Porto de Galinhas:

Dicas incríveis além das praias paradisíacas

Com águas cristalinas, areias brancas e um conjunto de recifes perto de sua orla, chegar a Porto de Galinhas é como colocar os pés no paraíso. Um cenário em que belezas naturais se misturam ao charme de seu vilarejo, aos encantos de seus artesanatos e à hospitalidade dos pernambucanos. Uma oportunidade de viver experiências únicas, perto do mar ou dentro dele, além de experimentar uma saborosa gastronomia e de relaxar em confortáveis hotéis e resorts. Tem dúvidas sobre o que tem para fazer em Porto de Galinhas, quais suas melhores praias, pontos turísticos e qual a melhor época para ir até lá? Continue a leitura para conferir um artigo completo sobre este destino paradisíaco e comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Onde fica Porto de Galinhas?

Localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas fica a cerca de uma hora da capital, Recife. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre é o mais próximo, distante a apenas 49,2 km de Ipojuca.  Ao descobrir onde fica Porto de Galinhas, fica fácil até mesmo planejar um roteiro que inclua outros destinos turísticos dos arredores. Dentro do próprio estado de Pernambuco, Ipojuca pode ser a base para um passeio bate-volta até Recife e Olinda .Para quem prefere ir mais longe, outra dica é explorar o litoral norte de Alagoas, como as famosas piscinas naturais de Maragogi.

Qual a melhor época para ir em Porto de Galinhas?

Com clima quente o ano inteiro, quase todos os meses do ano podem ser considerados como as melhores épocas para ir a Porto de Galinhas. Mas, ainda assim, o sol aparece com maior frequência entre setembro e novembro. Dica: se puder viajar nessa época, você vai conseguir diárias mais baratas e gastar menos sem abrir mão de dias ensolarados de praia.

O que tem para fazer em Porto de Galinhas?

Além de contar com as melhores praias de Pernambuco, Porto de Galinhas concentra atrações para todos os gostos e estilos. Selecionamos algumas experiências que tornam a viagem para lá ainda mais especial. Confira:

1. Caminhar sem se preocupar com o amanhã pelo vilarejo

Com ruas estreitas, bares, restaurantes e comércio em geral, a vila de Porto de Galinhas é um charme à parte. Ideal para caminhar com toda tranquilidade, comer uns petiscos, conferir a cultura de seu povo. Tem tudo o que o turista precisa.

2. Conhecer as peças de artesanato, incluindo as famosas galinhas

Para ver de perto o souvenir oficial do destino, as imagens de galinhas, não é nem preciso sair do vilarejo. Em suas lojas de artesanato, é possível encontrar uma grande variedade de peças com a identidade da região. As galinhas aparecem em praticamente tudo: desde bordados até artigos de decoração em cerâmica, ímãs de geladeira, mantas, redes, roupas e toalhas. São ótimas lembranças para levar para pessoas queridas.   

3. Passear de buggy

Quem curte aventura, certamente, vai gostar da adrenalina dos passeios de buggy em Porto de Galinhas. O mais famoso deles é o chamado “ponta a ponta”, que vai da praia de Muro Alto ao Pontal de Maracaípe. Só não se esqueça de passar protetor solar e de colocar roupas frescas.

4. Relaxar em praias paradisíacas

Prefere viajar para ficar de boa e simplesmente relaxar da correria diária? Em Porto de Galinhas, o descanso está garantido. O destino reserva opções de praias incríveis para mergulhar ou simplesmente petiscar na areia, sem se preocupar em ver as horas. Ainda neste artigo, vamos falar sobre as principais delas.

5. Saborear as delícias da culinária regional

Para viver uma experiência tipicamente pernambucana, uma boa pedida é saborear comidas regionais como carne-de-sol e galinha cabidela. Mas como praia tem tudo a ver com frutos do mar , pratos feitos à base deles também ocupam lugar de destaque nos restaurantes locais.

6. Visitar as piscinas naturais (e até mesmo arriscar um mergulho)

Com águas mornas e transparentes, além de peixes coloridos, as piscinas naturais de Porto de Galinhas são um passeio quase que obrigatório. Você pode ir até elas de jangada, que sai do calçadão em um passeio de 45 minutos de duração, ou simplesmente ir caminhando se a maré estiver baixa. Atenção: ao olhar para a tábua de marés da praia escolhida, verifique em que horário ela vai estar mais perto de zero para fazer seu passeio com tranquilidade.  Quanto mais perto estiver de zero, mais baixa vai estar a maré e mais fácil vai ser aproveitar as piscinas naturais e recifes em seus entornos.

 

Praias de Porto de Galinhas

Ir a Porto de Galinhas sem curtir suas praias é como visitar o Rio de Janeiro sem ver o Corcovado. Pelo menos uma delas precisa estar dentro do seu roteiro da viagem, sem qualquer arrependimento. Ainda não sabe quais conhecer? Não se preocupe, pois vamos mostrar a seguir o que vai encontrar em cada uma das principais praias da região.

1. Praia de Muro Alto

Com uma paisagem diferenciada e ao mesmo tempo surpreendente, a Praia de Muro Alto é formada por paredões de areia, coqueiros e recifes. Acompanhada por uma parcela protegida da Mata Atlântica, fica ao norte do distrito, e mais parece uma grande lagoa quando a maré baixa. É nela que está a piscina natural mais profunda da região, com 10 metros de profundidade, e também os mais completos resorts.

2. Praia de Cupe (e Pontal do Cupe)

Ao sul, está a Praia do Cupe, com ondas fortes principalmente durante a maré alta, e também o Pontal do Cupe, onde se formam piscinas naturais e as águas são calmas. Com 4,5 km de extensão, mescla paisagens rústicas e trechos com hotéis e casas de temporada.

3. Praia de Maracaípe (e Pontal de Maracaípe)

Um pouco mais ao sul, está a Praia de Maracaípe que, assim como a Praia de Cupe, tem ondas fortes. Localizada na Vila de Todos os Santos, sedia campeonatos de surfe e é nela que as tartarugas marinhas desovam. Se preferir águas calmas, basta ir até o Pontal de Maracaípe e ainda de quebra curtir um pôr do sol imperdível.

4. Praia de Porto de Galinhas ou Praia da Vila

Reconhecida várias vezes como a praia mais bonita do Brasil ,a Praia da Vila é a mais badalada da região e também a mais central. É dela que partem as jangadas para as piscinas naturais. Com várias barracas de frente para o mar, é perfeita para quem prefere aproveitar suas infraestruturas. Mas, atenção: só dá para visitar na maré baixa. Então, olhos atentos à tábua de marés.

 

Qual a melhor praia em Porto de Galinhas?

Mesmo sendo a escolha da melhor praia em Porto de Galinhas muito pessoal, a mais bem avaliada pelos viajantes é a Praia de Muro Alto. Em sites como TripAdvisor ,é ela quem aparece em primeiro lugar na lista das melhores atrações de Porto de Galinhas. Com águas calmas e mornas, praticamente sem ondas, Muro Alto está protegida por um grande recife. Por isso, é comum que seus visitantes aluguem caiaques e pranchas de stand up paddle para fazer a travessia até esse “muro”. Além disso, oferece barracas com cadeiras, guarda-sóis e petiscos para os turistas, assim como alguns dos melhores resorts do Brasil.

Pontos turísticos de Porto de Galinhas: muito além das praias


Ao viajar para Porto de Galinhas, fica fácil entender por que é um dos mais badalados destinos do Brasil. Além das praias, é possível desbravar pontos turísticos para lá de interessantes, como: Ateliê Gilberto Carcará: para conhecer a história do artista que idealizou a identidade de Porto de Galinhas Engenho Massangana: para ter uma aula de história sobre os tempos de engenho e escravidão Museu das Tartarugas: para descobrir um belo projeto de proteção e recuperação de tartarugas marinhas Projeto Hippocampus: para se encantar com uma iniciativa voltada à conservação do cavalo-marinho.

Onde comer em Porto de Galinhas

Depois de fazer os passeios de bugue e jangada, nada melhor do que escolher um bom restaurante para provar as delícias da cozinha local. Alguns deles, como Peixe na Telha e Porto Mix Restaurante e Pizzaria podem ser encontrados pela própria vila, com direito a cadeiras e guarda-sóis na areia da praia. E se o seu forte é macaxeira, a dica é dar uma conferida no cardápio de mandiocas recheadas do BarCaxeira, pertinho da praia.

Como é a vida noturna em Porto de Galinhas

Já ao anoitecer, opções de bares e restaurantes não faltam na vila de Porto de Galinhas. Outro polo gastronômico está na Vila de Todos os Santos, na Praia de Maracaípe. Se preferir música ao vivo, é só ir até os bares do centro para ouvir um bom forró.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Em geral, as regiões mais indicadas para se hospedar em Porto de Galinhas são duas: no agitado vilarejo ou em praias mais afastadas, como Muro Alto. A primeira delas é a mais concorrida e onde se concentram mais pousadas. Já a segunda é onde estão complexos de hotéis e resorts. Se preferir ficar fora de Ipojuca, outra opção interessante é manter Recife como ponto de partida.

Hotéis em Porto de Galinhas

Com uma grande oferta de hotéis, pousadas e resorts, Porto de Galinhas tem hospedagens para todos os bolsos e preferências. Tudo depende de quanto tempo quer passar por lá, da experiência que espera e do quanto está disposto a pagar. Já pensou em ganhar de presente uma visão maravilhosa de Muro Alto todos os dias, ao acordar? Você pode viver essa experiência em um de seus resorts. Para se hospedar na Praia de Muro Alto com toda a comodidade, conforto e praticidade que um resort all inclusive oferece, a dica é ficar no Grand Mercure Summerville Beach Resort. De frente para a praia, agrada a toda a família com acomodações confortáveis, coffee shop, fitness center, piscinas, quadra de tênis e até mesmo spa. Com atrações equivalentes ao de grandes cruzeiros internacionais, dispõe de atividades de acordo com a faixa etária. Além de apartamentos e suítes, também oferece bangalôs para quem prefere ter mais privacidade. Agora, se o que prefere é ficar em um hotel mais econômico e moderno, perto do aeroporto do Recife, a dica é fazer reserva no ibis Recife Aeroporto .De frente para o Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, oferece quartos funcionais com Wi-Fi, além de café da manhã e recepção aberta 24 horas por dia. Outra vantagem é que facilita os passeios pela própria capital pernambucana e por Olinda.

Como chegar a Porto de Galinhas

Existem várias formas de chegar a Porto de Galinhas, mas a principal delas é saindo da capital, Recife. O trajeto dura cerca de uma hora e pode ser feito de ônibus pela própria rodoviária ou de carro particular ao fechar pacote com uma agência de turismo.

Porto de Galinhas tem aeroporto?

Como Porto de Galinhas não tem aeroporto, então, o jeito mais fácil de chegar a esse destino paradisíaco é ir de avião para Recife e, depois, pegar estrada para Ipojuca. Programe-se: a viagem pode durar de uma hora, em dia sem trânsito, e até duas horas ou mais, se o fluxo de carros estiver intenso. De qualquer forma, todo o tempo de viagem é recompensado ao chegar às suas belas praias.

Porto de Galinhas: pacotes

Para pesquisar por passagem aérea e até mesmo passeios em Porto de Galinhas, você pode optar por buscadores, onde contrata o que precisa e ainda confere as opções disponíveis para a data que pretende viajar em poucos cliques. Já para a hospedagem, use o aplicativo All Accor. Com ele, você consegue pesquisar seu hotel, fazer sua reserva e preparar sua viagem. O app está disponível na App Store (para usuários do sistema iOS) e no Google Play (para usuários de sistema Android). 

Nossos artigos recentes