Copa Sul-Americana

Confira todos os detalhes do campeonato!

copa sul-americana, copa sudamericana, copa sul-americana de futebol, sul-americana 2022, copa sul-americana 2022

Competição decisiva para a Libertadores da América, a Copa Sul-Americana é um dos campeonatos mais aguardados pelos times de futebol da América do Sul e, claro, pelos torcedores. A disputa acirrada acontece todos os anos e os jogos envolvem países de todo o continente. Saiba mais!

Conheça a história da Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana, ou Sudamericana, como é chamada em espanhol, é uma das maiores competições de futebol de toda a América do Sul. O campeonato fica atrás apenas da Libertadores da América. Se você é amante de futebol já deve conhecer a origem da Copa Sul-Americana, mas não custa nada relembrar um pouco da história desse campeonato de interclubes. Inicialmente, a ideia era criar uma Copa com equipes competidoras de todo o continente americano, envolvendo times de futebol da América do Norte e Central. A tentativa de colocar em prática um campeonato desse porte não deu certo e, para a felicidade dos sul-americanos, a saída foi iniciar uma disputa entre os principais países da América do Sul, ainda em 2002. Desde então, a CONMEBOL é a organizadora oficial do campeonato e, entre vitórias e derrotas, os times disputam a final da Copa Sul-Americana para garantir uma vaga na Libertadores.

Regras da Copa Sul-Americana de Futebol

Não basta ser um time de futebol sul-americano para disputar a Copa de interclubes da América do Sul. Assim como outros campeonatos de futebol, existem algumas regras para que as equipes sejam incluídas no campeonato, além de um número limitado de vagas distribuído para cada país do continente. Confira! Participação na Copa Sul-Americana A CONMEBOL determina a participação de 44 equipes de futebol das 10 nações associadas à organização, entre elas Brasil, Argentina , Bolívia, Chile , Colômbia, Equador , Paraguai, Peru , Uruguai e Venezuela. Vale lembrar que dentre as 44 equipes que disputam a Copa, cada país tem o seu próprio número de vagas disponíveis. Veja algumas regras: 44 times de futebol disputam a Copa Sul-Americana; Argentina e Brasil têm os maiores números de vagas garantidas na competição (6 vagas para cada país); As equipes brasileiras são determinadas de acordo com o resultado do Campeonato Brasileiro (participam os 6 melhores colocados não classificados para a Libertadores) 12 equipes eliminadas da Copa Libertadores da América são transferidas para a Copa Sul-Americana e começam a disputar já na fase de grupos ou nas oitavas de final.


Fases da Copa Sul-Americana
 Assim como outros campeonatos de futebol de grande porte, a Copa Sul-Americana é composta, basicamente, por três fases: a Primeira Fase, a Fase de Grupos e, por fim, a disputa entre os melhores times visando a Premiação.

  1. Antes de dar início à Copa Sul-Americana, é realizado um sorteio entre 32 times de futebol para definir quais serão as disputas ainda nas fases preliminares da competição;

 

  1. Depois desses jogos iniciais, as equipes avançam para a Primeira Fase, em embates regionais eliminatórios;


  1. Com algumas equipes fora da competição, os 16 vencedores da Primeira Fase começam as disputas da Fase de Grupos, juntamente com os 12 times classificados de Brasil e Argentina, além dos quatro perdedores da terceira fase da Libertadores;


  1. A equipe vencedora de cada um dos 8 grupos da fase anterior avança para a Fase Final da Copa Sul-Americana e disputam a taça nas oitavas, quartas de final, semifinal e, enfim, a grande final.

 

 

 

Copa Sul-Americana 2022

Os jogos da CONMEBOL Sul-Americana 2022 já começaram e os resultados estão deixando os torcedores ainda mais ansiosos para as disputas das próximas fases. Os times de futebol disputam as Eliminatórias da Copa Sul-Americana para garantir uma vaga definitiva no campeonato. Os grupos serão definidos no dia 25 de março e, a partir de então, as rodadas da Copa Sul-Americana começam a ficar ainda mais acirradas.

Times participantes da Copa Sul-Americana de 2022

Veja quais são as equipes participantes da Copa Sul-Americana de 2022! Brasil Atlético Goianiense Santos Ceará Internacional São Paulo Cuiabá Argentina Banfield Defensa y Justicia Independiente Lanús Racing Unión de Santa Fé Bolívia Royal Pari Oriente Petrolero Jorge Wilstermann Guabirá Equador 9 de Octubre LDU Quito Mushuc Runa Delfín Colômbia Junior Barranquilla América de Cali La Equidad Independiente Medellín Chile Unión La Calera Unión Española Deportes Antofagasta Ñublense Peru Melgar Cienciano Sport Boys Ayacucho Paraguai Nacional Guaireña Sol de América General Caballero JLM Uruguai Cerro Largo Montevideo Wanderers Liverpool River Plate Venezuela Estudiantes de Mérida Deportivo La Guaira Metropolitanos Hermanos Colmenarez

Final da Copa Sul-Americana 2022

A grande final da Copa Sul-Americana 2022 está marcada para o dia 1º de outubro e será sediada no Brasil, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Onde assistir à final da Copa Sul-Americana?

Agora que você já sabe onde será a final da Copa Sul-Americana de 2022, é hora de programar a viagem para ver essa grande partida de pertinho. Como o jogo será aqui, no Brasil, essa é a sua oportunidade de não perder nenhum detalhe dessa partida que promete grandes emoções. Se quiser viver essa emoção ao vivo, reserve um destes hotéis em Brasília e fique pertinho do Estádio Mané Garrincha: Grand Mercure Brasília Eixo Monumental Mercure Brasilia Lider ibis Styles Brasilia Aeroporto

Curiosidades sobre a Copa Sul-Americana

Desde 2002, a Copa Sul-Americana de Futebol acumula algumas curiosidades envolvendo jogadores, times e partidas. Veja! O Brasil não participou da primeira Copa Sul-Americana. A Argentina é o país com maior número de títulos na história do campeonato (são 9 ao todo). O Brasil vem logo em seguida com 5 títulos. O São Paulo é a equipe brasileira que participou mais vezes da Copa Sul-Americana (11 vezes). A Chapecoense, em 2016, viajava para Medellín para a primeira disputa da final do campeonato contra o Atlético Nacional. Infelizmente, o acidente aéreo impediu que a partida acontecesse e, depois disso, o clube foi declarado campeão da Copa Sul-Americana de 2016 a pedido do próprio Atlético.