17 julho 2024
6 minutos
17 julho 2024
6 minutos
Os principais pontos turísticos do Pará se dividem entre a capital, Belém, e outras regiões do estado. Há atrativos diversos, tanto para quem prefere ambientes com mais natureza, quanto para os que gostam de opções urbanas, sempre possibilitando vivenciar um pouco mais da cultura local. Venha com a Accor descobrir quais são os melhores para incluir no roteiro da sua viagem!
Alter do Chão é considerado um dos melhores destinos com praias do Brasil e um dos pontos turísticos do Pará mais procurado pelos turistas. A Ilha do Amor, também chamada de “Caribe da Amazônia”, fica bem em frente à vila e é o local mais frequentado. Com águas transparentes e uma faixa de areia clarinha, que liga a ilha ao continente, é um cenário de cartão-postal. Além disso, é uma praia com ótima estrutura de quiosques e barracas que oferecem aluguel de cadeiras, mesas, guarda-sóis, petiscos, bebidas e outras opções nos cardápios para quem quer passar o dia. Há dois lados: um voltado para o Lago Verde, mais movimentado, especialmente nos fins de semana e no verão, e outro para o Rio Tapajós, mais tranquilo. É só escolher qual estilo mais tem a ver com o que você procura para aproveitar ao máximo toda a beleza local. Quem gosta de esportes pode remar de caiaque, fazer passeios de banana-boat ou trilha pela Serra da Piraroca, que vai até o alto de um morro de onde se tem uma incrível vista panorâmica. A Ilha do Amor pode ser visitada durante todo o ano, mas há algumas diferenças dependendo do período escolhido. Durante a seca, entre agosto e janeiro, a água fica mais baixa, possibilitando atravessar a faixa de areia a pé. Já durante o período da cheia, de fevereiro a julho, a travessia precisa ser feita de barco – há vários que saem do continente durante todo o dia. A melhor forma de chegar a Alter do Chão é indo de avião até o Aeroporto de Santarém, que recebe voos das cidades de Belém, Manaus e Brasília. Do aeroporto, a distância é de 35 km, sendo preciso pegar ônibus, transfer, carro alugado ou de aplicativo para fazer o trajeto.
Localizado no centro histórico de Belém, capital do Pará, às margens do Rio Guamá, o Parque Mangal das Garças é um dos lugares que não podem faltar no roteiro de quem viaja à cidade. São cerca de 40 mil metros quadrados de beleza natural, com bastante verde, alguns lagos, espaços de lazer, flora e fauna locais, assim como pontos com vistas panorâmicas, como o Farol de Belém, uma torre com quase 50 m de altura, de onde é possível observar toda a cidade. Ainda conta com um borboletário, um viveiro de aves, o Memorial da Amazônia, com fotos e informações da história da navegação na região, e um restaurante com pratos típicos paraenses. O Parque foi criado no início de 2005, a partir de um projeto de revitalização da área, que era bastante alagada. Hoje, é um local muito bem cuidado e perfeito para passar o dia ou descansar entre os passeios. A entrada para as áreas livres é gratuita, mas há taxas para alguns espaços específicos (borboletário, Farol, Memorial e outros). O melhor horário para visitar é no fim do dia, quando as garças fazem voos rasantes e proporcionam um verdadeiro espetáculo para os visitantes. Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 9h às 18h. Endereço: Rua Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha – Belém/PA
Também em Belém, a Estação das Docas é um dos cartões-postais da cidade e mais um dos imperdíveis pontos turísticos do Pará. O local foi inaugurado em 2000 e funciona em 3 grandes pavilhões de ferro nos galpões do antigo porto da cidade, uma construção de 1850 que passou por um processo de revitalização. Os pavilhões são divididos em temas: gastronomia, moda e cultura. É um grande complexo turístico e cultural, com muitas lojinhas de roupas, quiosques de artesanato, bares e restaurantes com delícias da região e um anfiteatro, onde são realizadas apresentações artísticas. É um ótimo passeio para conhecer mais sobre as tradições da cidade, além de ter um belo visual, especialmente no pôr do sol. Também é uma boa pedida para aproveitar a noite na cidade, com música ao vivo. Além dos bares, há a fábrica de uma das mais conhecidas cervejas locais, a Amazon Beer, que mistura lúpulo com frutos da Amazônia. Na Estação das Docas, ficam as ruínas do Forte de São Pedro Nolasco, que data do século XVII e funcionava como um ponto de defesa da cidade. Ele foi destruído em conflitos locais. O restante foi demolido para a construção do porto, mas há alguns pedaços que ainda podem ser vistos. A entrada é gratuita. De lá, também é possível fazer um passeio de barco (pago à parte) pela Baía do Guajará e pelo Rio Guamã, passando pela orla de Belém. Horário de funcionamento: de domingo a quarta, de 10h às 00h, e de quinta a sábado, de 10h às 2h. Endereço: Avenida Boulevard Castilho, s/n – Campina – Belém/PA
A Serra das Andorinhas está localizada no município de São Geraldo do Araguaia, no Sul do estado do Pará, mais precisamente no Parque Estadual Serra dos Martírios (PESAM), quase na divisa com Tocantins. É um espaço de lazer ao longo do Rio Araguaia, em uma área de 60 mil hectares com trechos de vegetação da floresta amazônica e do cerrado. Também é uma área de proteção ambiental, onde são realizados estudos botânicos e arqueológicos, devido ao grande número de inscrições rupestres. Em uma visita, é possível desbravar mais de 400 cavernas, fazer trilhas, praticar rapel, visitar a Casa de Pedra e tomar um banho na Cachoeira 3 Quedas ou na Spanner, as mais famosas do parque. É um passeio perfeito para quem gosta de aventuras em meio à natureza. Quem quiser pode acampar também. Há lugares para fazer refeições, mas é permitido entrar com lanches. Vale ressaltar que alguns passeios são feitos apenas com o acompanhamento de guias especializados para garantir total segurança aos visitantes. Há opções de lazer que cobram um valor separadamente. A distância de Belém até a Serra das Andorinhas é de 680 km. O trajeto pode ser feito de carro ou ônibus. Há opções que saem diariamente da rodoviária da capital. É uma viagem demorada, que costuma levar 12h. Uma opção mais tranquila é ir até a cidade de Marabá, descansar e seguir até São Geraldo do Araguaia, em um trecho de 135 km.
Inaugurado na primeira metade do século XVII, o Mercado-Ver-O-Peso é um dos mais antigos do Brasil, além de ser o maior a céu aberto da América Latina e um dos principais atrativos turísticos de Belém, com um fluxo diário de cerca de 20 mil pessoas. É a melhor opção para quem quer sentir a atmosfera local, com uma grande variedade de produtos tradicionais, entre alimentos, ervas para banhos, óleos medicinais, artesanatos, comidas típicas e muitos outros. O movimento começa logo ao amanhecer, quando pescadores que saíram de madrugada chegam com as mercadorias. O Mercado-Ver-O-Peso está localizado às margens da Baía do Guajará, em um grande complexo arquitetônico que conta com o Mercado da Carne, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. Inicialmente, o nome era Casa de Haver o Peso, já que o local era um ponto de fiscalização da Coroa Portuguesa, que pesava as mercadorias que chegavam e saiam da cidade. Depois, popularizou-se como Ver-O-Peso. Em uma visita, não deixe de provar o tacacá e a maniçoba, dois pratos conhecidos da culinária de Belém, além dos peixes fritos na hora. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 5h às 18h30; fechado aos domingos. Endereço: Avenida Boulevard Castilho, s/n – Campina – Belém/PA
Fechando a lista dos pontos turísticos do Pará imperdíveis em uma viagem ao estado, não poderia faltar a Ilha de Marajó, a maior ilha fluviomarítima do planeta e uma das melhores opções para quem quer ter contato com a selva amazônica. Ela fica na área de proteção ambiental do arquipélago do Marajó, banhada pelo mar do Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. A capital da ilha, Soure, é um destino cada vez mais procurado pelos turistas. Há outros 11 municípios, entre trechos com muita vegetação, mata nativa, mangues, fauna e flora. Em Soure, as melhores praias para visitar são: a de Barra Velha, a de Joanes e a do Pesqueiro. Outra atração que agrada bastante aos turistas é o passeio de búfalo, animal considerado um dos símbolos da Ilha de Marajó. Também é possível praticar esportes como rafting e ciclismo. Quem prefere passeios culturais pode visitar o Museu do Marajó, na cidade de Cachoeira do Arari, conhecer a arte da cerâmica e assistir às apresentações de carimbó, dança que mistura inspirações indígenas e africanas. Para chegar até lá, é preciso pegar os catamarãs que saem diariamente de Belém. A viagem dura três horas. A melhor época é o segundo semestre, no período da seca, com a vantagem de ter temperaturas altas em qualquer estação.
Se você está planejando uma viagem para ver de perto os principais pontos turísticos do Pará, conte com as opções de hospedagem da Accor, que tem diversos hotéis em Belém.
Entre os novos hotéis da rede, está o ibis Styles Belem Hangar, que tem design moderno e espaços muito confortáveis. A área de lazer com piscina é ideal para recarregar as energias durante a viagem. Para quem está a trabalho, há salas de reunião. Ainda conta com um restaurante que funciona no café da manhã, no almoço e no jantar. Outra novidade é o ibis budget Belém Batista Campos, uma opção com ótimo custo-benefício para quem não quer gastar muito, mas não abre mão do conforto. Há quartos para até duas pessoas, café da manhã e loja de conveniência 24h.
Uma boa dica é escolher hotéis midscale, que oferecem serviços personalizados, voltados para o que cada um procura, tornando a hospedagem um momento único, além de proporcionarem experiências locais autênticas. Em uma viagem ao Pará, experimente o Mercure Belém Boulevard, com ambiente moderno, restaurante de comidas típicas, localização privilegiada e fácil acesso aos principais atrativos. Com o programa de fidelidade ALL, há diversas vantagens exclusivas, com descontos e benefícios que possibilitam novas viagens e mais momentos inesquecíveis nos seus destinos preferidos.
Crédito da imagem: Agência de Notícias Acre
Você já ouviu falar na Semana do Saco Cheio? Confira quando acontece e como aproveitar esse período!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Venha conhecer os encantos do Sul refletidos na bela cidade de Criciúma. Confira os pontos turísticos e prepare as malas!
4 pontos turísticos de Montevidéu que pedem belas fotos