Obras de Oscar Niemeyer no Brasil

Confira as principais obras do arquiteto mais famoso do Brasil

Obras de Oscar Niemeyer,  Oscar Niemeyer Obras

As obras de Oscar Niemeyer no Brasil estão espalhadas por diversos destinos e são atrativos turísticos que valem ser incluídos no seu roteiro de viagem. O arquiteto mais famoso do país deixou sua marca em monumentos e construções com formatos diferentes, traços curvilíneos e grande originalidade, que mudaram a paisagem de muitas cidades. Conheça as mais famosas!

Oscar Niemeyer: o maior arquiteto do país

Nascido no Rio de Janeiro em 1907, Oscar Niemeyer começou a estudar arquitetura em 1929, quando se matriculou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Sua vida profissional começou em 1935, quando passou a trabalhar no escritório do urbanista Lúcio Costa, que futuramente seria um de seus grandes parceiros. Lá ele atuou em seus primeiros projetos, ao lado de outros colegas da equipe. Em 1939, Niemeyer conheceu Juscelino Kubitschek, o JK, então prefeito de Belo Horizonte, que o convidou para desenvolver o Conjunto da Pampulha, que se tornou um dos marcos da capital de Minas Gerais e, mais tarde, foi tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade. A partir disso, os trabalhos de Oscar Niemeyer foram se ampliando e sua carreira foi se consolidando cada vez mais, com projetos no Brasil e no exterior. Um dos destaques fora do país é a sede da ONU, em Nova York, uma obra feita em 1947. Alguns anos mais tarde, com a posse de Juscelino Kubitschek como presidente do Brasil, Niemeyer foi nomeado diretor do Departamento de Urbanismo e Arquitetura da Novacap, responsável pela construção de Brasília, que passou a ser considerada sua grande obra-prima. É na nova capital brasileira que estão alguns de seus principais trabalhos, que o consolidaram como um dos grandes nomes da arquitetura do país e um dos maiores do mundo. Em 1998, Niemeyer recebeu a honra máxima da arquitetura mundial, o Prêmio Pritzker, considerado como o Prêmio Nobel da área. Ele faleceu em 2012 aos 105 anos.

Obras de Niemeyer pelo Brasil

Conhecer de perto as principais obras de Oscar Niemeyer pelo Brasil é uma experiência que vai deixar qualquer viagem ainda melhor e mais completa. Veja onde estão algumas!

Conjunto da Pampulha - Belo Horizonte (MG)

Na década de 1940, a ideia do prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, era que Oscar Niemeyer projetasse um bairro inteiro, em uma região ainda pouco povoada da cidade, criando espaços voltados para a cultura e o lazer. O projeto teve inspiração na arte barroca - movimento artístico que se desenvolveu entre os séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. O destaque é a Igreja de São Francisco de Assis (popularmente chamada Igrejinha da Pampulha), com formato arredondado, às margens da lagoa. Tem ainda o Iate Tênis Clube, a Casa do Baile e o Cassino, onde hoje funciona o Museu de Arte da Pampulha.

Onde se hospedar em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a dica é se hospedar no ibis Belo Horizonte Liberdade ou Mercure Belo Horizonte Savassi. E aproveite para visitar outros atrativos turísticos da capital mineira além da Pampulha.

 

Edifício Copan - São Paulo

Um dos lugares mais clássicos da região central de São Paulo, o Copan foi projetado por Oscar Niemeyer no início da década de 1950 e era considerado uma obra moderna para a época. O formato mais sinuoso deixa o edifício mais leve, com o ondulado da fachada contrastando com os muitos prédios e se destacando como um cartão-postal da cidade. O Copan conta com mais de mil apartamentos, divididos em seis blocos, além de muitos estabelecimentos comerciais. É a maior estrutura de concreto armado do país e um dos edifícios mais emblemáticos de São Paulo.

Onde se hospedar em SP

Perto do Copan, o ibis Styles SP Centro é uma boa opção de hospedagem para quem quer aproveitar alguns dias na capital paulista e todas as suas possibilidades turísticas, culturais e gastronômicas.

 

Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Niterói

A construção com linhas curvas tem um formato que, para muita gente, remete a um disco voador. O MAC foi criado na década de 1990 como parte da revitalização da região central de Niterói e logo se tornou um dos principais cartões-postais da cidade. Localizado bem à beira do mar, sem outras construções próximas, ele parece estar flutuando sobre a paisagem, que tem vista para alguns pontos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar. O museu tem um acervo de mais de mil obras, além de realizar exposições temporárias. E faz parte do Caminho Niemeyer, um trajeto de mais de 10 km com diversos espaços culturais também projetados pelo arquiteto.

Passarela do Samba - Rio de Janeiro

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí, palco oficial dos desfiles das escolas de samba no Carnaval mundialmente famoso do Rio de Janeiro, também é uma obra de Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1984, a Passarela do Samba (que oficialmente se chama Passarela Professor Darcy Ribeiro, nome de seu idealizador), é um dos grandes símbolos da cidade maravilhosa, com o famoso arco na Praça da Apoteose, onde ao longo do ano também acontecem eventos diversos.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Para viver de perto a emoção do Carnaval no Rio de Janeiro, conhecer o Sambódromo e se deslocar com tranquilidade por toda a cidade, a melhor escolha é se hospedar na região central, onde ficam o Novotel RJ Porto Atlântico e o ibis Rio de Janeiro Centro.

Museu Oscar Niemeyer (MON) - Curitiba

O Museu do Olho, como é conhecido graças ao seu formato, foi inaugurado em 2002 depois de uma obra para criar um espaço de artes anexo ao antigo prédio, também projetado por Oscar Niemeyer em 1978. Com uma mistura característica de linhas retas e curvas, já foi eleito como um dos 20 museus mais bonitos do mundo e logo se tornou um dos grandes símbolos da cidade. Além de obras variadas, em um acervo que une nomes consagrados e artistas do Paraná, tem também uma ala dedicada ao arquiteto, com acervo de fotos e projetos.

Onde se hospedar em Curitiba

Uma dica de hospedagem em Curitiba é o ibis Styles Curitiba Centro Cívico, que fica no mesmo bairro do Museu do Olho e tem localização estratégica e acesso fácil a diferentes pontos da cidade.

 

Palácio do Planalto

As colunas ao longo de toda a fachada são o destaque da construção, que fica cercada por água e tem jardins do paisagista Roberto Burle Marx. É uma das grandes obras da carreira do arquiteto, simbolizando a transferência da capital do país do Rio para Brasília. E é onde funcionam o Gabinete do Presidente da República, a Casa Civil e a Secretaria-Geral.

Obras de Oscar Niemeyer em Brasília

Embora haja locais com a marca de Oscar Niemeyer espalhados por diferentes destinos em todo o Brasil, é em Brasília que está a maior parte das obras do arquiteto. A capital do país é um verdadeiro tesouro arquitetônico e urbanístico, com vários monumentos imperdíveis. Alguns dos mais famosos:

Congresso Nacional

Fica na Praça dos Três Poderes e é um dos principais símbolos de Brasília, com as suas duas grandes torres verticais e duas cúpulas, em formato de concha, sendo uma virada para cima e outra para baixo, e uma de cada lado, onde funcionam o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Palácio da Alvorada

A residência oficial do presidente da república é uma construção inspirada em fazendas antigas e tem uma varanda na parte da frente com colunas de concreto que lembram redes. Ela fica às margens do Lago Paranoá e é uma das construções mais importantes do modernismo arquitetônico brasileiro. 

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

A Catedral foi o primeiro monumento inaugurado na nova capital e, ainda hoje, é considerado um dos mais bonitos. Com estilo modernista, tem um formato e um estilo bem diferentes das igrejas mais tradicionais e é uma obra de arte tanto por fora como por dentro.

Teatro Nacional de Brasília

Um dos principais espaços artísticos da capital do país, tem um formato de pirâmide irregular e com painéis externos criados por Athos Bulcão com blocos de concreto que viraram uma atração fotográfica. A parte interna conta com três salas de espetáculos e um espaço cultural, que já receberam grandes nomes do teatro, da música e da dança.