Vai viajar para os Estados Unidos? Cuidados para preencher o formulário visto DS-160

ds-160, viagem aos estados unidos

O formulário DS-160 é super completo e cheio de especificações, seja qual for o motivo para visitar os Estados Unidos, intercâmbio, turismo ou viagens a trabalho. Neste texto, você saberá quais cuidados deve tomar para evitar um visto negado. Acompanhe o guia a seguir para preencher o documento corretamente.

Vai viajar para os Estados Unidos? Confira os cuidados para preencher o formulário DS-160

Muitos podem ser os motivos para viajar até os Estados Unidos e, para que essa experiência seja positiva, algumas medidas precisam ser tomadas bem antes do tão aguardado embarque. A etapa mais importante e demorada de tirar o visto é o preenchimento do formulário DS-160, pois, além de ser desenvolvido em inglês, ele é super extenso (não deixe de separar no mínimo 2 horas para realizar a atividade). Mais do que isso, é extremamente importante revisar página por página, para que nenhum dado seja enviado de modo errado e atrase o procedimento.

O que fazer primeiro?

Uma dica valiosa para quem busca o visto é começar pelo formulário DS-160, já que ele precisa ser completamente preenchido, sem possíveis erros e de forma sincera, sendo enviado para o consulado americano logo após. Depois disso, é necessário pagar uma taxa de processamento. Uma vez aprovada a taxa, é possível agendar os atendimentos presenciais. Eles são realizados no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, para tirar fotos e coletar digitais do viajante.  Caso você vá às unidades de Recife e Porto Alegre, não se esqueça de levar a foto pronta e anexá-la no DS-160.No momento de finalizar a entrevista, já é possível saber se você foi aprovado ou não, descartando mais tempo de espera. E a etapa final é a retirada do passaporte já com o visto impresso. Após o prazo de três dias, busque o documento no Centro ou, caso não more perto, existe a possibilidade de pagar uma taxa e receber em casa.

Como tirar o visto americano

É importante saber que existe um tipo de visto para cada necessidade. Confira os principais a seguir: B-1: Visita a negócios: modelo de visto específico para quem precisa fazer visitas comerciais, reuniões, palestras, conferências, entre outras atividades nos Estados Unidos. É importante saber que quando o visto de turismo (B-2) é solicitado, a concessão é  B1-B2 (turismo e negócios) e vice-versa, sem exceções. B-2: Turistas (passeio): com a exceção de cursos com poucas horas, esse visto não permite que o cidadão trabalhe no país. A duração é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração geralmente é de 6 meses. Dessa forma, é possível pedir a comprovação de que a viagem vai durar o tempo informado. C-1: Trânsito: passageiros em trânsito são aqueles que estão apenas de passagem pelo país. F-1/F-2: Estudante: visto para estudantes que foram aprovados em alguma instituição escolar por meio do  Serviço de Imigração. As instituições precisam ter permissão para processar o formulário I-20. Além disso, os estudantes devem comprovar a condição financeira, já que é necessário ter dinheiro suficiente para se manter no país. J-1/J-2: Programa de Intercâmbio: apenas para estudantes matriculados em cursos de longa duração. Afinal, o B-2, citado antes, cumpre esse papel. M-1/M-2: Estudante Vocacional: voltado para estudantes que queiram frequentar uma faculdade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos .

Preencha o DS-160 em português

Para realizar o seu preenchimento do formulário DS-160, é necessário acessar o site do consulado norte-americano. A página da instituição está em inglês, porém, você pode completar o formulário com as suas informações em português.É importante reservar um momento do seu dia para preencher o DS-160 com calma e atenção e não esquecer nenhum item solicitado. Acompanhe o passo a passo para não deixar passar nada!

Como preencher o DS-160 para menores de idade?

O documento para menores de 18 anos precisa ser preenchido da mesma forma que para os adultos. No caso de bebês e crianças pequenas, os pais, claro, são os responsáveis pelo preenchimento. Crianças um pouco maiores e adolescentes conseguem preencher o DS-160 sozinhos, mas, ainda assim, os pais devem revisar o conteúdo. Outra opção é contar com o suporte de uma assessoria, que vai monitorar todos os passos até o momento de enviar os dados.

O que fazer após enviar o formulário DS-160?

Assim que o formulário for preenchido, sua duração é de um ano inteiro. Preste atenção nas datas, pois, caso a entrevista seja marcada somente após esse período, um novo documento deverá ser preenchido e enviado.

O que fazer caso já tenha pagado a taxa mas o formulário foi preenchido de modo incorreto?

Fique tranquilo. Se algum dado estiver preenchido incorretamente, você pode refazer o procedimento e levá-lo ao CASV sem nenhum prejuízo na solicitação do visto. Um novo formulário será escaneado e passará a ser considerada a versão válida para o cônsul te questionar no momento da entrevista. Essa prática também é de teor obrigatório para todos que preencheram o DS num período que já tenha ultrapassado um ano.

Quais são as dúvidas frequentes sobre o assunto?

Quanto custa o formulário DS-160? Não existe custo para enviar o formulário, mas a taxa para seguir com a solicitação encontra-se no valor de US $160 (em breve o valor subirá para  US $185. Assim que o pagamento for confirmado, o agendamento da entrevista já estará disponível para o viajante.  Quais os documentos necessários para preencher o DS-160? No momento de preencher o formulário DS-160, é preciso informar os dados dos documentos para identificação, incluindo o dos pais e diversos outros Preciso preencher o formulário DS-160 em inglês? Não é necessário, pois o preenchimento pode ser feito em português, não importa se as perguntas estarão em inglês. O consulado americano vai entender independente do idioma utilizado, sem qualquer tipo de favorecimento. Como alterar o formulário DS-160 após enviá-lo? Após o envio do material, não é possível fazer alterações, ou seja, caso seja necessário mudar alguma informação, será preciso preencher outro formulário e encaminhar para os atendimentos presenciais. O novo formulário será o único válido durante a entrevista do visto americano.

Onde se hospedar durante essa aventura

Para facilitar ainda mais todo o seu projeto de viagem, separamos 3 hotéis que não podem ficar de fora do seu roteiro durante essa aventura. Confira: Novotel Miami Brickell Que tal relaxar na piscina com uma vista sensacional em um rooftop enquanto toma bons drinks? No Novotel Miami Brickell isso é possível! Com localização privilegiada, o hotel está localizado próximo aos principais pontos de interesse de Miami, além de possuir um bar e um restaurante ótimos para você aproveitar o melhor da gastronomia. Sofitel New York Seja para uma viagem de negócios ou a lazer, o Sofitel New York apresenta o melhor do conforto e praticidade com um toque francês para você viver a luxuosa cidade de Nova York da melhor forma possível! Fairmont San FranciscoAgora, se o seu destino for São Franscisco, temos uma ótima notícia! O Fairmont San Francisco foi feito para você. Com uma localização estratégica, você poderá visitar destinos como o Distrito Financeiro, a Union Square e o Fisherman's Wharf, com muito conforto e autonomia.

Conheça novos horizontes com a Accor!

Deu vontade de tirar seu visto e conhecer os Estados Unidos? Agora você vai conseguir se organizar com mais facilidade e fazer uma viagem tranquila e cheia de boas experiências. E, claro, ao procurar uma hospedagem confortável, não deixe de conferir as vantagens que só os hotéis Accor oferecem. Com o Programa de Fidelidade ALL, essa viagem fica ainda mais inesquecível, com descontos e ofertas exclusivas! Até o próximo post!

Nossos artigos recentes