29 abril 2024
1 minuto
Conheça as comidas típicas da capital do Rio Grande do Sul
29 abril 2024
1 minuto
É inevitável pensar em um delicioso churrasco quando falamos do Rio Grande do Sul, não é mesmo? Quem visita Porto Alegre sabe que passar em uma churrascaria será uma boa pedida! Mas, se engana quem imagina que essa é a única opção típica da região. Repleta de influências europeias e indígenas, a culinária gaúcha também tem maravilhosos peixes, ovinos e pinhão, entre outras delícias no cardápio. Por isso, confira nossas dicas e saiba onde comer as melhores comidas gaúchas durante a sua viagem.
Quando os vaqueiros transportavam mercadorias em longas viagens pela região Sul, levavam consigo a carne de charque para cozinhar com arroz. Assim nasceu a tradicional comida gaúcha Arroz de Carreteiro que, até hoje, é feito pelo método original: misturar os ingredientes principais em uma panela de ferro e temperar com alho, cebola e cheiro-verde. Algumas versões da receita também adicionam paio ou linguiça calabresa. E de tão prático e gostoso, o Arroz de Carreteiro já ficou famoso por todo o Brasil e faz parte da lista de comidas típicas do país.
Bastante popular na região litorânea gaúcha e fácil de encontrar por toda a capital do estado, o peixe - que pode ser tainha ou anchova – é preso entre duas ripas de bambu-taquara e assado na brasa da lenha. Temperado com alho, limão, manteiga e pimenta dedo-de-moça, a Tainha na Taquara chega a ser a comida gaúcha mais vendida nos festivais de frutos do mar da região.
Para esquentar o corpo no inverno do Sul, esse é mais um prato que vem bem a calhar. A carne, que vai do pescoço ao lombo da ovelha, é famosa por ser muito macia. Dividida em pedaços, misturada com um rico ensopado de aipim e temperada com sal, pimenta e salsinha, essa receita de Espinhaço de Ovelha com Aipim mata a fome e o frio com muito sabor.
Excelentes fontes de energia, a gordura boa do pinhão e a proteína da carne eram os principais combustíveis dos índios do Sul, que precisavam estar bem alimentados para suas longas caminhadas. Hoje, a paçoca de pinhão com carne assada ganha o paladar de quem o experimenta tanto por saciar a fome quanto pelo delicioso sabor. E não é para menos: depois de cozido e ainda quente, o pinhão é triturado junto com a carne de frango, porco e boi assado. A mistura é refogada com bacon, cebola, milho e azeitonas. Uma combinação certeira!
Poucos rituais revelam tanto da alma sulista quanto o preparo do chimarrão. Aqui, convidamos você a mergulhar nesse sabor e descobrir segredos que transformam a cuia em símbolo vivo de encontro e cultura.
O café da manhã de hotel costuma ser um dos momentos mais aguardados da hospedagem. Por mais que existam vários tipos, no geral são cardápios caprichados, bem servidos e saborosos. Mesmo sem viajar, é possível preparar um típico café da manhã de hotel em casa para começar bem o dia. Veja algumas dicas!
Experimente brigadeiros, bolos e doces típicos de vários países sem sair da cidade, apenas visitando docerias na cidade de São Paulo
Muito além da cerveja gelada, os bares brasileiros são verdadeiros templos da culinária popular, com sabores únicos e cheios de identidade. Descubra os petiscos clássicos que conquistam pelo tempero, crocância e aquele toque caseiro que todo mundo ama!
Vai viajar para a capital do Brasil? Então vale a pena já chegar com uma lista na mão dos melhores restaurantes de Brasília. Para te ajudar a explorar o melhor da cena culinária local, selecionamos restaurantes imperdíveis para você incluir no seu roteiro. Confira!
Que tal conhecer Florianópolis e de quebra provar ostras bem fresquinhas enquanto contempla o pôr do sol à beira-mar? Cruas, gratinadas, ao bafo ou ao limão, a iguaria é um dos atrativos para quem quer visitar a rota gastronômica do Sol Poente, na Capital Nacional da Ostra
Atualmente, o Brasil conta com 25 restaurantes premiados com estrela Michelin, distribuídos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Esses restaurantes são reconhecidos pela sua excelência culinária, destacando-se no cenário gastronômico mundial. Prepare-se para uma jornada gastronômica inesquecível pelos restaurantes Michelin do Brasil, com dicas de hospedagem Accor!