23 agosto 2024
5 minutos
Crédito da imagem: Agência de Notícias Acre
23 agosto 2024
5 minutos
Embora não esteja entre os destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes, há muitos pontos turísticos no Acre que podem surpreender. O estado, que fica na Região Norte do Brasil e faz fronteira com o Peru e a Bolívia, tem atrativos diversos tanto na capital, Rio Branco, quanto em outras cidades. Veja o que conhecer!
Por muito tempo, a exploração da borracha foi a principal atividade econômica da região. O produto era conhecido como o “ouro branco da Amazônia”. Para conservar e expor essa memória ao público, foi criado o Museu da Borracha Governador Geraldo Mesquita. Inaugurado em 1978, já passou por diferentes lugares na cidade e funciona na antiga sede da extinta Superintendência da Borracha (SUDHEVA), sendo hoje um dos mais importantes espaços culturais do Acre. O acervo conta com mais de 5 mil peças. Em uma visita ao Museu da Borracha, é possível ver objetos arqueológicos, fotos, documentos, livros de registro dos antigos seringais acreanos e outros, que ajudam a conhecer melhor a riqueza cultural e socioeconômica do Acre. A maioria dos itens foi doada de coleções particulares ou comprada logo no início do funcionamento. Entre os destaques, estão as peças ligadas ao período da colonização do estado e ao ciclo da borracha, como equipamentos utilizados por seringueiros e objetos feitos a partir do produto. Além das diversas salas expositivas, há outros espaços, como biblioteca com mais de 4 mil volumes, reserva técnica, auditório para apresentações diversas com capacidade para 60 pessoas e uma hemeroteca com jornais que datam desde o século XIX. O Museu da Borracha funciona de segunda a sexta, de 8h às 14h. Também realiza exposições temporárias e desenvolve atividades educativas permanentes, sendo frequentemente visitado por grupos de estudantes levados pelas escolas e público em geral. Endereço: Av. Ceará, 1144, Centro – Rio Branco.
Também na capital, o Palácio Rio Branco é a sede do governo do estado e está na lista de pontos turísticos do Acre que não podem faltar em um roteiro. A construção foi inaugurada na década de 1930. Tem estilo neoclássico e inspiração na arquitetura grega, Foi a primeira construção em alvenaria no estado, o que era considerada uma inovação na época. Hoje, é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Acre. O Palácio Rio Branco tem o primeiro andar aberto à visitação pública, com acervo fixo de móveis, objetos, fotos, vídeos e documentos que contam a história do estado e do povo acreano. No segundo andar, acontecem as atividades oficiais do governo, portanto, não pode ser acessado. Em frente ao Palácio, ficam outros atrativos que valem uma visita, como a Fonte da Sagração (Fonte Luminosa), em homenagem ao primeiro Bispo do Acre Dom Júlio Mattioli, e o Obelisco dos Heróis da Revolução, em homenagem à Revolução Acreana, que teve fim em 1903 com o Acre deixando a Bolívia e fazendo parte do Brasil. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, de 8h às 18h, e nos fins de semana e feriados, de 16h às 21h. Endereço: Avenida Getúlio Vargas, Praça Eurico Gaspar Dutra, Centro – Rio Branco.
Para quem prefere os atrativos em meio à natureza e está procurando o que fazer no Acre, a dica é visitar o Parque Nacional da Serra do Divisor, que fica na fronteira com o Peru, em uma área que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Valter e Marechal Thaumaturgo. O nome vem do fato de ficar em uma região que é um divisor de águas das bacias hidrográficas do Médio Vale do Rio Ucayali (Peru) e do Alto Vale do Rio Juruá (Acre). O Parque é uma unidade de conservação e proteção da natureza, local com maior biodiversidade da região amazônica. Há uma enorme diversidade de plantas, entre árvores, flores e vitória-régia, além de uma fauna muito rica, com mais de 1.200 espécies de animais. Algumas populações indígenas e alguns seringueiros habitam o local. Para chegar ao Parque Nacional da Serra do Divisor a partir de Rio Branco, basta seguir pela BR-364, mas o acesso não é simples. São 600 km de estrada de chão. Outra opção é pegar um voo até a cidade de Cruzeiro do Sul e fazer um trajeto de dois dias de barco. Também há pacotes de agência de turismo. Embora não possua estrutura para visitação, há alguns pontos que podem ser acessados por trilhas, como Cachoeira Formosa, Cachoeira do Pedernal, Buraco da Central e Mirante do Morro Queimado. Endereço: Rua Jaminauas, 1556, Cruzeirão – Cruzeiro do Sul.
O ambientalista e sindicalista Chico Mendes foi um dos principais nomes na luta pela preservação da Amazônia e pelo direito à terra dos povos extrativistas. Filho de seringueiro, nasceu em Xapuri, quase na fronteira do Acre com a Bolívia, e cresceu trabalhando junto do pai. Em 1988, foi assassinado a tiros. Anos mais tarde, a casa onde ele viveu e morreu foi transformada em um museu, que chega a receber mais de dez mil visitantes por ano, do Brasil e do exterior. A construção é simples, em madeira e com telhado de barro, mas cheia de história. Tem móveis, objetos e livros que marcaram a vida do seringueiro e ajudam a conhecer um pouco mais da história. O local é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan, sendo o único patrimônio cultural do estado do Acre. Chico Mendes é considerado um dos maiores líderes ambientalistas do país ainda hoje. A cidade de Xapuri fica a 188 km de Rio Branco. É possível chegar facilmente de carro (seguindo pela BR-317) ou ônibus. O trajeto leva em torno de 3 horas. Endereço: Rua Batista de Moraes, 487, Centro – Xapuri.
Visitar igrejas é uma forma de conhecer um pouco mais sobre a história, a cultura e as tradições de uma cidade. Em Rio Branco, não é diferente. A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro da cidade, é um dos principais pontos turísticos do Acre que valem uma visita. A construção é relativamente recente. Teve início no fim da década de 1940, com projeto arquitetônico de autores italianos. Só ficou pronta 10 anos depois, mas é um local importante e imponente, com estilo romano-basilical. Do lado de fora, destaca-se pela escadaria e pela grande torre. Já no interior, os pontos que mais chamam a atenção são os altares de mármore de carrara, a pia batismal e a mesa de comunhão. Os vitrais também encantam os visitantes. São vários, todos muito coloridos. Alguns deles retratando cenas da Via Crucis. Na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, fica um mausoléu onde estão os restos mortais de nomes importantes da igreja, como padres e bispos do estado. O local é aberto à visitação. Os horários de missas devem ser conferidos antecipadamente pelo site da Diocese de Rio Branco. Endereço: Praça da Catedral, 8, Centro – Rio Branco.
Um dos lugares que podem ser visitados em uma viagem ao Acre é a ponte estaiada que fica na fronteira entre o município de Assis Brasil, no Acre, e a cidade de Inãpari, no Peru, próxima da cidade de Bolpebra, na Bolívia. Ela está situada na BR-317, passando sobre o Rio Acre, sendo uma via bastante importante para o deslocamento de pessoas, veículos e mercadorias entre os dois países. Com 240 m de comprimento e uma grande estrutura, que chama a atenção principalmente quando está iluminada, é um lugar que rende ótimas fotos. Pode ser uma oportunidade de conhecer um destino internacional, pois basta atravessar para chegar a um novo país. Endereço: BR-317 – Assis Brasil.
Escolher entre os hotéis em Rio Branco é a melhor opção em uma viagem para quem pretende conhecer os pontos turísticos do Acre. A capital é a cidade com melhor estrutura de comércio e serviços, além de concentrar a maioria dos atrativos. Também é a principal porta de entrada e saída do estado, pelo Aeroporto Internacional Plácido de Castro, que recebe voos das principais capitais brasileiras. Mesmo que a ideia seja visitar outros destinos no Acre, é indicado ficar um ou dois dias hospedado em Rio Branco. Em uma viagem de negócios ou lazer, a rede Accor conta com uma ótima opção, o ibis Rio Branco , que tem localização estratégica e deslocamento fácil para diferentes pontos da cidade. Além dos quartos confortáveis, tem um café da manhã com itens tradicionais da culinária da região. O restaurante também funciona para almoço e jantar. O carro-chefe são os peixes típicos do Acre. Para deixar as suas próximas viagens ainda melhores, conte com o programa de fidelidade ALL , que oferece muitos descontos e benefícios exclusivos para você economizar e aproveitar ao máximo as férias em qualquer destino no Brasil ou no exterior. Venha conhecer!
Está procurando um local tranquilo para passar as férias ou relaxar? Confira essa lista de destinos para planejar a sua viagem!
As dicas que você precisa para conhecer os melhores destinos que o Tocantins oferece! Confira:
Quer saber onde passar o Ano Novo no Brasil? Confira 5 lugares incríveis em nosso país!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Veja as linhas aéreas funcionando e uma previsão de volta das viagem por avião!
Viajar gastando pouco é ainda melhor, não é mesmo? Então as nossas dica imperdíveis para se planejar para novembro!