Confira o que fazer no Rio Grande do Sul com 4 destinos

o que visitar no rio grande do sul

O estado mais ao sul do Brasil reserva muitas surpresas quando o assunto é turismo. Os principais destinos ficam em meio à região das montanhas, em charmosas cidades com colonização europeia e muitos lugares com belas paisagens, todos muito interessantes de serem visitados. Venha com a Accor descobrir quais são esses destinos e veja o que fazer no Rio Grande do Sul.

Aventurar-se na Cascata do Caracol

Vizinha de Gramado, a cidade de Canela também está sempre presente nos roteiros pela Serra Gaúcha, que geralmente abrangem os dois destinos. E um dos seus cenários mais famosos é a Cascata do Caracol, que está entre os pontos turísticos mais visitados do Brasil. São mais de 130 metros de queda d'água, em uma região de muitos vales e montanhas, dentro do Parque Estadual do Caracol. Uma das melhores formas de apreciar a beleza da Cascata do Caracol é fazendo o passeio nos bondinhos aéreos, que funcionam com cabines suspensas por cabos, em um percurso de 840 metros, com três mirantes de observação, onde são feitas paradas para desembarque. O primeiro deles é a Estação Central, onde começa o passeio, e onde há também lojinhas e cafés. O segundo é a Estação Animal, com esculturas que simulam alguns animais da região. E, por fim, a Estação Cascata, de onde se tem a vista mais bonita. O Parque do Caracol fica na Rodovia RS 466, km 0, s/n, bem na divisa entre os municípios de Canela e Gramado. Ele funciona todos os dias das 9h às 17h30. O valor do ingresso varia de acordo com as opções de passeio, que pode ser apenas a entrada no parque ou também o bondinho, passeio de trem e outros.

Apreciar o Vale dos Vinhedos

Também na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos é uma região famosa pela produção de vinhos, que começou com os imigrantes italianos no século XIX, abrangendo as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha e Monte Belo do Sul. Mas grande parte das vinícolas ficam fora das áreas urbanas. A melhor escolha é ter uma dessas cidades como base e fazer os passeios de carro, admirando também as muitas paisagens pelo caminho. Outra opção é comprar os pacotes oferecidos por agências locais, incluindo visitas com degustação a várias vinícolas – com a liberdade de poder beber sem preocupação, pois não precisará dirigir. A cidade mais próxima de Porto Alegre , onde fica o aeroporto, é Bento Gonçalves, que está a apenas 115 km de distância, em um trajeto que dura cerca de 1h30. Para conhecer o Vale dos Vinhedos, a melhor época é o começo do ano, entre os meses de janeiro e março, pois é quando acontece o período da colheita, a chamada vindima, e os cenários estão mais bonitos, com os parreirais bem carregados. Nessa época acontece também a "pisa da uva", em que os visitantes podem entrar nos tanques, descalços, e esmagar as uvas com os pés. E, mesmo sendo o auge do verão, a região costuma ter um clima mais ameno. Mas, seja qual for a estação, haverá um tipo diferente de beleza.

Visitar a Praça Dante Alighieri

Localizada bem no centro da cidade de Caxias do Sul, a Praça Dante Alighieri é a mais antiga da cidade. Ela foi criada na segunda metade do século XIX, quando o local ainda era uma colônia inglesa. Com a urbanização, novas construções foram surgindo, formando o que hoje é o centro histórico da cidade. Ao longo dos anos, o local já foi palco de diversos acontecimentos importantes e passou por reformas e revitalizações. E hoje é um dos principais pontos de Caxias do Sul, atraindo tanto moradores como turistas. Como toda praça, é um grande espaço de lazer, com bancos, árvores, calçadas largas, ótimo para caminhar sem pressa ou para descansar. E lá ficam a Catedral Santa Teresa, com estilo neogótico também do século XIX, e a Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, que abriga a Biblioteca Pública Municipal, a Galeria Municipal de Arte e o Teatro Municipal Pedro Parenti. Outros pontos que despertam curiosidade são o busto do poeta italiano Dante Alighieri, autor do clássico "A divina comédia" e que dá nome à praça. E a estátua de Beatrice Portinari que inspirou a personagem Beatriz do livro e por quem Dante teria sido apaixonado. No local também são realizadas algumas atividades culturais, com apresentações de música e dança, além de outros eventos que sempre reúnem muitas pessoas.