15 julho 2024
7 minutos
15 julho 2024
7 minutos
Para quem está visitando a capital paulista, experimentar o brunch em SP é praticamente uma obrigação.
Afinal, cosmopolita do jeito que é, a cidade já adotou essa refeição, de origem britânica, como parte de muitos cardápios de cafés, bares, restaurantes e hotéis - e você vai se surpreender com a qualidade. A verdade é que cada estabelecimento conta com as suas inspirações e é possível desfrutar de diferentes experiências ao atravessar a rua ou caminhar alguns metros. Neste texto, listamos alguns dos lugares que servem os melhores brunches de São Paulo para você conferir. Boa leitura e bom apetite!
Brunch é uma união das palavras inglesas “breakfast” (café da manhã) e “lunch” (almoço), sendo normalmente uma refeição que substitui ambas e começa a ser servida a partir de um horário intermediário entre elas, por volta das 11 horas. A expressão ganhou força nos países de língua inglesa no século XIX. Na época, ela era usada pelos jovens que iam para a balada à noite aos sábados e costumavam acordar mais tarde aos domingos. Por isso, acabavam perdendo o café da manhã em família. Ainda com um pouco de ressaca, os jovens não tinham apetite para um almoço dominical pesado e optavam por um café mais reforçado. >Aos poucos, a refeição foi se popularizando mundo afora e o Brasil foi um dos países que aderiu à tendência. Por aqui, ela também serve de alternativa para profissionais com rotinas mais atribuladas, que não conseguem fazer duas pausas para se alimentar de forma adequada.
Agora que você já sabe o que é um brunch, que tal conhecer e experimentar as 12 melhores opções para essa refeição em SP? Confira!
Um brunch com ingredientes mais tropicais e uma pegada bem brasileira. >A refeição é servida aos finais de semana e feriados e tem como destaque as frutas da estação e o café pingadinho, patrimônio paulistano. Localização: Rua Antônio Carlos, 404 - Consolação.
Com dez anos de história, o espaço serve um brunch mais tradicional, tal qual o belo casarão dos anos 50 em que o restaurante está instalado. O foco se volta aos ingredientes orgânicos e na saudabilidade. E a refeição é servida aos finais de semana na opção à la carte. >Localização: Rua da Consolação, 3212 - Jardins. Leia mais: Que tal expandir o tour gastronômico pela capital paulista? Confira o nosso guia com os 12 melhores restaurantes de SP.
Um brunch com uma pegada oriental. >Isso mesmo que você leu: com um menu feito pelo chef Ohno Takehiro, ingredientes como o salmão, por exemplo, ganham destaque. A tábua de queijos também é um ponto alto da refeição, que é servida aos finais de semana. >Localização: Alameda Lorena, 271- Jardim Paulista.
Para quem gosta de bater perna no shopping e fazer suas comprinhas, o melhor lugar para o seu brunch pode ser este. Aos domingos, o espaço serve a refeição com comida à vontade e serviço de bebidas ilimitado - até espumante está liberado. Localização: Shopping Pátio Higienópolis, Avenida Higienópolis, 618 - Consolação.
Com o slogan de “Brunch All Day”, o local é um dos mais especializados nessa modalidade de refeição, tanto que conta com um vasto cardápio de pratos. As opções vão desde torradas simples aos elaborados beneditinos (sanduíche com ovos pochê e molho hollandaise) e mais bowls, saladas e bebidas de todos os tipos, inclusive, drinques alcoólicos. Localização: Alameda Lorena, 1765 - Jardins.
Também tem como diferencial servir brunch todos os dias e enquanto o estabelecimento estiver aberto. >O espaço mistura pratos brasileiros e da culinária internacional e tem como outro ponto positivo o delivery .Ou seja, você pode pedir a sua refeição e comer onde quiser. >Localização: Alameda Tietê, 602 - Jardim Paulista.
O lugar comandado pelas irmãs Gabriela e Karina Barretto é um dos mais badalados da Zona Oeste de SP. Especializado em pratos veganos e vegetarianos, o espaço serve brunches aos finais de semana e tem como principal destaque a tostada de abacate salpicada com castanhas. Localização: Rua Cônego Eugênio Leite, 808 - Pinheiros.
Essa é a única unidade da rede de bistrôs que serve brunch, sempre aos domingos, das 10h às 14h. O ovo mexido com salmão é um dos pratos mais pedidos para a refeição. Para acompanhar, o restaurante oferece espumante rosé como bebida alcoólica. Se preferir, você pode solicitar o seu brunch pelo delivery e comer onde quiser. Localização: Rua Bela Cintra, 2203 - Jardins.
Comandada pela chef Heloísa Bacellar, o espaço conta com um visual mais despojado e todos os quitutes são expostos em uma bancada na matriz da loja. Com uma pegada bem brasileira, com iguarias como tapioca e outros ingredientes do Norte e Nordeste, o banquete é servido aos finais de semana até as 12h15. Localização: Rua Harmonia, 161 - Vila Madalena.
Uma casa de chá com quase 15 anos de história instalada em um espaço familiar. Ao todo, são mais de 100 combinações diferentes dessa bebida que tem tudo a ver com o brunch inglês. As refeições são servidas em dois amplos salões ou nos jardins da loja e, aos domingos, o destaque fica por conta do café colonial, que vai das 9h às 14h. Localização: Rua Alexandre Dumas, 1049 - Chácara Santo Antônio.
Um brunch com cara de padaria brasileira ou um pedacinho de roça na cidade, como se autointitula o espaço. Trata-se de um estabelecimento do grupo Maní, comandado pela chef Helena Rizzo, que preza pela qualidade dos ingredientes e pelo fortalecimento dos produtores locais. O lugar é muito concorrido, por isso, cuidado com as longas filas de espera. É possível acompanhar o movimento de clientes pelo app Waitlist .Localização: Rua Joaquim Antunes, 138 - Jardim Paulistano. Leia mais: O que fazer em São Paulo? Confira o nosso guia com atrações para todos os públicos e roteiros.
O cardápio de brunch se parece um pouco com o do café da manhã, mas é um pouco mais reforçado. Bolos, tortas, tapiocas, omeletes, sanduíches, quiches, cereais e frutas são alguns exemplos de o que se come nessa refeição. Na hora de beber, além dos diversos tipos de cafés, também há à disposição sucos, chás, vitaminas, águas saborizadas e, em alguns casos, até drinques alcoólicos e vinhos. Outra característica comum aos brunches é a variação do menu conforme a época do ano. >Em dias mais quentes, recomenda-se pratos leves e frutas da estação. >Já quando o termômetro registra temperaturas mais baixas, caldos, sopas e fondues ganham espaço.
A diferença entre brunch e breakfast (café da manhã) se dá, basicamente, em dois pontos principais: horário e consistência. Enquanto o segundo costuma ser servido logo no horário em que a pessoa acorda (mais cedo pela manhã), o primeiro é colocado à mesa mais próximo ao meio-dia. O brunch precisa ser uma refeição mais reforçada que o breakfast também. Isso porque ele vai substituir o café da manhã e o almoço, portanto, deve fornecer nutrientes e energia suficientes para suportar boa parte do dia.
As delícias do brunch em SP aliadas com o melhor da hospedagem que a capital paulista pode oferecer: é isso que chamamos de combinação perfeita. Venha conferir excelentes hotéis de São Paulo para desfrutar das alternativas gastronômicas que a cidade dispõe.
Próximo de diversos bares e restaurantes na área central de São Paulo, bem como de pontos turísticos, o ibis Styles SP Centro se destaca por sua decoração moderna de estilo urbano. >Ademais, o hotel conta com infraestrutura e serviços como business center, espaço kids e o Pizza Bar Sponta, uma alternativa gastronômica para além do seu brunch. Leia mais: Que tal acrescentar ainda mais requinte à sua hospedagem? Conheça os hotéis de luxo em SP mais luxuosos e requisitados.
Com uma pegada de alimentação funcional e a sofisticação que você merece, o Pullman São Paulo Ibirapuerapode ser a alternativa ideal de hospedagem para quem deseja vivenciar experiências únicas. >Além do brunch, que tal curtir o melhor da cozinha fusion no TasteIT Restaurant? Ou ainda provar uma taça de vinho da vinacoteca? >Isso sem falar da sauna seca, da piscina, do spa, da academia e do business center, que estão à sua completa disposição.
Para quem busca gastronomia de qualidade, o ibis Styles São Paulo Anhembi pode ser a alternativa ideal. Afinal, estamos falando de um hotel que conta com o restaurante 14 IBIS, que serve um café da manhã que mais parece um brunch, tamanha a variedade de pratos: são 40 opções de refeição. O bar 24h também possibilita que você coma e beba sempre que bater aquela vontade. >Em termos de infraestrutura e serviços, a unidade dispõe de espaço kids e aceita pets de pequeno porte nas dependências.
Confira os 8 restaurantes famosos em SP que selecionamos para você curtir!
Restaurantes de Curitiba e Morretes inovam no preparo
Conheça três lugares para saborear deliciosas lagostas
Conheça os sabores da Capital Catarinense
O Mercadão é ideal para frutas, carnes e iguarias exóticas
Que tal uma parada para saborear o típico prato curitibano?
Decoração impecável, comida deliciosa e bons momentos. Veja os restaurantes que oferecem isso e muito mais no Rio de Janeiro!
Conheça os restaurantes regionais mais bacanas da capital.