Tênis de quadra:

História, modalidades, regras e torneios

O tênis de quadra é um dos esportes mais populares do mundo. Seja nas Olimpíadas ou em torneios que acontecem regularmente, como os famosos Grand Slams, são muitos os fãs que se reúnem para acompanhar as partidas. Ao sairmos do circuito profissional e avançando para o campo amador, encontramos os atletas de fim de semana, que fazem do tênis a sua modalidade favorita. E vale dizer que os benefícios gerados por essa atividade física são muitos. Além de trabalhar diversos músculos do corpo, há também uma melhora no condicionamento e na concentração. Se você quer saber tudo sobre o tênis de quadra, incluindo sua história, principais modalidades, regras e torneios, chegou ao lugar certo. Neste texto, descubra informações essenciais para quem gosta ou quer investir nessa atividade física. Vamos lá?

Como surgiu o tênis de quadra?

Os dados sobre o surgimento do tênis são imprecisos. Isso acontece em grande parte dos esportes, já que existem relatos sobre atividades muito semelhantes em diferentes períodos.  Nesse caso, as informações são de que já se praticava um exercício muito semelhante no Egito Antigo, mas com o uso das mãos no lugar das raquetes.  O mesmo ocorria na Europa, local onde os informes dão conta de atividade similar entre os séculos V e XII.  Mas foi somente no fim do século XII que um modelo mais semelhante ao que existe hoje começou a ser aplicado na França e na Itália. Nessa época, haviam partidas de jeu de paume (jogo com as palmas) em um espaço retangular limitado. Esse foi o início do tênis de quadra como o conhecemos hoje, mas, de lá para cá, foram realizadas uma série de mudanças. A evolução dessa modalidade aconteceu quando o jogo deixou de ser realizado contra a parede e passou a ser praticado em um retângulo. Nessa época, passou a se chamar longue-paume, formato no qual dois jogadores se enfrentavam.  Já no século XIV, foi apresentado ao mundo um instrumento conhecido como battoir, o predecessor da raquete. Pouco tempo depois, passou a ser praticado pela chamada aristocracia europeia.  A seguir, surgiram as confederações nacionais e o esporte começou a ser oficializado por meio de ligas e torneios. Em 1887, foi criada a primeira competição, já com regras definidas.  Durante a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas, o tênis marcou presença.  Atualmente, existem muitos torneios acontecendo simultaneamente em diversos locais do mundo. Os mais importantes são os Grand Slams, cujos nomes são Roland Garros, Wimbledon, US Open e Australian Open.  Mais à frente, vamos trazer detalhes sobre essas grandes competições.

Como o tênis de quadra chegou ao Brasil?

No Brasil, o tênis de quadra chegou somente no fim do século XIX. Ele foi aplicado por meio de imigrantes ingleses e franceses, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.  Com o tempo, ganhou muita força por todo o país. Apesar de não ser uma potência do esporte, existem tenistas brasileiros consagrados, como Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten , o Guga.

 

6 Benefícios do tênis de quadra


O tênis de quadra é considerado um dos esportes mais completos. Ele trabalha diferentes músculos e estimula uma boa performance física, além de ser importante também para a parte psicológica dos jogadores.  A seguir, conheça detalhes sobre os principais benefícios da modalidade.  

1. Emagrecimento

Se o seu objetivo é perder peso, o tênis de quadra pode ser uma excelente ideia.  Com apenas uma hora de prática, é possível queimar até 500 calorias, se igualando a atividades como ciclismo ou corrida.  Ao contrário do que muitos pensam, esse é um esporte extremamente dinâmico, ideal para manter a forma física. 

2. Musculatura

Durante a prática do tênis de quadra, você exercita uma série de músculos do corpo.  Isso inclui pernas, braços, costas e abdômen. Não duvide do potencial desse esporte. Se o seu desejo é o ganho de massa muscular, trata-se de uma excelente alternativa.  

3. Saúde cardiovascular

A prática constante do tênis de quadra garante um aumento do ritmo cardíaco. Como consequência, há um ganho em saúde e resistência.  Isso previne, inclusive, doenças cardíacas e vasculares, como derrames, arritmia, cardiomiopatia, artrose e trombose. 

4. Coordenação motora

Os movimentos realizados durante uma partida de tênis de quadra também auxiliam na melhoria da coordenação motora.  Trata-se de um esporte que trabalha tanto elementos físicos quanto psicológicos.  Ao desenvolver um pensamento estratégico, há reflexos positivos na concentração e, consequentemente, no foco do atleta. 

5. Disciplina

Você também aprende a trabalhar a disciplina ao praticar o tênis de quadra.  Durante o jogo, são tomadas inúmeras decisões, que melhoram a cada partida. Isso tem efeitos diretos tanto na vida pessoal, quanto profissional do praticante. 

6. Reflexos

Por fim, é preciso citar como benefício do tênis de quadra o ganho nos reflexos.  O atleta precisa pensar e agir rapidamente no esporte, o que leva a uma resposta mais ágil na hora de tomar uma decisão.

Modalidades de tênis de quadra

O tênis, de maneira geral, se divide em três tipos de quadra.  A primeira é a terra batida ou argila, também conhecida como saibro. Nesse caso, o terreno tem influência na jogabilidade, tornando a partida mais lenta.  Foi aqui que o brasileiro Gustavo Kuerten ganhou notabilidade na década de 1990, se tornando tricampeão de Roland Garros. A segunda é a grama. O efeito do terreno é o contrário, sendo caracterizado pela velocidade elevada da bola. Um grande tenista que se destacou, nesse caso, foi Pete Sampras .  Por fim, temos o piso duro (ou sintético), também chamado de hard court. Ele pode ser composto por diferentes superfícies, como cimento, tartan, asfalto, borracha, carpete, lamas asfáltica, madeira ou até mesmo grama artificial. O maior destaque nesse tipo de quadra é o suíço Roger Federer.  Assim, destacam-se duas modalidades em cada um dos tipos. Vamos saber quais são elas a seguir. 

Simples

A modalidade de tênis conhecida como simples coloca dois jogadores para se enfrentarem.  Sua principal característica é a quadra de 23,77 metros de extensão por 8,23 de largura.  

Duplas

Já no caso da modalidade de duplas, temos quatro jogadores em quadra. Nesse caso, mantém-se o comprimento de 23,77 metros, mas aumenta-se a largura para 10,97 metros.

 

Regras e fundamentos do tênis de quadra

Se você deseja praticar tênis de quadra ou apenas assistir às partidas, é muito importante que aprenda as regras e fundamentos. Abaixo, veja tudo que é necessário para compreender o funcionamento do esporte. 

Regras do tênis de quadra

Para uma partida de tênis, são aplicados os seguintes requisitos: 

1 - Quantidade de jogadores

As partidas podem ser praticadas por dois ou quatro jogadores.  No primeiro caso, um jogador enfrenta outro atleta.  No segundo, há duas duplas com dois jogadores de cada lado da quadra. 

2 - Marcação de pontos

O método utilizado para marcação de pontos é feito em games e sets. Cada game é composto por um conjunto de pontos.  Um ponto é computado quando a bola toca o chão duas vezes antes que o adversário a rebata de volta ou que a bola atinge um local fora da demarcação da quadra no primeiro quique.  Existem outras regras que podem levar ao ponto, como o toque na rede ou quando a bola não passa para o outro lado da quadra. A contagem é realizada da seguinte maneira:  15 (primeiro ponto) 30 (segundo ponto) 40 (terceiro ponto) Game (quarto ponto).  Quando há três pontos para cada lado, a contagem fica em 40 a 40, o que é conhecido como deuce, ou iguais, em português Neste momento, vencer o próximo ponto dá vantagem ao jogador, mas ele só ganha o game se fizer também o ponto seguinte. Caso contrário, a disputa volta ao deuce. Vence um set quem atinge primeiro 6 games, desde que tenha ao menos dois de vantagem para o adversário (ou seja, 6x4, 6x3, 6x2, 6x1 ou 6x0). Outra possibilidade de vitória no set é pelo placar de 7x5 ou 7x6. Nesse último, o sétimo ponto depende de uma disputa extra, chamada de tie-break. Dependendo do torneio, um jogador vence a partida ao alcançar a vitória em 3 ou 5 sets. 

3 - Equipamentos

Os equipamentos básicos do tênis são a bola e a raquete. Cada jogador possui a sua própria raquete, ao passo em que há apenas uma bola em disputa. 

Termos técnicos

Existem vários termos técnicos utilizados durante uma partida de tênis.  Abaixo, saiba quais são os principais:  Ace: ocorre quando um jogador marca um ponto direto no saque, sem que o adversário consiga tocar na bola Ad: corresponde à vantagem na pontuação após o empate (40-40) Approach: aproximação da rede Backhand: golpe realizado com as costas da mão virada para a frente Bate-pronto: golpe dado logo após o quique da bola Break point: ocorre quando um jogador vence o game na vez em que o saque era do adversário Cruzada: golpe no qual a bola atravessa a quadra em sentido diagonal Drive: devolução da bola enquanto o atleta está no fundo da quadra Drop shot: também conhecido como deixadinha, consiste em uma jogada com pouca força que desloca o adversário Erro não forçado: erro cometido por um jogador quando ele não consegue devolver uma bola fácil Fault: erro no saque Flat: golpe duro reto, sem efeito Forehand: devolução realizada com a mão dominante com as costas da mão virada para a frente Hawk Eye: sistema eletrônico utilizado durante um desafio em um jogo profissional, que verifica o ponto Indoor: quadra coberta Match point: ocorre quando um tenista fica a um ponto de vencer a partida Net: termo que designa o toque da bola na fita durante o saque, resultando em um novo primeiro saque ou segundo serviço Out: bola fora Paralela: bola rebatida paralela à linha lateral da quadra Quebra de serviço: ocorre quando o jogador sacador perde o game Rally: ponto no qual há uma intensa disputa entre os jogadores Set point: ocorre quando um tenista fica a um ponto de vencer o set Slice: ato de fatiar, um golpe feito na horizontal Smash: movimento de golpe sobre a cabeça que resulta em uma bola alta para o adversário Spin: efeito que a bola ganha quando é tocada na lateral T: local em volta do encontro das três linhas centrais da área de saque Toss: levantamento da bola como preparação para o saque Voleio: jogada na qual o golpe é dado próximo à rede e o atleta toca a bola antes que ela toque na quadra Warning: advertência dada pelo juiz Winner: ocorre quando a bola é lançada fora de alcance do jogador adversário: um ponto vencedor. 


Juízes

O tênis de quadra tem um grande número de juízes (ou árbitros).  São várias pessoas supervisionando o jogo, cada uma com função diferente: Juiz de cadeira: é o árbitro principal, responsável por comandar a partida Juiz de rede: responsável por fiscalizar os toques na rede Juiz de saque: responsável por fiscalizar se o saque não saiu da linha de saque Juiz de serviço: responsável por garantir que um atleta não pise na linha durante o saque Juiz de linha: responsável por identificar se a bola tocou o campo de jogo e alertar faltas  Juiz central de linha: responsável por verificar se a bola atinge o lado correto da quadra na hora do saque Juiz de fundo de quadra: responsável pelos fatores extra-game, como o comportamento inadequado dos jogadores ou a interrupção da partida devido ao mau tempo. 

Torneios mais importantes do tênis de quadra

Existem quatro torneios mais importantes do tênis de quadra, que são chamados de Grand Slams.  Eles são mais longos que os demais e atribuem uma maior pontuação no ranking mundial, assim como maiores premiações.  São eles:  

Australian Open

O torneio conhecido como Australian Open (Aberto da Austrália) acontece em Melbourne, na Austrália, durante o mês de janeiro.  O terreno utilizado é o piso duro.  

Roland Garros

O torneio de Roland Garros é realizado em Paris, na França, entre os meses de maio e junho.  Nesse caso, o piso é o saibro. 


Wimbledon

O torneio de Wimbledon é realizado em Londres, na Inglaterra, entre os meses de junho e julho.  O terreno utilizado na competição é a grama. 


US Open

A competição conhecida como US Open (Aberto dos Estados Unidos) ocorre em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os meses de agosto e setembro.  É aplicado o piso duro durante o torneio.