5 dicas para viajar sozinha

Conheça o mundo com a sua melhor companhia: você mesma. Preparamos 5 dicas essenciais para quem deseja viajar sozinha!

dicas para viajar sozinha, viajar sozinha

Viajar sozinha é um verdadeiro desafio - mas, prometo: a recompensa pode ser maravilhosa! Desde pequenas, nós, mulheres, somos ensinadas a ter medo da liberdade. No entanto, a verdade é que há muito lugares incríveis e que merecem ser visitados. E quer melhor companhia do que você mesma para desbravar esse mundão? Então, prepare as malas, pegue as minhas dicas para viajar sozinha e aproveite para se jogar na estrada! Você não vai se arrepender!

1. Pesquise ao máximo sobre o destino

Decidiu cair na estrada sem nenhuma companhia? A principal dica é obter o máximo de informações a respeito do destino: percursos, o que fazer na cidade, etc. Ao chegar lá, mesmo que você precise pedir uma informação ou outra, você não ficará tão “crua” e conseguirá se virar melhor sozinha. Pelo menos até você se sentir mais segura para perguntar às pessoas.

2. Informe seu roteiro para pessoas próximas

Avise aos familiares ou para pessoas mais próximas sobre o seu itinerário - quando você vai e volta, onde ficará hospedada, por quais lugares/cidades irá passar. Em primeiro lugar, para que eles não fiquem preocupados - minha mãe, por exemplo, sempre surta quando eu vou viajar (especialmente quando o telefone não pega). E, pro caso de acontecer qualquer coisa ou se houver qualquer emergência, eles já saberão onde encontrá-la.Conheça 7 lugares para viajar sozinha!

3. Trabalhe seu psicológico

Nós, mulheres, somos ensinadas a viver em um casulo. Não estamos acostumadas à liberdade. Isso ainda é um desafio para nós. Às vezes deixamos de fazer uma viagem solo por medo ou por insegurança, por achar que não vai conseguir sem uma companhia. O emocional tem muito peso na questão da decisão de viajar sozinha.

4. Se possível, mantenha-se conectada

Se puder, procure sempre ter sinal de celular ou internet. Já fui viajar para um lugar onde a minha operadora não pegava e acabei ficando cinco dias incomunicável - minha mãe já estava achando que tinha acontecido algo comigo! Fica a dica para pesquisar antes sobre as operadoras disponíveis no local.Para viajar dentro do Brasil, é válido usar dois chips de operadoras diferentes (para o caso de uma delas não funcionar bem). Para quem viajar para o exterior, é possível comprar o chip antes ou logo que chegar ao destino. A internet não é só para postar foto - também é muito útil para consultar informações ou até mesmo para ligar pro hotel, caso você vá chegar antes ou depois do previsto.Ah, e claro: não se esqueça de verificar se o telefone terá bateria ao chegar no destino. Já aconteceu de eu chegar num local e meu celular estar sem carga, e eu não sabia o endereço exato do lugar de onde eu ia me hospedar. Foi um perrengue para achar! Além disso, a internet pode ser bastante útil na hora de se locomover - seja para pegar um táxi ou veículo por aplicativo, ou para consultar informações sobre as linhas de metrô ou ônibus. Alguns apps com mapas também podem ser bastante úteis na hora de encontrar os lugares que você planejou visitar. 

5. Planeje, economize e aproveite!

Muita gente reclama que não viaja porque não tem dinheiro. Acredito que a viagem tem muito mais a ver com planejamento e antecipação do que com dinheiro efetivamente. Muitas vezes você precisa de pouco para conhecer lugares incríveis!Pesquise bastante antes de ir, pois há vários blogs com dicas, cupons de descontos e promoções de hotéis e passagens aéreas disponíveis na internet.

Nossos artigos recentes