25 julho 2024
2 minutos
Um encontro com belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego e singelos detalhes históricos.
25 julho 2024
2 minutos
Existem alguns cantinhos do Brasil que valem a pena serem conhecidos sob novos olhares. Estamos falando de um dos mais clássicos meios de transporte de um passado não muito distante: o ferroviário. Embarque nessa interessante aventura a bordo de um trem e explore lugares ricos em paisagens bonitas, com montanhas, campos, cachoeiras e vegetações exuberantes.
De Curitiba para Morretes, o passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense é de encher os olhos. Afinal, traz à tona toda a beleza da maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil, além de cachoeiras e casarios. Em aproximadamente três horas, o trem da Serra Verde Express, com 21 vagões divididos em quatro categorias de classes, percorre 110 quilômetros por uma ferrovia com 130 anos de história. Para quem gosta de exclusividade, também é possível fazer essa viagem a bordo do primeiro trem de luxo do Brasil. São três vagões superconfortáveis decorados nos mínimos detalhes com serviços de primeira classe. Ao desembarcar em Morretes, antiga cidadezinha litorânea com maravilhosas construções históricas, uma das principais atrações é degustar o imperdível Barreado, prato típico da culinária do Paraná.
Quem vai à cidade do Rio do Janeiro não pode deixar de fazer uma visitinha ao Cristo Redentor, não é mesmo? Para isso, é só pegar o Trem do Corcovado, que trafega pela primeira estrada de ferro eletrificada do Brasil. Isso mesmo! O trem e a ferrovia foram inaugurados em 1884 pelo Imperador Dom Pedro II, ou seja, já serviu como passeio para importantes nomes do Brasil e do mundo. Pelo caminho, já passaram muitas autoridades e celebridades, como Papas, reis, príncipes, presidentes da república, artistas e cientistas. Agora só falta você e sua família. Vamos lá?
Em Minas Gerais, o Trem das Águas parte da Estação Central da cidade de São Lourenço rumo à Soledade de Minas, o que dá um total de 20 quilômetros de passeio de trem. Com duração total de aproximadamente duas horas, essa opção de viagem é pura diversão em uma autêntica locomotiva a vapor com violeiros cantando músicas populares a bordo. No desembarque, é possível conferir uma feirinha de artesanato e saborear alguns quitutes da região. E para quem quer desfrutar de um passeio em um ambiente aconchegante e com variados petiscos, ainda é possível visitar o bar da estação, que também é um convite para os adultos apreciarem as tradicionais cachaças mineiras.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) liga duas regiões metropolitanas: Cariacica (ES) e Belo Horizonte (MG). Diariamente, o trem transporta passageiros de uma cidade para outra nessa viagem que dura aproximadamente 13 horas. Porém, as belas paisagens são de emocionar e reanimar o espírito de qualquer pessoa. Além disso, o trem conta com um vagão que funciona como lanchonete e um outro como restaurante. Também há um vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e, em todos os ambientes, há serviço de bordo.
Em Santa Catarina são oferecidos três passeios de trem, todos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional (ABPF). O Trem de Termas percorre 25 quilômetros pelo interior de Piratuba, passando por Auto Maratá, Distrito de Uruguai, Volta Grande e antiga vila de ferroviários, sempre seguindo a margem do Rio do Peixe. O Trem da Serra do Mar faz um percurso de 40 quilômetros a partir de Rio Negrinho, ficando a 355 metros ao nível do mar, numa altitude de 795 metros, descendo até o Rio Natal, em São Bento do Sul. Além da vasta paisagem de Mata Atlântica, o passeio conta com pontes, túneis e viadutos ao longo do percurso. Outro passeio rico em história é a Estrada de Ferro de Santa Catarina (1909-1971), com vista para a Mata Atlântica, paredões de pedra e corredeiras do Rio Itajaí-Açu.
Aqui vai uma sugestão de passeio de trem para os amantes de vinho: o Trem do Vinho da Serra Gaúcha. O trem é operado pela empresa Giordani Turismo. Antes de embarcarem no trem, os turistas são recepcionados com uma degustação de vinho na estação de Bento Gonçalves. Quando embarcam, percorrem 23 quilômetros com duração média de 2 horas rumo à Serra Gaúcha, no Vale dos Vinhedos. E mais: ainda tem festa com atrações típicas italianas e gaúchas para deixar o passeio ainda mais animado.
Explore as belezas de Porto Alegre de um novo ponto de vista
Pontos turísticos, curiosidades e novas descobertas
Confira as nossas dicas para manter a forma na sua viagem