20 outubro 2025
4 minutos
Que tal viajar adotando um consumo responsável? O setor hoteleiro vem expandindo iniciativas transformadoras para reduzir o impacto ambiental das viagens e da escolha de um hotel.
20 outubro 2025
4 minutos
O consumo responsável e adequado vem mostrando um jeito diferente de se fazer coisas como viajar, gerando menor impacto e experiências mais autênticas. Para começar com o pé direito, escolha um hotel que proporcione uma estadia focada em bem-estar, respeito pelos recursos e preservação do meio ambiente.
Viajar tem tudo a ver com conhecer lugares, culturas e histórias. É assim que deixamos a nossa marca no planeta. O consumo responsável no setor hoteleiro visa a reduzir esse impacto sem que você precise abrir mão do conforto e da diversão.
Isso é possível com uma melhor gestão de recursos: reduzindo desperdícios, otimizando o consumo de água e energia e não deixando traços. Significa repensar os serviços de alimentação com um foco na produção local e na adoção de práticas ambientalmente responsáveis. Trata-se de transformar pequenas ações para assim poder fazer uma grande diferença.
Os hotéis estão no centro da experiência de viagem, pois recebem, alimentam e hospedam milhões de pessoas todo dia. A pegada de carbono hoteleira também apresenta uma enorme oportunidade para se fazer a diferença.
Cada vez mais hotéis estão apresentando instalações com consumo eficiente de energia, melhor gestão hídrica e cardápios compostos por ingredientes sazonais. Essas iniciativas podem parecer simples, mas, juntas, ajudam toda essa transformação a ganhar mais popularidade.
As expectativas dos turistas vêm mudando. Os hóspedes buscam cada vez mais estabelecimentos capazes de comprovar um compromisso ético. Por exemplo, alguns estabelecimentos contam com um programa de sustentabilidade chamado Green Key. Essa é uma referência confiável e facilmente reconhecível que indica uma abordagem ambiental com monitoramento frequente.
Um consumo mais responsável não precisa restringir suas viagens. Você pode ter uma experiência mais autêntica e culturalmente imersiva que seja amigável com o meio ambiente.
Água e energia são recursos preciosos. Se você fizer a sua parte pelo planeta todo dia em casa, vai querer fazer o mesmo quando estiver viajando. Os estabelecimentos hoteleiros vêm reconsiderando ativamente como estão gerindo recursos para evitar o desperdício sem afetar o conforto.
Já viu aqueles avisos nos quartos para reutilizar toalhas e lençóis? Parece uma atividade simples, mas ela reduz bastante o uso de água e detergente. Alguns hotéis também ajustam automaticamente a temperatura do quarto de acordo com a ocupação.
O hotel de luxo Fairmont Le Montreux Palace fica às margens do lago de Genebra e conta com um inovador sistema de ar-condicionado que absorve água do lago para esfriar os quartos antes de retorná-la. Isso reduz em até 60% no consumo de eletricidade por ano!
O hotel também otimizou sua iluminação com lâmpadas LED, sensores de movimento nos corredores e luminárias que usam energia com eficiência. Tudo isso ajuda a poupar energia sem que os hóspedes percebam.
Os alimentos correspondem a mais de 50% do desperdício de um hotel. Para resolver isso, o Hôtel Mercure Marseille Canebière Vieux-Port fechou uma parceria com o aplicativo Too Good To Go, que permite a compra de porções restantes de alimentos com desconto, para vender o bufê de café da manhã excedente pela plataforma.
Os resíduos orgânicos do restaurante Saint-Jean do Mercure Bordeaux Centre Gare Atlantic são obtidos e transformados em compostos orgânicos e biocombustível para produtores agrícolas da região.
O uso de plástico também está sendo descontinuado e substituído por bebedouros ou utensílios de vidro no Sofitel Le Scribe Paris Opéra e no Sofitel Paris le Faubourg. Nos banheiros, produtos de higiene passaram a vir em refills em vez de recipientes descartáveis. Essas mudanças foram feitas porque pessoas em todos os níveis do setor hoteleiro estão buscando um consumo responsável.
A alimentação é indispensável para quem deseja descobrir novos lugares. Pratos regionais não são apenas sustentáveis, mas também oferecem uma experiência mais imersiva. Alguns hotéis passaram a encomendar comida de produtores regionais, reduzindo a pegada de carbono e mostrando aos hóspedes o gostinho especial de cada região. Outro hábito ecológico no cardápio é a escolha de alimentos de fontes sustentáveis, como peixes de peixarias certificadas, legumes e verduras cultivados com métodos sustentáveis ou vinhos biodinâmicos. Isso sim é saborear um prato com a consciência limpa.
Você não precisa mudar toda a sua vida para mudar os hábitos de viagem. Basta escolher opções mais sustentáveis sempre que possível.
Viajar é muito mais do que meramente ir para algum lugar. É fazer uma imersão nesse lugar, entender o estilo de vida, as tradições e os sabores da região. Dessa forma, você pode ter percepções mais profundas e experiências mais memoráveis viajando de forma responsável.
O tipo de transporte que você escolhe pode se transformar em uma parte especial da sua viagem. Um percurso de trem, bicicleta ou barco pode mostrar uma região por outro ângulo e revelar paisagens que poderiam passar despercebidas. Você pode descobrir muito mais coisas viajando sem pressa.
Muito importante também para uma viagem autêntica é conhecer gente nova. Em vez de fazer uma lista de compras e lugares para conhecer, que tal visitar uma oficina de artesanato local? Converse com produtores locais, descubra a especialidade deles, experimente produtos locais direto na vinha ou no campo. Isso transformará uma simples atividade numa lembrança inesquecível.
Escolher um hotel com uma abordagem responsável pode proporcionar um ambiente mais saudável e agradável. Muitos estabelecimentos oferecem áreas de recreação dentro dos arredores, ou dão um toque de verde ao ambiente urbano: oásis de jardins verdejantes ou pátios sombreados com plantas para você relaxar e se revitalizar em um espaço inspirador.
Na Polônia, o Mercure Katowice Centrum combina praticidade e prazer. A fachada verde de 18 metros de altura melhora o isolamento da construção, refrescando naturalmente o ar na parte interna e criando um polo atrativo de natureza bem no centro da cidade.
A sua satisfação não precisa fazer mal ao planeta. Desfrute de um bem-estar responsável com um tratamento de spa inspirado pela natureza e preparado com ingredientes orgânicos, loções essenciais locais e rituais inovadores. Aprecie também um ar de alta qualidade, materiais orgânicos e iluminação suave e relaxante desde o spa até o quarto do hotel. Dá para querer mais?
Os hotéis ecocertificados vêm ganhando espaço. Nunca foi tão fácil alinhar seus valores com um consumo responsável durante a viagem. E não paramos por aqui. Os nossos hotéis implementam soluções de energias renováveis pensando no futuro, e as viagens ecossustentáveis são o futuro.