Coworking no Rio de Janeiro: descubra 5 espaços na cidade

coworking no rio de janeiro

As opções de coworking no Rio de Janeiro são ótimas para quem busca um local tranquilo e bem estruturado para trabalhar. Em tempos de modalidade remota, esse tipo de espaço já é uma realidade e ganha cada vez mais novos adeptos. É uma boa alternativa até durante uma viagem. Venha conhecer alguns dos melhores na cidade!

O que é coworking?

Coworking é um espaço compartilhado de trabalho. Semelhante a um escritório, mas aberto para qualquer pessoa usufruir da estrutura, que conta com internet, mesas, outros serviços e facilidades. Traduzido para o português, significa “trabalhando junto”. Surgiu no fim da década de 1990, nos Estados Unidos, quando alguns empreendedores criaram um espaço usado não apenas por eles, mas por outros profissionais. A ideia ganhou novas formas até que, em 2005, foi fundado o primeiro modelo semelhante ao que existe hoje, tornando-se mais popular e expandindo-se. De acordo com o site Coworking Brasil, há mais de 100 espaços por todo o país e mais de 4 mil pelo mundo. A modalidade cresceu ainda mais depois do período da pandemia, quando o trabalho remoto ganhou adeptos, e os espaços de coworking se tornaram uma ótima opção para aqueles que não tinham um local adequado para trabalhar em casa. É uma alternativa para os nômades digitais e até para quem está viajando e precisa realizar alguns trabalhos, oferecendo tudo o que é necessário para as tarefas serem feitas com tranquilidade. Para profissionais e empresas que precisam de um espaço físico fixo, optar por um coworking é mais vantajoso financeiramente, já que não é preciso arcar com a compra de móveis e materiais, nem custos de aluguel, contas de luz, água, IPTU e outras.  Muitos contam com salas de reunião, auditórios para apresentações, refeitório e outros ambientes. Entre os coworkings pagos, há opções de pacotes mensais, anuais ou por hora. São ótimos para ampliar o networking e trocar experiências com outros profissionais das mais diversas áreas – um ponto positivo especialmente para quem trabalha como freelancer ou de forma independente. Não é solitário como o trabalho home office, mas também não é cheio de distrações como os espaços públicos. Para quem precisa de um endereço físico para receber correspondências profissionais, o coworking também é uma boa alternativa.  

Como um coworking funciona?

O coworking pode ser uma boa opção para diferentes tipos de negócio e áreas profissionais. A escolha ideal vai sempre depender do que cada um precisa.  No geral, o funcionamento é muito simples. O profissional ou a empresa entra em contato e explica o que precisa para trabalhar. O coworking informa os tipos de planos, valores e modelos de contrato. Os custos variam dependendo do local, da cidade e do que é oferecido. Um coworking com secretária, café e outras comodidades é mais caro que um que disponibiliza apenas uma grande mesa de trabalho e internet. Também há opções gratuitas.  Feita a escolha, é só planejar os dias e os horários, ir até o local e usufruir de toda a infraestrutura disponível, seguindo as normas e as regras específicas. Você pode usar uma mesa compartilhada em um espaço aberto, uma mesa exclusiva em um local mais reservado, uma sala privada, entre outras possibilidades. A proposta é sempre que os profissionais não fiquem isolados e haja convivência, conversas e trocas de informações, como em qualquer ambiente de trabalho, o que pode possibilitar até novos negócios. Além dessa interação, outra grande vantagem é a flexibilidade, já que não é preciso ir ao coworking todos os dias, nem ficar o dia todo, apenas quando for útil para você.

5 espaços de coworking no Rio de Janeiro

No Brasil, o primeiro espaço do tipo foi criado em São Paulo, mas, hoje, é possível encontrar diversas opções em várias cidades, mostrando que a tendência se firmou.  Se você está procurando espaços de coworking no Rio de Janeiro, veja algumas sugestões.

Jo&Joe

Um dos mais novos espaços de coworking no Rio de Janeiro está no Joe&Joe, hotel que fica no Largo do Boticário, região muito charmosa e tradicional no bairro do Cosme Velho, pertinho do Cristo Redentor. O coworking do Joe&Joe tem espaços de trabalho para atender a diferentes necessidades e aos mais variados perfis profissionais. São locais desenvolvidos para permitir o contato entre usuários, facilitando a troca de experiências e networking, com salas privativas e estações de trabalho com possibilidade de personalização. Endereço: Beco do Boticário, 32, Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ.

COMOCoworking

O objetivo do COMOCoworking é oferecer uma estrutura completa de trabalho em um ambiente funcional, moderno e criativo, que possibilite novas experiências e conexões. Tem escritórios totalmente mobiliados, salas multifuncionais para até oito pessoas, que podem ser utilizadas para reuniões, aulas e outras demandas, assim como espaços para eventos maiores. O COMOCoworking está localizado no bairro de Botafogo e tem pacotes customizados de acordo com o que cada pessoa precisa, de modo a atender às mais variadas demandas.  Ainda conta com recepção, lockers individuais, área verde e café — tudo para tornar o dia a dia de trabalho mais agradável e, consequentemente, produtivo. Endereço: Rua Miranda Valverde 64, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ.

Studio at AQWA Coworking

O Studio at AQWA tem um ambiente mais despojado e com design único, com espaços e serviços que garantem tudo o que o seu negócio precisa para o trabalho ser realizado da melhor forma. É um coworking com capacidade para até 370 pessoas. Tem ambientes compartilhados e escritórios privativos, que podem ser personalizados, além de salas de conferências e lounge, que funciona como uma área de convivência para os profissionais terem momentos de interação. Ele fica à beira-mar, na região portuária, em um dos mais modernos prédios corporativos do país, com vistas panorâmicas de diferentes pontos da cidade. O acesso pode ser feito pelo VLT, mas conta com estacionamento. Entre os atrativos próximos, estão o Museu do Amanhã, a Roda Gigante, o AquaRio e as muitas opções culturais e artísticas que acontecem no porto. Endereço: Avenida Oscar Niemeyer, 2000, 4º andar, Santo Cristo - Rio de Janeiro/RJ.

Cw Place Coworking

A localização é um dos pontos positivos desse coworking, que fica a apenas 500 m da estação de metrô Siqueira Campos, o que facilita bastante os deslocamentos a partir de qualquer outra região da cidade. Está a apenas uma quadra da famosa praia de Copacabana, possibilitando uma caminhada pela orla antes ou depois do expediente. É um espaço de negócios que une conforto, segurança e bom atendimento, buscando gerar experiências transformadoras para os profissionais e possibilitar o surgimento de novas ideias e projetos. Além de salas de reuniões, armários privados, cadeiras ergonômicas e serviços de impressão e secretariado, conta com cozinha e tem café grátis. É acessível para cadeirantes. Endereço: Rua Hilário de Gouvêia, 36 - sala 501, Copacabana – Rio de Janeiro/RJ.

Emwork

Esse espaço de coworking fica na cobertura de um prédio bem no centro da cidade, onde estão localizados muitos escritórios e estabelecimentos comerciais. Ele fica a apenas cinco minutos do Aeroporto Santos Dumont, sendo uma ótima opção para quem é de outra cidade e precisa realizar reuniões de trabalho no Rio de Janeiro. No Emwork, é possível optar por planos fixos mensais, aluguel de salas privativas, salas de reuniões, serviços de contabilidade, bar para momentos mais descontraídos e outras comodidades. É um local dinâmico, bem equipado e com um time preparado. Além disso, tem uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara com o Pão de Açúcar ao fundo. Endereço: Av. Franklin Roosevelt, 39, Grupo 1506 e cobertura, Centro – Rio de Janeiro/RJ.