28 maio 2024
3 minutos
28 maio 2024
3 minutos
Quando o assunto é viagem, o estado de Minas Gerais é mais conhecido pelas cidades históricas, como Ouro Preto e Tiradentes, e pelos atrativos urbanos e culturais da capital, Belo Horizonte. Mas há muitos outros destinos interessantes espalhados por diferentes regiões, principalmente para quem gosta de ecoturismo e de estar em contato com a natureza. Venha conferir algumas dicas do que fazer em Minas Gerais!
Ele está localizado na Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que vai da região central de Minas Gerais até o norte da Bahia, com mais de 1.000 km de extensão, entre o Rio São Francisco e o Rio Jequitinhonha. E é um local repleto de cachoeiras, trilhas, paredões rochosos e nascentes de água.
Além de ter se transformado em um atrativo turístico, ele é também – e principalmente – um espaço criado com o objetivo de atuar na preservação de ecossistemas naturais.
O nome é uma referência às pequenas flores típicas da região, que são chamadas de "sempre-vivas". Lá também estão alguns animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.
O Parque Nacional das Sempre-Vivas abrange os municípios de Olhos-d'Água, Diamantina, Buenópolis e Bocaiúva, na região norte do estado, a cerca de 300 km da capital. Saindo de Belo Horizonte, é preciso pegar a BR-135, depois pela BR-259 e entrar na primeira saída para a BR-367.
Ele funciona todos os dias de 8h às 18h e tem entrada gratuita, mas os passeios podem ser feitos apenas com o acompanhamento de guias locais, como forma de garantir mais segurança para os visitantes e para o meio ambiente.
Também na Serra do Espinhaço, esse trecho é conhecido por ser uma das mais clássicas travessias da região, com um percurso que dura três dias, passando por piscinas naturais, mata, cachoeiras, campos rupestres e pernoitando em áreas de campings localizadas em pontos de apoio estratégicos.
A travessia começa em Lapinha da Serra, distrito do município de Santana do Riacho, a 140 km de Belo Horizonte. E o ponto final é a chegada à Cachoeira de Tabuleiro, que é a mais alta do estado, com mais de 270 metros de queda d'água, já no município de Tabuleiro. A descida de volta passa também por pontos como poços para banho, paredões de pedra, grutas e outros.
A melhor forma de fazer a Travessia Lapinha-Tabuleiro é contratando um pacote oferecido por várias agências de turismo que oferecem o passeio, com a presença de guias e toda a infraestrutura necessária.
Quem gosta desse tipo de passeio pode gostar também de fazer as trilhas do Circuito das Grutas, de visitar a Serra da Piedade, a Serra do Cipó e a Serra do Caparaó. Todos eles são lugares com muita natureza que fazem parte de diversos roteiros para conhecer os pontos turísticos de Minas Gerais.
Esse pequeno distrito do município de Buritizeiro é pouco conhecido, mas é um destino que pode revelar grandes surpresas. A região, margeada pelo Rio São Francisco, é cercada de muita natureza e tem opções de atrativos como trilhas, cachoeiras e outros.
Entre os programas imperdíveis está o passeio de barco pelo São Francisco, que deve ser feito, preferencialmente, durante o pôr do sol, quando a paisagem fica ainda mais bonita com as cores incidindo sobre as águas do rio. Já no centro da cidade de Buritizeiro há também algumas construções arquitetônicas da década de 1920 e outros lugares históricos.
Uma curiosidade é que Paredão de Minas foi cenário da batalha final entre os jagunços na minissérie "Grande Sertão Veredas", exibida pela Rede Globo e baseada no livro do escritor mineiro Guimarães Rosa, que é um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
E, por isso, todos os anos, no mês de janeiro, acontece a cavalgada "Revivendo os caminhos do Sertão Veredas", uma festa que é bastante tradicional na região e que pode ser interessante para os turistas que gostam de conhecer os eventos artísticos e culturais de um lugar.
A partir de Belo Horizonte, são cerca de 355 km de distância, um trajeto que pode ser feito de carro seguindo pela BR-496, com uma duração de pouco mais de 5h. Também há algumas opções de ônibus que saem da capital.
Famoso por ser o local onde está a Cachoeira das Andorinhas, nascente do Rio das Velhas, o parque tem diversas formações rochosas, além de outras cachoeiras, piscinas naturais e mirantes com vistas panorâmicas. Tudo isso em meio a uma grande área verde que mistura Mata Atlântica e Cerrado.
O Parque Natural Municipal das Andorinhas é, também, um espaço criado para preservar a biodiversidade da fauna e flora local, cuidar da natureza e garantir o bem-estar da comunidade. E é considerado um patrimônio de importância natural, histórica, cultural e paisagística para Minas Gerais e para o Brasil.
Ele está localizado perto de Ouro Preto, a cerca de 98 km da capital mineira, com acesso pela BR-356. E funciona de terça a domingo de 8h às 17h, com entrada gratuita.
Uma boa opção é escolher uma hospedagem em Belo Horizonte e aproveitar o período na capital para fazer um bate e volta de BH a Ouro Preto, para conhecer também as belezas da cidade que é um dos principais lugares históricos do país.
Ao fazer o roteiro da sua viagem, confira todas as opções de hotéis da Accor em Minas Gerais, espalhados por todo o estado, e escolha a hospedagem ideal. Assim você consegue aproveitar todas as possibilidades de turismo no estado, com a certeza de ter um quarto confortável para descansar depois dos passeios.
Seja qual for o seu estilo de viagem, não deixe de conhecer o programa de fidelidade ALL. Com ele você acumula pontos que depois podem ser trocados por descontos e muitos outros benefícios exclusivos, nos mais diversos lugares, tanto no Brasil como no exterior. Saiba todas as vantagens e inscreva-se!
Um encontro com belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego e singelos detalhes históricos.
Explore as belezas de Porto Alegre de um novo ponto de vista
Pontos turísticos, curiosidades e novas descobertas