22 julho 2024
4 minutos
22 julho 2024
4 minutos
Com a chegada do dia de São Paulo, fiéis do Brasil inteiro se preparam para fazer votos de gratidão e renovação de fé. Seja você religioso ou não, as igrejas são patrimônios culturais importantes do país, e muitas delas ajudam a contar nossa História. Conheça algumas nesse post.
Como acontece no mesmo mês da festa junina, é comum que muitos acredem que as celebrações com fogueiras e bandeirinhas fazem raízes nas festas de homenagem a São Paulo, uma das figuras importantes do cristianismo. Essa obrigação não está tão longe da verdade: a festa junina é uma comemoração que se estendia por um mês inteiro a fim de vários santos serem homenageados, incluindo São João e São Paulo.
Ao longo das páginas da Bíblia, São Paulo se tornou um personagem importante porque viveu mudanças radicais ao longo da vida. De acordo com as escrituras sagradas, ele nasceu entre os anos 15 e 5 aC (os registros são antigos demais para determinar uma data correta) e ganhou destaque por ser um dos perseguidores mais cruéis dos discípulos de Cristo. Tudo mudou com uma visão. Paulo teve um vislumbre e a voz do Messias, e depois disso ficou cego por três dias. Assim, ele se transformou de um grande opositor em um dos maiores seguidores de Cristo, passando assim a também ser perseguido por sua fé.
O dia de São Paulo é comemorado no dia 29 de junho, que também é quando se comemora o dia de São Pedro. Por isso, é comum que muitas pessoas confundam como comemorações por não acreditarem que elas podem ser no mesmo dia. Em um país como o Brasil , em que cerca de 50% da população se considera católica, o dia de São Paulo é um dado importante de homenagem, gratidão e devoção.
Se o período que você planeja viajar coincide com o dia 29 de junho e os gestos de fé e gratidão - mesmo que pequenos - são importantes, você não vai se importar em perder alguns minutos do seu dia indo até uma igreja fazer uma anterior. E, além do mais, conhecer novas igrejas e suas arquiteturas nunca é má ideia, até para quem não é devoto.
Também conhecida como Catedral de Maringá, essa igreja é o símbolo da cidade e “menor” só tem o nome. Com mais de 100 metros de altura, ela é a catedral mais alta da América Latina, e uma das 25 construções religiosas mais altas do mundo. Você pode se hospedar no ibis Maringá, que fica a apenas 10 minutos da Catedral de Maringá, o que facilita bastante sua visitação. Além disso, o bar fica aberto 24 horas caso você queira tomar um drink evitando aglomerações. Para um toque cultural, você também pode visitar o Parque do Japão, uma área deslumbrante ao ar livre ótima para caminhadas.
Nem todo mundo sabe, mas uma das obras de arte mais icônicas do Brasil é na verdade uma catedral. Com design moderno de vitrais gigantescos que a deixam iluminada com luz natural durante uma boa parte do dia, ela foi o primeiro monumento criado em Brasília e inaugurada em 1970.Com um design que reflete a arquitetura ousada da cidade, o Grand Mercure Brasília fica a apenas 5 minutos de carro da Catedral Metropolitana. Além disso, o hotel ainda tem piscina e spa para seu completo relaxamento.
Do Mercure Camboriú você pode passear de carro por uma extensa parte do litoral de Santa Catarina no caminho para Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina - um local onde muitos fiéis se dirigem para rezar, agradecer e pedir ajuda àquela que conhecida ficou como a primeira santa do Brasil. Enquanto isso, no hotel você pode ter quartos de frente para o mar, com espaço kids, piscina, academia e spa. Se a ideia para ficar mais tempo com a família, você também pode planejar uma visita ao Beto Carrero World, que fica a 40 minutos do hotel.
Uma das construções que se manteve em pé enquanto a cidade ao redor mudava, a Candelária se tornada patrimônio histórico no centro do Rio de Janeiro e fica de frente para a Baía de Guanabara. Foram 123 anos de construção e hoje, 123 anos depois, uma igreja majestosa permanece como um dos principais pontos religiosos da cidade. Do ibis Rio de Janeiro Centro você pode fazer uma caminhada de 10 minutos até a praça da Candelária, onde fica uma igreja. De lá, você também pode dar início a uma rota turística - a pé ou de VLT (veículo leve sobre trilhos) - que passa por pontos turísticos como o Museu do Amanhã, e o aquário AquaRio.
A Igreja Madre de Deus é tão rica em detalhes que é fácil se distrair enquanto examina todos eles e esquecer do tempo. Patrimônio recifense, a igreja existe há mais de 300 anos, e quase foi destruída por um incêndio na década de 70 – mas restaurada em anos seguintes.O Grand Mercure Recife Boa Viagem fica a menos de 20 minutos de carro da Igreja Madre de Deus. O hotel perfeito para qualquer ocasião fica de frente para a praia, mas também tem piscina se você só quiser curtir a vista deslumbrante sem pisar na areia. Academia, bar e restaurante também estão disponíveis, além de um serviço de barco de barco.
Se você achou que não haveria nenhuma igreja ou templo na cidade que foi batizada em homenagem ao santo deste post, se enganou! O Santuário Nossa Conceição da Aparecida é o maior santuário dedicado a Maria (mãe de Jesus) do mundo e foi consagrado pelo Papa João Paulo II em pessoa em 1980. Quem se hospeda no ibis Lorena fica bem localizado na rota religiosa: a 20 minutos de carro do hotel fica Aparecida, com o Santuário Nacional; ou a 15 minutos de Cachoeira Paulista, mesmo local da Canção Nova - uma comunidade católica que tem todo tipo de atividade religiosa para fazer ao longo de uma visita inteira.
Confira a lista dos melhores hotéis, a vantagem de cada um e escolha o melhor para sua viagem. Leia agora!
Descubra o que fazer no bairro do Rio de Janeiro