O Vale do Jequitinhonha: História e Cultura

Localizado em Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha carrega uma rica bagagem histórico-cultural além de suas belezas naturais.

O nome, oriundo do dialeto dos maxacalis, significa um “rio largo e cheio de peixes”, e demonstra parte da riqueza que o Vale do Jequitinhonha oferece. A região também é conhecida pela presença de recursos minerais e pelo artesanato local.

Projeto Raízes Contatadas

O Brasil, em toda a sua grandeza territorial, é uma das casas do Grand Mercure pelo mundo. Como forma de celebrar toda a brasilidade que nos inspira diariamente, viajamos até as mais profundas raízes brasileiras para conhecer e valorizar os artesãos e artes nacionais. Assim nasceu o Projeto Raízes Contadas.Os hotéis Grand Mercure, em parceria com a marca Paiol e curadoria do influenciador Lufe Gomes, está levando a autenticidade das obras de arte para para o lobby do hotel Grand Mercure Vila Olímpia em exposições exclusivas que contam um pouco mais da história e curiosidades de artistas do país.

As Mulheres do Vale: As raízes da Arte, do Tempo e da Tradição

Em meio a toda a diversidade cultural do Vale, que inclui música, dança, artesanato e muito mais, estão as mulheres do Vale. Elas são as responsáveis pelas peças em barro e cerâmica características da região, moldadas a mão e muito coloridas. A cerâmica inclusive é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado.As técnicas para a criação das peças de barro e cerâmica são passadas de geração para geração ou até mesmo entre amigos. O trabalho é feito de maneira totalmente manual e é a principal forma de renda para muitas famílias da região. Cada cor e cada detalhe expressa a singularidade do artesão(ã) que criou a peça e também por serem produzidas de forma manual, você nunca encontrará duas peças exatamente iguais.Segundo as artesãs, seus trabalhos apoiam-se em: coletividade, autenticidade e respeito à terra, às pessoas e aos seus sonhos.

A tradição do barro e da cerâmica

Uma reportagem recente da Rádio UFMG Educativa mostra como as obras em barro e cerâmica representam aspectos ancestrais de cultura e renda para a região do Vale do Jequitinhonha. Muitos jovens seguem a tradição hoje em dia por meio de conhecimentos herdados de seus pais, que foram herdados de seus avós e assim por diante. De qualquer maneira, é interessante notar como as artesãs atuais estão reinventando técnicas tradicionais para adaptá-las ao mundo atual. As formas  de pintura, por exemplo, é algo que tem mudado ao longo dos anos. Além disso, a Internet e as redes sociais são grandes aliadas na divulgação de seus trabalhos hoje em dia. Engana-se quem acha que as peças têm finalidade apenas decorativa. Botijas (moringas), vasos, filtros de água, xícaras e muitos outros itens fazem parte dos materiais que as mulheres do Vale produzem. 

Opções de hotéis próximos ao Vale Jequitinhonha

Nada melhor do que conhecer grandes destinos, descobrir novas culturas e, de quebra, contar com conforto e segurança durante sua estadia, não é mesmo? Por isso, separamos duas opções de hotéis para você aproveitar o melhor deste tão aclamado passeio pelo Projeto Raízes Contadas. Pegue sua caneta e prepare-se para se juntar a nós nessa aventura!

Conheça o Vale do Jequitinhonha com a Accor

O Vale do Jequitinhonha possui belezas naturais, cachoeiras e muitos projetos culturais ao longo de toda a sua extensão, com uma história rica e uma culinária cheia de variedades. Explore essas terras e viva novas experiências se hospedando nos hotéis Accor !Aproveite para fazer parte do programa de fidelidade All para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos com a Accor.