12 destinos imperdíveis pouco conhecidos no Brasil

Planeje sua próxima viagem para esses destinos incríveis!

destinos pouco conhecidos no brasil

Visitar destinos pouco conhecidos no Brasil pode render experiências únicas e maravilhosas! Nosso país, com suas dimensões continentais, é repleto de belezas e tem opções para todos os gostos. Praias, piscinas naturais, cachoeiras, serras e montanhas, umas mais incríveis que as outras, são demonstrações de quanto somos privilegiados.

E o mais incrível é que ainda existem locais pouco explorados pelo grande público, seja pelo acesso mais complicado, seja pela preferência por points mais badalados. Se você está a fim de fugir dos destinos mais tradicionais e conferir alguns desses paraísos menos famosos, vai adorar este conteúdo. Siga a leitura e confira as nossas dicas!

11 destinos surpreendentes pouco conhecidos no Brasil


Quem foi que disse que no Nordeste só tem praia ou que o estado de São Paulo inteiro é uma selva de pedra? Nada disso! Nesse Brasilzão, não há espaço para conclusões precipitadas. A nossa lista de 11 destinos surpreendes e pouco conhecidos é uma prova disso. Confira!

Praias

Esqueça Jurerê Internacional, Joaquina e Ingleses ou Ipanema, Leme e Barra da Tijuca - algumas das praias mais famosas de Florianópolis e do Rio de Janeiro respectivamente. O que você acha de fugir desse lugar-comum e inovar?

 

1. Lagoinha do Leste (SC)

Localizada no sudeste da Ilha da Magia, Lagoinha do Leste é uma praia para quem curte adrenalina e não dispensa uma boa aventura. A emoção já começa no acesso à praia - você pode escolher dois caminhos: o mais curto e o mais longo. Se optar pelo primeiro, é bom estar com o seu preparo físico em dia, pois o percurso é complexo e repleto de subidas. Ele se dá pela praia de Pântano Sul e dura cerca de uma hora. A trilha mais longa, que demora umas duas horas, inicia na Praia do Matadeiro e é igualmente difícil, ainda que parte dela seja feita pela orla.  O tempo maior, no entanto, é compensado pela vista maravilhosa. A Praia da Lagoinha do Leste é bem selvagem, com mar agitado e muita natureza ao redor, que valem a visita!

 

 

2. Prainha (RJ)

É uma das tantas belezas que a Cidade Maravilhosa nos reserva. O local é o paraíso dos surfistas e, assim como a Praia da Lagoinha do Leste, a proximidade com a natureza é um dos principais atrativos. Estamos falando de uma área de preservação ambiental, rodeada por morros, e que fica na zona oeste da capital carioca. Por estar um pouco distante dos transportes públicos, o ideal é você estar com um veículo próprio ou alugar um carro para acessar a Prainha. De águas limpas, ora agitadas ora mais calmas, o destino agrada a todos os gostos e é ideal para dar aquele mergulho gostoso para recarregar as energias.

Piscinas naturais

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é internacionalmente conhecido por suas piscinas naturais. No entanto, diversos outros destinos menos visitados também são privilegiados pela formação dessas grandes lagoas.

3. Presidente Figueiredo (AM)

Distante cerca de 100km de Manaus ,Presidente Figueiredo é um destino alternativo para quem deseja apreciar a formação de piscinas naturais. Ao contrário do que acontece nos Lençóis Maranhenses, as lagoas da cidade amazonense não se criam a partir da água da chuva, mas das vazantes dos rios. Cravadas em áreas rochosas na Cachoeira do Mutum, nascem essas belezas que só a natureza pode nos proporcionar. Faça como os manauaras e visite as maravilhas de Presidente Figueiredo. Como dica de hospedagem, você pode ficar no Mercure Manaus e fazer uma viagem bate e volta até a Terra das Cachoeiras.

 

 

4. Pajuçara (AL)

Esse charmoso bairro de Maceió é conhecido pelos seus tradicionais passeios de jangada até as piscinas naturais - é uma parada obrigatória para quem visita a capital alagoana. Para conferir essas belezas, você realiza um trajeto de barco até os bancos de areia, que ficam a 20 minutos de distância da costa indo mar adentro. Chegando lá, é só aproveitar. Qualquer descrição feita aqui seria insuficiente para, ao menos, tentar transmitir a sensação de ver a vida marinha de perto em uma água completamente transparente. A dica que podemos dar é fazer o passeio durante a maré baixa, para que a experiência seja ainda mais especial. No ibis Maceió Pajuçara, você estará, literalmente, à beira-mar e a alguns minutos do local de onde partem as jangadas rumo às piscinas naturais.

 

 

Cachoeiras

Nada como um banho de cachoeira para se reenergizar, não é mesmo? Incrível como uma queda d’água pode transmitir sensações tão reconfortantes.  A Região Sul é rica nesse tipo de formação geomorfológica - e não estamos falando das Cataratas de Foz do Iguaçu , não. Quer ver só?

5. Cachoeira do Caracol (RS)

A cidade de Canela, na Serra Gaúcha , é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros durante o inverno. Com gastronomia rica e variada, clima acolhedor e temperaturas negativas, é fácil de entender os motivos para essa predileção. No entanto, o que muita gente não sabe é que o município pode ser uma alternativa interessante para quem deseja se refrescar em uma bela cascata. Com mais de 130 metros de queda d’água, a Cachoeira do Caracol é um dos principais pontos turísticos de Canela e pode ser contemplada em dois mirantes. Do primeiro, mais alto, é possível ter uma visão de 360 graus de todo o entorno, composto por muito verde. O acesso se dá por meio de um elevador panorâmico ou dos bondinhos aéreos. Para tomar banho, é preciso descer cerca de 900 degraus até a base da cachoeira. Para aproveitar Canela e todas as belezas da região serrana, a dica é ficar no ibis Igrejinha, hotel que fica em uma cidade distante 40km da atração. Você também pode explorar a região se hospedando em Caxias do Sul , a cerca de 70km dali.

 

 

6. Cachoeira do Salto Grande (SC)

Saindo do Rio Grande do Sul e indo para o estado vizinho, Santa Catarina, você vai encontrar, além das belas praias, o paraíso ecológico conhecido como a Rota das Cachoeiras. Localizada no norte do estado, essa área de preservação ambiental conta com 14 quedas d'água, sendo a do Salto Grande a mais impressionante. São, aproximadamente, 125 metros de altura e uma beleza sem igual. O espaço total do circuito é de 100 hectares e muita natureza ao redor. Um passeio e tanto para a família inteira curtir. Para quem está hospedado no Mercure Jaraguá do Sul , a cidade de Corupá fica a apenas 18km de distância e a Rota das Cachoeiras a 30km.

 

Montanhas

Regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro - certamente, são destinos desses estados que vêm à sua cabeça quando pensa em clima de montanha. Mas aceite o convite para conhecer também Domingos Martins e Guaramiranga.

7. Domingos Martins (ES)

Conhecida como a Cidade do Verde, Domingos Martins é um pedacinho da Alemanha no Espírito Santo. Distante 55km da capital Vitória , o município capixaba agrada tanto a quem está em busca de um destino mais romântico quanto aos aventureiros de plantão. Com autêntico clima de montanha, Domingos Martins se notabiliza pela bela arquitetura - é uma construção diferente a cada esquina. Nos principais pontos turísticos da cidade, é possível encontrar inscrições em alemão em bancos da praça central e nas placas de algumas ruas. O atrativo mais notável, no entanto, é o Parque Estadual da Pedra Azul, que, na verdade, fica no Distrito de Aracê. Lá, você tem a oportunidade de se conectar com a natureza na companhia das bromélias, dos ipês e das orquídeas e ainda se banhar nas piscinas naturais. Se você estiver na capital do Espírito Santo e quiser dar um pulo na Alemanha Capixaba, o ibis Vitória Praia do Canto pode ser a hospedagem ideal.

 

8. Guaramiranga (CE)

Sim, existe clima de montanha no Nordeste também. Ainda que as belas praias sejam o cartão de visita da região, Guaramiranga, no Ceará, é uma mostra de que o Brasil pode nos surpreender. Surpresa também nos causa o número de atrações que a cidade proporciona: um pouco de história com um toque de natureza fazem a mistura perfeita. Não deixe de conferir o Mirante do Pico Alto, um monumento que fica a mais de 1.000 metros de altura e oferece a vista do pôr do sol mais bonito das redondezas. O Parque das Trilhas também é parada obrigatória para os amantes de aventura. Já quem curte um tour mais tranquilo, as dicas ficam por conta do Mosteiro dos Jesuítas e do Convento dos Capuchinhos. Para quem está fazendo uma viagem completa pelo interior do Ceará, você pode começar se hospedando em cidades como a capital Fortaleza e Maracanaú.

 

Para se conectar com a natureza

No Brasil, não faltam opções quando o desejo é ter um contato mais próximo com a natureza. Mas que tal conhecer um destino que já foi palco de novela e outro na Região Centro-Oeste?

9. Monte Roraima (RR)

Os aficionados por novelas, certamente, vão lembrar da novela Império que tinha o Comendador José Alfredo, vivido por Alexandre Nero, como protagonista e o belo Monte Roraima como plano de fundo em várias cenas da trama. Localizado na fronteira tríplice entre Brasil, Venezuela e Guiana, a formação rochosa tem quase 3 mil metros de altura e cerca de 90km de extensão em um acesso bem complicado. Por terra, as trilhas até a atração podem durar dias, o que leva muita gente a preferir ir pelo alto, de helicóptero. No entanto, toda dificuldade é compensada pela maravilha que é chegar ao topo de um monte que existe desde os primórdios do período pré-cambriano. O primeiro passo para você visitar esse monumento natural é se instalar em Boa Vista , a capital de Roraima. O ibis Styles Boa Vista surge como alternativa para ser o seu ponto de partida para essa aventura incrível.

 

10. Nobres (MT)

Indo para a Região Centro-Oeste temos mais um destino pouco conhecido no Brasil. Nobres fica a 150km de Cuiabá e tem belezas naturais marcantes. A biodiversidade é o que mais chama atenção por lá - a abundância da fauna e flora é, realmente, um espetáculo à parte. Cachoeiras, grutas e piscinas naturais são ótimas alternativas para se refrescar e buscar um contato ainda mais próximo com os cardumes que nadam para lá e para cá. O Rio Triste, o Balneário Estivado, a Lagoa das Araras, a Cachoeira Serra Azul e o Aquário Encantado são as atrações mais famosas. Para hospedagem, no entanto, a dica é buscar uma infraestrutura melhor na capital do estado. Por isso, pode ser interessante ficar no ibis Cuiabá e fazer uma viagem bate e volta até o paraíso intocado de Nobres.

Dica bônus: dois lugares pouco conhecidos em São Paulo

Não é só a capital paulista que é repleta de alternativas para passar o tempo. O estado de São Paulo, como um todo, tem opções de lazer para os mais variados gostos, umas mais e outras menos conhecidas. Certamente, os dois destinos escolhidos não estão entre os mais populares. Ou você já ouviu falar da Vila Paranapiacaba e de Pedregulho?

11. Vila Paranapiacaba (SP)

Bem próximo da capital São Paulo está a bela e histórica Vila Paranapiacaba, localizada em Santo André , no ABC paulista. Entre trilhos e trilhas, o destino é repleto de atrações para você aproveitar. As estradas de ferro, ainda preservadas, são herança do governo imperial e foram construídas por engenheiros ingleses, o que dá um toque londrino à localidade - tem até uma réplica do Big Ben que não nos deixa mentir. Já a parte das trilhas fica por conta dos passeios possíveis de serem feitos no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, reserva da Mata Atlântica bem no meio da Serra do Mar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossos artigos recentes