19 julho 2024
7 minutos
Confira as novas práticas para garantir a sua segurança!
19 julho 2024
7 minutos
Setor que está entre os mais afetados pela crise no novo coronavírus, os restaurantes se reinventam durante a pandemia para seguir atendendo ao público.
Em uma estratégia para se adequar ao novo normal, os estabelecimentos precisaram rever políticas, reforçar cuidados sanitários e incluir novos protocolos de segurança na rotina de chefs, colaboradores e clientes. Tudo para garantir a saúde e o bem-estar daqueles que circulam pelos ambientes. Nos hotéis ALL - Accor Live Limitless, um protocolo especial foi criado para os restaurantes. Outros, dentro do conceito de dark kitchen, abrem seu menu para atender a pedidos via delivery - que podem ser feitos até mesmo por hóspedes, de seus quartos. Esses são apenas dois exemplos de mudanças trazidas pela pandemia às nossas cozinhas e restaurantes. Os procedimentos e as iniciativas incorporadas vão além, inclusive com padrões ainda mais rigorosos do que o mínimo exigido pelas autoridades. Neste texto, vamos falar como os restaurantes têm se reinventado e, ainda, sobre as medidas sanitárias e de segurança que permitem a você desfrutar de receitas clássicas e deliciosas. Siga acompanhando!
O Brasil e o mundo vivem uma realidade muito diferente, inimaginável há alguns meses. Situações extremas como a causada pelo novo coronavírus exigem adequações em todos os setores. Com os restaurantes, não poderia ser de outra maneira. >A saída foi se reinventar durante a pandemia. Assim, os estabelecimentos físicos lotados deram lugar à preferência pelos serviços de delivery. á aqueles que estão com as portas abertas tiveram que seguir uma série de protocolos que privilegiam a saúde e o bem-estar de clientes e colaboradores. Não poderia ser diferente. Até que uma vacina contra o coronavírus seja distribuída de forma massiva para toda a população, esse cenário vai continuar fazendo parte do que se convencionou em chamar de “novo normal”. E vale dizer que as medidas não se aplicam apenas aos estabelecimentos, mas também a quem trabalha e frequenta espaços públicos. >Em outras palavras, adotar novas práticas é um compromisso individual e coletivo necessário para que possamos, aos poucos, reduzir o distanciamento social.
Mas, afinal, o que seria esse novo normal? Quais são esses novos hábitos de atendimento que os restaurantes passaram a adotar durante a pandemia? Conheça alguns deles agora:
O menu dos restaurantes, de modo geral, ficou mais enxuto. A maior variedade deu lugar a pratos igualmente saborosos, mas com ênfase em fornecedores e ingredientes locais. Assim, além de favorecer a economia da região, evita-se que os produtos percorram grandes distâncias. Também permite que passem pelo manuseio de menos pessoas durante o processo, diminuindo as chances de contágio.
Essa, talvez, seja a mudança mais clara de todas. Se você já retornou a algum restaurante, pode ter achado o espaço mais amplo e arejado. Não é um engano de percepção. De fato, por medidas de segurança, agora, o espaço entre as mesas e as cadeiras está maior que no período pré-pandemia. >A distância segura é de, pelo menos, 1,5m entre os móveis.
Os tradicionais buffets self-service agora tem um atendimento diferenciado. Não são mais os clientes que se servem, mas sim os próprios colaboradores, em um modelo conhecido como buffet invertido. A ideia é diminuir o contato dos clientes com os produtos e, com isso, a disseminação do vírus.
Por falar em redução do contato das pessoas com os produtos, alguns restaurantes estão optando por servir as refeições já empratadas da cozinha. É assim no café da manhã dos hotéis, por exemplo. Outro hábito antes usual, de já deixar talheres, pratos e guardanapos sobre as mesas, também está sendo evitados. Afinal, como se sabe, o vírus pode se fazer presente na superfície dos objetos.
Um modelo de atendimento que ganhou força na pandemia é o das dark kitchens. São estabelecimentos sem atendimento físico, que funcionam apenas com entregas. A principal novidade está justamente no fato de alguns restaurantes de hotéis terem se reinventado para participar desse movimento. Marcas presentes na ALL - Accor Live Limitless agora levam suas famosas receitas para serem saboreadas de qualquer lugar. Esse é o caso dos restaurantes B/Side, QCeviche, Sponta, Taste It e U! Mano.
Seguindo todos os protocolos de segurança e medidas sanitárias, os restaurantes dos hotéis ALL - Accor Live Limitless oferecem experiências gastronômicas únicas. No Brasil e pelo mundo, há estabelecimentos abertos , aguardando a sua visita. Veja uma lista com os melhores!
Localizado na costa atlântica da França, o restaurante conta com um conceito de culinária conhecido como De-Light. O modelo foca em pratos nutricionalmente balanceados, com baixas calorias, livres de glúten e um sabor indescritível. Todo menu é assinado pelo chef Patrick Jarno, que gosta de privilegiar ingredientes sazonais e saudáveis. Não deixe de experimentar as vieiras marítimas frescas com piperade provençal, típica da culinária francesa tradicional.
Que tal aliar uma gastronomia de qualidade com uma das mais belas vistas de Roma , a capital italiana Nesse restaurante comandado pelo chef Giuseppe D’Alessio, você pode desfrutar dos mais deliciosos pratos da culinária romana contemporânea e, ainda, apreciar a paisagem incansável da Cidade Eterna. Entre as iguarias imperdíveis, está o Mezzi Rigatoni ‘Cacio & Pepe’, uma massa temperada com queijo e pimenta, que tem na simplicidade o seu toque principal. É como diz o menu do restaurante de três estrelas Michelin: “Life is Magnifique in Rome!”. E a gastronomia do Settimo é uma das principais razões para tal adjetivação.
Os protocolos de segurança adotados pelos hotéis ALL - Accor Live Limitless não se limitam aos restaurantes. Listamos, a seguir, outras normas e cuidados que incluímos na agenda do dia durante a pandemia:
Medição diária da temperatura Higienização na entrada e saída do trabalho Uso de EPIs por todos colaboradores, respeitando as particularidades de cada função.
Uso obrigatório de máscaras por hóspedes e colaboradores >Pontos estratégicos de disponibilização de álcool gel, sobretudo em áreas comuns, como elevadores, lobby e restaurantes Serviço de manobrista temporariamente suspenso para diminuir a possibilidade de contágio e disseminação do vírus Distanciamento social mínimo de 1,5m em todas áreas comuns Medição da temperatura do hóspede logo na chegada Chaves, controles de ar condicionado e demais itens entregues no check-in são higienizados constantemente.
Elevadores com lotação limitada para diminuir o contato entre hóspedes de diferentes quartos Limpeza das acomodações redobrada, mas feita somente a cada três dias ou por solicitação adicional da recepção Roupas de cama ensacadas e lavadas a 60 graus Itens no frigobar em número reduzido e higienizados a cada troca de hóspede Pedido de produtos não disponíveis no frigobar devem ser feitos via serviço de quarto O serviço de quarto não terá custos adicionais caso os restaurantes estejam fechados. Além disso, todos os colaboradores que despenham essa função estão orientados a não entrarem nas acomodações do hóspede sem o seu consentimento Se preferir, o visitante pode deixar a bandeja com os produtos consumidos fora do quarto para evitar o contato.
Salas de reuniões e auditórios estão com sua lotação alterada para garantir o distanciamento social Distribuição de kits individuais para coffee break >Almoços e jantares somente no modelo buffet invertido.
Espaço kids, saunas e spas estão fechados até segunda ordem Piscinas estão com um controle mais rigoroso de limpeza e as espreguiçadeiras seguem o mesmo protocolo de distanciamento (1,5m entre uma e outra) Medição rigorosa dos níveis de cloro residual e de pH nas piscinas, que devem ficar na casa dos 0,8 e 3,0 miligramas por litro e entre 7,2 e 7,8 miligramas por litro, respectivamente. Análise físico-química e bacteriológica da água Troca dos filtrantes da entrada de água mais frequente No caso das piscinas aquecidas em ambientes fechados, o cuidado com o sistema de renovação de ar está ainda mais rigoroso. Agora, os ventiladores ficam ligados 100% do tempo Está proibido o empréstimo de equipamentos aquáticos como boias e espaguetes, sendo somente permitida a venda dos mesmos Academias e espaços fitness estão funcionando com lotação limitada e, ao lado de todo equipamento de ginástica, há álcool gel para higienização >Privilegiando a ventilação natural, as academias estão operando com janelas e portas abertas >Pelo menos duas vezes por dia, os espaços fitness estão sendo fechados para higienização mais reforçada >Atividades envolvendo crianças estão tendo um monitor para cada cinco pequenos e não podem ser realizadas com mais de 10 participantes Medição da temperatura das crianças que participarem das atividades está sendo feita duas vezes por dia (manhã e tarde).
Higienização dos quartos e fechamento das acomodações por 24h até nova reserva Pagamento do estacionamento feito nos totens para evitar contato desnecessário Colocação das chaves em uma caixa devidamente higienizada Realização do fast checkout.
Não é porque estamos passando por uma séria pandemia que você precisa abrir mão de alguns do principais prazeres da vida. Desfrutar de experiências gastronômicas únicas é um ótimo exemplo. E o melhor: você pode ter acesso às principais iguarias culinárias sem se descuidar da sua saúde. Os restaurantes dos hotéis ALL - Accor Live Limitless, sempre preocupados com a segurança e o bem-estar de seus clientes, se reinventaram e passaram a adotar protocolos de higiene e outras medidas preventivas muito mais rigorosas. Quer ter uma experiência culinária ainda mais exclusiva? Conheça o ALL Cooking, o clube de gastronomia do ALL Accor Live Limitless!
A grana está curta? Veja dez cidades baratas para visitar no Brasil
Planeje sua próxima viagem para esses destinos incríveis!
Confira como se desenvolver nesse período
Vai para Curitiba e não sabe onde se hospedar? A Accor te dá cobertura! Confira nossos hotéis na cidade e faça sua reserva. Confira!
6 experiências para viajar para lá da linha do Equador