Copa América 2022: Seleção feminina de futebol disputa taça na Colômbia

Copa América Feminina de Futebol é o torneio mais importante do continente sul-americano. A competição se inicia no próximo dia 8 de julho e será disputada pela primeira vez na Colômbia. Por isso, muitos torcedores vão viajar para o país vizinho para acompanhar o evento esportivo.

Conhecida anteriormente como Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, a Copa América Feminina é o principal torneio futebolístico para mulheres da América do Sul. Com a primeira edição sendo realizada em 1991, em Maringá , no estado do Paraná, o evento foi disputado apenas por três tempos: Brasil, Chile e Venezuela. A nossa seleção, aliás, é a maior vencedora da competição. A equipe canarinho levantou, ao todo, sete vezes o troféu, perdendo apenas uma vez para a Argentina, em 2006. O torneio, além de ser classificatório para a Copa do Mundo, também garante vaga para as Olimpíadas e para os Jogos Pan-Americanos. Portanto, a Copa América de Futebol Feminino é, sem dúvida, uma competição de suma importância.

Vamos descobrir mais curiosidades e destaques da Copa América 2022? A seguir, fique por dentro de tudo que vai ocorrer na América no maior torneio de futebol feminino do Sul .

A importância da Copa América de Futebol Feminino

A Copa América Feminina de Futebol, anteriormente chamada de Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, é sem dúvida a principal competição entre as seleções de futebol feminino da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). A edição de 2022 será nona do torneio, que foi disputada pela primeira vez em 1991. Aliás, com o novo formato, o evento deste ano dá vaga direta para:  Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 : Austrália e na Nova Zelândia Jogos Pan-Americanos de 2023 : Santiago do Chile  Olimpíada 2024 : Paris Tanto a seleção campeã, quanto a vice-campeã e terceira garantem vaga direta para o Mundial. Já a quarta e quinta se encontram para quem vai disputar a repescagem para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 202. O segundo lugar da Copa América Feminina de Futebol 2022 também vai para a repescagem para a disputa das Olimpíadas 2024.

Premiação em dinheiro para as seleções femininas campeãs

O país vai receber uma premiação de U$ 1,5 milhões , cerca de R$ 7,1 milhões. Já a seleção vice-campeã ganhou U$ 500 mil, algo em torno de R$ 2,3 milhões. 

Vai ter Copa América em 2022?

Quando começa a Copa América Feminina 2022?

A Copa América Feminina de Futebol de 2022 começa no dia 08 de julho e se encerra em 30 de julho, com a final sendo disputada na cidade de Cali, na Colômbia. Vale lembrar que o torneio garante classificação imediata para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que ocorre em 2023 na Austrália e na Nova Zelândia , para os três primeiros colocados. Além disso, a competição também dá vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago do Chile .

Onde será a Copa América Feminina de Futebol em 2022

A Colômbia será o país-sede da Copa América de Futebol Feminino de 2022. O campeonato será disputado em três cidades: Armenia, Bucaramanga e Cali, que, inclusive, será palco da grande final. Curiosamente, a capital Bogotá não sediará nenhuma partida da competição. 

Estádios colombianos que vão sediar a Copa América 2022

Os jogos serão disputados nos seguintes estádios: Armenia: Estádio Centenário, que pode comportar um público de 20.716 pessoas; Cali : Estádio Olímpico Pascual Guerrero, que tem capacidade de receber 35.405 torcedores; Bucaramanga: Estádio Alfonso López, com espaço para abrigar 28.000 visitantes. Costumar viajar para acompanhar seu time de coração? Aproveite para relembrar também os melhores estádios do Brasil para facilitar o planejamento de sua próxima viagem!

Quais os países que participam da Copa América 2022

Ao todo, 10 países vão participar da Copa América de Futebol Feminino 2022. Além do Brasil, que é o atual campeão, integram a lista também:  Argentina  Bolívia  Chile  Colômbia  Equador  Paraguai  Peru  Uruguai   Venezuela Em evento realizado em Assunção , no Paraguai, no dia 07 de abril, a Conmebol sorteou os grupos da Copa América Feminina de 2022. O Brasil foi cabeça de chave do grupo B e vai em busca do seu 8º título, tendo pela frente uma de suas maiores rivais logo de início: a Argentina.

Grupo B é o da seleção brasileira feminina

A chave B da Copa América Feminina de Futebol de 2022, além do Brasil, contempla times de peso do futebol sulamericano, como Peru, Argentina e Uruguai. Confira os participantes: Peru Venezuela Argentina Uruguai

Grupo A: outras seleções femininas que disputam a Copa América 2022

Já na chave . A da Copa América de Futebol Feminino 2022, embora não traga nomes tão tradicionais do futebol sulamericano, promete ser muito disputado e equilibrado. Confira as seleções sorteadas: Colômbia Chile Bolívia Equador Paraguai

 

Qual país é o atual campeão da Copa América Feminina?

A seleção brasileira é a atual campeã da Copa América Feminina de Futebol. A fase final da competição disputada, em 2018, no Chile foi disputada em formato de quadrangular de todos contra todos. O Brasil venceu seus 3 jogos, somando 9 pontos e levantando o caneco. Na primeira partida, a seleção brasileira venceu o Chile por 3 a 1. Em seguida, a Argentina foi a vítima: 3 a 0 sem dó nem piedade. Por fim, a equipe canarinha repetiu o placar contra a Colômbia, encerrando o torneio com chave de ouro. Vale destacar que, em 2018, o Brasil venceu todos os seus jogos, tendo um aproveitamento de 100%. Além disso, a seleção brasileira feminina teve o melhor ataque - com 31 gols marcados - e a melhor defesa, com apenas 2 bolas indo parar no fundo das redes da goleira da equipe amarelinha.

Colômbia teve a melhor artilheira na Copa América 2018 de futebol

Mesmo com um ataque tão poderoso, a artilheira do torneio não foi brasileira. A colombiana Catalina Usme foi a maior goleadora da competição, marcando 9 vezes.  A jogadora que mais fez gols no Brasil foi Bia Zaneratto, anotando seis vezes, sendo seguida de perto por Cristiane e Mônica, com quatro tentos cada.

Onde se hospedar na Colômbia para curtir a Copa América 2022

A Copa América de Futebol Feminino 2022 deve levar uma legião de torcedores à Colômbia, principalmente à cidade de Cali, que será palco da grande final da competição. A região já está se preparando para receber tantos viajantes com a estrutura de primeira linha de hotéis Accor .

ibis Cali Granada

O ibis Cali Granada, tem tudo o que alguém que viaja quer: conforto, economia e praticidade. As instalações permitem que você tenha comodidade, diversão e conforto e oferece uma comida saborosa. Os hotéis ibis se encarregam de todos os detalhes para você se sentir em casa, inclusive com direito a hospedar seus pets com o máximo de mimo possível. Com uma localização estratégica, o hotel ibis Cali Granada fica perto de bares e restaurantes, do terminal de transportes e a apenas 25 quilômetros do Aeroporto Internacional Alfonso Bonilla Aragón. Tudo isso com direito ainda a wi-fi grátis, restaurante próprio e bar aberto 24 horas. Para melhorar, o hotel pet friendly fica a pouco mais de quatro quilômetros do Estádio Olímpico Pascual Guerrero, onde serão disputadas as partidas da Copa América de Futebol Feminino 2022, tendo fácil acesso de transporte público ou particular.  É ou não é a melhor escolha para a sua hospedagem na cidade? Vai viajar com seu pet para curtir a Copa América 2022 na Colômbia? Confira algumas dicas de como viajar de avião com cachorro , gato ou outros animais. 

 

O que fazer em Cali na Colômbia

Zoologico de Cali Museo del Oro Calima Cristo Rey Museo Aereo Fenix Barrio San Antonio Iglesia e Museo Arqueológico de La Merced Teatro Municipal Enrique Buenaventura Iglesia de San Antonio Museu da Cana de Açúcar Ecoparque de las Garzas Pance River Caliwood Museo de la Cinematografia Iglesia La Ermita Galería Alameda Gato de Tejada