9 melhores praias do Brasil para você conhecer

De norte a sul do país, descubra as praias mais bonitas, segundo a influencer Juju Me Conta Tudo

praias do Brasil, as melhores praias

De Norte a Sul, o Brasil tem um litoral riquíssimo, cheio de praias paradisíacas para conhecer. Nada melhor do uma boa praia para relaxar! Por isso, escolher as 11 mais belas praias do Brasil não é tarefa fácil, mas procurei locais que se adequam a diferentes estilos de viajantes. Pegue sua canga, seu biquíni ou calção, seu snorkel e “vamos a la playa”.

1. São Miguel dos Milagres, Alagoas

De Maceió a São Miguel dos Milagres, são aproximadamente 100 km –  o local é um pequeno paraíso no litoral alagoano, atualmente bastante conhecida pelo seu Réveillon e por alguns casamentos de famosos e digital influencers que aconteceram na Capela dos Milagres.

 

É um lugar onde você chega, tira seu sapato, toma um drink e fica de pés pra cima o dia inteiro. Fazer nada é o fazer tudo aqui. Isto faz com que seja o destino adequado para todos os gostos. 

 

Esta praia é incrível durante o dia todo, mas minha dica é fazer um passeio à noite pela Praia do Toque – que é quando ocorre um fenômeno que a maré baixa bastante e é possível caminhar pela areia quase como se você estivesse dentro do mar

 

À noite, a lua fica enorme e ilumina a areia que está levemente molhada, ou seja, é um cenário lindo para fazer um passeio romântico. Aliás, este é um destino de praia perfeito para lua de mel e passeios a dois. Pelo fato do mar ser calmo, também é bem tranquilo para levar as crianças. 

 

O lugar também é ótimo para andar de caiaque ou jangada e visitar as piscinas naturais e conhecer a fauna e a flora marítima. Para quem curte o contato com a natureza, o Projeto Peixe-Boi que tem como objetivo a preservação da espécie. 

 

Que tal se hospedar em Maceió? Confira os melhores hotéis da região, em frente às lindas piscinas naturais da Praia de Pajuçara

2. Prainha, Rio de Janeiro

Como uma boa carioca, não poderia deixar de indicar as praias do Rio de Janeiro - a cidade tem algumas das praias mais lindas do Brasil. Uma das que mais gosto é a Prainha - o lugar faz jus ao nome, já que é realmente pequena. 

 

Dica: vá durante a semana, que é quando fica menos cheia. A praia é super aconchegante e perfeita para aqueles dias que você quer pensar na vida ou ler um livro.

 

Prainha fica pertinho da Praia de Grumari e, se tiver tempo, dá para visitar as duas. Aliás, a região é cheia de trilhas que podem ser aproveitadas.

 

Antes de visitar a Prainha, é importante saber que se trata de uma área de proteção ambiental – o que garante o visual lindo do local. 

 

Grand Mercure Rio de Janeiro Riocentro e o Novotel RJ Barra da Tijuca são boas opções para quem quer ficar mais perto da região.

 

Leia mais: Praias desertas do Rio de Janeiro para fugir do agito

 

 

3. Joatinga, Rio de Janeiro

Praia da Joatinga é outra praia pequena do Rio – e tem até um acesso meio difícil! Com apenas 300 metros, é acessada através de um condomínio e de uma trilha. Em dias de maré alta, não é possível visitar. 

Entre São Conrado e a Barra da Tijuca, localizada no bairro do Joá, a Praia da Joatinga é uma das mais bonitas da capital fluminense. É um lugar muito frequentado pelos surfistas e pessoas que gostam de se exercitar na areia, jogar frescobol. Lá também acontece a “altinha” ou “altinho”, jogo com “embaixadinhas”. Para os mais radicais, ali pertinho também tem o ponto para quem quer fazer voos de asa delta

Dica: a vista do Mirante Ricardo Menescal encanta os visitantes, para aproveitar com mais calma, recomendamos que vá também em dia de semana.

Hospede-se no ibis RJ Barra Da Tijuca e fique perto da Praia da Joatinga

 

Leia mais: 4 lugares para praticar esportes no Rio de Janeiro

4. Arpoador, Rio de Janeiro

Se você gosta de agito, o Arpoador pode ser uma boa pedida. Vários artistas frequentam o local e o pôr do sol é uma das atrações mais famosas, especialmente no verão.


Nesta época do ano também rolam alguns shows na praia. Para tomar um drink refrescante no final de tarde, vá até o Astor - é o local certo para conhecer pessoas.


Para ficar pertinho desta praia, você pode se hospedar tanto em Ipanema quanto Copacabana.


5. Caraíva, Bahia

litoral baiano é um dos melhores lugares de praia no Brasil. Estar em Caraíva é estar em contato consigo mesmo. Distante 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, Caraíva é uma vila à beira-mar no litoral sul da Bahia. Foi uma das viagens mais maravilhosas que eu fiz e é o local certo para quem quer relaxar, esquecer da vida e dos problemas. É um encanto! Lá acontece o encontro do mar com o Rio Caraíva, que é incrível. É um destino totalmente “pé na areia”, perfeito para fugir dos centros das grandes cidades. 

 

A pedida é fazer uma viagem para dentro de si mesma enquanto aproveita a paisagem – vá com pessoas muito queridas, mas saiba que há momentos que vocês simplesmente vão querer ficar em silêncio, contemplando o cenário

 

Os restaurantes também têm essa vibe pé na areia e a dica é se deliciar com os frutos do mar. 

 

Ande pela vila, conheça as casas dos pescadores e aproveite para viver em um ritmo mais tranquilo. Tomara que este lugar fique assim para sempre, não modernize nada, porque esse realmente é o bom de Caraíva.

Quer esticar a viagem até Salvador? Há voos diretos do Aeroporto de Porto Seguro à capital baiana. Para ficar pertinho dos pontos turísticos de Salvador, confira os melhores hotéis da cidade.

 

6.Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha foi um dos lugares que fiquei louca quando conheci! Eu nunca tinha mergulhado e lá foi o meu batismo. Foi uma experiência incrível! Lá tem a fauna e a flora mais completa que eu já vi. O fundo do mar parece até de mentira de tanta diversidade marinha – tem peixes que são únicos, tubarões... Mas não precisa se preocupar: os animais são super bem alimentados, então não acontece nada com você. 

 

Um lugar imperdível é a Cacimba do Padre – lá tem umas pedras com água dentro e é quase como uma jacuzzi feita pela natureza a céu aberto.

 

Para curtir a noite, a minha dica é dançar forró no Bar do Cachorro. Embora seja um lugar incrível e super indicado para ir com a família, antes de viajar saiba que é um destino que exige um pouco de caminhada. 

 

Que tal conhecer outras maravilhas de Pernambuco? Hospede-se em Recife e faça 3 passeios em um: descubra a história de Olinda, a cultura do Recife e as belezas naturais de Porto de Galinhas.

7. Itamambuca/Ubatuba, São Paulo

No litoral norte de São Paulo, no município de Ubatuba, fica a praia de Itamambuca. Por aqui, a palavra de ordem é o contato com a natureza – portanto, esqueça o luxo e aproveite o cenário. A praia também é bastante procurada por surfistas e tem bastante onda. Durante a noite, tem o agito da vila, com vários barzinhos – mas tudo com o esquema “pé na areia”. Minha dica é comer um açaí e aproveitar a paisagem. Vai de carro para Ubatuba? Faça uma parada para descansar! O ibis Taubaté  e o ibis São José dos Campos  são ótimas opções, pois oferecem quartos para quem precisa relaxar por algumas horas (3h, 6h ou 9h).

8. Búzios, Rio de Janeiro

Localizada a 170 km da cidade do Rio de JaneiroBúzios é um dos destaques da Região dos Lagos e é um destino certeiro para quem gosta de praia – lá tem para todos os gostos. 

 

Dá para alugar um carro e ir até lá ou pegar um ônibus a partir da rodoviária ou dos aeroportos do Rio. Dentre as minhas praias preferidas está a Praia de Manguinhos – ela é ótima para quem gosta de correr, por ser extensa e calma. 

 

Dica: como venta muito em Búzios, é perfeito para quem gosta de esportes mais radicais é se aventurar no windsurf. Para comer bem, vá até o Bar do Zé – os risotos de camarão ou de frutos do mar de lá são maravilhosos.

9.Paraty, Rio de Janeiro

Há dois momentos no ano que são muito propícios para visitar a cidade – durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que normalmente acontece em julho, e durante o Festival de Jazz, que acontece em maio e conta com shows gratuitos ao ar livre. 

 

Entre um passeio de barco e um pulinho na praia, dá para conhecer também o centro histórico e suas construções de época. 

 

Ficou com fome? Minha dica é conhecer o restaurante Banana da Terra, que serve um tradicional peixe com purê da fruta que dá nome ao local. 

 

Além disso, a região também conta com cachaças excelentes para experimentar.

 

Do Rio de Janeiro a Paraty são 250km. Que tal fazer uma pausa no trajeto para descansar? 

Se você está indo de São Paulo a Paraty, descanse no ibis Taubaté ou no ibis Guaratinguetá.