Com uma população de mais de 238 mil habitantes, Araraquara é uma cidade de porte médio do estado de São Paulo. Pela língua tupi Araraquara significa Toca das Araras, mas também é chamada de Morada do Sol. Este nome está ligado a uma das histórias sobre a fundação da cidade. Segundo ela, o Fundador do município Pedro José Neto construiu uma capelinha dedicada ao padroeiro São Bento nos Campos de Aracoara (que significa Morada do Sol na língua tupi). Araraquara é uma cidade com muitos atrativos históricos, culturais e científicos. A cidade possui 28 imóveis tombados, entre eles a Matriz de São Bento, que foi a primeira construção da cidade. Nesta cidade foram descobertos alguns fósseis pré-históricos, fato que dá uma grande importância ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara. Além disso, ela possui muitos atrativos naturais, entre eles o Parque do Basalto e o Parque do Pinheirinho.
Entre os principais pontos turísticos estão o Museu Ferroviário, a Rua Voluntários da Pátria, a Matriz de São Bento, o Museu de Arqueologia e Paleontologia e a Casa de Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. No entorno da antiga estação ferroviária e da Biblioteca Mário de Andrade — onde o autor escreveu Macunaíma — é possível fazer um mergulho na história literária da cidade. Para quem busca cultura contemporânea, o SESC Araraquara oferece uma programação gratuita com exposições, shows e oficinas. À noite, vale visitar o Teatro Municipal, na Avenida Bento de Abreu, para fechar o dia com uma experiência artística.
Já para quem prefere contato com a natureza, o Parque do Basalto é um dos destaques. Com 65 mil m² de área verde, o local abriga mais de 150 espécies de animais e cerca de 350 tipos de plantas, sendo 200 delas nativas. Além das trilhas e áreas para piquenique, o parque impressiona por seus paredões de basalto formados há mais de 120 milhões de anos, com quedas d’água que tornam o passeio ainda mais especial. É um ambiente ideal para caminhadas, contemplação da biodiversidade e também para atividades como escalada e rapel. Outros espaços como o Parque Infantil Leonor Mendes de Barros, o Parque do Pinheirinho e a Arena da Fonte Luminosa completam a lista de opções para lazer ao ar livre na cidade.