Confira o que fazer no Maranhão na sua viagem de férias

o que fazer no maranhão

O Nordeste brasileiro oferece opções incríveis para viajantes de todos os gostos, incluindo destinos turísticos para quem procura o que fazer no Maranhão. A região tem atrativos para quem gosta de cultura ou quer ter aventuras radicais na natureza. Neste texto, você descobrirá o que o Maranhão tem a oferecer.

Conhecer o Palácio dos Leões

style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Com arquitetura neoclássica, o Palácio do Leão é sede do governo maranhense, mas também oferece um extenso acervo cultural aos visitantes. O local tem três mil metros quadrados de área construída, e está dividido em três alas: residencial, administrativa e visitação.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Palácio é considerado um dos maiores prédios públicos do país, localizado no centro de São Luís. Ao todo, o acervo conta com mais de 1.300 objetos, entre telas, porcelanas, gravuras e pratarias. A maioria desses objetos são dos séculos XV ao XX, de inestimável valor histórico e artístico para o País.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Além disso, o Palácio do Leão oferece exposições permanentes e visitação de salões nobres. Também é possível visitar a pinacoteca de Arthur Azevedo, com obras de diversos artistas nacionais e internacionais.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Para quem gosta de arte e história, essa é uma excelente opção para quem procura o que fazer no Maranhão. Sem dúvidas, é um dos mais ricos e diversificados pontos turísticos da capital.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Horário de visitação: terça - 10h às 17h / quarta a domingo - 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Aventurar-se no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino ideal para deseja aventura na hora de escolher o que fazer no Maranhão. Localizado no município de Barreirinhas, cerca de 250 km da capital, o destino turístico oferece paisagens paradisíacas, com águas cristalinas, manguezais e um pôr do sol de tirar o fôlego. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Além disso, a região é considerada o maior campo de dunas do Brasil, conhecido também o "deserto brasileiro". Por isso, os passeios de veículos 4X4 são obrigatórios para quem visitar o parque.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Apesar de estar localizado no Cerrado, o Parque apresenta características da Caatinga e da floresta Amazônica, distribuídos em seus mais de 155 mil hectares. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Uma das melhores épocas para visitar o Parque é após a estação chuvosa, que acontece de fevereiro a maio. As lagoas costumam ficar cheias, exibindo uma paisagem incrível e convidativa ao turista. No entanto, é possível visitar a região o ano inteiro.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">É possível visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por duas vias principais: Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, sendo a primeira opção a que tem fácil acesso. Ambos os trajetos duram pouco mais de 4h, saindo de São Luís, feitos por vans credenciadas ou ônibus interurbano.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O local é administrado pelo ICMBio, que não cobra ingresso para visitação. Contudo, as agências e operadores de turismo credenciados ao Parque podem cobrar valores pelos serviços prestados, como passeio de buggy e guia turístico. 

Relaxar no Poço Azul

style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Outra opção para o turista que busca o que fazer no Maranhão é o Poço Azul, considerado um verdadeiro oásis. A atração está localizada na cidade de Riachão, município que fica a mais de 14h da capital São Luís. Por isso, o turista que deseja conhecer a região precisa desembarcar no aeroporto de Imperatriz e terminar o trajeto pela estrada. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Poço Azul é um dos principais atrativos da Chapada das Mesas, um dos melhores destinos para ecoturismo no Maranhão. A piscina natural com águas cristalinas é abastecida por várias quedas d'água que caem em um pequeno cânion, formando uma paisagem digna de belas fotografias. Para chegar no local, é preciso fazer uma trilha de cerca de 800 metros.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O local costuma receber muitos turistas, por isso, quem quer visitar a piscina natural com tranquilidade deve chegar cedo e evitar os finais de semana. Os dias ensolarados são os melhores para visitar o Poço, pois os raios solares intensos são os responsáveis pelos tons de azul e verde das águas.

Visitar o Portal da Chapada das Mesas

style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Não há dúvidas de que os destinos de natureza são as melhores atrações para quem tem dúvidas sobre o que fazer no Maranhão. Afinal, o estado é contemplado por belas paisagens naturais, incluindo o Portal da Chapada das Mesas, localizado na divisa com o Tocantins.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Como o nome indica, o Portal da Chapada das Mesas é uma abertura esculpida em uma rocha com formato de pirâmide. Do local, é possível apreciar a linda paisagem do Cerrado, além de ter uma vista privilegiada para o Morro do Chapéu, mais uma atração incrível do Parque.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">É possível visitar o Portal o ano inteiro, no entanto, a época de estiagem facilita o acesso ao local, que deve ser feito por meio de uma trilha de cerca de 600 metros. Não é possível utilizar carros de passeio, então, a preferência é por veículo 4x4.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Portal da Chapada das Mesas fica aberto à visitação das 7h às 17h30, mas é possível chegar ao local para ver o nascer do sol antes da abertura oficial. O visitante precisa pagar uma taxa para ter acesso ao local, que custa em torno de R$ 20 a R$ 30 dependendo do horário.

Caminhar pela cidade histórica de São Luís

style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Lógico que a capital não pode ficar de fora do roteiro turístico do Maranhão, afinal, a cidade fundada por franceses oferece uma arquitetura incrível para quem se interessa por história e cultura. Mesmo se o foco da viagem for o interior, vale a pena separar alguns dias para conhecer São Luís. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Centro Histórico de São Luís é parada obrigatória para o turista que está na cidade, sobretudo por ser considerada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. Por lá, é possível encontrar casarões antigos revestidos de azulejo português, tradição trazida pelos portugueses.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">É no Centro Histórico que também está o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, com mais de 10 mil objetos para exposição. Aproveite para visitar também o Palácio dos Leões, que fica pertinho do Museu.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O turista que está na capital pode visitar a orla de São Luís, com praias que servem tanto para tomar um banho calmo e relaxante, quanto para quem gosta de praticar esportes aquáticos.  style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;"> style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">A Praia do Calhau oferece estrutura completa de bares e serviços, enquanto a Praia São Marcos é ótima para quem gosta de surf.

Viaje com a Accor!

style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">De norte a sul, o Maranhão oferece diversas opções de lazer. Por isso, é um dos melhores estados do País para visitar nas férias, seja em uma viagem a dois ou em família. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Para deixar a sua viagem ao estado o mais incrível, hospede-se em um dos hotéis da rede Accor localizados no Maranhão , com opções que atendem a qualquer orçamento e perfil de viajante.Com o programa de fidelidade ALL , é possível aproveitar diversos benefícios e descontos nos serviços da rede Accor. Acesse o site e faça sua reserva

Nossos artigos recentes