25 julho 2024
7 minutos
Você já ouviu falar na Semana do Saco Cheio? Confira quando acontece e como aproveitar esse período!
25 julho 2024
7 minutos
Já ouviu falar sobre a Semana do Saco Cheio?
O nome é curioso, mas a oportunidade para aproveitar, relaxar e curtir é das melhores. Essa é a proposta da Semana do Saco Cheio: um convite para ficar de pernas para o ar antes de o ano acabar. É o último momento para recarregar as baterias e dar aquele gás final, visando os objetivos que se tem pela frente. Para aproveitar os dias de folga, nada melhor que planejar uma viagem para um destino todo especial, onde você possa desfrutar dos atrativos locais e ainda contar com o conforto e a segurança que só os hotéis ibis podem oferecer. >Está sem ideias? Não se preocupe, pois preparamos um texto cheio de sugestões para você!
A Semana do Saco Cheio é um feriado prolongado, embora não seja um recesso oficial, que une as comemorações da homenagem à Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o Dia do Professor (15 de outubro). Também conhecida como Semana da Primavera, em 2021, o período de recesso será ainda maior, pois o dia 12 vai cair em uma terça-feira. Portanto, se unirmos as datas ao final de semana anterior e o seguinte, são nove dias de descanso. >Um ótimo respiro em meio ao calendário repleto de obrigações, não é mesmo? Sua origem está relacionada ao meio estudantil, mas, hoje, é uma data democrática: todos podem ficar de “saco cheio” e aproveitar.
style="margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">A Semana do Saco Cheio ocupa posição estratégica no calendário. >Fica em um período do ano no qual, como o nome sugere, é normal estarmos de “saco cheio”. >Afinal, houve todo um ano exaustivo, com aquela pressão por resultados no trabalho e em casa, que começa a cobrar sua conta. >Fora os compromissos que se aproximam e novas preocupações com as festas de fim de ano, férias e outros. >Para os estudantes, o período também costuma ser bastante pesado, com a proximidade do vestibular, do Enem e aquele tradicional esforço extra para recuperar o atraso e garantir a aprovação na escola ou faculdade. >Particularmente para quem vai prestar vestibular, a pressão de ter que escolher uma profissão para o resto da vida e a responsabilidade de colocar meses de estudo à prova em avaliações que duram algumas horas são de tirar o sono, literalmente. >Por essas e outras, a importância da Semana do Saco Cheio está em dar um breve alívio às nossas cabeças atribuladas. >E você merece esse descanso, pode apostar.
A Semana do Saco Cheio é comemorada em todo o território nacional, ainda que não seja um feriado previsto em calendário. É uma dessas convenções criadas que, com o tempo, acabam virando tradição. Inclusive, muitas escolas aproveitam o período para fazerem viagens com alunos, especialmente para aquelas turmas que estão se formando no Ensino Médio. Já os cursinhos pré-vestibular utilizam a data para realizar atividades culturais e retomar as matérias de um jeito mais descontraído, com a apresentação de filmes temáticos, por exemplo.
Até onde se sabe, a Semana do Saco Cheio começou a ser comemorada no Brasil na década de 1980 e foi uma iniciativa dos próprios estudantes. Cansados de uma rotina de estudos mais rigorosa, os alunos viram na proximidade desses dois feriados em outubro uma última oportunidade de descanso antes dos principais processos seletivos do país. Há quem diga também que o evento é inspirado na Semana da Batata, uma pausa escolar tradicional na Alemanha, prevista para que os filhos possam auxiliar seus pais na colheita do alimento. >Nos Estados Unidos, existe o Spring Break, que é um recesso que as universidades fazem durante a primavera. Por lá, no entanto, não tem nada de descanso. O recesso é mais usado para a realização de festas, quase um Carnaval fora de época.
O seu período de recesso da Semana do Saco Cheio pode ser aproveitado no conforto do seu lar, em programas mais caseiros e igualmente reparadores. Veja alguns exemplos do que fazer:
Mesmo em quarentena, todos temos compromissos. Vale também para os estudantes, que tiveram sua rotina alterada para as aulas online. Com isso, nem sempre sobra tempo para o valioso convívio em família. E a Semana do Saco Cheio pode ser a oportunidade ideal para isso, ajudando a recarregar as energias.
Os vestibulares têm uma série de leituras obrigatórias e complementares, que acabam nos afastando dos nossos livros favoritos. Que tal então aproveitar a Semana do Saco Cheio para ler outras obras que não têm nada a ver com as provas que estão por vir? >Vale para quem é estudante ou não.
Se os livros de lazer ficaram de lado, imagine as séries. É possível que você tenha perdido temporadas inteiras dos seus seriados favoritos, só desviando dos spoilers, estudando para as avaliações. Mas, agora, você tem pelo menos seis dias para colocar tudo em dia e, quem sabe, descobrir um lançamento interessante para maratonar.
Seu videogame está ali, meio de lado, até com um pouco de poeira em cima. Também pudera: você nem conseguiu pegar os controles direito nos últimos tempos. A Semana do Saco Cheio é a oportunidade ideal para você retomar a jogatina e mostrar para seus amigos virtuais que ainda leva jeito para coisa.
Sabe aquela frase batida que diz: “Corpo são, mente sã.”? Ela pode até parecer ultrapassada, mas ainda é muito atual e faz todo sentido. Por isso, aproveite esse período de recesso para retomar as atividades físicas .Na internet mesmo, você encontra séries de exercícios completas para fazer em casa.
Quem foi que disse que é preciso passar o seu recesso de outubro em casa? Mesmo com algumas restrições em função da pandemia do novo coronavírus, é possível viajar com segurança e aproveitar o seu período de descanso conhecendo um novo destino. Confira cinco sugestões imperdíveis para você curtir a Semana do Saco Cheio:
É difícil imaginar um lugar mais bonito para se relaxar do que o Rio de Janeiro. Com paisagens deslumbrantes, a Cidade Maravilhosa reserva atrações imperdíveis para você emendar os feriados de Nossa Senhora Aparecida e o Dia do Professor. Após muito tempo fechados por conta da pandemia, os principais pontos turísticos da capital fluminense estão, de novo, abertos ao público - com algumas restrições, é verdade. Por isso, não deixe de conhecer o Pão de Açúcar, o Corcovado e o Cristo Redentor. Uma visita agendada ao Jardim Botânico também não pode faltar. Para quem deseja ter um contato ainda mais próximo com a natureza, a dica é apostar nas trilhas. O Morro Dois Irmãos, sem dúvidas, é a melhor pedida por conta da sua vista cinematográfica. Não sabe onde ficar? Conheça os hotéis ALL - Accor Live Limitless no Rio de Janeiro.
Com quedas nos casos de Covid-19, a capital do Ceará é outro destino interessante para você passar a sua Semana do Saco Cheio. A cidade passa por uma reabertura gradual de suas atividades turísticas e um dos grandes atrativos da região metropolitana já voltou a funcionar: o Beach Park. Operando com 30% da sua capacidade, a atração localizada em Aquiraz é diversão garantida com tobogãs de tirar o fôlego. Os restaurantes, bares e barracas à beira-mar também voltaram a funcionar. Então, quem quiser conferir um dos litorais mais bonitos do país, pode se dirigir à Praia do Futuro, a mais famosa da região. Para quem gosta de pegar a estrada, Jericoacoara fica a menos de 300 km de Fortaleza. Se você sair bem cedo, é possível fazer um bate e volta e conferir as belezas naturais desse destino magnífico. >E o melhor é que não faltam hotéis ALL - Accor Live Limitless na capital cearense para você se hospedar.
capital do menor estado do Brasil não tem nada de modesta quando o assunto são pontos turísticos para se visitar. Recentemente, uma das maiores atrações da região, os passeios ao cânion do Xingó foram retomados. Curtindo o Rio São Francisco, você vai se impressionar com o contraste de cores da sua viagem. A cor da água esverdeada faz uma composição linda com os paredões de pedra de cor alaranjada. O “paraíso talhado”, parte mais estreita do cânion, é o ponto alto da travessia de barco. Ao longo do percurso, também são permitidos mergulhos, ideais para você arejar a cabeça e voltar renovado. >No retorno à capital, não deixe de conferir a orla dos lagos da Praia de Atalaia, de experimentar as iguarias com caranguejo - presente em todos os restaurantes de Aracaju -, visitar o Parque das Sementeiras e, se ainda sobrar fôlego, ir de catamarã até a Crôa do Goré. E, é claro, existem hotéis ALL - Accor Live Limitless na capital sergipana.
Saindo um pouco do Nordeste e chegando na região Norte, temos a bela Belém do Pará. Nenhum roteiro na capital paraense pode começar sem uma visita ao Mercado Ver o Peso, uma das maiores feiras ao ar livre do mundo. Por lá, iguarias culinárias não faltam e, como você está em um recesso para o descanso, experimentar um pouco de tudo deve ser o seu lema. Das famosas cachaças de jambu, passando pelo tacacá e o pato ao tucupi, até chegar nas garrafadas, os “feitiços locais”, a regra é provar. Inclusive, se você falar que está estudando para o vestibular é bem capaz de um vendedor apresentar um chá tiro e queda para passar em qualquer universidade. Ainda que a procissão do Círio de Nazaré de 2020 não aconteça, você vai poder fazer suas orações na Catedral Metropolitana de Belém. Também não deixe de conferir o Forte do Presépio, o Complexo Feliz Lusitânia e se refrescar ao som do tecnobrega na ilha do Combu. Opções de hotéis ALL - Accor Live Limitless em Belém é o que não faltam.
Nem só de praias de água doce e salgada precisam ser as opções de destino para passar a Semana do Saco Cheio. Atravessando o país, saindo de Belém, chegamos a Curitiba a capital paranaense. Para quem busca temperaturas mais amenas e um turismo ecológico, a cidade sulista oferece tudo em grande estilo. Para começar, que tal um passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense? Recentemente, o passeio até a cidade histórica de Morretes voltou a funcionar, mesmo que com metade da sua capacidade. >A travessia reserva uma das mais belas vistas da Região Sul, com 70 km de túneis, montanhas, represas, cachoeiras, paredões de pedra e passagens tão estreitas que desaparecem sob o trem. Você vai achar que está flutuando no penhasco. Seguindo nessa vibe verde, não deixe de conhecer alguns dos mais de 30 bosques e parques de Curitiba, como: Jardim Botânico de Curitiba Bosque Alemão Parque Barigui Parque Tanguá Parque Tingui Parque São Lourenço Bosque João Paulo II. Para se hospedar na capital paranaense, escolha entre os hotéis ALL - Accor Live Limitless em Curitiba.
Assim que escolher o destino para passar o recesso do Saco Cheio, é só procurar por um hotel ALL - Accor Live Limitless para se hospedar. Além de contar com todo o conforto, a praticidade e a excelência costumeira de nossas instalações, criamos um protocolo rígido de segurança: o selo ALLSAFE . Redobramos todos cuidados sanitários, privilegiando, como sempre, a saúde e o bem-estar de nossos clientes e colaboradores. Assim, você pode viajar tranquilo para o seu período de descanso.
Não importa o destino que você escolha para passar a Semana do Saco Cheio: sempre vai ter um hotel ALL - Accor Live Limitless pronto para recebê-lo. Como o objetivo do recesso é relaxar, pode ficar sossegado que todo conforto, segurança e praticidade fica por nossa conta. Tudo o que você precisa fazer é aproveitar as atrações locais e a experiência que só um hóspede da nossa rede tem à sua disposição. Visite o site e garanta sua reserva agora mesmo!
Quer saber onde passar o Ano Novo no Brasil? Confira 5 lugares incríveis em nosso país!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Veja as linhas aéreas funcionando e uma previsão de volta das viagem por avião!
Viajar gastando pouco é ainda melhor, não é mesmo? Então as nossas dica imperdíveis para se planejar para novembro!
Crédito da imagem: Agência de Notícias Acre