15 julho 2024
4 minutos
15 julho 2024
4 minutos
A bebida-símbolo do Brasil está em todos os lares e também em rotas de viagem: descubra a origem do café, curiosidades, as datas em que o pequeno grão é comemorado e os melhores lugares para aprender sobre como uma pequena planta mudou toda a história do país e do resto do mundo.
De manhã para começar o dia, o sinal de boas-vindas a uma visita, uma dose durante a pausa no trabalho: o café é a segunda bebida mais consumida do mundo , e não por acaso tem uma legião de fãs espalhados por todos os cantos . O turismo logo provocou que esse amor pelo cafezinho pudesse ajudar nos planejamentos de viagem: os coffeelovers ganharam um motivo a mais para viajar pelo país e aprender sobre as origens da sua bebida favorita. Mas de onde vem esse amor todo ?
Muito antes do Brasil ser descoberto, um pastor etíope reparou que suas cabras não dormiam à noite quando comiam como folhas de uma planta específica. Quando o mesmo efeito aconteceu com as pessoas ao fazerem um “suco”, o logotipo de uma bebida se popularizou. Mas o café só chegou na Europa em século XVII , e foi transportado para o Brasil pelos colonizadores. Aguardando às terras férteis e a mão de obra escrava que perdurava por aqui, o Brasil se tornou um grande produtor e aprimorado até hoje como o maior exportador de café do mundo.
O energético natural mais querido do mundo tem nada menos que três datas diferentes para ser celebrado. A primeira data oficial considerada o dia mundial do café é em 14 de abril, que também coincide com o dia nacional do café em Portugal. No entanto, a Organização Internacional do Café - instituição fundada em 1963 que tem representantes de café no mundo todo - determinou em 2014 que 1º de outubro seria a nova data que unificaria all como celebrações e também o sucesso comercial do café. No Brasil, o dia nacional do café é comemorado em 24 de maio . Mas é claro que você é livre para tomar o seu cafezinho comemorativo em todas as datas. Afinal, qualquer desculpa é excelente para quem gosta de tomar café.
Você faz café errado ? De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, a forma como muitas pessoas fazem café - fervendo a água - é incorreta. O ideal é que a água atinja a temperatura de 90 graus, porque acima disso você altera o sabor e a acidez do pó. Além disso, o café tem que ser sempre fresco e consumido até no máximo uma hora depois de “passado”. Depois disso a bebida perde todos os componentes que a tornam especial.
Como já é de sabedoria popular, o café estimula a atividade cerebral e ajuda na concentração e no seu humor. Ou seja, quando as pessoas dizem que só conseguem trabalhar ou dar “bom dia” depois de tomar café, pode acreditar que é verdade. Além disso, a cafeína também é um ótimo combustível para atividades físicas , porque ajuda a queimar calorias e ajuda na regulação de insulina do seu corpo, o que pode reduzir sua vontade de comer doces.
Ninguém é realmente proibido de tomar café. O problema, como tudo na vida, está no excesso. A dose letal de café é mais de 20 litros por dia, mas é claro que tomar essa quantidade em um dia é praticamente impossível. Dito isso, existem certos grupos que precisam ter atenção e tomar doses moderadas, como: - mulheres grávidas (bebês são muito vulneráveis à cafeína); - pessoas com colesterol alto (o grão de café aumenta conforme as taxas, então prefira o filtrado); - insones (o café pode piorar a tendência de ficar acordado à noite); - quem sofre de gastrite e úlcera (o café em excesso aumenta a produção de ácidos no estômago). Para essas pessoas, é recomendado um consumo reduzido de no máximo 200 ml por dia , já que as quantidades acima disso podem trazer complicações em vez de benefícios.
O café é sempre colocado ao mesmo tempo nas posições de mocinho e vilão por diversas reportagens. O equilíbrio e o bom senso são fundamentais na hora de se considerar a influência que o café tem na sua vida.Um “balde” de café nunca deve substituir uma noite de sono, por exemplo. Também não adianta substituir o café por alguma refeição buscando o emagrecimento. Assim como outros grãos, o café não faz milagres .
Existem muitos lugares pelo Brasil que os amantes de café podem visitar para aumentar ainda mais a paixão. Mas, em tempos de pandemia, é preciso ter cuidado e observar os protocolos de saúde em vigor , além de pesquisar os locais em que a visita é permitida e favorece o distanciamento social.
Imagine conhecer mais sobre a bebida que você tanto ama, experimentar novos sabores e visitar os locais onde o café é cultivado. Isso tudo é possível na Rota do Café paranaense, que leva os visitantes a centros culturais, plantações famosas como a Fazenda Sertão em Carmo de Minas. Ao longo da rota, os amantes do café fazem degustação e têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de torra, além de aprender tudo que acontece com o grão, da planta até a xícara.
Onde se hospedar no Paraná
O Ibis Ourinhos tem café da manhã, almoço e jantar, bar 24 horas, espaço kids e serviço de lavanderia. Além de visitar a Rota do Café, você também pode conhecer o Parque Ecológico de Ourinhos, que fica a 5 minutos de carro do hotel. Opção perfeita para o distanciamento social, o espaço tem 122 mil metros quadrados de área, abundância de fauna e flora e entrada gratuita.
É na Serra do Baturité que você vai conhecer o café de sombra – grão que ganhou esse nome porque é cultivado na sombra da mata, protegido dos raios de sol e plantado num solo rico em nutrientes, com a própria palha do café e livre de produtos químicos. Nessa rota, também é possível conhecer as histórias de pequenos produtores, acompanhar a colheita artesanal e, claro, fazer degustação de diferentes tipos de café.
O hotel Ibis Fortaleza Praia de Iracema, além de te oferecer uma culinária típica nordestina, fica a apenas uma quadra da Praia de Iracema , parte de uma das maiores orlas praieiras do país. Além disso, você também tem wi-fi grátis, café da manhã e até seu pet é bem-vindo.
O Ibis Santos Gonzaga Praia coloca a 15 minutos de carro do Museu do Café (ou 1h de caminhada para quem tem disposição). Você também pode construir para conhecer a Praça das Bandeiras e a Pista de Skate Quebra-Mar, além da Cocha Acústica logo ao lado do hotel.
Apesar de ficar um pouco mais distante do Museu do Café (1h de carro até lá), o Grand Mercure SP Itaim Bibi pode ser um excelente complemento para sua rota cafeeira . Em parceria com o Café Orfeu, o hotel oferece um pequeno ritual de degustação que deixa sua hospedagem ainda mais saborosa. Além disso, o hotel ainda conta com área de massagem, piscina, academia, jacuzzi, banho com hidromassagem, spa, bar e wi-fi grátis. Tudo isso levar seu feriado do café à perfeição .
Confira os 8 restaurantes famosos em SP que selecionamos para você curtir!
Restaurantes de Curitiba e Morretes inovam no preparo
Conheça três lugares para saborear deliciosas lagostas
Conheça os sabores da Capital Catarinense
O Mercadão é ideal para frutas, carnes e iguarias exóticas
Que tal uma parada para saborear o típico prato curitibano?
Decoração impecável, comida deliciosa e bons momentos. Veja os restaurantes que oferecem isso e muito mais no Rio de Janeiro!
Conheça os restaurantes regionais mais bacanas da capital.