Conheça 5 cidades turísticas brasileiras para visitar

A lista de cidades turísticas brasileiras é extensa e conta com opção para todos os gostos. Há praias paradisíacas, lugares históricos, passeios no interior, em meio à natureza, grandes metrópoles e muito mais. Para te ajudar a decidir o que visitar nas suas próximas viagens, listamos cinco destinos. Venha descobrir quais são os principais atrativos de cada um deles!

O que são cidades turísticas?

Cidades turísticas são definidas por terem o turismo como a principal atividade econômica. São lugares com potencial para receber visitantes e investimentos em ações com esse foco, criando atrativos de lazer, preservando as belezas naturais, desenvolvendo atividades culturais, conservando construções com estilos arquitetônicos antigos e fortalecendo a estrutura de restaurantes e hospedagem. Ao ser oficialmente reconhecida como uma cidade turística, há a possibilidade de receber subsídios financeiros do poder público e privado para investimentos na área, já que o turismo movimenta a economia, gera empregos, renda para a população e aumento no faturamento dos empreendimentos.

5 cidades turísticas para conhecer no Brasil

Salvador

Capital da Bahia e primeira capital do Brasil, Salvador é uma das cidades turísticas mais conhecidas e procuradas, especialmente no verão e em datas de festas, como o Réveillon e o Carnaval, que reúnem milhões de foliões de todos os cantos do país ao som de muito axé. Como o clima quente predomina durante praticamente todo o ano, é possível fugir da alta temporada e aproveitar a cidade em épocas de menor movimento, quando os lugares ficam mais vazios, e os preços ficam um pouco mais baixos. Além das praias do Porto da Barra, Ondina, Stella Maris, Itapuã e Praia do Forte, Salvador tem muitos atrativos históricos e culturais, possibilitando um roteiro bem diversificado. Um dos locais mais famosos e imperdíveis é o Pelourinho, maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina e tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.  São muitas ladeiras, repletas de construções coloridas. Entre elas, muitos casarões dos séculos XVII e XVII. Também tem igrejas com detalhes em ouro, museus, centros culturais, restaurantes, bares e lojas diversas. Do Pelourinho, é possível pegar o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, e descer em frente ao Mercado Modelo. A vista do alto, para a Baía de Todos os Santos, é um dos principais cartões-postais. Por ser um destino bastante turístico, a cidade é muito bem estruturada, com diversas opções de hotéis em Salvador, em diferentes bairros. Também há muitos restaurantes, onde é possível saborear o melhor da culinária baiana. Outros pontos que valem uma visita são: Casa do Carnaval, na Praça da Sé, Igreja do Bonfim, Solar do Unhão (onde o Museu de Arte Moderna funciona), Dique do Tororó, com esculturas gigantes de orixás, e Casa do Rio Vermelho, que foi dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, mas é aberta à visitação. A região do Rio Vermelho também é uma boa pedida para aproveitar a vida noturna e o clima boêmio.

Angra dos Reis

Angra dos Reis está localizada na região chamada Costa Verde, litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, já perto da divisa com o estado de São Paulo. É um destino composto por 365 ilhas paradisíacas e cercado de muita natureza, uma das melhores cidades brasileiras para viajar. Para conhecer as ilhas de Angra dos Reis, a melhor opção é fazer um passeio de lancha ou barco, com várias paradas para banho ou mergulho. Um dos destaques é a Lagoa Azul, piscina natural que impressiona pelo tom turquesa da água. Lá, há “restaurantes flutuantes”, ótimos para passar o dia. Entre as praias mais bonitas da região, está a de Lopes Mendes, que tem mar transparente, areia branca e árvores que formam sombras. Ela é uma das mais frequentadas pelos turistas. Já para quem prefere praias mais isoladas, ambientes tranquilos e pacatos, a dica é a Praia do Dentista. Para quem procura o que fazer em Angra dos Reis, além das praias, há algumas opções, como visitar o Centro Histórico da cidade, que tem boa parte do conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). São muitas construções antigas preservadas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Santa Luzia, que tem traços do estilo barroco, passeios culturais e históricos, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, as ruínas do Convento de São Bernardino de Sena e o Convento do Carmo de Angra dos Reis. Os mais aventureiros podem gostar de conhecer as trilhas do Pico do Papagaio, com mais de 980 metros de altitude e uma vista panorâmica incrível. Tudo isso atrai um grande número de visitantes de todo o mundo e faz com que o destino esteja cada vez mais bem preparado para o turismo. Há ótimas opções de hospedagens em Angra dos Reis, assim como restaurantes e comércio em geral.

Foz do Iguaçu

Famosa pelas Cataratas do Iguaçu, que foram eleitas uma das Sete Maravilhas Naturais, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma das principais cidades turísticas do Brasil, um destino que agrada a diferentes perfis de viajantes. Além das Cataratas, que são o maior conjunto de quedas d’água do mundo, é possível visitar lugares com vistas panorâmicas e fazer passeios ao ar livre, sempre em meio a muitas belezas naturais. Ao escolher a melhor hospedagem em Foz do Iguaçu, o principal critério deve ser a localização para facilitar os deslocamentos aos principais pontos turísticos e demais passeios. Um dos mais visitados é o Marco das Três Fronteiras, localizado na divisa entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, simbolizando a união entre os três países. Ele fica no encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná, tem um mirante, um espaço para apresentações culturais, lanchonete e loja. Outro passeio sempre presente nos roteiros de quem visita à cidade é o Parque das Aves, com araras, tucanos e mais de 150 espécies. À noite, a dica é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que tem um show de luzes, e o Ice Bar, todo feito de gelo. Em uma viagem à cidade, também é possível fazer passeios de bate e volta, como Puerto Iguazu, na Argentina, que fica apenas 18 km de distância.

Fortaleza

Fechando a lista das melhores cidades para viajar no Brasil, está Fortaleza, capital do Ceará. Chamada de Cidade do Sol, tem um clima quente o ano todo. Além de muitas praias e belas paisagens, a lista de o que fazer em Fortaleza conta com lugares históricos e passeios culturais. A Praia de Iracema é a mais urbana: tem um calçadão extenso, com ciclovia e muitos quiosques. Na sequência do mesmo calçadão, fica a Praia do Meireles, onde funciona a tradicional feirinha de artesanato. Esses dois bairros concentram a maioria dos hotéis em Fortaleza e são os mais indicados para quem procura onde ficar na cidade. Na região, estão pontos conhecidos, como a Ponte dos Ingleses e a estátua de Iracema. Outros lugares imperdíveis são: Centro Cultural Dragão do Mar (com exposições diversas) e Theatro José de Alencar (tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN). No Centro Histórico, ficam a Fortaleza Nossa Senhora de Assunção, a Catedral Metropolitana e o Mercado Central, com centenas de lojas dos mais diversos produtos. No município vizinho de Aquiraz, está o Beach Park, maior parque aquático da América Latina e muito procurado por quem visita Fortaleza.

Blumenau

Blumenau, em Santa Catarina, tem fama nacional por causa da Oktoberfest, festival de cerveja e tradições alemãs que acontece todos os anos no mês de outubro. Com quase 40 anos de tradição, é a segunda maior Oktoberfest do mundo, atrás apenas da festa em Munique. Também é um polo universitário, tecnológico e industrial. Embora seja conhecida como a Capital Brasileira da Cerveja, a cidade tem passeios turísticos que vão muito além da bebida, o que faz com que seja uma ótima opção para quem procura lugares para viajar no Brasil. Há passeios em parques com grandes áreas verdes e opções diversas, como o Teatro Carlos Gomes, a Catedral São Pedro Apóstolo, o Museu da Família Colonial, o Museu de Arte de Blumenau, o Museu da Cerveja, o Relógio das Flores, a Locomotiva Macuca e a Rua XV de Novembro, que  fica fechada para o trânsito aos domingos e é ótima para caminhar observando as construções com estilo enxaimel, herança da colonização alemã. O Parque Vila Germânica, onde a Oktoberfest é realizada, pode ser visitado em qualquer época do ano. O espaço conta com diversos restaurantes e lojinhas, além da arquitetura típica alemã, que dá um charme especial. Com o sucesso da Oktoberfest, a cidade se tornou muito bem estruturada para o turismo. Há bons hotéis em Blumenau e muitos restaurantes, com opções que vão das mais simples às mais sofisticadas, para o viajante escolher o que mais tem a ver com o estilo e aproveitar da melhor forma.

Visite cidades turísticas com a Accor!

Nas principais cidades turísticas brasileiras, você conta com o conforto dos hotéis da Accor, que tem opções para todos os gostos e bolsos. Com o programa de fidelidade ALL, você tem descontos, vantagens exclusivas e muitos benefícios para viajar ainda mais. Reserve já e aproveite os melhores destinos em todo o mundo sem precisar gastar muito! 

Nossos artigos recentes