Como planejar uma viagem internacional?

Veja o check-list para organizar tudo antes de embarcar

Tirar o passaporte, obter o visto, comprar as passagens, reservar hotéis, arrumar as malas, verificar vacinas, adquirir o seguro... são muitos os detalhes para planejar uma viagem internacional. Para você embarcar com tranquilidade para o seu próximo destino, preparamos um check-list completo com dicas muito importantes. Confira o passo a passo e bon voyage!

1) Como tirar o passaporte

O planejamento de uma viagem internacional começa com o passaporte. Se você ainda não possui o seu ou se precisa fazer um novo, basta seguir este passo a passo:1. Verifique os documentos necessários para tirar o passaporte.Para o passaporte comum, a Polícia Federal solicita:• Um documento de identificação (pode ser cédula de identidade, carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de habilitação com foto, carteira de trabalho ou passaporte anterior). Se a pessoa teve o nome alterado por conta de casamento, separação ou divórcio, é preciso levar as certidões. Para menores de 18 anos, é possível apresentar a certidão de nascimento.• É preciso estar em dia também com as obrigações eleitorais e apresentar título de eleitor e comprovantes de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição. Se não tiver os comprovantes ou o título, é possível levar a certidão de quitação eleitoral. • Para os homens maiores de 18 anos, é preciso estar com a situação regularizada no serviço militar obrigatório. • Os naturalizados brasileiros devem apresentar também o certificado de naturalização original. • Se este não for seu primeiro passaporte, você deverá levar o anterior para cancelamento.• CPF.2. Preencha o formulário de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal. Ao completar os dados, o site irá gerar a Guia de Recolhimento da União – GRU, que deverá ser paga dentro da data de vencimento.3. Assim que o pagamento for compensado, você deve agendar o atendimento presencial em um dos postos. 4. Na data e horário agendados, você deve comparecer ao local, munido dos documentos requisitados, boleto GRU, comprovante de pagamento e comprovante de agendamento. A fotografia só é necessária para menores de 3 anos. Para os demais, a imagem será coletada na hora do atendimento.5. Se der tudo certo, você poderá pegar seu passaporte na data designada, mediante apresentação de documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento.

2) Como tirar o visto

A necessidade de tirar o visto depende muito do país a ser visitado e do tempo de permanência no local. Confira como tirar o visto em alguns dos destinos mais procurados pelos brasileiros:EuropaPara visitar a maior parte dos países da Europa, por até 90 dias, os brasileiros não necessitam de visto. Se a viagem for mais longa que 90 dias, é preciso consultar a regulamentação de cada país.  No entanto, até 2021, prevê-se a implantação do Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), no qual os viajantes deverão preencher um formulário online com informações pessoais, histórico de viagem e passaporte. Além disso, será preciso pagar uma taxa. América do Sul

Para os brasileiros que pretendem visitar destinos como Argentina, Peru, Paraguai, UruguaiChile e Equador, uma boa notícia: você não precisará de visto se for permanecer nos países por até 90 dias. E, se o seu desejo for conhecer a Colômbia, você ficar por até 180 dias sem a necessidade de visto. Além disso, não é preciso viajar com o passaporte – estes países permitem a entrada apenas com a cédula de identidade civil, desde que tenha sido feita há no máximo 10 anos.Estados Unidos Para obter o visto americano para turistas, o primeiro passo é preencher o formulário online DS-160. Depois, o viajante deve pagar a taxa de solicitação de visto. Após a confirmação do pagamento, é preciso agendar uma data para a coleta de fotos e impressões digitais e outra para entrevista presencial – este processo pode ser feito pelo site da embaixada ou de um call center.Nos dias agendados, o requerente deve comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coletar fotos e impressões digitais e à entrevista na embaixada ou em um dos consulados. Na entrevista, é preciso levar todos os documentos que comprovem que o viajante tem renda suficiente para viajar e que possui vínculos com Brasil. 

3) Como usar milhas para viajar

Uma das possibilidades para quem ama viajar é utilizar milhas para comprar as passagens ou até mesmo para reservar hotéis.A maior parte das companhias aéreas está associada a algum programa de fidelidade – através deles, é possível juntar milhas a cada viagem feita. Alguns destes programas, como o Multiplus, são tão completos que oferecem a opção de acumular pontuação não só na compra de passagens aéreas, mas também ao abastecer em determinados postos de combustível, fazer compras em alguns sites e lojas ou ao reservar um carro. Para quem tem cartão de crédito, é possível ainda trocar a pontuação acumulada com os gastos do dia a dia por passagens e outros itens.O ALL, programa de fidelidade da Accor, permite aos usuários acumular pontos ao reservar hospedagens. A pontuação pode ser utilizada com diversos parceiros da rede: companhias aéreas, aluguel de veículo, gastronomia e até compras. 

4) Melhor site para reservar hotel

Com a documentação de viagem pronta, chegou a hora de reservar o hotel. No site all.accor.com e no APP você encontra 4.200 hotéis em mais de 2.000 destinos ao redor do mundo. Reserve o hotel que mais combina com você e com o seu estilo de viagem: ibis, ibis Budget, ibis Styles, Mercure, Novotel, Sofitel, Pullman, Adagio, MGallery, Raffles, Fairmont, hotelF1, Mama Shelter, onefinestay, Rixos Hotels, Jo&Joe, 25hours Hotels e Thalassa Sea & Spa.E o melhor: é possível pagar mais barato por sua hospedagem e parcelar em até 6x sem juros. Os associados do ALL também contam com vantagens exclusivas e acesso antecipado a ofertas, além de ter a possibilidade de trocar pontos Rewards por hospedagens.

5) Limite de bagagem permitido para viagens internacionais

Ao viajar para o exterior, é preciso ficar atento ao limite de peso das malas – uma boa dica é preparar um checklist de viagem. As regras podem variar conforme a companhia aérea e o destino escolhido.Em voos LATAM entre América do Sul e América do Norte, África, Oceania ou Ilha de Páscoa e outros voos entre América do Sul e Europa, é possível despachar até duas malas de 23 kg cada.Para voos LATAM dentro da América do Sul, entre países da América do Norte, da Oceania, da Europa ou voos entre o Taiti e a Ilha de Páscoa, o limite é de uma bagagem de até 23 kg por pessoa. A Aeromexico e a British Airways permitem duas bagagens de 23 kg cada. Em companhias como TAP, Alitalia, Delta Airlines, Lufthansa e Air France, a quantidade de bagagens pode variar dependendo da tarifa ou destino, começando com 1 peça até 23kg, podendo chegar até 3 peças com até 32kg. 

6) Seguro de viagem

Para os marinheiros de primeira viagem, que não sabem como planejar uma viagem internacional, e para os mais experientes, vale sempre lembrar: antes de embarcar para seu destino internacional, não se esqueça de conferir se o país exige um seguro de viagem.Algumas bandeiras de cartões de crédito oferecem esta opção se você comprar as passagens com elas. É possível adquirir também com seguradoras e agências de turismo.

7) Lembre-se de verificar as vacinas necessárias

Alguns países exigem certificado de vacina para os visitantes. Por isso, uma das dicas para viagem internacional é conferir se o seu destino requer algum tipo de vacina e se você já tomou as doses necessárias. Não se esqueça de fazer seu certificado internacional de vacinação na Anvisa.

Nossos artigos recentes