12 julho 2024
5 minutos
12 julho 2024
5 minutos
O Brasil é conhecido como o país do futebol e não há dúvidas de que o esporte é o mais amado pela maioria das pessoas. Logo que chegou por aqui, no século XIX, rapidamente se popularizou. As competições mobilizam milhões de torcedores, seja assistindo pela televisão ou até mesmo viajando para acompanhar os jogos nos estádios. Se você é um dos muitos fãs do esporte, venha saber mais sobre a história do futebol e algumas curiosidades!
Há diferentes versões sobre a possível história do surgimento do futebol. Afinal, em quase todas as culturas do mundo existem referências ao esporte praticado com bola. Um dos registros mais antigos aponta que teria se originado na China no ano 3.000 a.C. E povos da Grécia e da Roma antiga também já praticavam o esporte, como uma forma de preparação para enfrentar as guerras. Mas o futebol moderno, semelhante à forma como é conhecido hoje, só surgiu muito tempo depois, no século XIX, na Inglaterra. O sucesso foi tanto que menos de 10 anos depois já havia 50 clubes registrados e muitas competições sendo realizadas na Europa.
Mesmo havendo os registros de que o futebol – ou algum esporte similar – já era praticado em tempos muito remotos, oficialmente considera-se que o futebol moderno foi criado quando surgiu na Inglaterra com a criação da The English Football Association, primeira associação inglesa de futebol no Reino Unido. Isso aconteceu porque times de rugby começaram a discordar de algumas regras, especialmente em relação à condução da bola com as mãos. Assim, as regras do novo esporte foram feitas pela Universidade de Cambridge e, posteriormente, foram sendo aperfeiçoadas, até que se chegasse ao futebol como conhecemos hoje. E, aos poucos, a prática do futebol foi sendo levada a outros continentes e ganhando força em diversos países, como no Brasil.
O futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller, um jovem estudante que tinha passado uma temporada na Inglaterra e voltou trazendo na sua bagagem um livro com as regras do novo esporte que tinha aprendido, além de peças de uniformes e bolas. Inicialmente apenas as classes mais altas aderiram à prática do futebol, que por um bom período ficou restrito apenas às elites, especialmente entre jovens que, como Miller, tinham estudado na Europa. Mas novos clubes foram se organizando e o futebol se popularizou também entre as classes mais baixas, especialmente pela simplicidade de ser praticado, muitas vezes bastando ter apenas uma bola e um espaço no chão.
A chegada de Charles Miller ao Brasil, vindo da Inglaterra, aconteceu em 1894, marcando a chegada do futebol no país. Marinheiros ingleses, franceses e holandeses que vinham ao Brasil no fim do século XIX também praticavam o esporte, que foi ficando cada vez mais conhecido e ganhando força. Considerado o pai do futebol brasileiro, Charles Miller era um dos grandes craques da época. Ele chegou a marcar mais de 40 gols em 25 jogos pelo time de sua escola inglesa. E passou por outros clubes no país, até que retornou ao Brasil trazendo a ideia de difundir o esporte em território nacional. O primeiro jogo oficial do futebol brasileiro foi realizado em 1899 em São Paulo. A partir de então, competições começaram a ser organizadas e novos clubes foram sendo criados em todos os cantos do país, mas principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1919 surgiu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que organizava os jogos. Mas o primeiro campeonato profissional só aconteceu em 1933, quando o futebol já tinha definitivamente conquistado todo o Brasil e cada torcedor já tinha o time de sua preferência para torcer.
O sucesso do futebol no Brasil fez com que o país se tornasse também um dos melhores em relação às estruturas dos estádios para receber grandes jogos. Entre os estádios de futebol do Brasil, o mais famoso é o Maracanã. Inaugurado em 1950, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo, foi palco de uma das páginas mais tristes da nossa história no esporte: a derrota para o Uruguai na final da competição. Mas isso não tirou o brilho do Maracanã, que fica no bairro de mesmo nome, na zona norte do Rio de Janeiro, e segue sendo conhecido em todo o mundo. O “Maraca”, como é carinhosamente chamado, já foi sede de muitas outras competições importantes, entre campeonatos brasileiros e internacionais, incluindo mais uma Copa do Mundo, em 2014, com a final disputada entre Argentina e Alemanha, e a final do futebol nas Olimpíadas de 2016, quando o Brasil conquistou a medalha de ouro. E há muitos outros estádios que, além de jogos, também oferecem visitas guiadas e são frequentemente incluídos em roteiros de viagem, proporcionando experiências inesquecíveis para quem gosta de futebol.
Estádio Mário Filho (Maracanã) – Rio de Janeiro/RJ Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) – Belo Horizonte/MG Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) – São Paulo/SP Arena Marinho Chagas (Arena das Dunas) – Natal/RN Arena Pantanal – Cuiabá/MT Allianz Parque São Paulo (Arena Palmeiras) – São Paulo/SP NeoQuímica Arena (Arena Corinthians) – São Paulo/SP Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio) – Porto Alegre/RS >Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) – Brasília/DF
Maracanã – Novotel RJ Porto Atlântico Mineirão – ibis budget Belo Horizonte Minascentro Estádio do Morumbi – Novotel São Paulo Morumbi Arena de Dunas – ibis Natal Arena Pantanal – ibis Cuiabá Shopping Allianz Parque – ibis Styles São Paulo Barra Funda NeoQuímica Arena – ibis São Paulo Tatuapé Beira Rio – ibis Styles Porto Alegre Centro >Mané Garrincha – Mercure Brasília Líder
Um paraíso do esporte aquático bem no meio de São Paulo.
Confira mais sobre este esporte facinante!
O que é e melhores lugares para praticar
Confira todos os detalhes do campeonato!
Tudo o que você precisa saber sobre o maior campeonato de futebol da América do Sul
Confira as características do saibro e como se adaptar a ele!