24 julho 2024
7 minutos
Confira os principais roteiros, como chegar e dicas para sua viagem ser um sucesso!
24 julho 2024
7 minutos
Basta descrever Torres del Paine para ficar com vontade de visitar. Quer ver só?
Montanhas de gelo, lagos azul-turquesa, florestas quase intocadas e um território repleto de fendas em que a terra começa a chegar ao fim no extremo sul da América. >Em Torres del Paine, você vai se sentir deliciosamente minúsculo perto da imensidão desse Parque Nacional do Chile, destino procurado por aventureiros apaixonados por trilhas e natureza selvagem. São mais de 200 mil hectares de uma geografia estonteante e animais, como o huemul (símbolo do parque), ñandus, raposas, condores, pumas, entre tantos outros. Já chamado de “oitava maravilha do mundo”, esse tesouro do território chileno vai sempre convidar você a explorar mais e mais. Confira tudo sobre Torres del Paine e ouse tentar não querer correr para lá agora mesmo!
O Parque Nacional Torres del Paine faz parte da Patagônia chilena e está localizado na região de Magalhães. Ele está a cerca de 110 quilômetros ao norte de Puerto Natales, no Chile, e aproximadamente 250 quilômetros ao sul de El Calafate, na Argentina. Situado a 51 graus de latitude sul, o parque está próximo à Cordilheira dos Andes, mas suas montanhas fazem parte da Cordilheira del Paine. >Ele também faz fronteira com o Parque Nacional Bernardo O'Higgins, ao oeste, e com o Parque Nacional Los Glaciares, ao norte, no território argentino.
O local foi criado em 1959 como Parque Nacional de Turismo Lago Grey, mas dois anos depois foi rebatizado para o nome que tem atualmente. Ele faz parte do Sistema Nacional de Áreas Silvestres Protegidas do Chile, e a área é administrada pela Corporação Nacional Florestal (CONAF) desde 1973. >Em 1978, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, título conferido aos locais que conciliam a conservação da diversidade biológica e cultural com desenvolvimento econômico e social. Em 2013, recebeu o título de "Oitava Maravilha do Mundo" do portal Virtual Tourism - foram 5 milhões de votos e bateu mais de 300 outros destinos turísticos que disputavam a preferência. O nome do parque tem origem nos três picos de granito de, em média, 2,6 mil metros de altitude da Cordilheira del Paine. Eles levam o nome de Torre d’Agostini (sul), Torre Central e Torre Monzino (norte).
Faz frio em Torres del Paine - disso você não vai conseguir fugir, já que a região recebe ventos gelados da Antártica. Porém, cada estação reserva surpresas diferentes. O verão ocorre entre os meses de dezembro e março e é a época preferida pelos turistas, já que as temperaturas, em geral, passam um pouco dos 15 graus. Esse período também é interessante por ter até 16 horas de luz do dia, já que o sol nasce cedo e a noite só começa após as 20h. A época só não é perfeita devido às violentas rajadas de vento que são comuns no verão. Já na primavera, início da alta temporada, a temperatura fica em torno de 10 graus e é quando a neve começa a derreter e as flores passam a colorir a paisagem. >Durante o outono, início da baixa temporada, você pode encontrar preços menores, porém chove mais nessa época e a temperatura não costuma ficar acima dos 5 graus. O inverno é o período realmente menos indicado, já que o acúmulo de neve pode até impedir que os turistas acessem diversos locais. >A temperatura costuma ficar abaixo de zero e os dias são bastante curtos.
Como acontece para chegar a algum lugar remoto, você vai precisar de uns dias a mais e certa disposição para atingir Torres del Paine >Mas não desista por isso - qualquer perrengue vai valer a pena! Alguns voos só estão disponíveis durante a alta temporada. Fora dessa época, é provável que você tenha que escolher voos com conexões. >As distâncias a serem percorridas de carro também costumam ser bem extensas. Porém, as estradas são sempre um show à parte, com belos cenários.
A cidade mais próxima ao parque é Puerto Natales, que fica a 100 quilômetros da entrada da unidade. No entanto, atualmente nenhum voo do Brasil faz a rota até o local. A opção mais próxima é ir para Punta Arenas e, de lá, percorrer os 247 quilômetros até Puerto Natales. Voos saindo de São Paulo em geral incluem conexão na capital chilena e Puerto Montt, para depois seguirem para o Aeroporto Internacional Carlos Ibáñez del Campo, de Punta Arenas. Se você estiver em uma road trip, a distância de Santiago até Puerto Natales é de cerca de 2.850 quilômetros, e alguns trechos atravessam a fronteira com a Argentina. Por vias marítimas, existe a possibilidade de você chegar a Puerto Natales saindo de Puerto Montt, em uma viagem de quase três dias. Ou por lago, navegando pela Floresta Ultima Esperanza até as geleiras Serrano e Balmacedo, subindo o Rio Serrano e chegando ao parque. Pura aventura!
Existem muitas maneiras de conhecer esse imenso parque, incluindo trilhas e caminhos a serem percorridos de carro, ônibus de turismo, barco ou até cavalo. São mais de 100 quilômetros de acessos internos a serem desbravados. O local recebe em torno de 250 mil turistas por ano, em sua maioria estrangeiros. Grande parte acessa o parque de carro (podendo fazer visitas diárias e retornar aos hotéis), com excursões ou vão para acampar. Seja qual for o meio escolhido, é importante que você se programe para esse passeio. >Para isso, conheça as principais atrações a seguir!
Um dos trekkings mais famosos para quem vive de explorar trilhas pelo mundo é o Circuito W, um percurso de cerca de 70 quilômetros de trilhas em Torres del Paine. A opção é a mais adequada para quem não tem muita experiência com a atividade, e é um caminho não tão complicado, mas que dura entre quatro e cinco dias. Nele, você conhece as principais atrações do parque, como as Bases de Las Torres del Paine, o Valle del Francês, o Glaciar Grey, entre outras que citaremos mais abaixo. O circuito leva esse nome porque sua rota passa por trilhas que se unem e formam a letra “W”. Durante o percurso, você pode optar por acampar ou se hospedar dentro do parque.
O segundo trajeto oficial de trilhas é o Circuito O e esse sim é para os montanhistas mais experientes. Nele, os aventureiros caminham aproximadamente 120 quilômetros em um período de sete a nove dias. Todo o Circuito W está presente nesse percurso, somado a trechos ainda mais reclusos, que circulam o conjunto montanhoso de Paine. Uma das dificuldades do trajeto são as subidas, que atingem até 4 quilômetros de extensão e exigem muito fôlego.
Confira alguns dos principais pontos do parque que você vai conhecer nos circuitos: >Bases de las Torres del Paine Lago Nordenskjold Los Cuernos Valle Francés >Glaciar Grey e Lago Grey.
A melhor maneira para se preparar para sua aventura para o sul do Chile é se informar e deixar tudo pronto. >Vamos a algumas dicas!
Não organize seu roteiro e a quantidade de dias necessários para a viagem sem considerar com seriedade os seus limites físicos. Esse é um destino no qual você estará sempre exposto às condições climáticas e precisará de cautela nas trilhas. Reflita também se pode mesmo se jogar nas trilhas sem um guia profissional. Pense bem a respeito de quais pontos do parque você quer muito conhecer e calcule um tempo razoável para chegar até eles. A melhor ideia é ir com calma, aproveitando e vivendo a experiência de forma completa.
Para minimizar os impactos na natureza e preservar a biodiversidade, o parque mantém várias regras para seus visitantes. São normas como não fazer fogo, caminhar sempre nas trilhas autorizadas, não alimentar os animais, acampar só nos locais indicados, entre outras - todas as diretrizes são informadas na página oficial do parque.
A dica que temos é: prepare-se para tudo! >Você não precisa levar o guarda-roupas inteiro, mas tente se prevenir para situações de calor , frio e vento, não importa em qual estação do ano estiver. Pense em vestir diversas camadas de roupas. Assim, você pode ir se adaptando ao clima sem carregar muito peso. >Os calçados devem ser próprios para trekking: resistentes, confortáveis e impermeáveis. Casaco corta-vento, gorro, cachecol e luvas também são úteis. >Para facilitar, preparamos uma lista de acessórios que não podem faltar ao arrumar as malas : Protetor solar e protetor labial Óculos de sol Garrafa de água >Capa de chuva >Lanterna >Lanches leves, mas com alto teor calórico.
As opções de hospedagem começam em Puerto Natales, a cidade mais próxima da entrada do parque e onde tem mais hotéis. Porém, se você não quiser ficar fazendo deslocamentos tão grandes, pode encontrar hospedagens dentro da reserva ou nos arredores. As alternativas vão desde alojamentos compartilhados até hotéis de luxo. É possível que sua viagem até Torres del Paine seja parte de um roteiro que inclua outros pontos turísticos do Chile , já que estamos falando de um país repleto de belas cidades. A boa notícia é que a ALL - Accor Live Limitless tem muitos hotéis espalhados pelas terras chilenas. A opção mais próxima do parque Torres del Paine é na cidade de Puerto Montt, ao norte. O ibis Puerto Montt está situado em frente à baía de mesmo nome e próximo a diversas atrações do local. O hotel conta ainda com o ibis Kitchen, com deliciosos pratos para o jantar, e um bar 24 horas. Caso você deseje começar a conhecer o Chile pela capital, são dez opções de hospedagem em Santiago . O Mercure Santiago Centro é uma ótima alternativa para quem quer estar perto dos principais pontos turísticos - são parques, museus e estações de transporte a poucos metros. Além disso, o hotel conta com um terraço com bar e vista panorâmica da cidade. Outra opção econômica é o ibis budget Santiago Providencia, localizado na região central e ainda muito próximo da estação de metrô, de bares e restaurantes. Agora, se o seu roteiro é explorar o Chile de norte a sul, o ibis Antofagasta também pode cair como uma luva. Localizada em Antofagasta, próxima ao Deserto do Atacama, a opção oferece um ambiente vibrante e está situada bem próxima ao centro da cidade.
Nessa viagem, você provavelmente vai destinar boa parte do orçamento aos deslocamentos. >Por ser um parque um tanto isolado, será preciso fazer algumas conexões de avião ou percorrer muitos quilômetros de estrada até chegar lá. Fizemos uma simulação pelo Google Flights para uma passagem aérea na alta temporada (dezembro), e uma tarifa saindo de São Paulo e indo até Punta Arenas custa, em média, R$ 1.900,00. Chegando lá, você pegaria de um ônibus até Puerto Natales. Essa passagem custa cerca de R$ 55,00. >Até Torres del Paine, você vai precisar fazer outra viagem de ônibus e pagará cerca de R$ 58,00 para esse trecho. Os valores das acomodações dentro do parque variam muito. Opções de quartos privativos, por exemplo, podem custar uma média entre R$ 4.800,00 a R$ 6.500,00 para duas pessoas, por quatro diárias em dezembro. Lembre que você pode tentar acampar nos espaços reservados no parque de forma gratuita ou nos alojamentos pagos. A entrada de adultos estrangeiros custa cerca de R$ 170,00 e dá acesso livre por três dias.No caso de não estar de carro, você vai precisar pagar pelos passeios para se deslocar dentro da reserva. >Os preços variam bastante devido ao grande número de possibilidades e de diferentes empresas de turismo. >Porém, uma excursão que sai de Puerto Natales e passa um dia explorando o parque custa cerca de U$ 45,00. Depois de todas essas informações, o que está esperando? >Torres del Paine, assim como todo o Chile, vai encantar você. Por isso, não deixe de explorar as maravilhas da América do Sul. Agora, é arrumar as malas e partir para essa aventura inesquecível! E lembre-se: você sempre pode contar com todo conforto e segurança dos hotéis ALL- Accor Live Limitless espalhados pelo mundo.
Quer saber onde passar o Ano Novo no Brasil? Confira 5 lugares incríveis em nosso país!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Veja as linhas aéreas funcionando e uma previsão de volta das viagem por avião!
Viajar gastando pouco é ainda melhor, não é mesmo? Então as nossas dica imperdíveis para se planejar para novembro!
Crédito da imagem: Agência de Notícias Acre
Você já ouviu falar na Semana do Saco Cheio? Confira quando acontece e como aproveitar esse período!