Restaurantes com Estrela Michelin

restaurantes,

14 dos restaurantes vencedores do prêmio Michelin são brasileiros. Descubra os hotéis mais próximos e conheça alguns dos restaurantes premiados para preparar a rota gastronômica perfeita nas maiores cidades do país.

Já aconteceu com todos nós: estamos assistindo a mais um episódio de um programa de culinária como “Masterchef” ou “Mestre do Sabor” e de repente um restaurante com “Estrela Michelin” é mencionado.Da forma que é dito, fica bem claro que a Estrela Michelin é um reconhecimento muito respeitado no ramo, mas... o que uma fábrica de pneus tem a ver com isso? E onde ficam esses restaurantes?

O que é a estrela Michelin?

A estrela Michelin é um prêmio de reconhecimento que é dado a restaurantes desde o início do século XX. Ao longo do ano, cerca de 150 críticos gastronômicos anônimos frequentam restaurantes do mundo todo e decidem quais são dignos de ganharem a cobiçada estrela. Para um dono de restaurante, ganhar uma estrela Michelin significa mudar a popularidade de sua marca do dia para a noite e atrair uma quantidade muito maior de clientes.

Como um restaurante faz para ganhar uma estrela Michelin?

Não há muito a se fazer além de anunciar sua intenção para quem quiser ouvir. Os críticos da Michelin são orientados a manter sigilo absoluto e frequentarem os restaurantes como se fossem clientes normais ou turistas. O que muitos não sabem é que os críticos da Michelin voltam ao restaurante diversas vezes ao longo do ano, a fim de garantir que a qualidade dos pratos é consistente. Logo, um restaurante precisa manter uma alta qualidade de culinária todos os dias, porque ninguém sabe quando são as visitas dos críticos.

Qual o máximo de estrelas Michelin?

Os restaurantes avaliados pelos críticos gastronômicos podem ganhar até 3 estrelas Michelin. Uma estrela Michelin já é considerada um grande reconhecimento, e um restaurante que deseja receber três estrelas precisa manter sua alta qualidade ao longo de um ano inteiro, o que custa caro – e nem todos são capazes fazer.

É possível perder estrelas Michelin?

É sim! Isso aumenta ainda mais a pressão sobre os donos de restaurante, porque uma estrela também representa o compromisso em manter a qualidade da comida associada à marca.Da mesma forma que ganhar uma estrela pode aumentar sua popularidade da noite para o dia, perder uma estrela é péssimo para os negócios, além de remover o restaurante em questão de uma série de rotas gastronômicas.

O que restaurantes têm a ver com uma fábrica de pneus?

No início do século XIX, os carros não eram tão populares. Por isso, os fabricantes de pneus precisavam aumentar a demanda pelo seu produto de alguma forma. Foi assim que os franceses André e Édouard Michelin tiveram uma ideia que transformou suas vidas. Durante muitos anos, livrinhos com mapas eram muito comuns para quem viajava de carro. Os Michelin tiveram a ideia de transformar certos restaurantes em atrações turísticas com a estrela Michelin. Assim, mais pessoas começaram a gastar pneus para ir até os destinos e a demanda pelo produto que a empresa produzia cresceu.

Restaurantes com estrela Michelin que você pode visitar

O grupo de restaurantes estrelados é muito seleto. Na edição de 2020, apenas 14 foram selecionados – e todos os escolhidos ficam em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Restaurantes com estrela Michelin no Rio de Janeiro

Se você é fã de uma rota gastronômica, Botafogo é o bairro perfeito para você no Rio de Janeiro. Dois dos restaurantes que foram presenteados com a estrela Michelin ficam na área e a apenas cinco minutos de caminhada um do outro.

Restaurante Oteque – 2 estrelas Michelin

O restaurante do chef Alberto Landgraf mistura casualidade com elegância num ambiente que representa bem o clima da cidade maravilhosa. O local se destaca pelo uso de alimentos de alta qualidade, o que fez toda a diferença para que fosse honrado com duas estrelas Michelin.

Restaurante Lasai – 1 estrela Michelin

Uma caminhada de cinco minutos em linha reta te leva do Oteque ao Lasai – e vice-versa. Vencedor do prêmio Michelin pelo sexto ano seguido, o Lasai também foi eleito um dos 100 melhores restaurantes do mundo por um painel de mais de mil experts em culinária. O Lasai conta com uma área externa deslumbrante com vista para o Cristo Redentor, perfeita para quem se preocupa com o distanciamento social.

Onde ficar em Botafogo

Devido às diversas atrações turísticas e proximidade com as praias de Copacabana e Ipanema, não faltam opções de bons hotéis em Botafogo. O Ibis Budget RJ Praia de Botafogo é uma ótima opção para quem prefere economizar na hospedagem para poder gastar mais ao longo da viagem, mas sem abrir mão do conforto. O quarto acomoda até três pessoas – ótimo para quem viaja entre amigos e com a família. O Ibis Budget RJ Praia de Botafogo fica a apenas 8 minutos de carro dos restaurantes com estrela Michelin. Se você está disposto a pagar um pouco mais caro pela hospedagem, o Mercure Rio de Janeiro Botafogo Mourisco oferece, além das comodidades mais comuns (ar condicionado, wi-fi, café da manhã, etc.) uma área de lazer externa com piscina e academia, que deixa sua estadia ainda mais agradável. 

Restaurantes com estrela Michelin em São Paulo

A terra da garoa é também a cidade com mais restaurantes marcados com a referência máxima da gastronomia – são nove ao todo, e três deles são localizados no bairro mais nobre da capital paulista.

Restaurante D.O.M. – 2 estrelas Michelin

O bairro Jardins em São Paulo tem inúmeras atrações para turistas, especialmente os dispostos a abrirem a carteira. Entre elas está o restaurante D.O.M., vencedor de duas estrelas Michelin. O D.O.M. propõe uma experiência gastronômica que é inédita para a maioria dos brasileiros: cardápios baseados em comidas do próprio Brasil. Isso inclui açaí, jambu, tucupi e outras iguarias que surpreendentemente não encontramos em todos os restaurantes.

Maní – 1 estrela Michelin

Também nos Jardins, o Maní é o único restaurante brasileiro com estrela Michelin que tem uma mulher no comando – a chef Helena Rizzo. A proposta da casa é valorizar os pequenos produtores e usar a simplicidade e sazonalidade dos alimentos para elevar os pratos à alta gastronomia.

Onde ficar em São Paulo

Da mesma forma que em Botafogo (RJ), São Paulo também fornece a possibilidade de se economizar na hospedagem. O Ibis Budget São Paulo Jardins fica próximo à uma das ruas mais famosas do Brasil, a Oscar Freire. Além disso, o hotel oferece café da manhã, loja de conveniência, uma área externa ampla e até seu pet é bem-vindo (mediante pagamento de taxa). Outro hotel que você pode se hospedar com consciência e segurança é o Mercure São Paulo Alamedas, que tem área externa, piscina e ambientes amplos que favorecem o distanciamento social, além de ficar próximo da Avenida Paulista – o que permite fazer uma caminhada agradável ao ar livre.

Consulte a disponibilidade dos hotéis Accor e faça a combinação perfeita de rota gastronômica com hotéis confortáveis para uma viagem inesquecível!