11 julho 2024
7 minutos
Veja o que fazer na chuva, com roteiros prontos para vários dias, e até à noite em Angra dos Reis. Confira também a melhor opção de hospedagem!
11 julho 2024
7 minutos
Para quem procura saber o que fazer em Angra dos Reis e definir um roteiro, as notícias não poderiam ser melhores. Afinal, esse é um destino imperdível e lindíssimo - um dos mais belos do nosso Brasil. Mas não é apenas beleza, pois esse pequeno paraíso tem muito a oferecer para ser sua próxima parada. Angra dos Reis é um município do estado do Rio de Janeiro e um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro.
Tem esse nome por ter sido descoberto por portugueses no Dia de Reis, em 6 de janeiro de 1502. Grande parte da sua fama se dá pela presença de várias celebridades nacionais e internacionais que têm casas ou até ilhas próximas. Porém, a beleza exuberante da natureza e a biodiversidade da região são pontos que conquistam a todos. Para este conteúdo, preparamos roteiros de um, dois e três dias. Prepare-se para desvendar todos os segredos de Angra dos Reis e boa leitura!
Para começar a entender os motivos pelos quais você deve incluir Angra dos Reis na sua lista de próximas viagens, saiba que o município conta com nada mais, nada menos, que 365 ilhas em seu litoral. Um dos seus apelidos é "costa esmeralda", graças ao tom das águas que banham o local: cristalinas e verdinhas. O terreno de Angra é cercado por morros, de Mata Atlântica inalterada. Mas não pense que, com tudo isso, o destino é desses lugares supersofisticados, cheios de grandes prédios ou cenários urbanos. Muito pelo contrário: Angra preserva a simplicidade e o encanto puro. Além das ilhas, diversas belas praias no continente e ainda um rico acervo histórico e patrimonial completam nossa série de motivos para você conhecer Angra dos Reis.
Seja qual for o tempo que você escolher ou disponibilizar para visitar Angra dos Reis, tenha certeza de que será um período de muita diversão e beleza por toda parte. Caso seu roteiro só permita um dia de passeio, elaboramos um planejamento para que você consiga ver boa parte dos cenários paradisíacos e sentir o clima gostoso da cidade. Nossa primeira sugestão é começar em grande estilo com um ótimo café da manhã - e você encontra o melhor deles no hotel Mercure Angra dos Reis. Com uma enorme variedade de frutas, pães, bolos, doces e sucos, você ainda pode saborear as tapiocas feitas na hora e do jeitinho que quiser. O restaurante está aberto para todas as refeições do dia. É importante lembrar que uma boa alimentação é fundamental para aproveitar um roteiro repleto de atividades. Já bem alimentado, indicamos os famosos passeios de escuna ou a opção de alugar um barco. Como seu tempo é mais curto, contratar um serviço de escuna ou catamarã pode ser mais vantajoso, pois eles vão garantir praticidade e ajudar você a desbravar as principais ilhas de Angra dos Reis. Em geral, os passeios oferecidos por agências de turismo abrangem de quatro a seis ilhas em um dia. Algumas das mais visitadas são: Ilha de Cataguases (ou Cataguás): de águas rasinhas e transparentes, essa é a ilha mais próxima ao continente; além da praia de areia branca e macia, o local é repleto de lindas pitangueiras Ilha da Gipóia: situada a 35 minutos de barco do centro de Angra, essa ilha é ótima para mergulho, surfe e natação Ilhas Botinas: duas pequenas ilhas de pedra, cobertas por coqueiros e bromélias; com mar calmo e profundo, é um ponto perfeito para mergulho. Os tours de escuna fazem paradas para mergulhos e almoço e têm duração de cerca de cinco horas. Ao voltar para o continente, para fechar o dia, você pode passear pelo Centro Histórico e conhecer os vários prédios tombados. São sobrados coloniais, igrejas, conventos e museus que valem a visita. A Rua do Comércio é um dos pontos altos da região e concentra algumas das principais construções antigas, como a Igreja de Santa Luzia e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Uma visita até o alto do Morro de Santo Antônio também vai proporcionar uma linda vista panorâmica da cidade e do porto. Por lá, você pode conhecer o Convento São Bernardino de Sena e a Capela de São Francisco da Penitência. Confira a lista de outros locais a serem visitados no centro: Igreja e Convento do Carmo Praça General Osório Praça Nilo Peçanha Praça Almirante Tamandaré Mercado Redondo Museu de Arte Sacra Teatro Municipal.
Se você tem mais um dia para aproveitar Angra dos Reis, precisa conhecer Ilha Grande, a maior ilha do estado do Rio de Janeiro. Com 192km² de Mata Atlântica, o local tem praias que não perdem em nada para as caribenhas. Foi reconhecida como patrimônio nacional em 1988 e conta com quatro áreas de conservação ambiental, que defendem a região do desmatamento e até da retirada de óleo das baleias. São diversas atrações, e em um dia na ilha você consegue aproveitar várias delas. Veja algumas: Pico do Papagaio: lá de cima você vê a ilha inteira - é uma vista deslumbrante Cachoeira da Feiticeira: são 15 metros de queda livre de água cristalina e uma parada perfeita para quem curte fazer rapel. Para chegar lá, você vai passar por uma trilha de médio esforço, mas que vale a pena Farol de Castelhanos: um dos faróis mais antigos da costa brasileira, inaugurado em 1900, é outro ponto preferido da ilha Gruta do Acaiá: uma trilha fácil de caminhar leva você até a entrada dessa gruta de cerca de 30 metros de largura e um metro de altura. Dentro dela, é possível acompanhar um fenômeno chamado de fluorescência, quando a luz do sol se propaga na água - na escuridão, a gruta forma uma névoa verde-turquesa Lagoa Verde: um dos poucos lugares do mundo em que você pode ver corais esverdeados; ponto perfeito para um mergulho com snorkel e para nadar com peixinhos chamados de “sargentinhos”, cavalos-marinhos e tartarugas Praia de Lopes Mendes: uma das praias mais lindas do país, ela tem 3km de areia e alterna trechos de mar calmo e águas rasas e outros em que os surfistas encontram um mar agitado e boas ondas. É um local praticamente deserto, com uma orla basicamente habitada por belas amendoeiras Lagoa Azul: a atração leva esse nome graças à semelhança com os cenários do clássico filme “A Lagoa Azul”. É verdadeiramente uma piscina natural com água azul-esverdeada e com o fundo repleto de estrelas-do-mar; cardumes de peixes multicoloridos e corais completam o visual inacreditável. Leia mais: se você é fã de mar e areia, saiba quais são as 25 melhores praias do Brasil em 2020.
Com mais um dia em Angra dos Reis, você pode aproveitar para se aventurar em algumas trilhas e conhecer cachoeiras incríveis. Afinal, toda essa natureza exuberante precisa ser bem explorada. Para quem já está acostumado com trekking, uma das melhores opções é o Pico do Frade, ponto com 1.500 metros de altura. Você vai precisar de um guia turístico para chegar lá em cima, mas os principais caminhos são pela Trilha do Frade, no Parque Mambucaba ou Bananal. Outra trilha de cerca de uma hora leva até a Cachoeira do Bracuí, com cinco quedas d'água e uma borda infinita. Isso mesmo: o poço de banho forma um mirante incrível com vista para a baía de Angra dos Reis. Uma boa trilha para amadores é a do Perequê e a Mambucabinha - ainda que seja um percurso de duas horas, a caminhada não exige muito esforço físico. Ela passa pelo alto do Morro da Boa Vista, circulando as margens do Rio Perequê, próprio para um ótimo banho. Indicamos também a trilha Banqueta-Jussaral e as cachoeiras do Ariró e Caputera. Para fechar seu passeio em um local badalado, conheça a Praia do Dentista. Ela fica na Ilha da Gipóia e é a parada de lanchas, iates e veleiros. Os restaurantes e bares flutuantes ainda fazem a alegria do pessoal - eles recebem os pedidos via rádio e fazem as entregas por meio de canoas. A Praia das Flechas, próxima à do Dentista, também vale muito a visita.
Eleger a melhor praia de Angra dos Reis é quase uma missão impossível, porque existem alternativas para todos os gostos. São praias para surfar, relaxar, aventurar-se, opções paradisíacas para curtir a dois , outras para muita diversão com os amigos e ainda boas pedidas para famílias com crianças. A Ilha Grande reúne a maior quantidade de pontos deslumbrantes e inesquecíveis, mas a Ilha da Gipóia e as Ilhas Botinas também estão entre as mais tops. As listas que elencam as melhores praias de Angra dos Reis em geral destacam: Lopes Mendes Lagoa Azul Caxadaço Praia da Figueira Praia do Dentista Praia de Palmas Praia do Aventureiro.
Um paraíso desses merece uma acomodação digna da realeza, certo?Afinal, os diversos passeios e aventuras vão exigir um local confortável para descansar e recarregar as energias. Para isso, temos a sugestão perfeita!
Com localização estratégica para as atrações da cidade, o Mercure Angra dos Reis tem até um píer privativo para fazer passeios diretamente do hotel. As áreas de lazer incluem piscina com borda infinita, quadra esportiva, espaço kids e até um pool bar. O restaurante é uma delícia à parte, com cardápio repleto de pratos únicos e com sabores da região. O carro-chefe é o peixe com banana - imperdível. Os quartos são espaçosos e acomodam até quatro pessoas. Você ainda pode escolher uma suíte com vista para o mar e para o litoral deslumbrante de Angra dos Reis. Leia mais: a pandemia da Covid-19exige medidas reforçadas de segurança. Conheça os novos protocolos dos hotéis ALL - Accor Live Limitless.
Tudo pronto para fazer sua reserva? O Mercure está preparado para receber você e sua família com toda segurança e comodidade. Para começar, acesse o site da ALL - Accor Live Limitless ou entre pelo aplicativo no seu smartphone. Na busca, procure por “Mercure Angra dos Reis” e indique as datas da viagem, a quantidade de hóspedes e escolha o tipo de quarto e os serviços que deseja incluir. Depois, é só preencher seus dados cadastrais e a forma de pagamento e confirmar sua reserva. Ficaremos felizes ao receber você em Angra!
A grana está curta? Veja dez cidades baratas para visitar no Brasil
Planeje sua próxima viagem para esses destinos incríveis!
Confira como se desenvolver nesse período
Vai para Curitiba e não sabe onde se hospedar? A Accor te dá cobertura! Confira nossos hotéis na cidade e faça sua reserva. Confira!
6 experiências para viajar para lá da linha do Equador