18 julho 2024
9 minutos
Entenda tudo sobre o Dia Internacional da Mulher e descubra como é a comemoração mundo afora
18 julho 2024
9 minutos
Comemorado todos os anos em 8 de março, o Dia da Mulher pode parecer apenas mais uma data comercial como tantas outras. O que nem todo mundo sabe é que o dia possui razões mais sérias para existir. Afinal, não é de hoje que as mulheres desempenham um papel fundamental para o mundo e que merecem ser respeitadas e tratadas com igualdade. Para ajudar a promover essa reflexão sobre a importância da mulher na sociedade e celebrar a data, preparamos este post especial. Nele, você vai entender o que é o dia 8 de março, quais eventos deram origem, como comemorar o Dia Internacional da Mulher e como a Accor incentiva a equidade de gênero e as lideranças femininas. Acompanhe!
Comemorado desde o começo do século 20, o Dia da Mulher é uma data que destaca a importância da figura na sociedade e também suas conquistas e direitos Oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, esse é um dado usado para a igualdade de gênero e Organização para Reivindicar às mulheres O Dia Internacional da Mulher homenagemia, principalmente, a luta e as conquistas femininas através da história do mundo. E, cá entre nós, não são poucas e merecem ser relembradas. style="text-align:justify; background-color:#ffffff; margin-top:0pt; margin-bottom:10pt;">Contudo, mesmo o Dia da Mulher existe uma importante celebração em nível global, controvérsias sobre sua origem. E é sobre elas que falaremos a seguir.
Uma das versões mais conhecidas para a criação do Dia Internacional da Mulher foi uma greve realizada por mulheres operárias em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1857 Segundo conta a narrativa histórica, essas mulheres teriam se reunido para reivindicar a redução da jornada de trabalho e a criação de uma espécie de licença-maternidade Naquela época, trabalhava-se muito e ganhava-se pouco, o que teria motivado os protestos Na luta por seus direitos, contudo, as operárias teriam morrido em um incêndio criminoso ocorrido na fábrica de tecidos Cotton, supostamente, comandado pelo diretor da empresa. Mesmo sendo a origem mais popular no mundo, essa tragédia nunca foi comprovada. Porém, ela aconteceu em um momento de eclosão de passagem feminina de mulheres nos Estados Unidos, se torna mola propulsora para uma mobilização feminina por seus direitos.
Embora a origem da data mais feminina do ano seja, de fato, ligada à luta de mulheres operárias por seus direitos, o que aconteceu, na verdade, foi um pouco diferente As motivações para a criação de um dia especial foram parecidas, o que muda, no entanto, são as datas e cenários Conforme mostram as comprovações históricas, o Dia da Mulher ganhou força a partir de greves realizadas por mulheres nos Estados Unidos e na Rússia . Entenda mais sobre esses dois importantes acontecimentos nos próximos tópicos.
Mais de 60 anos antes da oficialização do dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres, cerca de 15 mil mulheres americanas se reuniram para uma greve Essa manifestação aconteceu em Nova Iorque, em 1909, e ficou conhecida como Dia da Mulher Naquela época, a carga horária de trabalho era exaustiva: trabalhava-se cerca de 14 horas em semanas de seis dias e o salário era baixíssimo. Além disso, as condições de trabalho delas eram piores que as dos homens Ambos trabalhavam em ambientes tão precários que representavam um cenário propício para o perigo Em 25 de março de 1911, então, aconteceu um incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque, que matou 125 mulheres e 21 homens A comoção com a tragédia foi tão grande que os sindicatos e o movimento trabalhista nos Estados Unidos se fortaleceram após o incidente.
Já na Rússia de 1917, cerca de 90 mil mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem se reuniram para protestar nas ruas A fome mundial foram as principais figuras da primeira aparição, que aconteceu em fevereiro do antigo calendário russo e em 8 de março, no calendárioriano Por esses motivos, a ficou conhecida como “Pão e Paz” Com a adesão de milhares de pessoas, foi um evento que impulsionou a Revolução Russa. Após o episódio, o dia 8 de março foi oficializado pelos soviéticos como um data para comemorar a “mulher heróica e trabalhadora”.
Mesmo existindo controvérsias sobre as origens do Dia da Mulher, esse é um dado para reflexão e não apenas destinado a homenagens ou troca de presentes Embora tenha se tornado uma data com forte apelo comercial, é um dia de luta pelo empoderamento feminino, equidade e respeito Em países como Brasil e Estados Unidos, o dia 8 de março é marcado por protestos organizados por mulheres em suas principais cidades Além da igualdade salarial, as bandeiras mais levantadas pelos participantes desses movimentos são a descriminalização do aborto, a política de combate à cobrança do feminicídio, entre outras questões urgentes a serem resolvidas Ou seja, é um momento que serve para levantar os principais problemas que as mulheres enfrentam e também para aumentar a conscientização sobre a igualdade e a necessidade de respeito.
Mesmo com uma história marcada pela submissão e violência, é verdade que, com o passar do tempo, a mulher conquistou muitos direitos. Mas ainda há muito a ser superado Vamos relembrar os principais marcos históricos das conquistas das mulheres no Brasil? No país, o movimento por melhores condições para as mulheres remonta ao começo do século 19 Em 1813, o baiano Domingos Borges de Barros passou a defender junto às cortes portuguesas a participação da mulher na política Já 60 anos depois, em 1873, elas tiveram o direito a frequentar instituições de ensino superior pela primeira vez na história Em 132, durante o governo do então Getúlio Vargas, como presidente do Tribunal99 ter o direito ao voto.
Outro marco histórico importante veio em 7 de agosto de 2006, quando foi sancionada a Lei nº 11.340, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha Ela é o principal instrumento legal para coibir e punir a violência doméstica praticada contra as mulheres no Brasil Seu nome foi uma homenagem à farmacêutica que, por anos, foi vítima de violência doméstica pelo próprio marido A lei Maria da Penha é uma importante feminina, ajudando a combater o problema que afeta a cada dois minutos em todo o país. O dado foi divulgado em 2019 durante a realização do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A luta, no entanto, continua.
AApesar de não ser uma data comercial, o Dia Internacional da Mulher deve sim ser comemorado. Afinal de contas, quem não conhece uma mulher especial? Por isso, mais do que enviar uma mensagem de Feliz Dia da Mulher, uma opção é investir, de vez em quando, em uma surpresa bem elaborada. Planeje uma viagem para si mesma ou para uma mulher incrível que você conhece sempre um ótimo presente.
Apesar de não ser uma data comercial, o Dia Internacional da Mulher deve sim ser comemorado. Afinal de contas, quem não conhece uma mulher especial? Por isso, mais do que enviar uma mensagem de Feliz Dia da Mulher, uma opção é investir, de vez em quando, em uma surpresa bem elaborada. Planejar uma viagem para si mesma ou para uma mulher incrível que você conhece é sempre um ótimo presente.
São Paulo é uma verdadeira metrópole, repleta de atividades ao ar livre e opções noturnas. Mas, que tal apostar em algo mais relaxante nesse dia especial? O Thermas de Olímpia Resorts by Mercure é perfeito para quem procura por uma experiência autêntica na hora de presentear aquela mulher forte e imbatível. Neste hotel em Olímpia, na capital paulista, é possível relaxar no Thermas dos Laranjais, ao lado do hotel, aproveitar um dia no spa do hotel e receber uma massagem relaxante inesquecível Na região dos Jardins, o Novotel SP Jardins também oferece os melhores momentos para a mulher relaxar com uma vista panorâmica da Avenida Paulista e aproveitar todos os pontos turísticos de São Paulo.
Abaixo, separamos mais algumas curiosidades que destacam a importância do Dia das Mulheres para relembrar as lutas e direitos femininos perante a sociedade. Desde 1996, a ONU atribui um tema global para promover uma reflexão mais focada sobre o Dia Internacional da Mulher; O primeiro Dia Nacional da Mulher foi comemorado no dia 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, após uma declaração do Partido Socialista da América; Com a data reconhecida em mais de 25 países, em alguns deles, é feriado oficial, mas na China , Macedônia , Madagascar e Nepal é um feriado apenas para mulheres; No dia 8 de março de 2000, surgiu o maior movimento feminista internacional, conhecido pela sigla MMM ou Marcha Mundial das Mulheres ; No dia 25 de julho, é comemorado o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, data instituída em 2014 para homenagear a líder quilombola que viveu no Brasil do século 18; No dia 5 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Indígena. Desde 1983, uma homenagem à quéchua Bartolina Sisa, morta durante a rebelião anticolonial de Túpac Katari, na atual Bolívia; No dia 25 de novembro, existe ainda o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, data instituída em 1891 para homenagear as revolucionárias dominicanas Irmãs Mirabal, e oficialmente adotada pela ONU a partir de 1999; Nos Estados Unidos, desde 2011, a história da mulher é celebrada durante todo o mês de março, que é conhecida por lá como o “Mês da História da Mulher”.
Para promover ainda mais o empoderamento feminino e a igualdade de gêneros no Brasil e no mundo, a Accor desenvolveu uma série de iniciativas. Conheça mais sobre as principais delas.
Um dos principais destaques da Accor quando o assunto é promoção da igualdade de gênero e impulsionamento de lideranças femininas foi a criação do programa WAAG (Women at AccorHotels Generation), em 2012 O WAAG, atualmente conhecido como Riise, promove atividades como mentoria e incentivo ao protagonismo feminino. Atualmente, conta com a participação de mais de 4.400 membros em diversos países. Um importante passo para incentivar o desenvolvimento de novas lideranças femininas dentro da rede hoteleira Só na América do Sul, 44% dos gerentes da rede são mulheres Já em nível internacional, 56% da força de trabalho é feminina e 51% dos cargos de chefia ou gerência são ocupados por elas Números que comprovam o quanto a Accor acredita na diversidade de lideranças como uma impulsionadora da inovação.
Em 2013, o ibis budget São Paulo Jardins , em São Paulo (SP), ganhou o primeiro espaço exclusivo para colaboradoras Carinhosamente chamado de “Cantinho da Mulher”, o ambiente conta com espaço de descanso e beleza e se localiza na área de staff do hotel Mais uma iniciativa do programa Riise a ser multiplicada nos demais hotéis da rede e que reflete as suas premissas.
Viu só como o Dia da Mulher significa muito mais do que apenas uma data comercial? É um dia para refletir sobre a luta feminina por seus direitos e também para admirar a força das mulheres diante dos desafios da atualidade. Afinal, os obstáculos ainda são muitos. Mas, juntas ou sozinhas, elas são fortes. Aí está uma oportunidade a mais para prestar homenagem para as mulheres que convivemos e trabalhamos. Deixamos aqui registrado toda a nossa admiração e o nosso respeito às colaboradoras de toda a rede, em todas as nossas marcas. Esperamos que, cada vez mais, as mulheres tenham oportunidades igualitárias para que continuem a crescer dentro da companhia e a realizarem seus sonhos de vida. E você, já se envolveu em alguma iniciativa ou quer fazer parte desse movimento em prol da igualdade de gênero e respeito às mulheres? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude a fomentar esta rede de empoderamento feminino para que se prolongue por todo o ano. Afinal, Dia da Mulher é todo dia.
A grana está curta? Veja dez cidades baratas para visitar no Brasil
Planeje sua próxima viagem para esses destinos incríveis!
Confira como se desenvolver nesse período
Vai para Curitiba e não sabe onde se hospedar? A Accor te dá cobertura! Confira nossos hotéis na cidade e faça sua reserva. Confira!
6 experiências para viajar para lá da linha do Equador