é um lugar que valoriza as manifestações culturais populares e a pluralidade da cultura mineira. Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608. Funcionamento: de terça a sexta de 12h às 19h, sábados e domingos de 11h às 17h.

Museu Mineiro

O seu principal destaque é a coleção de arte sacra, com peças do barroco mineiro. Tem, ainda, equipamentos litúrgicos, mobiliário antigo, achados arqueológicos e obras de arte da Pinacoteca do Estado, em um acervo que conta com mais de 3.500 peças. E fica em um casarão do final do século XIX. Endereço: Av. João Pinheiro, 342, corredor de acesso à Praça da Liberdade. Funcionamento: de terça a sexta de 12h às 19h, sábados e domingos de 11h às 17h.

Museu da Mineralogia

Tem um grande acervo de minerais, rochas, gemas, minérios, fósseis, meteoritos e outros, além de materiais informativos. Funciona no prédio popularmente conhecido como "Rainha da Sucata" e é um espaço de lazer, mas que também desenvolve projetos educativos, culturais e de pesquisa. Endereço: Avenida Bias Fortes, 50. Funcionamento: de terça a domingo, de 9h às 17h.

Espaço do Conhecimento UFMG

Este é um museu lúdico e interativo, que divulga a cultura científica e artística por meio de recursos tecnológicos e audiovisuais. No terraço há equipamentos para observação do céu. E também recebe exposições temáticas temporárias. Endereço: Praça da Liberdade, 700, quase esquina com a Avenida Bias Fortes. Funcionamento: de terça a domingo de 10h às 17h (sábados até as 21h)

Palácio da Liberdade

Construção com estilo francês, o Palácio da Liberdade foi feito no final do século XIX, quando Belo Horizonte passou a ser a nova capital do estado. A parte externa conta com belos jardins, com fontes e esculturas. E a parte interna tem ricos detalhes decorativos. Por muitos anos foi a sede e o símbolo do governo e, ao longo do tempo, foi palco de muitos acontecimentos políticos importantes. E hoje é aberto à visitação do público nos fins de semana, com agendamento prévio feito pelo site. Endereço: Praça da Liberdade, s/n. Funcionamento: sábados e domingos às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h - apenas com agendamento.

Melhores bares e botecos na Praça da Liberdade em BH

O grande número de Bares em BH faz com que a cidade seja considerada a capital dos botecos. E muitos deles ficam na região da Praça da Liberdade, que está bem próxima da Savassi, o bairro boêmio de Belo Horizonte. Veja algumas sugestões: Pallet’s Beer: Avenida Brasil, 1970 – Funcionários. Assacabrasa: Rua da Bahia, 1759 – Lourdes. Tip Top: Rua Rio de Janeiro, 1770 – Lourdes. Bar do Lopes: Rua Professor Antônio Aleixo, 260 – Lourdes. Funtasy Bar e Jogos: Rua Tomé de Souza, 1145 – Savassi. Redentor Bar: Rua Fernandes Tourinho, 500 – Savassi. Almanaque Choperia: Rua Alagoas, 626 – Savassi. Baiana do Acarajé: Rua Antônio de Albuquerque, 440 – Savassi. Estação Krug Bier: Rua Sergipe, 1211 – Savassi. >Choperia Pinguim: Rua Grão Mogol, 157 – Savassi.

Melhores restaurantes na Praça da Liberdade (MG)

Nuu Gastrobar: Avenida do Contorno, 6583 – Novotel BH Savassi. Rede Gourmet: Avenida do Contorno, 7315 – Mercure Belo Horizonte Lourdes. Amadeus Bar e Restaurante: Rua Alagoas, 701 – Funcionários. Restaurante Dona Lucinha: Rua Padre Odorico, 38 – Savassi. Liberdade Pizza Sur: Rua da Bahia, 1764 – Savassi. Café com Letras Liberdade: Praça da Liberdade, 450 – CCBB. Restaurante Germano: Rua Alagoas, 642 – Savassi. Surubim na Brasa: Rua Alagoas, 601, Loja 24 – Funcionários. Chico Mineiro: Rua Alagoas, 626 – Funcionários. Badejo: Rua Ceará, 1685 – Savassi. La Traviatta: Avenida Cristóvão Colombo, 282 – Savassi. >Trindade: Rua Alvarenga Peixoto, 388 – Lourdes.

Nossos artigos recentes