12 julho 2024
5 minutos
12 julho 2024
5 minutos
Escolhas urbanas para se aventurar em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus
Existempoucas certezas na vida. Uma delas, o Pedro Bial já nos contou: a importânciado filtro solar. Já sobre curtir o verão perto do mar, não dá para dizer que é uma unanimidade. Ossurfistas, por exemplo, preferem a praia nos meses mais frios do ano, quando omar realmente tem ondas.Também pode se decepcionar quem procura paz e tranquilidadeem boa parte da costa brasileira. E nem sempre é possível dar um pause na vida só porque faz sol ecalor lá fora. Na contramão das ondas, há uma série de capitais brasileirasque, por estarem longe do mar, reservam um gostinho especial nesse época do ano: estãosaborosamente vazias. Nada como aproveitar essa tranquilidade que costuma teros dias contados. Na falta de areia e sal no corpo, os moradores e visitantesdessas capitais escolhem passar o tempo nas ruas, ao ar livre, fazendo festa eexplorando cada pedacinho atraente entre um prédio e outro . É possível, e cada vez tem maisgente provando isso, ser feliz no verão na orla do Guaíba, em Porto Alegre,na mureta da Rua Sapucaí em Belo Horizonte, nos jardins e parques de Curitiba,na movimentada Avenida Paulista, aberta para os pedestres aos domingos em SãoPaulo, ou garimpando iguarias regionais num mercado em Manaus.A seguir, o ibis budget teajuda a fazer escolhas inteligentes para tornar o verão uma grande aventura nascapitais brasileiras. De quebra, tambémconvidamos nossos amigos mineiros da banda Lamparina e a Primavera para fazeruma playlist com novos artistas brasileiros pra embalar a nossas aventurasnesse verão. Ah, mas no filtro solar, acredite!
Beagá vemse transformando numa velocidade impressionante, mas nem por isso as raízes dacultura mineira foram deixadas de lado. A maior prova disso é o Velho Mercado Novo (R. Rio Grande do Sul, 499, Centro), que há pouco maisde um ano foi reocupado por um antenadíssimo grupo de jovens empreendedores. Aturma do Juramento 202 (R. Juramento,202, Pompéia), um dos bares mais charmosos de Belo Horizonte e localizado numa esquina dopacato bairro da Pompeia, começou o movimento com o restaurante Cozinha Tupis, inspiradona gastronomia do própriomercado. Aí veio o Café Jetiboca com sua seleção de grãos especiais daregião de Orizânia,o queijo Canastra vendido na Laticínios Araújo… Empouco tempo, o prédio até entãoesquecido e fora da rota dos turistas ganhou vida e virou parada obrigatória – e umpunhado de negóciosinteressantes. Hoje já são 40 estabelecimentos. Ali do lado, a 5 minutos decaminhada do Hotel ibis budget Belo Horizonte Minascentro (Av.Bias Fortes, 783, Lourdes), fica o tradicional MercadoCentral (Av.Augusto de Lima, 744, Centro), que segue sendo um ótimo lugar para comprar dezenas detipos de queijos, um sem-númerode cafés de qualidade excepcional eoutras mineirices. Antes do pôr do sol, vá conhecer o ConjuntoArquitetônico da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, Pampulha), uma série de edificações construídas nos anos 1940 ao redorda Lagoa da Pampulha. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer com jardinsassinados pelo paisagista Burle Marx ganhou o título de Patrimônio Cultural daHumanidade. Guarde o fim de tarde para também apreciar a vista da Praçado Papa (Av. Agulhas Negras, s/nº) ou beber pela RuaSapucaí. A tradição manda pedir um drink em um dos bares erestaurantes, como a Salumeria Central (R.Sapucaí, 527, Floresta) e o Dorsé (R.Sapucaí, 271, Floresta), e curtir o pôr do sol olhando para a Estação Central eseus prédiodecorados com grafites de conhecidos artistas locais.
A capital do Rio Grande do Sul pode não ter mar, mas é banhada pelas águas do Guaíba. Oscientistas ainda não chegaram a um consenso se ali fica um rio ou um lago, maso que podemos afirmar com certeza é que é um dosmelhores lugares para assistir ao pôr do sol na cidade. Na orla ficam prédios históricoscomo a Usina do Gasômetro (Av.Pres. João Goulart, 551, Centro Histórico),que está em processo de revitalização, e a FundaçãoIberê Camargo (Av.Padre Cacique, 2000, Cristal), com um acervo de mais de 5 mil peças do pintorgaúcho. Se bater uma fome, o Mercado Público (GaleriaMercado Público Central, s/nº, CentroHistórico) está a 10 minutos de caminhadado Hotel ibis budget Porto Alegre (Av.Júlio de Castilhos, 516, Centro Histórico) e é oponto de partida para se aventurar pelo Centro Histórico. Ali no entorno ficam a Casa de Cultura Mario Quintana (R.dos Andradas, 736, Centro Histórico),com uma extensa programação de exposições, shows e mostras de cinema, e o Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº, Centro Histórico),inaugurado em 1858. Se esticar até o ParqueFarroupilha (Av. João Pessoa, s/nº, Cidade Baixa)aproveite a feira de rua que rola aos domingos, batizada de Briqueda Redenção (ParqueFarroupilha, Av. José Bonifácio, s/nº, Farroupilha), e termine odia provando as carnes da Chica Parrilla y Bar (R.São Manoel, 141, Rio Branco).
O mar está distante,é verdade, mas não faltanatureza na capital paranaense. Uma das cidades mais arborizadas do Brasil, Curitibatem mais de 30 parques e bosques. O mais famoso é o Jardim Botânico (R.Engº. Ostoja Roguski, s/nº, Jardim Botânico), com uma estufa de ferro e vidroinspirada no Palácio de Cristal de Londres e jardins e canteiros de floresespalhados pelos 178 mil metros quadrados de extensão. Um pouco mais distantedo Centro, o Parque das Pedreiras (R.João Gava, s/nº, Pilarzinho) abriga a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, o edifício de tetotransparente que recebe shows e espetáculos (fique de olho na programação paraprogramar a visita). Outro espaço verde da cidade é a Universidade Livre do Meio Ambiente (R.Victor Benato, 210, Pilarzinho), um centro de estudos aberto com bosque, lago euma vista linda. De lá, siga para o Museu Oscar Niemeyer (R.Mal. Hermes, 999, Centro Cívico), o prédio emformato de olho no Centro Cívico. Projetado pelo arquiteto que dá nome aomuseu, tem no acervo peças de artistas como Tarsila do Amaral e CândidoPortinari. Depois é horade conhecer LivrariaArte & Letra (R.Desembargador Motta, 2011, Centro), que dispensa ao seu café o mesmo cuidado que tem com acuradoria dos livros nas estantes. Para terminar bem o dia, o bar e restaurante A Ostra Bêbada (R.Des. Ermelino de Leão, 95, Centro) tem mesinhas na calçada para comer frutos domar fresquíssimos e fica a 10 minutos de carro do Hotel ibis budget Curitiba Centro (R. Mariano Torres, 927, Centro)
A capital paulista tem ganhado cada vez mais vida graças à uma turma de empreendedores queocupa a cidade com música, cultura e gastronomia. Em um de seus principaiscartões-postais, o Museude Arte de São Paulo (Masp) (Av.Paulista, 1578, Bela Vista), se instalou o MIRA, umespaço multicultural que agita a escadaria atrás do vão do museu comrestaurante, bar, café efestas com DJs. Aproveite os domingos, quando a AvenidaPaulista estáfechada para os carros, para explorar a região, que tem como vizinhos os hotéis ibis budget São Paulo Paulista (R. daConsolação, 2303, Consolação) e ibis budget São Paulo Jardins (Av.Nove de Julho, 3597, Jardins).O mesmo movimento de transformação chegou ao Copan (Av. Ipiranga, 200,República), o edifício projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950. Dá paracomer uma “galinhada modernista” no Barda Dona Onça, instalado no térreo do prédio, beber um drink no Fel ou uma cerveja no agito dobar Copanzinho e do Orfeu.Ainda no Centro, a 10 minutos de caminhada do Hotel ibis budget São Paulo São João (Av.São João, 1140, Campos Elíseos),está A Casa do Porco (R.Araújo, 124, República),o premiadíssimo restaurante de Jefferson Rueda. Não precisa ir muito longe paraencontrar os cafés elojinhas descoladas que abriram as portas na esquina seguinte, na Rua Major Sertório. Também ali está o badalado Tokyo 東 京 (R. Maj.Sertório,110, Vila Buarque), que ocupa um prédio históricode 9 andares com festas no terraço e salas de karaokê para fechar a noiteolhando São Paulo do alto.
Cercada pela floresta e pelos rios Negro e Solimões, Manaustranspira cultura. O Teatro Amazonas (Lgo.de São Sebastião, s/nº,Centro), um dos principais cartões-postais da cidade, guarda toda a imponênciados tempos áureos da economia da borracha e tem uma extensa programação, além deoferecer visitas guiadas. Instalado em um casarão centenário do outro lado darua está o Caxiri (R. 10 de Julho, 495,Centro), um dos melhores restaurantes para experimentar peixes como o tambaqui. O Banzeiro (R.Libertador, 102, Nossa Sra. das Graças), a 10 minutos de carro do Hotel ibis budget Manaus (Av.Djalma Batista, 1151, Chapada), foi outro endereço que ajudou a projetar aculinária amazônicana cena gastronômica brasileira. Os sabores da região também estão no MercadoAdolpho Lisboa (R. dos Barés, 46, Centro), com centenas deprodutos regionais e artesanato local. Para aplacar o calor, tire algumas horaspara relaxar no flutuante Abaré SUP and Food (Ruados Missionários, s/nº, Rio TarumãAçu), que aluga caiaques e pranchas de stand-up paddle. Outra maneira deconhecer os rios manauaras é pegandoum barco para ver o Encontro das Águas, fenômeno que acontece na confluênciaentre o rio Negro, de água preta, e o Solimões, de água barrenta. Termine o diaouvindo música ao vivo no Bar do Armando (R. 10de Julho, 593, Centro). Há 60 anos servindo uma cerveja geladíssima, a casa foideclarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Está procurando um local tranquilo para passar as férias ou relaxar? Confira essa lista de destinos para planejar a sua viagem!
As dicas que você precisa para conhecer os melhores destinos que o Tocantins oferece! Confira:
Quer saber onde passar o Ano Novo no Brasil? Confira 5 lugares incríveis em nosso país!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Veja as linhas aéreas funcionando e uma previsão de volta das viagem por avião!
Viajar gastando pouco é ainda melhor, não é mesmo? Então as nossas dica imperdíveis para se planejar para novembro!