Viajar Sozinho: Vantagens, Destinos e Dicas de Segurança!

Veja como não passar perrengue ao viajar sozinho e quais são os melhores lugares para conhecer solo. Leia!

viajar sozinho

Viajar sozinho pode render uma experiência incrível! Afinal, é inegável que você vai ser sempre sua melhor companhia.

style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Então, por que não se render aos encantos daquele destino que sonha em conhecer ou para o qual adora viajar?  >Esta pode ser a hora certa para tirar do papel a viagem que tanto gostaria de fazer e ainda não deu certo ou faltou companhia. Preparamos este conteúdo para ajudar você a se preparar melhor e ganhar mais segurança para embarcar nesta experiência. Você vai entender por que é bom viajar sozinho, tirar todas as suas dúvidas e conhecer dicas de lugares imperdíveis para visitar e se reconectar com sua própria essência. Acompanhe!

Por que é bom viajar sozinho?

Existem vários bons motivos para viajar sozinho, mas, para começar, vamos destacar os nove principais. Fique de olho na lista!
  1. É uma oportunidade de ampliar sua visão de mundo ao conhecer gente nova, novos destinos e culturas Também representa a chance de sair da zona de conforto ao superar desafios ou até mesmo medos Você não precisa depender da companhia de outra pessoa para fazer o que quer no destino Tem autonomia para preparar seus próprios planos e roteiros de viagem com toda tranquilidade Também ajuda a desenvolver a criatividade e a capacidade de se posicionar rápido e resolver possíveis problemas sozinho Te ajuda a se autoconhecer melhor, a se sentir melhor em sua própria companhia e a ser mais autossuficiente Torna você mais corajoso e independente Desperta, ainda, a sua capacidade de observação e contemplação de detalhes que talvez passassem despercebidos se estivesse acompanhado Rende vários aprendizados e histórias para contar.
Animado para embarcar nessa jornada? Então, vamos seguir a leitura para conferir às principais dicas para isso.

Como viajar sozinho pela primeira vez?

Direto ao ponto, para conseguir viajar sozinho pela primeira vez, tudo só depende de você. Para te ajudar a se sentir mais seguro e por onde começar a planejar sua viagem, listamos algumas dicas a seguir:

1. Desapegue do mito que viajar sozinho é ruim

É muito comum ouvir por aí que viajar sozinho é ruim ou perigoso. Mas basta olhar para as suas vantagens para perceber que existem muito mais pontos positivos do que negativos. Para ganhar mais segurança para viajar tranquilo, foque em seus ganhos e deixe um pouco de lado os pontos desfavoráveis, como a solidão, por exemplo.

2. Comece a pegar segurança fazendo passeios sozinho, dentro de sua própria cidade

Que tal ir a um bar sozinho ou turistar em carreira solo pelos pontos turísticos ou shoppings da sua cidade? Pode parecer simples, mas é uma forma de começar a quebrar o receio de viver experiências mais solitárias. E, além do mais, elas não precisam ser solitárias - ao pé da letra. Você pode fazer amizades pelo caminho, conversar com pessoas desconhecidas ou até mesmo pedir para que elas tirem fotos de você. Aproveite para redescobrir o prazer que é encontrar novidades e estar em sua própria companhia!

3. Pesquise bem o seu destino

Optar por destinos familiares, com línguas nas quais você tem total domínio, pode te ajudar a se sentir em casa. Mas se quiser arriscar viajar para um local mais distante, também não tem problema. O que importa mesmo é pesquisar o seu destino ao máximo para que possa selecionar os
lugares para visitar e se hospedar. Ler sobre a cultura local, as leis vigentes e funcionamento da cidade são algumas recomendações para se preparar para viajar sozinho.

4. Faça um seguro viagem

Outra dica útil é fazer um seguro viagem para evitar problemas com imprevistos que possam custar mais caro do que imagina. Vale lembrar que, em alguns
destinos no exterior, esse tipo de contratação é obrigatória. Prevenir é sempre melhor que remediar, como bem ensina a expressão popular.

5. Use a tecnologia como aliada

Que a tecnologia veio para facilitar a vida, todo mundo sabe. Mas, no caso de viagens, essas ferramentas podem ser extremamente úteis tanto para ajudar você a saber onde está, quanto até mesmo para traduzir idiomas, se estiver fora do Brasil. Duas delas são imprescindíveis e gratuitas:
Google Maps e Google Tradutor.

6. Cuide da sua própria segurança

Por mais que o cuidado com a sua própria segurança pareça uma dica clichê, é importante rever as principais delas ao viajar para destinos até então desconhecidos. Evitar aceitar caronas ou bebidas de estranhos, não andar na rua com itens de valor, como joias e dinheiro, ou andar sozinho de madrugada são alguns exemplos. Os cuidados também se estendem para o porte dos seus documentos: se puder, faça a cópia e plastifique para evitar possíveis perdas pelo caminho.

O que fazer quando se viaja sozinho?

Mesmo que viajar sozinho pareça uma experiência diferente de tudo o que você viveu, a verdade é que você pode fazer tudo o que faria ao viajar com outra pessoa. Para te ajudar a ter algumas ideias, veja as nossas sugestões:

1. Observar mais os detalhes à sua volta

Observar mais os detalhes da paisagem, as informações e pessoas que você tem à sua frente é uma ótima ideia de aproveitar bem o tempo em uma viagem solo. Procure entender como os moradores se vestem, o que fazem, como interagem. Você sempre vai aprender algo novo e interessante.

2. Conhecer outras pessoas

Em várias cidades turísticas, é muito fácil conhecer gente nova e trocar ideias. Principalmente se também forem viajantes. Dá até para combinar passeios ou descobrir os segredos da culinária local em conjunto. Você pode encontrar novos amigos, inclusive, em grupos nas redes sociais. Alguns deles são dedicados especialmente para os turistas que gostam de viajar sozinhos.

3. Deixar o mapa de lado por alguns minutos ou até mesmo horas

Experimente ficar sem checar o seu mapa ou o celular por algum tempo e você vai se surpreender ao caminhar sem rumo por seu destino. Basta seguir sua própria vontade e apreciar o que vier pela frente. Com certeza, vão sobrar pequenos “achados” pelo percurso.

4. Ler e ouvir música

Se não estiver com vontade de conhecer pessoas novas, cansou de observar os detalhes ao redor e perambular sem rumo, uma boa leitura ou música podem ajudar. São formas interessantes para se sentir menos sozinho.

5. Visitar museus e galerias

Todo destino tem pelo menos um museu e galeria no mínimo curioso para conhecer. E cá entre nós: nada melhor do que fazer esse tipo de passeio sozinho. Você consegue apreciar os conteúdos desses ambientes com mais atenção. Todo o trajeto é feito de acordo com seu próprio ritmo e as visitas rendem muito mais.

6. Escrever

Outra ideia bacana do que fazer ao viajar sozinho é escrever em um diário o que vier à sua mente, seja pensamentos, acontecimentos ou o que acaba de conhecer. Depois que você voltar de viagem, vai perceber a riqueza de registrar todos os momentos para se lembrar como se sentiu durante a sua experiência solo.

Lugares para viajar sozinho e relaxar

Se quiser viajar sozinho para algum lugar do mundo, você pode gostar de destinos como os que listamos abaixo. Confira!

1. Cusco (Peru)

Com excelente infraestrutura turística, Cusco é a antiga capital do Império Inca, repleta de ruelas e misteriosos becos de pedra. Foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco e abriga construções coloniais de estilo barroco, igrejas charmosas e muita história. Vale a pena muito a pena visitar sítios arqueológicos como Machu Picchu, nas proximidades, e as ruínas da fortaleza de Sacsayhuamán. Nossa dica de hospedagem: Hotel Novotel Cusco .

 

2. Cartagena das Índias (Colômbia)

Como um tesouro escondido entre as muralhas, Cartagena das Índias é um destino colombiano exuberante e banhado pelo mar do Caribe. Com clima descontraído de cidade caribenha, traz em seus detalhes os registros históricos do passado colonial da região. Patrimônio Mundial da Humanidade, reúne atrações imperdíveis como o Centro Histórico fortificado, construído no século 16, e belas casas coloridas coloniais. Em busca de um hotel em Cartagena das Índias?

 

A ALL - Accor Live Limitless conta com ótimas opções na região:

 

3. Nova Iorque (Estados Unidos)

Na Capital do Mundo, também sobram opções do que fazer.  Afinal, Nova Iorque oferece atrações para todos os públicos, como se existissem várias cidades dentro de uma só. De Central Park a Estátua da Liberdade e Times Square, as opções de passeios gratuitos são as mais variadas, assim como restaurantes e lugares para tirar belas fotos. Confira algumas sugestões de hospedagens confortáveis para quem viaja sozinho para Nova Iorque: Hotel The Plaza Fairmont Managed HTL Hotel ibis Styles New York LGA .

 

Viajar sozinho Brasil: o que conhecer?

Pensando em viajar sozinho pelo Brasil? É uma ótima ideia, também. Pode ser interessante explorar as belezas de algumas das cidades mais famosas e culturais do país. Confira as nossas sugestões para você:

1. São Paulo (SP)

Capaz de agradar turistas de diferentes perfis, São Paulo é cosmopolita e possui uma variedade de atrações. De passeio cult por cinemas, exposições e museus ao agito de bares e baladas, tem ainda feiras, lojas, parques e restaurantes. Com dois aeroportos e um grande leque de meios de transporte, facilita muito a locomoção de quem viaja sozinho. Veja aqui os hotéis ALL - Accor Live Limitless situados na capital paulista.

 

 

2. Recife (PE)

Com belas praias, muita cultura e saborosa gastronomia, Recife é a cidade perfeita para quem gosta de animação. É por ela que surgiu o frevo e o maracatu - e não podia ser diferente ao observar a alegria dos moradores locais. Para desbravar a história da capital do Pernambuco, nada melhor do que caminhar sem ter hora para voltar pelo Recife Antigo e a vizinha Olinda. Já para desfrutar a beira-mar, vale a visita na famosa praia da Boa Viagem. Encontre seu hotel no Recife.

 

 

3. Foz do Iguaçu (PR)

A terra das Cataratas é outra boa pedida para quem vai viajar sozinho. Um destino imperdível para quem curte estar em contato com a natureza, seja no Parque Nacional do Iguaçu, no Parque das Aves, na Usina de Itaipu ou no Marco da Três Fronteiras - onde Brasil, Argentina e Paraguai se encontram. Como é um destino muito próximo da fronteira, permite ainda um bate e volta para fazer compras nos dois países. Confira nossos hotéis em Foz do Iguaçu.

Qual o melhor destino para viajar sozinho?

Como você pôde ver até aqui, não existe um único destino indicado para todos aqueles que desejam viajar sozinhos. Isso porque quem vai tornar a viagem incrível é você. Para tanto, tudo o que precisa é se planejar bem e se jogar sem medo de ser feliz. Aproveite a lista de sugestões que apresentamos para estudar mais sobre cada destino. Temos a certeza de que vai encontrar em ao menos um deles tudo o que você mais gosta de curtir em uma viagem.

É perigoso viajar sozinho?

Esse é um mito comum que preocupa muito dos viajantes que pensam em se aventurar sozinhos. Na verdade, perigoso mesmo é não tomar os devidos cuidados com a sua própria segurança ao percorrer o destino escolhido. Com as dicas abaixo, você tira isso de letra.

Dicas de segurança na viagem sozinho

Aqui vão algumas dicas de segurança para viajar sozinho com mais tranquilidade: Pesquise bem seu destino Tenha um roteiro de viagem programado para evitar imprevistos Compartilhe seus roteiros com um amigo de sua confiança ou com seus familiares Seja discreto e evite deixar muito claro para os outros que você é turista Tenha seus documentos de viagem atualizados e sempre com você (mesmo que em cópia) Não esqueça de fazer um seguro viagem, baixar ferramentas de viagem e ter números úteis em mãos Prefira usar caixas eletrônicos durante o dia, além de evitar andar com grandes quantidades de dinheiro na rua Reserve seu hotel com antecedência para evitar imprevistos

 

, como chegar a um local sem quartos disponíveis Se for para algum bar sozinho, esteja atento ao seu copo e evite exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Viajar sozinho é bom. Mas fica melhor ainda quando você se prepara bem para encarar tudo de mais positivo que essa experiência tem para oferecer. Se estiver em dúvida sobre a hospedagem, pesquise pelos hotéis ALL - Accor Live Limitless mais próximos ao seu destino.  O conforto, a localização privilegiada e a praticidade são garantidos. Sinta-se bem-vindo a viajar sozinho e curtir experiências ainda mais inesquecíveis em nossos hotéis.

Nossos artigos recentes