16 julho 2024
4 minutos
Desvende a capital do Brasil sob um olhar diferente
16 julho 2024
4 minutos
Brasília não tem medo de inovar: nela estão edifícios modernistas e contemporâneos que abrilhantam o roteiro cultural da cidade. Mas não é só isso, as deslumbrantes paisagens do Distrito Federal se estendem além dos monumentos de Niemeyer e contemplam obras de artistas da década de 50 - coadjuvantes do Plano Piloto - que foram primordiais para promover Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Afie o olhar e descubra os melhores passeios em Brasília com um roteiro autêntico e imperdível!
A sutileza e os detalhes das padronagens de Athos Bulcão deixam os passeios em Brasília ainda mais inesquecíveis, em intervenções urbanas que integram arquitetura e arte com maestria. Enriquecendo edifícios públicos e praças de Brasília com expressivas formas geométricas, os memoráveis azulejos do artista valem um roteiro exclusivo. Em um passeio de bike ou de carro pelo Plano Piloto de Brasília, conheça alguns dos monumentos agraciados pelos coloridos painéis de Athos. Vá ao Teatro Nacional à Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima e testemunhe as singelas pombas que se metamorfoseiam na vista superior da capital. Cruze a cidade e vá desvendando a multiplicidade artística de Bulcão no Cine Brasília, na Catedral Metropolitana e em alguns dos inúmeros ambientes do Congresso Nacional, como o Salão Verde e a Lanchonete do edifício principal.
Caminhar pelo Eixo Monumental de Brasília é um passeio obrigatório para aqueles que visitam a capital brasileira. O Eixo Monumental nada mais é do que uma grande avenida (são 16 km de extensão) que interliga as áreas norte e sul do centro político do país. Ao longo do Eixo, você vai encontrar alguns monumentos e prédios importantes para a cidade, como a Torre de TV, a Catedral de Brasília, a Esplanada dos Ministérios e, ao fim, a famosa Praça dos Três Poderes. Passear pela avenida mais importante de Brasília é ter a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco da história política brasileira.
Quem já teve a oportunidade de ver de pertinho os azulejos de Athos Bulcão pelos edifícios da capital, vai se encantar ainda mais pela Catedral de Brasília. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, como foi batizada, chama a atenção dos turistas por sua arquitetura nada convencional 一 composta por diversos “bumerangues” 一 projetada por Oscar Niemeyer. Porém, no interior da igreja, os visitantes ainda têm outras surpresas: os vitrais da Catedral iluminam o espaço com um show de cores e os azulejos de Bulcão decoram o Batistério.
Uma outra opção de passeio em Brasília para os amantes da história do país é fazer uma visita ao Memorial JK. O Memorial retrata a vida de Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil entre 1956 e 1961, período em que Brasília foi construída. Além de detalhes sobre a vida do ex-presidente do Brasil, ainda é possível ter contato com artigos históricos e entender um pouco mais sobre o contexto da construção da capital. O Memorial Juscelino Kubitschek é um marco para a cidade. Inclua esse passeio no seu roteiro de viagem e não deixe de tirar uma foto com a escultura de JK ao fundo. A entrada no museu é paga. Os ingressos custam apenas R$ 4 para adultos e R$ 2 para crianças.
Outro passeio recomendado para quem deseja conhecer as atrações mais importantes de Brasília, é planejar uma visita ao Santuário São João Bosco. A Igreja Dom Bosco também está localizada nas ruas centrais da capital e tem um visual deslumbrante, com enormes vitrais azuis. O Santuário é uma homenagem a Dom Bosco, que teria profetizado a construção da capital do Brasil ainda no século XIX.
É verdade que as obras de Oscar Niemeyer estão espalhadas por todo o Brasil, mas em Brasília, o volume de projeções do arquiteto mais famoso do país parece ser ainda maior. Somente na capital, existem mais de 10 obras e prédios associados ao nome do arquiteto, que dão origem à chamada Brasília arquitetônica. Na sua próxima viagem a Brasília, visite estas obras de Oscar Niemeyer pela cidade: Catedral Metropolitana de Brasília; Memorial dos Povos Indígenas; Museu Nacional Honestino Guimarães; Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves; Congresso Nacional; Palácio da Alvorada; Palácio do Planalto; Supremo Tribunal Federal; Palácio do Itamaraty; Memorial JK; Teatro Nacional; Torre de TV Digital (última obra de Oscar Niemeyer)
Para fechar a lista de passeios tradicionais de Brasília, que tal anotar quais são os principais museus da cidade? Além do Memorial JK, você pode visitar o Memorial dos Povos Indígenas e também o Museu Nacional Honestino Guimarães, próximo à Catedral de Brasília. Esses dois museus apresentam propostas diferentes, mas contam com exposições interessantes sobre a história do país como um todo e sobre as tribos indígenas que habitavam a região. Outra opção para conhecer um pouco mais da história recente do Brasil, é incluir o Panteão da Pátria e da Liberdade no roteiro. O Panteão, ligado à história de Tancredo Neves, está localizado na Praça dos Três Poderes e homenageia figuras nacionais que contribuíram para a democracia brasileira.
À procura de um passeio mais leve para crianças e adultos? Conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil é a opção certa. O CCBB de Brasília fica um pouco mais afastado da parte central da cidade, mas oferece uma programação completa para qualquer faixa etária. No Centro Cultural, você terá acesso a exposições de diversos artistas brasileiros e internacionais, além de ter a oportunidade de assistir a filmes, participar de gincanas ou simplesmente relaxar durante a tarde.
Agora que você já conhece cada cantinho da área urbana de Brasília, é hora de visitar outras partes desta capital deslumbrante. Um passeio perfeito para um dia livre na cidade é programar um piquenique no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. O Parque está localizado na Asa Sul e conta com espaço amplo para a prática de esportes, além de mesas perfeitas para um dia em família.
Não sabe o que fazer à noite em Brasília? Conheça o Lago Paranoá. O Lago Paranoá é um lago artificial, formado pelas águas do Rio Paranoá. A vista do local durante o dia é incrível, mas fica ainda mais bonita à noite. A Ponte Juscelino Kubitschek é iluminada e você ainda pode fazer uma refeição nos trailers próximos ao local.
Nosso tour por Brasília, no Distrito Federal , chega ao fim com uma das melhores atrações da região: o Zoológico de Brasília. O Zoológico fica a, mais ou menos, 40 minutos de carro do centro de Brasília, mas a viagem vale muito a pena. Neste bem cultural de Brasília, os visitantes encontram diversas espécies de animais e aves, além de micos fofinhos que chegam bem perto dos turistas.
Agora que você já sabe o que não deixar de fazer em Brasília, é hora de programar a viagem e, claro, escolher onde se hospedar na capital do Brasil. Os hotéis em Brasília da Accor são perfeitos para quem procura por conforto e localização privilegiada para aproveitar os pontos turísticos da cidade. Faça a sua reserva em um destes hotéis: ibis Styles Brasília Aeroporto (a 2 min do Aeroporto Internacional JK); Grand Mercure Brasília Eixo Monumental (estrutura completa de lazer); Mercure Brasília Líder (ao lado do Estádio Nacional de Brasília).Leia também: Melhores restaurantes de Brasília
Veja como não passar perrengue ao viajar sozinho e quais são os melhores lugares para conhecer solo. Leia!
Vamos fazer uma roadtrip? Confira os roteiros que não podem ficar de lado na hora de fazer seu planejamento!
Deseja fazer aquela viagem com amigos? Veja as melhores opções sem gastar muito. Leia agora!
Adrenalina, diversão e atividades radicais em meio à natureza. Veja quais cidades visitar se você é um amante da aventura!
Confira dicas dos melhores lugares para conhecer no mês 9!
Confira como se desenvolver nesse período
Veja o que fazer na chuva, com roteiros prontos para vários dias, e até à noite em Angra dos Reis. Confira também a melhor opção de hospedagem!