Arpoador: conheça uma das regiões mais charmosas do Rio

Veja o que fazer, onde se hospedar e como chegar!

arpoador, arpoador rj

Localizado entre Ipanema e Copacabana, o Arpoador é uma praia pequena, com ondas fortes e uma formação rochosa característica que se tornou um clássico carioca. Curtir um fim de tarde na praia do Arpoador é uma daquelas coisas que todo mundo precisa fazer ao viajar para o Rio de Janeiro. Quer saber tudo sobre esse pedacinho charmoso da cidade? Venha com a Accor descobrir mais!

Praia do Arpoador Ipanema Rio de Janeiro (RJ): um lugar charmoso que vale a pena conferir

Uma praia pequena, mas com um charme grande. Assim é a Praia do Arpoador, um trecho de aproximadamente 500 metros, mas bastante movimentado, tanto pela presença de turistas como de moradores. Ela fica entre os bairros de Copacabana e Ipanema, em um dos pontos mais famosos do Rio de Janeiro. As ondas fortes fazem com que o mar seja bastante frequentado por surfistas. Mas o grande atrativo é o pôr do sol, um verdadeiro espetáculo, que chega a ser aplaudido por quem está no local, tamanha a beleza. E tudo fica ainda mais bonito quando visto do alto da Pedra do Arpoador, onde muitas pessoas sobem para admirar a vista panorâmica do mar e de toda a orla, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo, compondo um dos cenários mais clássicos da cidade.

O que significa a palavra Arpoador

O nome Arpoador vem dos tempos da colonização do Rio de Janeiro. Na época, era comum pescadores subirem a pedra para pescar com o uso de arpões. Por isso o local ficou conhecido como Pedra do Arpoador, que passou a ser também o nome da praia. Embora a atividade de pesca com arpões já tenha sido proibida, o nome permaneceu.

O que tem no Arpoador?

O Arpoador é um lugar especial por vários motivos e deve ser incluído no seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro. Algumas razões que vão te deixar com vontade de conhecer de perto: Fica entre dois bairros que também são cartões-postais da cidade: Copacabana e Ipanema É um ótimo lugar para apreciar a bela vista do mar e das praias Tem quiosques à beira-mar e bons bares e restaurantes nas proximidades, sendo também bastante frequentado à noite É de onde se vê o pôr do sol mais bonito do Rio de Janeiro Já foi tema de composições de grandes nomes da música brasileira, como Cazuza (em “Faz parte do meu show”) e Skank (em “Te ver”) Para os aventureiros, tem algumas pequenas trilhas para quem quer chegar a pontos mais altos da pedra Para os surfistas, tem ondas grandes e um mar perfeito para a prática do esporte Fica perto do Forte de Copacabana e da tradicional Avenida Atlântica, ótimos passeios para fazer no mesmo dia Está perto também da Avenida Vieira Souto, onde está a estátua que homenageia Tom Jobim E uma curiosidade interessante é que foi no Arpoador que o biquíni foi usado pela primeira vez na história, pela alemã Miriam Etz, em 1948, o que faz com que o local seja também um marco.

Arpoador RJ: como chegar

Existem diferentes formas de chegar à Pedra do Arpoador, seja de ônibus, metrô, carro e até mesmo de bicicleta. Tudo vai depender de qual é o seu ponto de partida. Para quem está em Copacabana e Ipanema, é fácil ir a pé. De Ipanema, basta caminhar pelo calçadão e chegar ao Arpoador. Da orla de Copacabana é preciso virar à esquerda na Rua Francisco Otaviano e novamente à esquerda para atravessar o Parque Garota de Ipanema. De metrô, a estação mais próxima é a de General Osório, em Ipanema. Saindo da estação pela Rua Jangadeiros, basta virar para a esquerda ao chegar no calçadão, de frente para o mar, até avistar a pedra. Já de ônibus, as linhas que param perto da Praia do Arpoador, que também podem ser conferidas pelo aplicativo Movitapp, são as seguintes: 551 Integrada 01 - Rio Sul - Alvorada (via Av. Atlântica/Lagoa-Barra/Av. das Américas) 552 Integrada 02 - Rio Sul - Alvorada (via Av. Atlântica/Av. Niemeyer/Av. Lúcio Costa) 553 Integrada 08 - Rio Sul - Recreio (via Av. Atlântica/Lagoa Barra/Av. das Américas) 554 Integrada 09 - Rio Sul - Piabas (via Av. Atlântica/Av. Niemeyer/Estrada Benvindo de Novaes) 557 Rio das Pedras - Copacabana (Circular) 2018 Aeroporto Internacional do RJ (AIRJ) - Alvorada 2020 Península - Rodoviária 2115 Pechincha - Castelo (via Itanhangá) 2329 Recreio - Castelo (via Av. Lúcio Costa) 2333 Recreio - Castelo (via Av. das Américas) 2334 Campo Grande - Castelo 2335 Santa Cruz - Castelo (via Barra da Tijuca) 2337 Santa Cruz - Castelo (via Sepetiba) 2338 Campo Grande - Castelo (via Estrada do Magarça)

Praia do Arpoador: o que fazer

A beleza do Arpoador pode ser vivenciada de forma ainda mais intensa com algumas experiências inesquecíveis. Como a região é repleta de atrações, é possível encaixar outros passeios. Algumas dicas do que você pode fazer:  

Curtir a praia

A melhor pedida é tomar um pouco de sol na areia ou se refrescar nas águas do mar, aproveitando também a boa estrutura de barracas e quiosques para tomar uma água de coco ou uma cervejinha. Logo ao lado do Arpoador, a Praia de Ipanema tem extensa faixa de areia e mar é um pouco mais calmo, sendo mais indicada para um banho. Do outro lado está Copacabana, uma das praias mais famosas do mundo, que é a queridinha dos turistas. 

Apreciar a paisagem e tirar muitas fotos

Reserve algumas horas para apreciar uma das mais belas paisagens cariocas. Do Arpoador se vê toda a orla de Ipanema e do Leblon, além do Morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea. Um cenário belíssimo que vai render muitas fotos, seja do mar azul, da orla ou da própria pedra.

Ver as estátuas de famosos

No início da Avenida Vieira Souto, em Ipanema, perto do Arpoador, está a estátua do cantor e compositor Tom Jobim carregando o violão. É uma homenagem ao artista que adorava passear pela região. Já no calçadão de Copacabana, na Avenida Atlântica, ficam as estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi.

Surfar

O mar agitado e com ondas fortes do Arpoador é um paraíso para os surfistas. Por isso é sempre muito frequentada por quem gosta de pegar boas ondas. Também há barracas que alugam pranchas e alguns profissionais que oferecem aulas para as pessoas que não têm experiência, mas que querem aprender a surfar.

Pedalar pela orla

Se não quiser ficar apenas na areia ou na água, que tal dar uma pedalada pela orla? Uma ótima forma para aliviar o estresse, sentindo a brisa e aproveitando para relaxar.

Visitar o Parque Garota de Ipanema

Tranquilo e arborizado, tem pistas de skate e de patins, quadra poliesportiva e brinquedos para crianças. Ele fica ao norte da Praia do Arpoador e leva o nome da famosa música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Ir ao Forte de Copacabana

A menos de 500 metros da Pedra do Arpoador está o imponente Forte de Copacabana. O local abriga o Museu Histórico e o Café do Forte, além de oferecer uma vista privilegiada da praia de mesmo nome.

Conhecer a Feira Hippie de Ipanema

A visita à feirinha de artesanato é um passeio que não pode faltar em nenhum roteiro de viagem! E a Feira Hippie de Ipanema fica bem perto do Arpoador, na Praça General Osório. É a maior feira de artesanato e artes do Rio de Janeiro e funciona sempre aos domingos.  Um lugar para passear, comprar lembrancinhas para a família e experimentar comidas típicas e deliciosas.

Pôr do sol no Arpoador é programa imperdível no Rio de Janeiro

Um dos clássicos da Zona Sul do Rio de Janeiro, o pôr do sol no Arpoador é considerado por muitos como o mais bonito da cidade. O fim de tarde sempre reúne muitas pessoas na praia e sobre a pedra, sem busca do lugar perfeito para assistir a este espetáculo de tirar o fôlego. O sol se põe por trás do Morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea, formando uma paisagem incrível. Um momento digno de aplausos, o que dá um toque ainda mais especial.

Pedra do Arpoador

A Pedra do Arpoador fica a cerca de 150 metros da orla da praia, no extremo da Praia de Ipanema. É um costão rochoso que se estende pelo mar e forma uma das paisagens naturais mais incríveis da cidade. É um lugar simples, mas que se tornou um atrativo turístico imperdível. Perfeito para ser visitado a qualquer hora do dia, se sentar na pedra e apreciar o visual. Além de ser um programa gratuito. 

Como subir na Pedra do Arpoador

A pedra é extensa e o acesso é bem fácil. Algumas partes têm escadas e, embora tenham trechos um pouco acidentados, não é necessário fazer grandes trilhas, nem mesmo para subir ao ponto mais alto. Para assistir ao pôr do sol, a dica é chegar antes, já que costuma ficar muito cheio. Assim você consegue um lugarzinho com boa visualização. A Pedra do Arpoador fica a cerca de 150 metros da orla da praia, no extremo da Praia de Ipanema. É um costão rochoso que se estende pelo mar e forma uma das paisagens naturais mais incríveis da cidade. É um lugar simples, mas que se tornou um atrativo turístico imperdível. Perfeito para ser visitado a qualquer hora do dia, se sentar na pedra e apreciar o visual. Além de ser um programa gratuito.

Como subir na Pedra do Arpoador

A pedra é extensa e o acesso é bem fácil. Algumas partes têm escadas e, embora tenham trechos um pouco acidentados, não é necessário fazer grandes trilhas, nem mesmo para subir ao ponto mais alto. Para assistir ao pôr do sol, a dica é chegar antes, já que costuma ficar muito cheio. Assim você consegue um lugarzinho com boa visualização. Mas é muito importante ter atenção para não chegar muito perto do mar, pois, devido à força das ondas, pode ser arriscado. Cuide sempre da sua segurança em primeiro lugar!

O que fazer à noite no Arpoador?

Outra forma de se render aos encantos do Arpoador é saboreando as delícias dos bares e restaurantes que estão localizados na região. E há opções para diferentes gostos e estilos. Depois de assistir ao pôr do sol, nada melhor que um happy hour ou fechar a noite com um bom jantar.

Melhores bares perto do Arpoador

Arp Bar de Praia: Avenida Francisco Bhering, 50 – Ipanema. Sindicato do Arpoador: Rua Joaquim Nabuco, 127 – Copacabana. Boteco Colarinho: Rua Nelson Mandela, 100 – Copacabana. Bar Casa Nova: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1417 – Copacabana. Garota de Ipanema: Rua Vinícius de Moraes, 49 – Ipanema. Bar Eclipse 24 horas: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1309 – Copacabana. Zig Zag: Rua Prudente de Morais, 10 – Ipanema. Banana Jack: Rua Jangadeiros, 6 B – Ipanema. Bar do Adão: Rua Prudente de Morais, 237 – Ipanema.

Melhores restaurantes em Ipanema e Copacabana perto do Arpoador

Marine Restô: Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana. TT Burguer: Rua Francisco Otaviano, 67 – Copacabana. Spirit Copa Bar: Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana. Adega do Cesare: Rua Joaquim Nabuco, 44 – Copacabana. Broth Restaurante: Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, 480 – Copacabana. Mercearia da Praça: Rua Jangadeiros, lojas A e B – Ipanema. Americana Restaurante e Pizzaria: Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, 100, loja A – Copacabana. La Veronese: Rua Visconde de Pirajá, 29 – Ipanema. Cantina da Praça: Rua Jangadeiros, 28 – Ipanema.

Onde ficar no Arpoador

Ao escolher entre os melhores hotéis próximos ao Arpoador, uma boa opção é ficar em Copacabana, para aproveitar toda a estrutura do bairro, que tem muitas opções de comércio, serviços, bares e restaurantes, além da praia. Duas boas opções de onde ficar são o Grand Mercure Rio de Janeiro Copacabana, com quartos amplos e confortáveis e localização de frente para a praia e o Fairmont Rio de Janeiro  Copacabana, que tem piscina com borda infinita e o restaurante Marine Restô, com culinária brasileira, frutos do mar e grelhados no josper grill. Não deixe de incluir a experiência de conhecer o Arpoador no seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro. Agora você tem todas as informações que precisa para fazer este passeio que é um clássico carioca e vai deixar sua experiência muito mais completa.

Nossos artigos recentes