29 abril 2024
1 minuto
Conheça as comidas típicas da capital do Rio Grande do Sul
29 abril 2024
1 minuto
É inevitável pensar em um delicioso churrasco quando falamos do Rio Grande do Sul, não é mesmo? Quem visita Porto Alegre sabe que passar em uma churrascaria será uma boa pedida! Mas, se engana quem imagina que essa é a única opção típica da região. Repleta de influências europeias e indígenas, a culinária gaúcha também tem maravilhosos peixes, ovinos e pinhão, entre outras delícias no cardápio. Por isso, confira nossas dicas e saiba onde comer as melhores comidas gaúchas durante a sua viagem.
Quando os vaqueiros transportavam mercadorias em longas viagens pela região Sul, levavam consigo a carne de charque para cozinhar com arroz. Assim nasceu a tradicional comida gaúcha Arroz de Carreteiro que, até hoje, é feito pelo método original: misturar os ingredientes principais em uma panela de ferro e temperar com alho, cebola e cheiro-verde. Algumas versões da receita também adicionam paio ou linguiça calabresa. E de tão prático e gostoso, o Arroz de Carreteiro já ficou famoso por todo o Brasil e faz parte da lista de comidas típicas do país.
Bastante popular na região litorânea gaúcha e fácil de encontrar por toda a capital do estado, o peixe - que pode ser tainha ou anchova – é preso entre duas ripas de bambu-taquara e assado na brasa da lenha. Temperado com alho, limão, manteiga e pimenta dedo-de-moça, a Tainha na Taquara chega a ser a comida gaúcha mais vendida nos festivais de frutos do mar da região.
Para esquentar o corpo no inverno do Sul, esse é mais um prato que vem bem a calhar. A carne, que vai do pescoço ao lombo da ovelha, é famosa por ser muito macia. Dividida em pedaços, misturada com um rico ensopado de aipim e temperada com sal, pimenta e salsinha, essa receita de Espinhaço de Ovelha com Aipim mata a fome e o frio com muito sabor.
Excelentes fontes de energia, a gordura boa do pinhão e a proteína da carne eram os principais combustíveis dos índios do Sul, que precisavam estar bem alimentados para suas longas caminhadas. Hoje, a paçoca de pinhão com carne assada ganha o paladar de quem o experimenta tanto por saciar a fome quanto pelo delicioso sabor. E não é para menos: depois de cozido e ainda quente, o pinhão é triturado junto com a carne de frango, porco e boi assado. A mistura é refogada com bacon, cebola, milho e azeitonas. Uma combinação certeira!
Quem procura restaurantes românticos em São Paulo não se decepciona. Mesmo sendo a maior metrópole do país, com lugares sempre vibrantes, a capital paulista esconde refúgios intimistas apropriados para um almoço ou jantar especial a dois. Neste guia, selecionamos 17 estabelecimentos que entregam desde vistas de tirar o fôlego até vinhos orgânicos e massas artesanais, divididos pelo estilo de experiência que você deseja proporcionar ao seu par. Confira!
De delícias tradicionais a pratos contemporâneos, explore opções imperdíveis e aprecie a culinária da cidade com a Accor.
Os muitos bares em BH fazem com que a cidade seja conhecida como a Capital dos Botecos. Belo Horizonte é famosa pela vida boêmia e os mineiros têm até um ditado, que você já deve ter ouvido: “Já que não temos mar, vamos para o bar, uai”.
Em São Paulo, alguns dos melhores encontros acontecem lá no alto, entre vistas panorâmicas, drinques bem pensados e petiscos que combinam com a noite da cidade. A seguir, descubra sete rooftops que merecem entrar na sua lista e escolha o cenário ideal para um date, um happy hour ou aquela celebração sem pressa.
Poucos rituais revelam tanto da alma sulista quanto o preparo do chimarrão. Aqui, convidamos você a mergulhar nesse sabor e descobrir segredos que transformam a cuia em símbolo vivo de encontro e cultura.
O café da manhã de hotel costuma ser um dos momentos mais aguardados da hospedagem. Por mais que existam vários tipos, no geral são cardápios caprichados, bem servidos e saborosos. Mesmo sem viajar, é possível preparar um típico café da manhã de hotel em casa para começar bem o dia. Veja algumas dicas!
Experimente brigadeiros, bolos e doces típicos de vários países sem sair da cidade, apenas visitando docerias na cidade de São Paulo