29 abril 2024
4 minutos
29 abril 2024
4 minutos
O Nordeste brasileiro oferece opções incríveis para viajantes de todos os gostos, incluindo destinos turísticos para quem procura o que fazer no Maranhão. A região tem atrativos para quem gosta de cultura ou quer ter aventuras radicais na natureza. Neste texto, você descobrirá o que o Maranhão tem a oferecer.
style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Com arquitetura neoclássica, o Palácio do Leão é sede do governo maranhense, mas também oferece um extenso acervo cultural aos visitantes. O local tem três mil metros quadrados de área construída, e está dividido em três alas: residencial, administrativa e visitação. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Palácio é considerado um dos maiores prédios públicos do país, localizado no centro de São Luís. Ao todo, o acervo conta com mais de 1.300 objetos, entre telas, porcelanas, gravuras e pratarias. A maioria desses objetos são dos séculos XV ao XX, de inestimável valor histórico e artístico para o País. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Além disso, o Palácio do Leão oferece exposições permanentes e visitação de salões nobres. Também é possível visitar a pinacoteca de Arthur Azevedo, com obras de diversos artistas nacionais e internacionais. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Para quem gosta de arte e história, essa é uma excelente opção para quem procura o que fazer no Maranhão. Sem dúvidas, é um dos mais ricos e diversificados pontos turísticos da capital. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Horário de visitação: terça - 10h às 17h / quarta a domingo - 9h às 17h. A entrada é gratuita.
style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino ideal para deseja aventura na hora de escolher o que fazer no Maranhão. Localizado no município de Barreirinhas, cerca de 250 km da capital, o destino turístico oferece paisagens paradisíacas, com águas cristalinas, manguezais e um pôr do sol de tirar o fôlego. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Além disso, a região é considerada o maior campo de dunas do Brasil, conhecido também o "deserto brasileiro". Por isso, os passeios de veículos 4X4 são obrigatórios para quem visitar o parque. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Apesar de estar localizado no Cerrado, o Parque apresenta características da Caatinga e da floresta Amazônica, distribuídos em seus mais de 155 mil hectares. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Uma das melhores épocas para visitar o Parque é após a estação chuvosa, que acontece de fevereiro a maio. As lagoas costumam ficar cheias, exibindo uma paisagem incrível e convidativa ao turista. No entanto, é possível visitar a região o ano inteiro. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">É possível visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por duas vias principais: Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, sendo a primeira opção a que tem fácil acesso. Ambos os trajetos duram pouco mais de 4h, saindo de São Luís, feitos por vans credenciadas ou ônibus interurbano. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O local é administrado pelo ICMBio, que não cobra ingresso para visitação. Contudo, as agências e operadores de turismo credenciados ao Parque podem cobrar valores pelos serviços prestados, como passeio de buggy e guia turístico.
style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Outra opção para o turista que busca o que fazer no Maranhão é o Poço Azul, considerado um verdadeiro oásis. A atração está localizada na cidade de Riachão, município que fica a mais de 14h da capital São Luís. Por isso, o turista que deseja conhecer a região precisa desembarcar no aeroporto de Imperatriz e terminar o trajeto pela estrada. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Poço Azul é um dos principais atrativos da Chapada das Mesas, um dos melhores destinos para ecoturismo no Maranhão. A piscina natural com águas cristalinas é abastecida por várias quedas d'água que caem em um pequeno cânion, formando uma paisagem digna de belas fotografias. Para chegar no local, é preciso fazer uma trilha de cerca de 800 metros. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O local costuma receber muitos turistas, por isso, quem quer visitar a piscina natural com tranquilidade deve chegar cedo e evitar os finais de semana. Os dias ensolarados são os melhores para visitar o Poço, pois os raios solares intensos são os responsáveis pelos tons de azul e verde das águas.
style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Não há dúvidas de que os destinos de natureza são as melhores atrações para quem tem dúvidas sobre o que fazer no Maranhão. Afinal, o estado é contemplado por belas paisagens naturais, incluindo o Portal da Chapada das Mesas, localizado na divisa com o Tocantins. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Como o nome indica, o Portal da Chapada das Mesas é uma abertura esculpida em uma rocha com formato de pirâmide. Do local, é possível apreciar a linda paisagem do Cerrado, além de ter uma vista privilegiada para o Morro do Chapéu, mais uma atração incrível do Parque. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">É possível visitar o Portal o ano inteiro, no entanto, a época de estiagem facilita o acesso ao local, que deve ser feito por meio de uma trilha de cerca de 600 metros. Não é possível utilizar carros de passeio, então, a preferência é por veículo 4x4. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Portal da Chapada das Mesas fica aberto à visitação das 7h às 17h30, mas é possível chegar ao local para ver o nascer do sol antes da abertura oficial. O visitante precisa pagar uma taxa para ter acesso ao local, que custa em torno de R$ 20 a R$ 30 dependendo do horário.
style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Lógico que a capital não pode ficar de fora do roteiro turístico do Maranhão, afinal, a cidade fundada por franceses oferece uma arquitetura incrível para quem se interessa por história e cultura. Mesmo se o foco da viagem for o interior, vale a pena separar alguns dias para conhecer São Luís. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O Centro Histórico de São Luís é parada obrigatória para o turista que está na cidade, sobretudo por ser considerada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. Por lá, é possível encontrar casarões antigos revestidos de azulejo português, tradição trazida pelos portugueses. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">É no Centro Histórico que também está o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, com mais de 10 mil objetos para exposição. Aproveite para visitar também o Palácio dos Leões, que fica pertinho do Museu. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">O turista que está na capital pode visitar a orla de São Luís, com praias que servem tanto para tomar um banho calmo e relaxante, quanto para quem gosta de praticar esportes aquáticos. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;"> style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">A Praia do Calhau oferece estrutura completa de bares e serviços, enquanto a Praia São Marcos é ótima para quem gosta de surf.
style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">De norte a sul, o Maranhão oferece diversas opções de lazer. Por isso, é um dos melhores estados do País para visitar nas férias, seja em uma viagem a dois ou em família. style="margin-top:10pt; margin-bottom:0pt;">Para deixar a sua viagem ao estado o mais incrível, hospede-se em um dos hotéis da rede Accor localizados no Maranhão , com opções que atendem a qualquer orçamento e perfil de viajante.Com o programa de fidelidade ALL , é possível aproveitar diversos benefícios e descontos nos serviços da rede Accor. Acesse o site e faça sua reserva
Poucos rituais revelam tanto da alma sulista quanto o preparo do chimarrão. Aqui, convidamos você a mergulhar nesse sabor e descobrir segredos que transformam a cuia em símbolo vivo de encontro e cultura.
O café da manhã de hotel costuma ser um dos momentos mais aguardados da hospedagem. Por mais que existam vários tipos, no geral são cardápios caprichados, bem servidos e saborosos. Mesmo sem viajar, é possível preparar um típico café da manhã de hotel em casa para começar bem o dia. Veja algumas dicas!
Experimente brigadeiros, bolos e doces típicos de vários países sem sair da cidade, apenas visitando docerias na cidade de São Paulo
Muito além da cerveja gelada, os bares brasileiros são verdadeiros templos da culinária popular, com sabores únicos e cheios de identidade. Descubra os petiscos clássicos que conquistam pelo tempero, crocância e aquele toque caseiro que todo mundo ama!
Vai viajar para a capital do Brasil? Então vale a pena já chegar com uma lista na mão dos melhores restaurantes de Brasília. Para te ajudar a explorar o melhor da cena culinária local, selecionamos restaurantes imperdíveis para você incluir no seu roteiro. Confira!
Que tal conhecer Florianópolis e de quebra provar ostras bem fresquinhas enquanto contempla o pôr do sol à beira-mar? Cruas, gratinadas, ao bafo ou ao limão, a iguaria é um dos atrativos para quem quer visitar a rota gastronômica do Sol Poente, na Capital Nacional da Ostra
Atualmente, o Brasil conta com 25 restaurantes premiados com estrela Michelin, distribuídos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Esses restaurantes são reconhecidos pela sua excelência culinária, destacando-se no cenário gastronômico mundial. Prepare-se para uma jornada gastronômica inesquecível pelos restaurantes Michelin do Brasil, com dicas de hospedagem Accor!