12 julho 2024
5 minutos
12 julho 2024
5 minutos
As opções de coworking no Rio de Janeiro são ótimas para quem busca um local tranquilo e bem estruturado para trabalhar. Em tempos de modalidade remota, esse tipo de espaço já é uma realidade e ganha cada vez mais novos adeptos. É uma boa alternativa até durante uma viagem. Venha conhecer alguns dos melhores na cidade!
Coworking é um espaço compartilhado de trabalho. Semelhante a um escritório, mas aberto para qualquer pessoa usufruir da estrutura, que conta com internet, mesas, outros serviços e facilidades. Traduzido para o português, significa “trabalhando junto”. Surgiu no fim da década de 1990, nos Estados Unidos, quando alguns empreendedores criaram um espaço usado não apenas por eles, mas por outros profissionais. A ideia ganhou novas formas até que, em 2005, foi fundado o primeiro modelo semelhante ao que existe hoje, tornando-se mais popular e expandindo-se. De acordo com o site Coworking Brasil, há mais de 100 espaços por todo o país e mais de 4 mil pelo mundo. A modalidade cresceu ainda mais depois do período da pandemia, quando o trabalho remoto ganhou adeptos, e os espaços de coworking se tornaram uma ótima opção para aqueles que não tinham um local adequado para trabalhar em casa. É uma alternativa para os nômades digitais e até para quem está viajando e precisa realizar alguns trabalhos, oferecendo tudo o que é necessário para as tarefas serem feitas com tranquilidade. Para profissionais e empresas que precisam de um espaço físico fixo, optar por um coworking é mais vantajoso financeiramente, já que não é preciso arcar com a compra de móveis e materiais, nem custos de aluguel, contas de luz, água, IPTU e outras. Muitos contam com salas de reunião, auditórios para apresentações, refeitório e outros ambientes. Entre os coworkings pagos, há opções de pacotes mensais, anuais ou por hora. São ótimos para ampliar o networking e trocar experiências com outros profissionais das mais diversas áreas – um ponto positivo especialmente para quem trabalha como freelancer ou de forma independente. Não é solitário como o trabalho home office, mas também não é cheio de distrações como os espaços públicos. Para quem precisa de um endereço físico para receber correspondências profissionais, o coworking também é uma boa alternativa.
O coworking pode ser uma boa opção para diferentes tipos de negócio e áreas profissionais. A escolha ideal vai sempre depender do que cada um precisa. No geral, o funcionamento é muito simples. O profissional ou a empresa entra em contato e explica o que precisa para trabalhar. O coworking informa os tipos de planos, valores e modelos de contrato. Os custos variam dependendo do local, da cidade e do que é oferecido. Um coworking com secretária, café e outras comodidades é mais caro que um que disponibiliza apenas uma grande mesa de trabalho e internet. Também há opções gratuitas. Feita a escolha, é só planejar os dias e os horários, ir até o local e usufruir de toda a infraestrutura disponível, seguindo as normas e as regras específicas. Você pode usar uma mesa compartilhada em um espaço aberto, uma mesa exclusiva em um local mais reservado, uma sala privada, entre outras possibilidades. A proposta é sempre que os profissionais não fiquem isolados e haja convivência, conversas e trocas de informações, como em qualquer ambiente de trabalho, o que pode possibilitar até novos negócios. Além dessa interação, outra grande vantagem é a flexibilidade, já que não é preciso ir ao coworking todos os dias, nem ficar o dia todo, apenas quando for útil para você.
No Brasil, o primeiro espaço do tipo foi criado em São Paulo, mas, hoje, é possível encontrar diversas opções em várias cidades, mostrando que a tendência se firmou. Se você está procurando espaços de coworking no Rio de Janeiro, veja algumas sugestões.
Um dos mais novos espaços de coworking no Rio de Janeiro está no Joe&Joe, hotel que fica no Largo do Boticário, região muito charmosa e tradicional no bairro do Cosme Velho, pertinho do Cristo Redentor. O coworking do Joe&Joe tem espaços de trabalho para atender a diferentes necessidades e aos mais variados perfis profissionais. São locais desenvolvidos para permitir o contato entre usuários, facilitando a troca de experiências e networking, com salas privativas e estações de trabalho com possibilidade de personalização. Endereço: Beco do Boticário, 32, Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ.
O objetivo do COMOCoworking é oferecer uma estrutura completa de trabalho em um ambiente funcional, moderno e criativo, que possibilite novas experiências e conexões. Tem escritórios totalmente mobiliados, salas multifuncionais para até oito pessoas, que podem ser utilizadas para reuniões, aulas e outras demandas, assim como espaços para eventos maiores. O COMO Coworking está localizado no bairro de Botafogo e tem pacotes customizados de acordo com o que cada pessoa precisa, de modo a atender às mais variadas demandas. Ainda conta com recepção, lockers individuais, área verde e café — tudo para tornar o dia a dia de trabalho mais agradável e, consequentemente, produtivo. Endereço: Rua Miranda Valverde 64, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ.
O Studio at AQWA tem um ambiente mais despojado e com design único, com espaços e serviços que garantem tudo o que o seu negócio precisa para o trabalho ser realizado da melhor forma. É um coworking com capacidade para até 370 pessoas. Tem ambientes compartilhados e escritórios privativos, que podem ser personalizados, além de salas de conferências e lounge, que funciona como uma área de convivência para os profissionais terem momentos de interação. Ele fica à beira-mar, na região portuária, em um dos mais modernos prédios corporativos do país, com vistas panorâmicas de diferentes pontos da cidade. O acesso pode ser feito pelo VLT, mas conta com estacionamento. Entre os atrativos próximos, estão o Museu do Amanhã, a Roda Gigante, o AquaRio e as muitas opções culturais e artísticas que acontecem no porto. Endereço: Avenida Oscar Niemeyer, 2000, 4º andar, Santo Cristo - Rio de Janeiro/RJ.
A localização é um dos pontos positivos desse coworking, que fica a apenas 500 m da estação de metrô Siqueira Campos, o que facilita bastante os deslocamentos a partir de qualquer outra região da cidade. Está a apenas uma quadra da famosa praia de Copacabana, possibilitando uma caminhada pela orla antes ou depois do expediente. É um espaço de negócios que une conforto, segurança e bom atendimento, buscando gerar experiências transformadoras para os profissionais e possibilitar o surgimento de novas ideias e projetos. Além de salas de reuniões, armários privados, cadeiras ergonômicas e serviços de impressão e secretariado, conta com cozinha e tem café grátis. É acessível para cadeirantes. Endereço: Rua Hilário de Gouvêia, 36 - sala 501, Copacabana – Rio de Janeiro/RJ.
Esse espaço de coworking fica na cobertura de um prédio bem no centro da cidade, onde estão localizados muitos escritórios e estabelecimentos comerciais. Ele fica a apenas cinco minutos do Aeroporto Santos Dumont, sendo uma ótima opção para quem é de outra cidade e precisa realizar reuniões de trabalho no Rio de Janeiro. No Emwork, é possível optar por planos fixos mensais, aluguel de salas privativas, salas de reuniões, serviços de contabilidade, bar para momentos mais descontraídos e outras comodidades. É um local dinâmico, bem equipado e com um time preparado. Além disso, tem uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara com o Pão de Açúcar ao fundo. Endereço: Av. Franklin Roosevelt, 39, Grupo 1506 e cobertura, Centro – Rio de Janeiro/RJ.
O Joe&Joe Largo do Boticário é uma hospedagem no Rio de Janeiro com ótimo custo-benefício, que une as comodidades de um hotel com o lado descontraído de um hostel, com quartos privativos ou compartilhados. Os dois bares e o restaurante são abertos ao público. A ideia é que tanto os hóspedes quanto os moradores da cidade possam frequentar, possibilitando uma maior integração. Também há workshops e outras atividades culturais realizadas com frequência. É um ambiente diferenciado, que deixa sua viagem para o Rio de Janeiro ainda mais especial, a lazer ou trabalho. Além de ter o espaço de coworking, conta com duas piscinas e outros espaços de lazer com muito charme, funcionando em um conjunto de seis casas históricas em estilo neocolonial, que datam do fim do século XIX e início do século XX.
O Carnaval 2022 vai de 25 de fevereiro, Sexta-Feira de Carnaval, até 01 de março que é a terça e o carnaval propriamente dito. Confira os melhores destinos no Brasil para curtir a folia!
O seu ano merece começar com todo estilo e segurança. Confira os melhores lugares para passar uma virada sossegada!
Porque nada é bom o bastante para sua mãe!
Quer fugir da folia? Confira as melhores cidades para conhecer e relaxar no Carnaval. Leia agora!
Inspire-se com um roteiro de 5 lugares iluminados e decorados para o Natal em São Paulo!