Carnaval de Olinda e Recife: muita animação e folia

Se jogue no Carnaval multicultural do Brasil!

Recife; Olinda; Carnaval; Frevo; Maracatu;

Repleto de cultura e tradição, o Carnaval de Pernambuco é um dos mais famosos do Brasil. O primeiro som que nos vem ao ouvido é, sem dúvida, o frevo. Mas a experiência de toda essa festa é muito mais do que isso: chegou a época de tirar a poeira daquelas fantasias e roupas coloridas esquecidas no fundo do armário e encher o cabelo e o rosto de purpurina!

Das prévias do Carnaval em Olinda ao Galo da Madrugada

Ao contrário do que muitos pensam, o Carnaval pernambucano não começa com o Galo da Madrugada. Em Pernambuco, o Carnaval começa já no final do ano, com as clássicas prévias em Olinda. Em janeiro, todos os domingos são de folia, pois os blocos ensaiam suas apresentações nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Ao contrário de outros carnavais no Brasil, tudo é muito democrático nas cidades pernambucanas – há atrações gratuitas todos os dias e noites do feriado!

Blocos Líricos em Recife

Os blocos líricos foram criados no século XX, pela classe média pernambucana, que não tinha poder aquisitivo para frequentar grandes clubes e, ao mesmo tempo, tinha medo do Carnaval de rua, que era muito perigoso na década de 20 a 30. Atualmente, os mais famosos blocos líricos de Recife são:• Bloco da Saudade (1973);
• Bloco Madeira do Rosarinho (1926);
• Bloco das Flores (1920);
• Bloco Eu Quero Mais (1989) e vários outros! 
Aprenda as marchinhas, acompanhe as belas fantasias e ande pelas ruas do Recife Antigo fazendo parte da história.

Suba e desça as ladeiras de Olinda ao som do frevo

O Carnaval de Olinda só começa oficialmente com a saída do bloco do Homem da Meia Noite. Quem garante a trilha sonora da festa são os maracatus e as orquestras de frevo, que abrem o caminho para o desfile dos tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda - carregados nos ombros, rodopiam ao ritmo da música. Espalhada pelas famosas ladeiras da Cidade Alta, os blocos de rua, como o bloco Eu Acho é Pouco, garantem muitas fantasias, diversão, confete, serpentina e gente feliz.

Shows no Marco Zero e os Polos Multiculturais

Durante a noite, o Carnaval do Recife Antigo (na parte mais histórica e charmosa da capital do estado) se transforma em cores e sons. Vá para o meio do povo para desfrutar os shows gratuitos que acontecem nos palcos espalhados pelo Marco Zero – o maior deles costuma receber grandes nomes da música pernambucana, como Nação Zumbi, Alceu Valença, Elba Ramalho e Lenine. Para famílias com crianças, há diversas opções vespertinas: na Praça do Arsenal, a garotada e os pais saem fantasiados e colorem as ruas do centro histórico de Recife.

Aproveite as praias de Pernambuco

Depois de tanta festa, é sempre bom relaxar. Dê uma esticada na viagem para fazer um passeio de jangada e mergulhar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Aproveite o dia para passear de bugue pelas praias de Muro Alto, Cupe, da Vila de Porto de Galinhas e Maracaípe. A paradisíaca Praia dos Carneiros, em Tamandaré, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, possui mar verde-transparente repleto de peixes coloridos e coqueirais a perder de vista. No litoral Norte, em Itamaracá, estão as praias Maria Farinha e do Sossego, ideais para recuperar as energias depois de dias de festas!