10 setembro 2024
5 minutos
10 setembro 2024
5 minutos
Os países que não precisam de visto de turistas brasileiros são ótimos destinos para aqueles que querem viajar para o exterior sem muita burocracia. Venha com a Accor descobrir quais são esses países e saber tudo o que é necessário para que você possa organizar a sua viagem sem erro!
O visto, exigido em algumas viagens para o exterior, é basicamente uma autorização que o consulado de um país concede aos visitantes estrangeiros. Assim, eles podem permanecer legalmente no país por um determinado período de tempo. Essa permissão varia para cada destino. Em alguns países, como nos Estados Unidos, na Índia e no Japão , por exemplo, o visto é exigido de qualquer brasileiro, mesmo que esteja apenas viajando a turismo ou que pretenda ficar poucos dias. Para isso, além de estar com o passaporte válido, é preciso fazer a solicitação, pagar uma taxa e aguardar a aprovação do visto. Essa aprovação depende de vários fatores, como a regularidade de alguns documentos apresentados, a situação profissional, a renda e a comprovação do objetivo da viagem. Quando aprovado, o visto pode ser marcado com um carimbo no passaporte, um adesivo ou um documento separado (físico ou digital), o que também vai depender de cada lugar. Já na Europa, os brasileiros não precisam de visto para entrar, devido ao Tratado de Schengen, um acordo que foi assinado entre os países para facilitar a circulação dos turistas. Basta ter um passaporte dentro do período de validade. No entanto, mesmo os países que não precisam de visto para viagens a passeio e com duração determinada podem ter exigências diferentes nos casos de longa permanência, como cursos, trabalho e moradia. Quem entra sem o visto em um país onde ele é exigido ou quem exerce atividades que não são autorizadas se torna um imigrante ilegal e fica sujeito a punições, incluindo a deportação para o país de origem. Por isso, é sempre mais fácil optar por viajar para países que não precisam de visto!
Entre os destinos que não exigem visto de brasileiros, há opções para todos os gostos, como grandes metrópoles, cidades históricas, praias paradisíacas, lugares com muita natureza, entre outros. Contudo, é importante ter atenção a alguns pontos, especialmente em relação à documentação e aos prazos, para evitar qualquer tipo de contratempo. Confira algumas dicas de países para conhecer!
Portugal está entre os países da Europa que não precisam de visto. Quem viaja a turismo pode permanecer por até 90 dias no país, que tem também a vantagem da língua, o que faz com que seja um dos preferidos dos brasileiros. A exigência para entrar em Portugal, independentemente da cidade escolhida, é apenas o passaporte. É preciso que este tenha validade superior a três meses a partir da data prevista para a viagem de volta ao Brasil. Também é recomendado levar alguns documentos que podem ser exigidos pela imigração na entrada do país, como seguro-viagem, comprovante de hospedagem e passagem de volta já emitida. É importante saber que um brasileiro não precisa de visto para viajar para Portugal apenas se for a passeio. Porém, se a ideia for estudar, trabalhar ou até mesmo morar no país de forma legalizada, é necessário ter um visto especial. O melhor lugar para se informar sobre os detalhes de cada processo é no Consulado de Portugal no Brasil.
O Panamá é outro destino na lista de países que não precisam de visto. Basta ter um passaporte válido e apresentar o comprovante da passagem de volta, o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela emitido pela Anvisa (com vacina tomada há pelo menos 10 dias antes do embarque) e uma renda suficiente para o período que pretende passar no país (o mínimo exigido é 500 dólares). Assim, é possível ficar até 180 dias no Panamá, desde que seja uma viagem de turismo para conhecer todas as maravilhas que o país oferece. Mas, para cursos de língua, intercâmbio ou trabalho, é preciso solicitar o visto. Vale lembrar também que, ao chegar, depois de passar pela imigração, todos os turistas precisam preencher o documento chamado “Declaración Jurada del Viajero”, mesmo que não tenham nada a declarar. Quando o destino final é um país que não exige passaporte, mas há uma conexão no Panamá — o que pode acontecer em alguns voos internacionais que saem do Brasil —, a apresentação do passaporte continua sendo necessária, mesmo que o viajante não vá entrar ou ficar no país.
Os brasileiros que querem viajar para a África do Sul também não precisam se preocupar com o visto. Já o passaporte é obrigatório e deve ter validade de, no mínimo, 30 dias após a data prevista de saída e pelo menos duas páginas em branco. A África do Sul também exige o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, que deve ter sido tomada em até 10 dias. É importante ter, ainda, a passagem de volta (ou para outro destino, se for o caso de uma nova viagem) e comprovante de renda suficiente para o período que pretende ficar no país. Para turistas e estudantes, a permanência máxima permitida é de 90 dias, sem a necessidade de visto. Já para trabalhar ou morar no país, a emissão do visto se torna necessária.
Nenhum turista brasileiro precisa de visto para Argentina. Nem mesmo o passaporte. Para entrar no país, seja de avião, barco ou por vias terrestres, basta apresentar um documento original de identidade. É importante que ele esteja em boas condições, com foto atual, e que tenha sido emitido há, no máximo, 10 anos — regra que vale entre os países que fazem parte do Mercosul. Isso faz com que seja uma viagem internacional muito mais simples do que para outros destinos, além de não estar muito distante do Brasil e ter preços convidativos. Não por acaso, Buenos Aires , a capital, é um dos lugares mais procurados por brasileiros que gostam de viajar. Assim como acontece nos demais países que não precisam de visto, a permanência máxima permitida na Argentina é de 90 dias. Caso haja necessidade de prorrogar, pode ser feita uma solicitação. style="text-align:justify; margin-top:12pt; margin-bottom:10pt;">Em casos de mudança para a Argentina, seja de forma definitiva, seja temporária, para estudar ou para trabalhar, há diferentes modalidades de visto que garantem aos estrangeiros os mesmos direitos que qualquer pessoa.
A rede Accor tem ótimas opções de hospedagem em mais de 100 países, dos hotéis de luxo aos mais simples, mas sem abrir mão do conforto e da qualidade nos serviços oferecidos.
Joanesburgo Cidade do Cabo Port Alfred Nelspruit Port Elizabeth >Paarl
Para saber mais sobre os países que não precisam de visto para brasileiros, a principal orientação é pesquisar nas páginas oficiais dos consulados e embaixadas de cada um deles. Se você tem um destino dos sonhos, fazer essa pesquisa é o primeiro passo antes de começar a planejar sua viagem. Assim, caso o visto seja necessário, você terá tempo para organizar todos os documentos e fazer a solicitação. E, se for um dos países que não precisa de visto para viajar, vai ficar ainda mais fácil se programar e aproveitar alguns dias conhecendo lugares incríveis pelo mundo.
Veja como não passar perrengue ao viajar sozinho e quais são os melhores lugares para conhecer solo. Leia!
Vamos fazer uma roadtrip? Confira os roteiros que não podem ficar de lado na hora de fazer seu planejamento!
Deseja fazer aquela viagem com amigos? Veja as melhores opções sem gastar muito. Leia agora!
Adrenalina, diversão e atividades radicais em meio à natureza. Veja quais cidades visitar se você é um amante da aventura!
Confira dicas dos melhores lugares para conhecer no mês 9!
Confira como se desenvolver nesse período
Veja o que fazer na chuva, com roteiros prontos para vários dias, e até à noite em Angra dos Reis. Confira também a melhor opção de hospedagem!
Aventure-se com Gaía Passarelli: conheça destinos para viajar sozinha no Brasil e no mundo!