Visite El Zanjón de Granado e surpreenda-se em Buenos Aires

Conheça mais sobre a capital argentina em um passeio histórico imperdível.

Imagine a surpresa ao fazer uma reforma na cozinha e de repente descobrir todo o passado da cidade aos seus pés. Foi isso o que aconteceu com Jorge Eckstein em 1985, quando pretendia abrir um restaurante em Buenos Aires. O chão cedeu, os operários olharam assustados para ele e naquele momento Jorge percebeu que o potencial e o valor histórico do imóvel eram muito maiores do que imaginava. Descubra mais sobre este passeio histórico imperdível em Buenos Aires!

Ápice, decadência e restauro da mansão que conta a história de Buenos Aires

A partir da descoberta, Eckstein deixou a reforma de lado e começou um processo de restauro com o auxílio de historiadores. Hoje, o El Zanjón de Granados é um museu que conta cinco séculos de arqueologia urbana argentina. A mansão, encontrada por Eckstein em ruínas, foi construída em 1830 como uma residência de elite. Mais tarde, entrou em processo de decadência e acabou transformando-se em cortiço. Historiadores afirmam que o local onde o imóvel está situado remete às origens da cidade. Ali foi um dos primeiros lugares a se estabelecer a capital argentina. Por isso, a visita ao El Zanjón é imperdível. É uma bela janela para espiar o passado de Buenos Aires.

Labirintos carregados de histórias

O passeio histórico é sempre feito com guias, em inglês e espanhol, nos horários determinados. Fazem parte do complexo El Zanjón a Casa Minima, Los Patios e El Puente. Além de terem descoberto uma série de túneis subterrâneos, também foram encontradas relíquias de diversas épocas, como porcelanas, bonecas, ferramentas e ferraduras. Cada objeto conta a história de uma época e serve de inspiração para as lendas da cidade. O labirinto de túneis de tijolos aparentes revela detalhes interessantes do processo de urbanização de Buenos Aires. Cisternas, passagem de esgoto, passagem do rio, vários pátios e até uma torre de observação te transportam aos primórdios de uma vila que se transformou em metrópole.

Patrimônio premiado

O El Zanjón foi apresentado no Fórum Unesco como um exemplo de gestão privada que preserva o patrimônio e também recebeu do governo da cidade o "Prêmio Internacional Gubbio" pela restauração e refuncionalização de patrimônio histórico. O espaço está em constante manutenção e restauro e também abriga eventos particulares. Programe-se para este passeio imperdível no histórico bairro de San Telmo!