O seu próximo destino
Erro(s de)
ALL LOYALTY PROGRAMME
A sul de Lisboa, a região de Setúbal abrange uma longa linha costeira e uma serra repleta de natura intacta.
A cidade com o mesmo nome é conhecida por ser um dos melhores sítios do país onde comer peixe e marisco, mas também pela sua arquitetura pitoresca e a reserva natural que abriga. Em Setúbal, é possível fazer de tudo um pouco: desde caminhadas na natureza, estender a toalha numa praia paradisíaca de águas cristalinas, visitar monumentos, atividades de barco e até uma viagem em busca de golfinhos num catamarã. Todo o ano, a região atrai muitos visitantes, mas especialmente durante o verão, pelas suas praias. No entanto, o resto do ano, os hotéis em Setúbal continuam a ser populares, pois permitem explorar o património histórico da cidade e as paisagens maravilhosas que a circundam. Quer saber mais? Descubra o melhor de Setúbal e de toda a região com os hotéis disponíveis em all.com.
A partir de Lisboa, é muito fácil chegar a Setúbal, tanto de comboio, como de autocarro ou automóvel. Os comboios Fertaguspartem de várias estações em Lisboa - Roma-Areeiro, Entrecampos, Sete Rios ou Campolide - e atravessam a magnífica Ponte 25 de Abril antes de chegarem a Setúbal, num trajeto que dura cerca de uma hora. Além disso, é possível apanhar uma camioneta da Rede Expressos, para fazer a ligação entre Sete Rios, em Lisboa, e Setúbal, em apenas 45 minutos. De automóvel, basta atravessar o Tejo pela ponte Vasco da Gama ou 25 de Abril.
Setúbal é muitas vezes considerada como o ponto de partilha para explorar o litoral, nomeadamente a chamada Costa Vicentina. Chegando à cidade, é fácil sentir a atração das fachadas coloridas e das praças ornamentadas com azulejos tipicamente portugueses. As ruas do centro escondem pracetas idílicas, varandas trabalhadas e os típicos restaurantes que servem as iguarias da região - porque não experimentar o famoso choco frito, as queijadinhas, os esses de Azeitão, ou até um dos vários vinhos da região ou um vinho fortificado Moscatel? Na verdade, a cidade alberga atrações suficientes para um dia inteiro: entre visitar a Igreja de São Julião, a Avenida Luísa Todi, os vários museus e restaurantes, há muito que fazer.
Reconhecida como um dos principais centros de pesca do país, Setúbal tem um forte legado gastronómico e vários restaurantes de peixe e marisco. O porto de pesca oferece um espetáculo a não perder com os seus barcos coloridos ornamentados e os pescadores que regressam da faina. É também este o ponto de partida para as excursões de barco para observar golfinhos e para outras experiências no estuário do Sado, que oferece a maravilhosa experiência de sentir a passagem do rio Sado para o Oceano Atlântico. Muito perto do cais, as bancas do Mercado do Livramento, estão repletas de produtos regionais: frutas e legumes, carnes e charcutaria, e sobretudo peixe fresquíssimo vindo do mar. Não é por acaso que é considerado como um dos melhores mercados de peixe do mundo! Com as paredes decoradas com painéis de azulejos dos anos 1920 e 1940 e estátuas no interior, que retratam as várias atividades económicas da cidade e várias imagens de Setúbal da época, este mercado merece realmente ser visitado.
A 5 minutos a pé, a Casa da Baía é um antigo convento que abriga atualmente o gabinete de turismo, onde poderá encontrar toda a informação necessária para reservar cruzeiros, os melhores restaurantes, itinerários para caminhadas e eventos culturais. Por detrás da sua fachada azul-mar, encontram-se também exposições sobre o estuário do Sado, os vinhos da região, a baía de Setúbal, vestígios antigos descobertos no local ou até a história e a cultura da cidade e da região. A Casa da Baía é também o melhor sítio para fazer uma pausa, com o seu grande terraço onde se organizam regularmente provas de vinhos locais.
A menos de dois quilómetros do centro da cidade, encontramos o Forte de São Filipe, o castelo forte que domina a cidade à entrada do Parque Natural da Serra da Arrábida com muralhas que oferecem uma vista magnífica sobre Setúbal, o Oceano Atlântico, o estuário do Sado, a península de Troia e a Serra da Arrábida. A entrada neste ícone de Setúbal é gratuita!
Fora da cidade, encontramos praias lindíssimas, percursos de caminhada, campos de golfe e outras atividades ao ar livre.
Imediatamente fora de Setúbal, encontramos uma série de praias que vale a pena visitar. Mesmo a seguir ao porto de pesca, aos pés do forte de São Filipe, temos a Praia da Saúde, com o acesso mais fácil. Aqui, encontramos bares, restaurantes e um jardim à beira-mar. A alguns quilómetros a oeste, a Praia de Galapinhos, uma praia de areia branca e estacionamento, facilmente acessível por estrada. Mais selvagem, a Praia da Figueirinha forma uma lua crescente cheia de vegetação. Se as águas azul turquesa são uma recompensa magnífica depois de uma caminhada no parque natural, as praias que envolvem a Serra da Arrábida são também servidas durante todo o verão por linhas de autocarro especiais.
Este parque natural de grande interesse ecológico estende-se entre Setúbal, Sesimbra e Palmela, e é composto por duas grandes zonas: a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel, com as suas espetaculares falésias que oferecem vistas panorâmicas sobre a Costa da Caparica a norte e o litoral ao longo da Serra da Arrábida até Setúbal, a este. Vários trilhos partem do centro da cidade para percorrer a serra. As colinas oferecem miradouros sobre o campo, as praias e o oceano, especialmente na estrada N379-1, tais como o miradouro do Portinho da Arrábida ou o Miradouro do Norte. Com os seus vastos jardins que dominam o oceano, o convento da Arrábida é um refúgio de paz a visitar pela beleza do local e também pelo seu interesse histórico. No regresso de um dia de passeio, desfrute de um momento de relaxamento bem merecido num dos spas de Setúbal!